A TV de Murdoch e as questões de “interesse público”

Da Folha

TV de Murdoch admite ter autorizado invasão de e-mail por jornalista

Canal Sky News afirma que a prática foi pontual e ditada pelo ‘interesse público’

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O canal de notícias britânico Sky News -controlado em parte pelo News Corporation, grupo do magnata Rupert Murdoch- admitiu ontem ter autorizado um jornalista a hackear e-mails em busca de informações.

Em um comunicado, o canal se defendeu dizendo que a interceptação da caixa de mensagens é justificada por seu “interesse público”.

John Ryley, diretor da Sky News, afirmou que se trata de casos isolados e que a emissora continua comprometida a manter “os mais altos padrões jornalísticos”.

Ryley salientou que, em uma das circunstâncias, os documentos foram entregues à polícia para contribuir com as investigações.

É o caso de John Darwin, que simulou, com ajuda da mulher, sua morte para obter o pagamento de pensão e de seguro de vida. Ambos foram condenados à prisão.

….

O mesmo jornalista, Gerard Tubb, violou e-mails de um suposto pedófilo e de sua mulher durante investigações, mas nenhuma notícia foi publicada a respeito.

Os acontecimentos relacionados à Sky News vêm depois de alguns meses de inquéritos envolvendo dois tabloides comandados por Murdoch, “The Sun” e o extinto “News of the World”.

Jornalistas e editores desses veículos são acusados de hackear correios de voz e cometer outras práticas ilegais.

Nesta semana, James Murdoch, filho de Rupert Murdoch, demitiu-se do cargo de presidente da BSkyB -grupo que opera a Sky News- dizendo que queria preservar a organização do escândalo envolvendo sua família.

Na ocasião, ele não fez nenhuma referência às acusações conta a Sky News.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador