Os CREAs e a cultura do “deixa disso” no Brasil

OS CREA E AS REFORMAS DE PREDIOS

A tragedia do Edificio Liberdade no Rio já configura  uma situação comum nas gandes cidades brasileiras : as reformas de predios antigos para moderniza-los e valoriza-los. Parece impensavel que reformas em varios andares de um predio grande no Centro do Rio de Janeiro possam ser tentadas sem um licenciamento da Prefeitura e sem um estudo previo e uma planta de um engenheiro. Parece impossivel mas é real, aconteceu, causou mortes e casos semelhantes devem estar ocorrendo pelo Brasil afora. A logica economica é que uma reforma com projeto custa mais caro que uma reforma sem projeto. A cutlura burocratica municipal pelo Brasil é dificultar e testar a paciencia dauqles que procurarm a autorização legal que para encurtar tempo e economizar atravpes da solução caseira, sem engenheiro e sem planta. No caso do Edificio Liberdade não foi apenas a reforma que estava em curso a aparente causadora da tragedia.

… A lateral do prédio que alem de parede era tambem a sustentação do predio, ele se alicerçava nas paredes laterais, foram abertas sabe-se lá no espaço de quanto tempo, DEZENAS de janelas de todos os formatos e tamanhos, cada tijolo retirado diminuiia a sustentação do edificio, as ultimas fotos dessa lateral mostram uma peneira cheia de furos.

Como foi possivel essas janelas e buracos serem abertos sem que o sindico do edificio percebesse o risco, sem que os ocupantes do predio não se dessem conta desse perigo, sem que algum fiscal da Prefeitura percebesse, sem o CREA por acaso visualizar? A lateral estava visivel da rua e de outros predios. Ninguem se coçou, nem no predio, nem fora dele, nem seus ocupantes nem os vizinhos que tambem foram destruidos pela tragedia.

A razão: No Brasil não há a cultura da denuncia, da consciencia do direito coletivo se sobrepondo ao direito individual, da necessidade de todos obdederem as leis em beneficio do conjunto da coletividade.

Nenhum condomino tem o direito de fazer em um edificio QUALQUER intervenção que coloque em risco os outros condominos ou os prejudique. Essa consciencia não faz parte da cultura nacional.

Na Suissa dois vizinhos amigos e que se cumprimentam. Um deles dá uma festinha e o barulho passa da hora permitida e incomoda o vizinho e amigo. Este não hesita. Chama a policia. Nem telefona para o vizinho. Chama a policia sem pestanejar. É uma cultura.

No Brasil há uma grande hesitação em denunciar o vizinho, mesmo que esse coloque em risco a sua familia. No caso do Edificio Liberdade havia dezenas de futuras potenciais vitimas dos furos na parede lateral do edifcio, no proprio predio e nos vizinhos. Ao que se saiba ninguem denunciou.

Fica uma sugestão: os Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura, vastos cartorios caros e inuteis, maquinas buriocraticas cuja maior preocupação é a arrecadação de anuidades, deveriam abrir um DISQUE DENUNCIA para quem perceber uma obra ilegal denunciar sem se identificar. Os CREA tem dinheiro para mandar um fiscal que deve verificar se a obra tem engenheiro responsavel. Se não tem, abrir procedimento e comunicar à Prefetura, depois acompanhando o que a Prefeitura vai fazer, se esta só mandar um fiscal esse vai ser comprado e o CREA só vao ajudar a comilança dele. O CREA deve abrir procedimento, comunicar a Prefeitura e ACOMPANHAR o caso. Fazendo isso estão fazendo valer suas prerrogativas, estão aumentando o trabalho de seus filiados, estão prestando um serviço à sociedade, os CREAS, assim como todos os conselhos profissionais, são organismos de direito publico, arrecadam contribuições parafiscais, tem origem em leis de ordem publica.

Se não fizerem isso, não vai adiantar nada o espetaculo mediatico de hoje, daqui a um mês ninguem se lembra mais e um outro predio irá desabar daqui há pouco tempo.

A proposito, alguem viu um SERIO protesto do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro sobre esse caso dos tres edificios que desabaram, um fato DENTRO da area de atuação do CREA? E o tradicional CLUBE DE ENGENHARIA? E o não menos tradicional INSTITUTO DE ENGENHARIA?

Ninguem se mexe no caso, é só a GLOBONEWS? O caso saiu no mundo inteiro, o que tem a dizer os engenheiros cariocas?  Estamos aguardando ansiosamente.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador