Popularidade de Dilma se mantém estagnada com grande desaprovação

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A popularidade da presidente Dilma Rousseff se manteve estagnada. De acordo com pesquisa da CNI-Ibope, divulgada hoje (30), 10% da população avalia o governo como bom ou ótimo, 69% analisa como ruim ou péssimo e 19% como regular.
 
Os dados não variaram muito em relação ao levantamento feito em dezembro do último ano. Naquele mês, 9% da população considerava o governo bom ou ótimo e 10%, em setembro de 2015. 
 
A estagnação também foi verificada para aqueles que veem o governo de forma ruim ou péssima. Em dezembro, eram 70% entrevistados e, em setembro, 69%. Os que defenderam como regular foram 20% em dezembro e 21% em setembro.
 
A pesquisa também questionou sobre a maneira de governar da presidente Dilma Roussff. 82% desaprovam, contra 14% que aprovam. Outra pergunta foi referente à confiança. 80% dos entrevistados disseram não confiar em Dilma e 18% disseram que confiam.
 
Sobre uma comparação entre os mandatos de 2010 e 2014, 80% acham que a atual gestão é pior do que a primeira, 16% avaliam que é igual e 3% consideram o segundo governo Dilma melhor do que o anterior.
 
A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de março, entrevistando um total de 2.002 pessoas de 142 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que essa pesquisa se deu

    Será que essa pesquisa se deu ao trabalho de ver a popularidade e confiança dos membros do poder Legislativo também?!

  2. Quem acredita numa pesquisa desta?

    Com a quantidade de manifestações contra o golpe, pode até ser que a popularidade de Dilma ainda se mantenha baixa, porém estagnaga, não acredito.

  3. Caro Nassif
    Considerando o

    Caro Nassif

    Considerando o massacre midiatico contra, e o fato de não acreditar nessas pesquisas, mas vamos lá.

    Ela deveria estar pior.

    Aécio, com todas regalias midiáticas, foi expulso da Paulista.

    Saudações

  4. Grande merda essa pesquisa.

    Eu também não considero este segundo governo Dilma bom. Pelo contrário. Só que tem algumas cosias a serem consideradas:

    1) Isso não pode servir de desculpa esfarrapada para o golpe;

    2) Tirando as trapalhadas, os tiros no pé e as chantagens do Legislativo e da oposição, não é possível falar que a segunda temporada da série Dilme começou. Ainda não deixaram ela começar a governar;

    3) A única pesquisa que vale é a das urnas. A próxima só em 2018.

  5. Mais uma

    Mais uma pesquisa que não respondi . Como fo9i feita essa pesquiisa?
    Telefone , celular , internet , emal , na rua, enquete em site  ?

  6. republicanismo

    Bastaria Dilma jogar o “republicanismo” no lixo, e enfrentar o pessoal do “quebra empresas” que juram que é pelo “combate a currupssaum” que a popularidade dela subiria como um foguete, como já ameaçou de acontecer quando ela editou a MP da leniência.

    Mas Dilma é covarde, por isto será apeada do poder. Poder é para os fortes, não para os republicanistas.

  7. Essas pesquisas não deveriam

    Essas pesquisas não deveriam ser divulgadas pelos sites progressistas. Em momento pré-golpe, elas não possuem credibilidade alguma. O Datafolha, por exemplo, mentiu descaradamente sobre as manifestações do dia 18, dando um número duas ou três vezes menor que o real, pelo menos. Eu estava lá e vi. A tendência agora é a popularidade da Dilma subir, porque um moviemnto parecido com o da eleição acontece e o povo tende a ficar mais esclarecido com a grande mobilização que acontece (militância, convencimento, discussões etc). 

  8. O IBOPE não tem credibiidade

    O IBOPE não tem credibiidade nenhuma para fazer pesquisas sobre a presidenta, embora não seja proibido de fazer pesquisas, pois a pessoa Dilma não está concorrendo a nenhum cargo em relação à amostragem com outros políticos que estejam também sendo pesquisados.

    Claro que isso demonstra má fé de julgar publicamente uma funcionária pública, como se pesquisas fossem um tribunal, porque Dilma não tem condições de se defender do linchamento moral da exposição, sem direito de resposta; e porque os covardes se escondem no pretexto de avaliar qualificações sobre governança. 

    Quem vai ganhar essa disputa midiática sem vergonha?

    A minha avaliação é zero para essa cambada partidária; a reputação pessoal não é mercadoria e nem produz saúde psiquica na população.

    1. Com 61 anos de idade e grande

      Com 61 anos de idade e grande números de parentes e amigos, não tem um, entre todos, que foi entrevistado por qualquer instituto de pesquisa na cidade onde moro ou nas que frequento, seja para esta ou qualquer outra cituação. Queria ver uma pesquisa feita no interiorzão do país ou em pequenas cidades, como a que resido. Não acredito nessas pesquisas.

  9. “De acordo com pesquisa da

    “De acordo com pesquisa da CNI-Ibope, divulgada hoje (30), 10% da população avalia o governo como bom ou ótimo, 69% analisa como ruim ou péssimo e 19% como regular.”

    Opa, pera ae! Da população? Mas no fim da matéria, como de costume, foi dito “entrevistando um total de 2.002 pessoas”
    Desde quando 2.000 pessoas representam a população inteira?

    Sério, o problema com essas pesquisas é sempre o mesmo : as porcentagens representam apenas os entrevistados, não a população em geral, como adoram papagaiar a mídia.
    Enquanto não forem entrevistados, ao menos, metade da população em geral, essas pesquisas realmente não valem nada. Sem falar na possibilidade das pesquisas serem completamente falsas, afinal como se pode provar que essas pessoas realmente foram entrevistadas?

    Única opção que vejo para dar validade a esse tipo de pesquisa seria algo tipo um site, onde essas seriam conduzidas. Pra participar precisa informar CPF ou título de eleitor.
    Sendo um ambiente seguro, dificilmente poderia ser fraudado e poderia ao mesmo tempo “entrevistar” uma parcela muito maior, e mais expressiva, da sociedade.

    De resto, esses Ibopes e Datafalhas da vida não tem validade alguma. Lembram da Marina que ia “ganhar no primeiro turno” e não chegou nem no segundo?

  10. A Dilma em seu melhor momento:

    Depois do massacre midiático que assistimos, esses índices estão ótimos!

    O procurado careca do Moro está tão nervoso que apareceu na TV agarrando o microfone com as 2 mâos!

    Daqui a pouco estaremos nas ruas.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador