Rio terá maior número de câmeras de monitoramento do país

Por Antonio Carlos …

Se você estiver na cidade do Rio de Janeiro, sorria, pois você pode estar sendo filmado.

De O Dia OnLine

Rio vigiado 24 horas por 400 câmeras no mês que vem

Alvos são trânsito, vandalismo e mijões

POR CHRISTINA NASCIMENTO

Rio – O Rio se tornará no próximo mês a cidade com mais câmeras de monitoramento em vias públicas no País: hoje o posto é de São Paulo, com 262. Os cariocas serão vigiados por 400 equipamentos. Desses, 120 já estão em operação em Madureira, Cascadura, Centro, Grande Méier, Campo Grande e Realengo. O ‘Big Brother’ pretende controlar o trânsito e também servirá para punir mijões e vândalos.

Outras 116 câmeras começam a ser instaladas segunda-feira. Serão 27 em cruzamentos na Barra, Zona Oeste do Rio, principalmente nas avenidas das Américas, Ayrton Senna e Lúcio Costa. Haverá outros 50 pontos em Jacarepaguá, entre eles na Est. Pau Ferro, dos Bandeiras e a Grajaú-Jacarepaguá, e 39 na Grande Tijuca, em locais como as ruas Conde de Bonfim, Teodoro da Silva, Barão de Mesquita, São Francisco Xavier, Pareto e a Av. Maracanã.

Os equipamentos têm alcance de até 1,5 km, vão filmar 24 horas e gravar a movimentação de pedestres mas, principalmente, o trânsito. Segundo o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório, as imagens serão transmitidas em tempo real para o Centro de Operações Rio. “Vamos ver tudo: de controle do tráfego aos atos de vandalismo”, disse. Haverá também câmeras em Santa Cruz, Centro, Leopoldina e Ilha. A última etapa de instalação vai acontecer na Zona Sul, que terá 98 equipamentos.

Por Antonio Carlos …

Dois vídeos demonstrando o funcionamento do Centro de Controle Operacional da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, considerada uma das mais modernas do mundo .

1º) Vídeo feito pelo repórter Jorge Antonio Barros (O Globo), onde o Eduardo Paes mostra como funciona o CCO-RJ

2º) Vídeo demonstrativo da prefeitura sobre como o CCO-RJ monitora também a situação meteorológica de toda cidade

* Obs : O Governo Federal ( gestão Dilma) teve participação fundamental para a construção deste aparato tecnológico, que teve início em janeiro de 2011 .

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador