A dolorosa verdade sobre Covid e a economia – Trump é o culpado, por Robert Reich

No The Guardian: Mentiras sobre a economia são tão perigosas quanto mentiras sobre o vírus. Graças aos republicanos, milhões estão prestes a ser feridos

Donald Trump listens during a meeting with police leaders at the White House. Photograph: Rex/Shutterstock

do The Guardian

A dolorosa verdade sobre Covid e a economia – Trump é o culpado

por Robert Reich

“A recuperação foi muito forte”, disse Donald Trump na segunda-feira. Em seguida, o departamento de comércio informou que a economia dos EUA se contraiu entre abril e junho no ritmo mais rápido em quase três quartos de século, o que é enquanto os economistas mantêm o controle. A queda acabou com cinco anos de crescimento econômico.

Mas fatos incômodos nunca pararam Trump. Tendo mentido por cinco meses sobre o coronavírus, ele agora está preenchendo as mídias sociais e as ondas de rádio com inverdades sobre a economia, para que possa enganar seu caminho para o dia das eleições.

O retorno “não vai demorar muito”, tranquilizou os americanos na quinta-feira. Mas todos os indicadores mostram que, após um pequeno aumento em junho, a economia dos EUA está caindo novamente. As reservas em restaurantes caíram, o tráfego nas lojas está diminuindo, mais pequenas empresas estão fechando, a pequena recuperação das viagens aéreas está invertendo.

Qual é o plano de Trump de reviver a economia? O mesmo que ele pressiona há meses: apenas “reabra”.

Ele quer que o público acredite que as ordens de desligamento que começaram em março fizeram com que a economia se aquecesse, portanto, revertê-las trará a economia de volta.

Lixo. Foi o vírus que causou a crise e seu ressurgimento está derrubando a economia novamente. O vírus está voltando à tona porque os governadores reabriram prematuramente, antes que o vírus estivesse sob controle – por insistência repetida de Trump.

A sequência de causa e efeito é clara. O vírus aumentou mais nos estados que foram os primeiros a reabrir, como Flórida, Carolina do Sul, Texas e grande parte do restante da faixa solar.

Devido a esse ressurgimento, muitos estados estão interrompendo os planos de reabertura e alguns estão repondo restrições. Mas essas restrições não são a razão pela qual a economia está desacelerando. Elas são a consequência necessária para permitir que a pandemia saia do controle.

Até a própria força-tarefa de coronavírus da Casa Branca conclui que 21 estados têm surtos sérios o suficiente para justificar mais restrições.

Notavelmente, a economia está deslizando novamente, mesmo que o governo tenha investido trilhões de dólares nela. O que acontece quando o dinheiro para?

Estamos prestes a descobrir. Os republicanos do Senado não podem concordar entre si, muito menos com os democratas da Câmara, sobre mais fundos, enquanto Trump diz “realmente não nos importamos” em chegar a um acordo de gastos.

Isso significa que a partir desta semana, mais de 30 milhões de americanos não receberão mais US $ 600 em benefícios semanais extras de emprego. Como resultado, dezenas de milhões não poderão efetuar pagamentos de aluguel ou hipoteca. Mais vão passar fome, incluindo crianças. É provável que a economia deslize ainda mais.

A Casa Branca argumenta que os pagamentos extras de desemprego desencorajaram os trabalhadores a procurar emprego, porque alguns estão recebendo mais dinheiro em benefícios do que ganhariam trabalhando.

“Não queremos criar desincentivos ao trabalho”, diz o assessor de Trump, Larry Kudlow.

Mais lixo. Um estudo realizado por economistas de Yale “não mostra evidências” de que as pessoas que perderam o emprego estão escolhendo ficar desempregadas por causa da ajuda federal extra. De fato, “os trabalhadores que enfrentam expansões maiores [de desemprego] geralmente parecem mais rápidos em retornar ao trabalho do que outros, não mais lentos”.

As pessoas não podem voltar ao trabalho porque há muito pouco trabalho para elas. Quatorze milhões de pessoas estão mais desempregadas do que em empregos.

De fato, os benefícios extras mantêm cerca de 3 milhões empregados, porque o dinheiro foi para os bolsos das pessoas que o gastam, sustentando assim a atividade econômica. Reduzir esses benefícios colocará menos dinheiro nos bolsos dos consumidores, resultando na perda de milhões de empregos a mais.

Mentiras sobre a economia são mais difíceis de detectar do que mentiras sobre o coronavírus, porque a sombria contagem de mortes do vírus é dolorosamente aparente enquanto a economia é complicada. Mas as mentiras econômicas de Trump não são menos notórias e estão prestes a causar muito sofrimento desnecessário.

Os republicanos de Trump e do Senado podem não gostar, mas essa é a dolorosa verdade.

Robert Reich, ex-secretário do Trabalho dos EUA, é professor de políticas públicas na Universidade da Califórnia em Berkeley e autor de Saving Capitalism: For Many, not the Pouts and The Common Good. Seu novo livro, The System: Who Rigged It, How We Fix It, já está disponível. Ele é colunista do Guardian US.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lá como cá, os (des)governos tentam sobreviver com diversionismos e com mentiras.
    Obvio que a economia gira com o emprego. Mas EMPREGO, não subempregos, como, principalmente aqui, tentam enfiar goela (pra não descer muito) adentro da população.
    Mas não tem emprego, nem o sub. Então, o auxílio financeiro deu um gás na economia. E graças ao congresso (pelo menos aqui) manteve-se este auxílio por mais 2 meses sem redução de valor como pretendido pelo desgoverno. O resto, PIS e FGTS é nosso mesmo e fará falta mais adiante, pois este desgoverno age pensando em 2022, não em algum futuro que não seja o próprio ou dos parças.
    Sobre esta “melhora” preconizada pelo boquirroto americano, aqui — onde leio coisas como “recordes” de pedidos na indústria — assim como lá, trata-se apenas daquela velha máxima da melhora do doente antes de sua morte.
    Já as sequelas levarão decadas para serem eliminadas, pois a “boiada” que estão passando vem em forma de “estouro” e está deixando muita destruição.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador