Metade da região metropolitana já culpa Alckmin pela falta de água

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A pesquisa “A falta d’água no estado de São Paulo”, divulgada nesta quarta-feira (7) pelo Data Popular, foi contestada na Justiça Eleitoral pelo PSDB, partido do governador Geraldo Alckmin. A legenda sustenta que o levantamento feito em meio a uma crise de abastecimento de água tem “natureza eleitoral”. Os dados obtidos com a pesquisa são alarmantes. Diante do colapso do Sistema Cantareira, 50% dos entrevistados que moram na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) culpam o governo Alckmin pela falta de água.

Por outro lado, apenas 5% dos entrevistados que moram na RMSP acham que a falta de chuva é a culpada pelo rodízio no abastecimento de água em vários municípios. O Cantareira, essa semana, atingiu uma marca histórica ao operar com menos de 10% de sua capacidade. A Sabesp (Companhia de Sabeamento Básico do Estado de São Paulo) já iniciou uma obra para captar o volume morto do Cantareira.

O longo período de estiagem é a justificativa do governo para o problema na rede que abastece 9 milhões de pessoas. Especialistas dizem que a única solução para a questão Cantareira é Alckmin conseguir convencer o governador do Rio de Janeiro a liberar a transferência de águas do Rio Paraiba do Sul para a capital paulista.

Leia mais: Sabesp distribui até 60% dos lucros aos acionistas durante governo Alckmin

Diante do cenário pouco otimista, 68% dos moradores da RMSP acreditam que até o final deste ano faltará água em casa ou no trabalho. Desse nicho de entrevistados, 35% também afirmam que já tiveram problemas de abastecimento nos últimos três meses.

A pesquisa foi feita por telefone, no último sábado (3), com o total de 18.534 moradores de 70 municípios paulistas. A margem de erro máxima é de 0,7% com intervalo de confiança de 95%. Desse universo de pesquisados, 23% sustentam que tiveram falta de água nos últimos meses, percentual que representa 6 milhões de pessoas.

Mais pobres são duas vezes mais afetados

Os dados socio-econômicos da pesquisa mostram ainda que a falta d’água administrada pelo governo tucano atinge duas vezes mais a população de renda mais baixa (até um salário mínimo) na comparação com a de maior poder aquisitivo (mais de 10 salários).

Para 35% dos entrevistados na RMSP, a Sabesp é a principal culpada pela falta de água, seguida do governo federal (7%).
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

71 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu que sou carioca, acho que
    Eu que sou carioca, acho que a solução é vc paulista beber menos água.
    Descarga só para número dois.

    Enfim, o problema de SP são os Paulistas.

        1. Caro Ruy,
          É melhor voce se

          Caro Ruy,

          É melhor voce se esconder. Daqui a pouco o psdb vai entrar na justiça contra vc, argumentando que a agua que está faltando em S. Paulo, está escondida no seu sobrenome. E é bem capaz de obter êxito nessa ação, tendo a justiça que nós temos………………………………………………………………………………………..

        2. Caro Ruy,
          É melhor voce se

          Caro Ruy,

          É melhor voce se esconder. Daqui a pouco o psdb vai entrar na justiça contra vc, argumentando que a agua que está faltando em S. Paulo, está escondida no seu sobrenome. E é bem capaz de obter êxito nessa ação, tendo a justiça que nós temos………………………………………………………………………………………..

          1. É capaz de me multarem

            É capaz de me multarem alegando que eu estou desperdiçando água pelo nome…

        3. Fica. Mas nao é motivo para o Rio abrir mao de sua água p/ SPaul

          Tudo já é feito em benefício de Sao Paulo. ICMS é sempre cobrado no estado produtor das mercadorias, menos para o petróleo, que SP consome. E se fosse ao contrário nao viria uma gota para a gente. Além do mais, é culpa da má administraçao paulista, nao há motivo para os cariocas pagarem o pato. 

          1.   Não há nem haverá motivo.

              Não há nem haverá motivo. Essa pataquada do Alckmin foi só diversionismo pra eleitor boboca. E tem quem entre com todo o gosto nessa idiotice bairrista, nos dois lados.

              Se SP possuísse Forças Armadas, não duvido que o picolé de chuchu invadiria algum Estado vizinho só pra desviar a atenção.

    1. Mas se você acha que o

      Mas se você acha que o poblema é dos paulistas e não está nem aí com isso, por que comentou então?

       

          1.   Não foi ironia não. O Athos

              Não foi ironia não. O Athos é o porta-voz do bairrismo mais pateta que já vi. Talvez Freud explique.

          2. Bairrismo?

            Bairrismo? Onde?

            Infelizmente, mais uma vez, é o pvo (paulista) quem vai pagar pela inercia dos maus políticos.

            Há muito tenho recebido e-mail de duas fotos mostrando a obra de transposição do rio São Francisco paradas justamente pelo TCU. É uma obra de 700 km… mas as 2 fotos mostram todo o conjunto da obra…

            Enquanto a militância tucana se preocupa em difamar as obras do governo federal… os políticos tucanos se sentaram no conforme de não serem incomodados pela imprensa, TCM, e dos próprios eleitores.

            Agora, apesar do esforço titânico da imprensa venal, não conseguem enganar a população.

            Os 9% dos entrevistados que culpam o governo federal devem ser anti-PT doentes, o ódio ao partido dos trabalhadores cegam a lógica mais banal, mais simples que se possa imaginar.

            O Athos mostrou a indignação com os próprios paulistas em escolherem há 20 anos a turma de Serra e FHC como seus administradores.

            Logo eles que cobram do governo federal alternância de poder. 

            Cínicos!

          3.   Onde? Nesse comentário

              Onde? Nesse comentário específico até que não – se for tomado isoladamente. Mas o sujeito não perde uma oportunidade, por mais singela que seja, de ofender todo e qualquer paulista. Enfim, repito: Freud explica…

      1. Em determinado tempo de nossa

        Em determinado tempo de nossa história, SP fez uma conta de padaria e previu o montante a ser arrecadado em ICMS pela exploraao de petróleo.

        A partir desta conta, este estado da Federação, criou na Constituição federal uma excessão a regra de ICMS.

        Então a regra de ICMS é uma só, exceto para o petróleo, que seria arrecadado no Rio e passa, pala excessão, a ser arrecadado por SP.

        Para minimuir o impacto do roubo fiscal, SP com sua força política e de CAPITAL, criou uma compensação que se chama Royaltie.

         

        Um dia, descobriu-se que o produção de petróleo iria explodir. Novamente os paulistas fizeram uma conta de padaria e resolveram meter a mão na arrecadação dos outros e ROUBARAM o que era na verdade a compensação do roubo inicial.

         

        O que isso tudo tem a ver com o assunto água?

        Não deve ter nada a ver né… eu é que estou viajando.

         

        Mas no fundo no fundo todo mundo sabe onde isso vai chegar.

        A não ser que o PT faça o Governador do Rio…

    2. O Athos tem razão, alguns

      O Athos tem razão, alguns paulistas responsáveis “por tudo isso que esta aí”;

      alquimista, covista, malufista, quercista, aluisista, natelista, precisa mais?

    3. E olha que tem muito paulista fazendo isso

      E olha que tem muito paulista fazendo isso com sorriso na cara, pois ele leu que não é problema da “jestão tucana”, mas das chuvas (ou da falta delas).

      É bem comum ouvir “Dilma FDP” ou “Lula FDP” dentro do metrô lotado (nível lata de sardinha) e não ouvir “Alckimin FDP”. Já ouvi de cobrador de ônibus que a má qualidade do transporte coletivo era do Lula (isso na gestão Kassab).

       

       

       

  2.   Eu vejo o resultado de uma

      Eu vejo o resultado de uma outra forma. É mais ou menos assim:

      “Até agora, apenas metade da região metropolitana culpa o culpado”.

    1. E a situação só tende a

      E a situação só tende a piorar.

      Entramos num período de estiagem.

      E não nada pior para o brasileiro que a falta de água.

      Nós estamos aconstumados a tomar pelo menos dois banhos por dia.

      Deus é Petista!

  3. Na verdade, é trágico

    e será a segunda vez que administrações tucanas deixam a coisa chegar ao extremo.

    Os culpados, reincidentes, já sabemos quem são. O problema agora é evitar o caos.

    Acho que é uma encruzilhada que o governo federal terá de se posicionar. Não podemos assistir SP se degradar. É preciso um plano federar de ajuda imediata.. depois poe na conta da paulistada rica….

  4. e os outros cúmplices?

    Pouco se fala sobre os custos do tratamento desta água pantanosa do fundo das represas. Para sedimentação dos particulados precisará uma quantidade de sulfato de alumínio significativamente maior, o tempo de decantação será maior, será necessário a adicionar outros produtos químicos e bactericidas.

    Certamente a Sabesp deve ter resolvido tudo, deve ter aumentado a capacidade dos tanques de decantação, já deve ter degustado este novo produto que um bom marqueteiro promoverá como água padrão FIFA.

    Esta é uma situação que não deve ser imputada apenas ao  psdb, no que pese a sua monumental incompetência, deve ser colocado pensantemente nas costas da imprensa, nada investigativa no que não é de seu interesse, apenas partidária e mortalmente ferida na credibilidade.

    1. Bem lembrado!

      O tal “volume morto” concentra um perigo muito maior a qual não está se dando o devido respeito.

      Aquele que é colocado como o “salvador da Pátria” pode tornar-se um caso muito complicado de saúde pública.

  5. Algumas lições

    mais uma vez a lógica do mercado se choca com as necessidades da população.

    Como compatibilizar essas duas demandas? Seriam compatíveis?

    Acho que militantes a direita diriam que sim, cinicamente. Muitos militantes bem a esquerda diriam que não. dogmaticamente.

    Sem entender muito além do básico em economia, me arrisco a dizer que deve haver um meio termo capaz de remunerar capitais mais sólidos e menos vorazes com as necessidades materiais. Creio que deveríamos definir empresas estratégicas e consolidar para essas uma política econômica sustentável e realista.

  6. Eu ando muito de ônibus e

    Eu ando muito de ônibus e metrô e do inicio do ano prá cá venho a notando

    a presença de alguns “arautos do caos” dentro dos coletivos.São pessoas

    simples , bem articuladas e por enquanto só vi homens na ação, fazem

    ataques sistemáticos ao governo invertendo e inventando situações. Já os

    vi se dando mal,e  quando alguem os interpela normalmente gritam e saem

    de fininho da composição ou ônibus.Hoje mesmo um desses culpava Dilma

    e PT pelo possível racionamento de agua , dando dados estranhissimos, foi

    questionado e saiu do vagão.Enfim não sei se os colegas já tiveram a chance

    de vè-los em ação, não sei se é uma tática de guerrilha , não acredito    em

    duendes…mas  entre os 3 porquinhos tem um “prático.

     

    1. No ponto do ônibus outro dia

      No ponto do ônibus outro dia tinha um maluco gritando que era para matar a Dilma e o Lula. Eu disse que ele devia vir me mater então, porque eu defendo ambos. O sujeito afinou e saiu andando quietinho.

      Acho que uma parte são malucos mesmo. Pessoas que se não estiverem xingando o PT passam a xingar time de futebol ou qualquer coisa que verem pela frente. OS ataques constatntes ao PT na mídia devem direcionar os doidos.

      Mas tem uma parte que repete com muita desenvolvtura as mentiras propaladas pela oposição e eu tenho convicção que são cabos eleitorais pagos.

      Quem não tem militância usa capangas.

       

  7. Falta d’água? Onde?

    Em São Paulo não tem falta d’água, não tem cartel dos trens e metrô, não tem corrupção. Nem pode ter pesquisa para aferir o que a população pensa.

    E a velha e carcomida imprensa muito bem paga por essa gente não dá um piu.

    Agora, imagine essa gente de volta ao poder. Ia ser uma festa… O país as mil maravilhas, todos felizes e a grana correndo solta pelos dutos midiáticos.

  8. Dias destes li que o estado

    Dias destes li que o estado de SP é consumidor de mais de 50% da energia produzida no país. 

    Isto é um dado interessante e que deve ser levado a sério pelo governante federal e estados federados.

    Esta concentração é benefica? por qual razão os outros estados não conseguem produzir mantendo a mão de obra especializada e a não especializada nesta maioria de estados e ainda, de quebra,  que pra mim é extremanente importante, manter seus naturais que querem emprego e se manterem em sua origem ?

    Quanto a Parnaiba do Sul. Estou começando a ler. Deixo aqui uma leitura inicial retirada deste link:

    http://www.saaecruzeiro.com.br/institucional/bacia-hidrografica

    ___________________

    Bacia do Rio Paraíba do Sul

    O principal rio que passa na cidade de Cruzeiro é o Rio Paraíba do Sul. Formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna, o rio Paraíba do Sul nasce na Serra da Bocaina, no município de Paraibuna, no Estado de São Paulo, fazendo um percurso total de 1.120Km, até a foz em Atafona, no Norte Fluminense. A bacia do rio Paraíba do Sul estende-se pelo território de três estados – São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – e é considerada, em superfície, uma das três maiores bacias hidrográficas secundárias do Brasil, abrangendo uma área aproximada de 57.000km².
    A gestão ambiental do rio Paraíba do Sul é feita pelo Comitê Executivo de Estudos Integrados da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – CEIVAP (Decreto nº 87.561/82), tendo sido revitalizada, posteriormente, com a aprovação da Lei nº 9433/97, da Política Nacional de Recursos Hídricos.
     
        
    A Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Paraíba do Sul – UGRHI-2 constitui uma das 22 unidades de gerenciamento, de acordo com o estabelecido na lei nº. 9.034 de 24/12/1994. A UGRHI-2 abrange uma área de 14.228 km2, correspondente à totalidade de 34 municípios inseridos na região do Vale do Paraíba, no leste do Estado de São Paulo. O Município de Cruzeiro integra a UGRHI-2.
    A UGRHI-2 localiza-se na porção sudeste do Estado de São Paulo, e seus limites são: ao norte, com a UGRHI-1 (Serra da Mantiqueira), além do Estado de Minas Gerais; a nordeste, com a UGRHI-5 (Piracicaba / Capivari / Jundiaí); a oeste, novamente com a UGRHI-5 e com a UGRHI-6 (Alto Tietê), sendo que esta última também faz o limite sudoeste; ao sul, com a UGRHI-3 (Litoral Norte); a sudeste, também com a UGRHI-3 e com o Estado do Rio de Janeiro; e a leste e nordeste, com os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.  
        
    A UGRHI-2 é composta pelos seguintes municípios: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guararema, Guaratinguetá, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, Santa Isabel, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, Silveiras, Taubaté e Tremembé.
    Segundo dados da Secretaria de recursos hídricos do Estado de São Paulo, a bacia não apresenta problemas de disponibilidade hídrica superficial em termos globais. Contempla cinco municípios com índice de abastecimento de água abaixo
     
        
    de 80% e vinte e três municípios com índices de perdas estimados em mais de 30%. Quanto aos resíduos sólidos domiciliares, há apenas 45% dos municípios em situação adequada ou controlada, e foram desembolsados até 1998, apenas 9% dos recursos do FEHIDRO para esta bacia.
    A considerável expansão demográfica e o intenso e diversificado desenvolvimento industrial ocorridos nas últimas décadas na Região Sudeste, refletem-se na qualidade das águas do rio Paraíba, podendo-se citar como fontes poluidoras mais significativas as de origem industrial, doméstica e da agropecuária, além daquela decorrente de acidentes em sua bacia.
     

    A ocorrência de desmatamentos nas margens na bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul é o principal processo responsável pelo assoreamento. A vegetação da bacia do rio Paraíba do Sul encontra-se bastante alterada devido às diversas formas de ocupação e uso do solo, que resultaram em processos de erosão e assoreamento do rio.

    Contudo, atualmente, a mais notória e prejudicial fonte de poluição da bacia do rio Paraíba do Sul são os efluentes domésticos e os resíduos sólidos oriundos das cidades de médio e grande portes, localizadas às margens do rio. Atualmente no município de Cruzeiro, todo o esgoto coletado é lançado sem tratamento no córrego da Barrinha, um dos afluentes do rio Paraíba do Sul na cidade. A única ação capaz de reverter esta situação é a implantação de estações de tratamento de esgotos e construção de aterros sanitários e usinas de beneficiamento de lixo domiciliar.
    Outros afluentes importantes no município são: Córrego do Barrinha, Rio Embaú, Embaú Mirim, Itagaçaba e Rio do Lopes. Tendo ainda, pela suas importâncias, destaques para os rios abaixo:

    –  Passa Vinte, onde se encontra a captação do “Batedor”, feita no bairro do Entre Rios, que abastece a Estação de Tratamento de Água – ETA I, localizada no bairro Pontilhão, responsável por 60% da água tratada e distribuída para o município;
    –  Rio Água Limpa, de onde é feita a captação no bairro Jardim Paraíso e bombeada para a ETA III, responsável, por sua vez, por 25% do abastecimento de água tratada da cidade;
    –  Rio do Braço, onde se encontra a captação da Capela do Jacu, no município de Lavrinhas, que abastece a ETA IV, responsável pelo tratamento e abastecimento de 15% da água tratada da cidade.

    2012 – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cruzeiro – Todos os direitos reservados.

     

  9. Não, a culpa não é dele.
    O

    Não, a culpa não é dele.

    O psdb só esta no Governo há 20 anos, dos quais 10 por ele próprio. Imagina se a culpa fosse dele hein.

    A incompetência do psdb é acachapante, vivem de marketing e de abanos da mídia. Não sabem planejar minimamente pensando em toda a população.

    1. Daniel, não os acho tão

      Daniel, não os acho tão incompetentes assim, afinal têm conseguido ludibriar até agora uma fatia grandiosa do “eleitorado mais esclarecido do Brasil” (Minas e São Paulo).

      E, segundo consta, seu choque de gestão, aplicado com galardia em Minas, tem apresentado fascinantes resultados.

      Cantareira parece ser um ponto fora da curva… deve ser isso.

      1. Não concordo

        Não concordo com quem diz que os tucanos são competentes apenas para roubar e mentir.

        Eles são incompetentes em tudo. Só ficam impunes porque tem a blindagem da mídia e do judiciário, assim qualquer um rouba impunemente.

         

  10. Aproveita Padilha.

    A incopetência de Alckmin vai facilitar as coisas para o Padilha. Demorou mas enfim o governador de SP deu uma escorregada que nem a mídia aliada vai conseguir esconder. É um direito básico que está sendo tirado dos Paulistas.

    1. Teremos manifetações na

      Teremos manifetações na av.Paulista? Todos com baldes e canecas na 

      mão? Duvido., a crise é PSDB puro -sangue.

    2. Olha, mesmo assim o Alckmin é

      Olha, mesmo assim o Alckmin é favorito.

      Ele está totalmente blindado pela mídia. Se conseguir manejar/esconder o problema até novembro com o volume morto ele deve se reelever, apesar de tudo.

      Alem do que a sua grande força é no interior aonde este problema não ocorre.

      Fora que a eleição federal vai ser dura e o PT e Lula vão focar nela.

      Padilha tem que focar no programa de Governo, apresentar propostas claras, exequíveis principalmente para água, segurança e educação, não fugir dos debates e andar bastante. No mínimo ganhará muita experiencia.

    3. Dificil mesmo assim, o PSDB

      Dificil mesmo assim, o PSDB  é  o  “partido de São Paulo “, principalmente

      para a classe média interiorana que mesmo não concordando  não quer

      mudanças e uma vitória petista fulmina todo o  aparelhamento. E o PT   vai

      fazer isso sem pestanejar, ainda esta comendo pelas bordas, mas quem

      sabe!

  11. Tudo bem, quase metade sabe

    Tudo bem, quase metade sabe que o chuchu pode ser culado… por enquanto… mas a Rede Globo quando fala de Cantareira (nas poucas vezes que tem falado) sempre cita uma tal de ANA, que por acaso é um orgão federal de gerenciamento de mananciais.

    Aposto um real que até outubro, caso São Pedro (esse petista destrambelhado) não ajude o Sr Opus Dei, toda essa crise do abastecimento de água em São Paulo vai estar adequadamente acomodada no colo de Dilma, podem escrever.

    1.  
      Isso que é uma divisão

       

      Isso que é uma divisão  justa  de uma pessoa apartidária,Ele culpa o Geraldo e o PSDB ,como se fosse algo distinto.

        Eu tbm culpo Mantega pela inficiência,Cardoso como um Zé Banana, e mais uns trocentos membros do governo por incompretência mesmo. Mas só a metade.

               A outra metade é da Dilma mesmo.

                Mas tem consolo: É melhor isso do que ser cego.

        1.  
          A maior tristeza é quando

           

          A maior tristeza é quando não se entende a ironia.

            Essa sua numerologia não serve pra nada. Porque Dilma ,em 3 anos, foi pior que F H C ,LULA,ITAMAR em 18.(somados)

          1. Incompetência até para

            Incompetência até para trollar.

            O desespero é tanto que o sujeito exagera na mentira a ponto de ser tão ridícula que perde o efeito.

            Vão te despedir aí no call-center hein…

        2. POR FAVOR, nao o chame só de Anarquista!

          Se fica estranho chamar esse cara de sério, chame de pseudo sério, mas nao o chame só de Anarquista, nao quero que ninguém o confunda comigo. POR FAVOR. 

  12. Não é a única solução buscar

    Não é a única solução buscar ágaa do rio de janeiro.

    Não falta água em SP, há inúmeros rios, córregos, riachos e também agua de poços diversos.

    O que falta é investimento em captação de água.

    O que falta é um governo com um mínimo de vergonha na cara e competência para fazer o que deve ser feito.

    1. Para corroborar…

      Para corroborar com o seu comentário coloco este trecho de um post no blog Tijolaço

      http://tijolaco.com.br/blog/?p=16949

      […]

      Porque não se cuidou, em São Paulo, de interligar o sistema, da mesma forma com que se faz com linhas de transmissão elétrica.

      O segundo maior sistema que abastece a região metropolitana, com 14 mil litros por segundo de vazão,  o Guarapiranga, tem quase 80% de sua capacidade preenchida, com pouquíssima diferença do que tinha há um ano atrás (89%).  Outros dois, menores, Rio Claro e Rio Grande, com mais 9 mil litros por segundo de capacidade, estão pondo água fora, cheios até o limite.

      Por isso, está corretíssima a abordagem feita pelo pré-candidato petista sobre o problema da água em São Paulo. Faltar chuva – e já não falta, porque tem chovido há dois meses mais do que a média histórica, é um fato, mas a crise vem essencialmente da falta de ligação entre os sistemas de abastecimento da metrópole, para o qual não se deu um passo concreto até agora e é uma obra que, embora cara e complexa, pode começar a ser executada de imediato.

      […]

      1. Obrigado.
        Mas ai eu diria que

        Obrigado.

        Mas ai eu diria que é mesmo uma questão mais técnica. Teria que se fazer um estudo para saber se é melhor interligar ou mesmo buscar outro sistema.

        O que tem que ficar claro é a culpa do estado em não investir em captação/suprimento de água de maneira a garantir a alta probabilidade de abastecimento para a população.

        E não tem nada que culpar a Sabesp. A culpa é do Governo, que além de controlar a Sabesp, poderia suprir o problema mesmo se utilizando de outros meios ou outra empresa, se for o caso.

      2. Não se cuidou de interligar o

        Não se cuidou de interligar o sistema ……… 

        Pois é , quem lê isso pode pensar que se trata tanto do sistema de abastecimento de água quanto do sistema metroviário . O mesmo problema para os dois sistemas. E exatamente por essa inacão do governo Alckmin , em ambos os casos , eles faliram . 

        Já vai tarde Alckmin. Até o Maluf é melhor do quê você .

  13. só existe uma solução…

    o cúmplice parar de anistiar o abuso e a incompetência………….

    escolham o pior: mídia, mp, tce ou tribunal eleitoral que permitiu uma proganda que, além de antecipada, foi enganosa e altamente dispendiosa por englobar vários estados e até mesmo o exterior, ny

    1. mas, e os eleitores?

      que ocupem as ruas e avenidas e aproveitem a ocasião para tomar um bom banho

      exijam serem repelidos com jatos d’água

  14. Prêmio Tucano SP 20 Anos vai pra… SP! Onde mais?

    A educação vai mal e a culpa é exclusivamente do professor.

    A saúde vai mal e a culpa é exclusivamente do profissional de saúde.

    A segurança vai mal e a culpa é toda do pé-de-chinelo.

    A culpa do metrô lotado é do usuário.

    Paulistas elegem durante 20 anos gente do PSDB e encamparam aquelas bobagens.

    As vítimas não são as responsáveis?

    Agora, os problemas chegaram em casa, pela torneira.

    E mesmo assim, tem gente que culpa o governo federal. É que a culpa é do governo, no sentido mais nebuloso e genérico possível. Dom Pedro, Dilma, Alckmin? Tanto faz, mesmo que o responsável seja o síndico do prédio. Genial. Dilma, abre uma cisterna lá pro pessoal do Jardins.

    Não tinha oposição. Era PSDB e contra o PT.

    Agora toma, não tenho dó.

    Sou paulistano e muitas vezes desisto de ir pra rua fazer coisas quotidianas não pelo medo de ser assaltado ou coisa que o valha. Eu tenho medo é de gente comum. Desconfio de uma agorafobia digna de Karl Kraus, o demolidor do jornalismo.

    A fonte da estupidez paulista é a mesma que promoveu o linchamento da dona-de-casa. Estou convicto disso.

    Agora, os algozes e as vítimas que deem um abraço fraterno.

    Por fim, vai precisar falar muito do Dirceu e da Petrobras pra esconder a falta de água. Por exemplo, na rádio Estadão, a propaganda de economia de água cita sutilmente a Sabesp e nada do governo do estado; falaram da CPI da Petrobras, mas não falaram da CPI do Metrô. Legal né?

  15. Alckimin comprou armaduras

    Alckimin comprou armaduras caríssimas inspiradas na saga Game of Thrones para que a cavalaria da PM possa melhor oprimir a população paulista. Mas ele deixa sem água a periferia, onde o grosso da tropa da PM mora. Falta de agua também pode causar sérios problemas à disciplina militar, especialmente porque os soldados chegarão em casa cansados, não poderão tomar banho e terão que enfrentar as lamúrias de suas esposas (com justiça irritadas e bem pouco inclinadas a compreender ou aceitar os abusos evidentes cometidos pelo comandante da tropa). Em caso de rebelião dos soldados, Game Over.

  16. “Governo de São Paulo, trabalhando por Você”.

    Moro no RJ, porém na última eleição presidencial tive que assistir diariamente comerciais da SABESP mostrando as maravilhas do seu “modelo de gestão” e oferecendo seus serviços a outras prefeituras do Brasil. Invariavelmente a propaganda terminava com o slogan: “Governo de São Paulo, trabalhando por Você”!

    O resultado deste “trabalho” está sendo visto agora pelos paulistas.

    Na verdade as gestões tucanas são incapazes de planejar o futuro.

    O modelo básico é este.

    1 – Pegue algo que funciona;.

    2 – Exalte sua administração e colha os “louros” (plano real, foi um belo exemplo);

    3 – Não invista em melhorias ou correções pois não se mexe no que está dando certo;

    4 – Atribua a elementos externos os problemas (crise-plano real, falta de chuvas-racionamento de energia e possível e a atual crise da água em SP);

    5 – Caso o problema persista recorra a mídia para fazer bonitas campanhas estimulando os prejudicados a fazer esforços para superar o problema. De preferência mostrando crianças “ensinando seus pais” a reduzir o consumo de bens, poupar energia ou água, inclusive ameaçando com multas quem exceder o consumo;

    6- Caso tudo dê errado socorra-se com o FMI ou faça obras emergenciais sem licitação, projetos consistentes e planos coerentes (programa emergencial de termelétricas a óleo e agora a tentativa de utilizar água do Paraíba do Sul).

    Enfim.  São tão previsíveis!

     

  17. História:
    2012 Fim das

    História:

    2012 Fim das eleições para Prefeito. 

    PT teve 55% dos votos, a maioria esmagadora nas periferias

    PSDB teve 45% dos votos, a maioria esmagadora nas regiões centrais da cidade.

    2013/2014

    Haddad tenta aumentar o IPTU na cidade, a maioria esmagadora nas regiões centrais da cidade.

    PSDB faz racionamento de água na cidade, a maioria esmagadora nas regiões periféricas da cidade.

    Alguém enxerga algo de estranho nisso?

    A cidade está dividida em 2.

     

    1. Nada estranho!

      Nada estranho!

      A “jestão” tucana tem como prioridade os mais ricos concentrados nas regiões centrais.

      A gestão petista tem como prioridade os mais pobres que foram empurrados para as periferias.

      É tudo uma questão de prioridade e sensibilidade.

  18. Na boa, se paulistas e

    Na boa, se paulistas e paulistanos que reelegerem o Alkimim nas próximas eleições, vocês merecem passar os próximos 4 anos bebendo água e poço e tomando banho de cúia.

    E o pior que tem pessoas(muitas) que preferem ficar com o bico seco e tomando banho de balde, mas não votam no PT.

    Vai entender esse povo !

    1. Para eles, a culpa é da Dilma

      Para eles, a culpa é da Dilma …

      No metrô paulista, que anda todo o tempo lotado (nível lata de sardinha) é comum ouvir: “Essa Dilma FDP!”. Jamais ouço: “Esse Alckimin FDP!”

      A blindagem da imprensa paulista funciona muito bem por aqui.

  19. Natureza Eleitora???

    Natureza eleitoral??? É uma realidade onde o Governo errou e quem paga é o povo, se eles ganham isto na justiça eleitoral, não existe mais justiça. 

    Isto esta ocorrendo mesmo com a mídia sendo de direita, portanto, escondendo e não atacando “que neste caso” a realidade de erro de gestão.

  20. Grafico mostra que ouve má-fe

    Esse gráfico, feito por um professor do IME-USP, mostra que em fevereiro/14 já era claro que algo MUITO errado ia ocorrer. Por que não se adotaram medidas a partir daquela data?

  21. Culpo a Globo

    A  Globo que fez o 1 turno dele escondendo  índices   da pesquisa do Padilha!!!Os Paulistanos e Paulistas vão bater na porta da Globo, pedir água!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador