Os efeitos da chuva forte no Rio de Janeiro

Por Augustini Faustin

Do G1

Chuva forte na madrugada deixa o rio em estágio de atenção

Sirenes foram acionadas em 6 favelas devido ao risco de deslizamento. Previsão para a manhã e tarde de sábado é de chuva moderada e fraca.

A cidade do Rio entrou em estágio de atenção à 0h35 deste sábado (26) devido ao deslocamento de áreas de instabilidade sobre a cidade, segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio. A previsão para a manhã e tarde de sábado é de chuva moderada e fraca.

A Defesa Civil Municipal acionou as sirenes de alerta nas comunidades da Rocinha, do Vidigal, da Chácara do Céu, de Rio das Pedras e do Sítio Pai João, a partir das 4h. Moradores foram orientados por agentes comunitários e da Defesa Civil a se dirigirem aos 18 pontos de apoio.

Um dos protocolos de acionamento dos equipamentos consiste no registro de 40 mm de chuva em uma hora, o que pode deixar a encosta vulnerável a deslizamentos. No caso da comunidade da Rocinha, choveu 58,5 mm neste período. As sirenes foram desligadas às 5h.

Motoristas encontraram acúmulo de água na Avenida Santa Cruz, na altura da Estrada Pré, em Campo Grande. A pista lateral da Avenida Brasil, sentido Centro, na altura de Manguinhos, também ficou com excesso de água.

Quedas de árvores
Pelo menos duas árvores caíram após a chuva na cidade, causando interdições de trechos de ruas. Na Professor Eurico Rabelo, no Maracanã, na Zona Norte, o tronco bloqueou uma faixa próximo ao estádio. O Corpo de Bombeiros, a Cet-Rio e a Comlurb trabalhava, por volta das 7h, para liberar a via. Na Estrada do Itanhangá, próximo ao número 475, uma faixa ainda estava interditada, por volta das 7h30, pelo mesmo motivo.

Aeroportos
Os dois aeroportos da cidade, Santos Dumont e Tom Jobim (Galeão), estão abertos para pousos e decolagens, sem registro de atrasos.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador