A mulher mais poderosa dos EUA

Por Roberto São Paulo/SP

Do estadão Domingo, 21 de Dezembro de 2008

A mulher mais poderosa dos EUA

A deputada Nancy Pelosi, presidente da Câmara, brilha na transição e mostra ser peça-chave para Obama implementar as reformas Fernando Dantas, Washington

Ela é considerada a mulher mais poderosa dos Estados Unidos, e terá um papel decisivo na implementação da agenda de reformas do presidente eleito Barack Obama. Como presidente da Câmara de Representantes desde 2006, a deputada democrata Nancy Pelosi é a principal responsável em determinar a ordem de votação dos projetos de lei, e exerce uma influência fundamental na aprovação de projetos difíceis.

Nancy ganhou mais visibilidade no atual período de transição, com um presidente (George W. Bush)em fim de mandato politicamente fragilizado e outro eleito (Obama)…..

……Esta faceta pragmática e astuta contrasta com o perfil ideológico de Nancy, deputada por São Francisco, na Califórnia, e com posições claramente “liberais”, palavra que nos EUA significa de esquerda. A elegante deputada, de raiz ítalo-americana e católica, casada, mãe de cinco filhos e avó de vários netos, tem um histórico de abraçar as bandeiras mais deploradas pelos conservadores: defesa do aborto e das pesquisas com células-tronco, aumentos do salário mínimo, direitos dos gays, extensão da seguridade social e restrições ambientais à exploração de petróleo. Nancy também foi contra a guerra do Iraque e é critica contumaz do desrespeito aos direitos humanos na China.

Porém, como observa o cientista político Donald Wolfensberger, diretor do Projeto Congresso do Centro Internacional Woodrow Wilson, em Washington, “mesmo sendo uma liberal de São Francisco, Nancy Pelosi sabe que tem de comandar a partir do centro, para manter o seu partido unido”.

Neste sentido, nota Wolfensberger, a trajetória de Nancy lembra a do próprio Obama. Em termos do seu histórico de votos no Senado, o presidente eleito mostrou-se extremamente liberal, mas está montando um governo centrista.

Para construir sua liderança incontestável na Câmara dos Representantes, Nancy confrontou chefes de comitês (equivalentes às comissões do Congresso brasileiro) poderosos. …..

Luis Nassif

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Creio que um dos fatos que
    Creio que um dos fatos que contribuiram para a projeção de Nancy Pelosi, foi um erro do partido republicano que rejeitou o Plano Paulson em primeira votação e tentou culpar o discurso da Presidente da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi.

    Este fato acabou dando uma repercussão muito grande do discurso de Nabcy Pelosi, que no discurso responsabilisou a dministração Bush e a prática do Liberalismo Econômico defendido pelos republicanos, de não intervenção, de não regulamentação e de não fiscalização dos mercados financeiros, pela grave crise financeira internacional.

    Além disso provocou uma enorme pressão sobre os republicanos dos lobbys do setor finaceiro e importantes contribuintes das campanhas eleitorais pela aprovação do Plano Paulson.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador