A volta dos massacres

Do Estadão

Ataques israelenses matam pelo menos 70 em Gaza

Prédios do governo e complexos de segurança do grupo Hamas foram alvo; número de mortos pode chegar a 140

Agências internacionais

GAZA – Aviões israelenses F-16 lançaram uma série de ataques contra a região da Faixa de Gaza neste sábado, 27. Explosões múltiplas foram ouvidas em vários locais na Cidade de Gaza, segundo os moradores. De acordo com os hospitais locais, há pelo menos 70 pessoas mortas e dezenas de feridos, mas autoridades médicas palestinas e o ministro da Saúde do Hamas, Basem Naím, segundo a AFP, dizem que o número pode chegar a ao menos 140.

Logo após os ataques, um assistente do Ministro da Defesa, Ehud Barak, disse qye Israel está pronto para ampliar seus ataques militares na Faixa de Gaza.

Já o ministro de Assuntos de Prisioneiros da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Ashraf al-Ajrami, disse que os mortos nos ataques podem superar 120, enquanto os feridos são avaliados em cerca de 200.

Fontes palestinas dizem que prédios do governo e complexos de segurança pertencentes ao grupo Hamas no coração da cidade foram alvo de mísseis israelenses. Relatos não-confirmados de jornalistas locais dizem que pelo menos 200 pessoas ficaram feridas, segundo o correspondente da BBC em Jerusalém, Paul Wood.

Entre as áreas atingidas, está o porto da Cidade de Gaza e várias sedes das forças de segurança do Hamas, que disse que foi um bombardeio aéreo.

O bombardeio ocorre dois dias depois que o governo israelense adotou a decisão de empreender uma operação militar em grande escala em Gaza, se os grupos armados palestinos continuassem com o  lançamento de foguetes contra o território de Israel.

Segundo a imprensa israelense, a execução dessa intervenção militar aconteceria a partir de domingo, para dar tempo às autoridades egípcias de realizar uma última tentativa de mediação entre Israel e Hamas.

A mediação egípcia tinha o objeivo de renovar a trégua que as duas partes assinaram em junho e concluiu no último dia 19. Data Ações

Por Jose de Abreu

nesse link videos das desgraças dos dois lados

zehpequeteh

EU ESTIVE EM SDEROT, DIARIAMENTE FOGUETES KASSAM SAO LANCADOS SOBRE ISRAEL SIM. eu vi! No dia que eu estava lá mataram uma mulher em frente a um posto de gasolina, e por sorte o posto n˜ao explodiu. Tem materias na Internet. Entre no you tube, coloque Hamas e Fatah, para ver o que um faz com o outro, e sao ambos arabes. Tem um vídeo do pessoal do Hamas COMENDO seu inimigo morto. Isso mesmo, COMENDO! Tem outro do pessoal do Hamas matando todo mundo num casamento muçulmano, tudo entre eles mesmos. Acho que Israel tem o direito de se defender sim.

Luis Nassif

67 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Prefiro escrever sobre um
    Prefiro escrever sobre um fato “‘cômico:””

    Os palestinos disparam míseeis em Israel.

    Nenhum israelita ficou ferido.

    Sabe quem morreu?

    dois palestinos que dispararam as bombas(que explodiram em suas mãos)

    e depois,muito depois,aconteceu o que estão lendo acima.

  2. E agora a coisa esquentou.
    E agora a coisa esquentou.

    leiam aqui:

    http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2008/12/27/ult1859u519.jhtm

    Sabe o que penso a respeito?

    por mais que ISRAEL tenha o direito da sua localização,não foi adequado o seu território.

    Depois da segunda guerra mundial deveriam pesar os prós e contras.OS judeus passaram trocentos anos como povo nômade.

    Se a intenção foi justiça em traze-los pra suas origens,foi tbm temerária.O lugar já estava povoado há séculos por povos NÃO ocidentais.

    E a convivência,lado a lado, por costumes e crenças tão antagônicas não foi a melhor solução.

    Israel perdeu suas origens.Ou foi consumida por outras crenças.

    É impossível ter paz com pensamentos tão opostos.

    O sensato seria que em 1948,na divisão,Israel estivesse lá pelo Alasca.

    Se ISRAEL é o dono de fato do seu lugar,pedeu por séculos e séculos do uso capião de outro povo.

    Não foi sensata a escolha.Por mais ”justa ” que seja.

  3. Caro Luis

    Mais uma
    Caro Luis

    Mais uma atrocidade provocada pela “elite genocida mundial” com a devida anuência da famigerada e omissa onu; se fosse o contrário, seria vista como uma barbaridade, mas ,,,,,,

    O sofrimento, tem que ser amenizado, com uma forte resposta…….

  4. Às vésperas de um novo ano,
    Às vésperas de um novo ano, aproveito o ensejo para sugerir algumas leituras, disponíveis em inglês, no site do professor Johan Galtung, http://www.transcend.org/tri/, que podem ajudar a ampliar a reflexão sobre estas notícias sobre conflitos, seu significado e possibilidades de transcendência. São elas:

    – Marianne Perez:”Peace Journalism Case Study: US Media Coverage of the War in Iraq” – “jornalismo pacífico – estudo de caso: A cobertura da mídia na guerra do Iraque”
    – Nafeez Ahmed: “The IRAN THREAT: Why War Won’t Work” – “A ameça do Irã – por que a guerra não funciona”

    A universidade online Transcend Peace University abriu inscrições para a temporada 2009. Há um curso em espanhol.

  5. tão criando
    tão criando instabilidade.

    pra complicar o obama.

    pra manter o apartheid.

    pra inviabilizar a paz.

    estado criminoso.

    – palestina livre –

  6. LN

    Sinto-me triste, como
    LN

    Sinto-me triste, como parte da humanidade!
    Quem somos nós como espécie, uma vez que, em pleno século XXI, ainda não aprendemos como domar nossas forças e corrigir nossas fraquezas?

    A nossa capacidade de destruição, de ódio por nós mesmos e pelos outros (sem falar nas espécies diferentes), a avareza, a indiferença pelo planeta, a arrogância e a maldade que em nós habitam, mostram-nos que a mudança é uma tarefa árdua, mas necessária.

    Negligenciamos a vida de nossa espécie, assim como a de outros seres com os quais dividimos o planeta.

    Existe uma cumplicidade quase que generalizada com o mal, cuja conseqüência principal é o recrudescimento da violência em todo o mundo. E pior, parece que perdemos a indignação que nos era costumeira.

    A omissão passou a ter sinônimo de educação, de não intrometimento na vida de outrem. Somos meros passageiros dos metrôs da vida, deixando tudo para trás, com a falsa sensação de que os fatos mudarão por si mesmos, sem a nossa interferência.

    O escritor Scott Peck, de O Povo da Mentira, sintetiza muito bem o caos que criamos para nós:
    “As principais ameaças à nossa sobrevivência já não vêm da natureza externa, mas sim de nossa natureza humana interna. São nossas hostilidades, nosso descaso, o egoísmo, o orgulho e a ignorância deliberada que põem o mundo em perigo. Se não conseguirmos domar e transmutar o potencial da alma humana para o mal, estaremos perdidos”.

    E o pior é que, ainda não estamos totalmente cônscios da presença do mal em nosso planeta, o que limita o nosso campo de ação. Nem mesmo temos noção da maldade que nos acompanha e seduz. E não há como combater as mazelas do mundo, sem começarmos a limpeza dentro de nós mesmos.

    Temos que ter conhecimento do bem, mas não podemos fugir ao conhecimento do mal, pois não se combate um inimigo desconhecido.

    O escritor Alexandre Soljenitsine foi muito sábio ao concluir que “A linha que divide o bem do mal atravessa o coração de todo ser humano. E quem estaria disposto a destruir um pedaço do próprio coração?”.

    Se quisermos continuar existindo, temos que fazê-lo, mesmo a contragosto.

    Assim como o bem, todo mal possui o contexto em que foi engendrado. Haja vista que vivemos num século marcado pelos avanços científicos e tecnológicos, em que muitos desses estão a serviço do mal. A ponto de sermos hoje, uma espécie danosa para o planeta que nos dá vida.

    Somente a espécie humana possui latente a capacidade para a destruição planejada.

    E Tomás de Aquino já na sua época, alertava-nos para o fato de que “um único ser humano pode causar mais mal do que todos os outros animais do planeta.”

    E não é fora de um contexto, que vemos as catástrofes ecológicas ameaçando a vida de todas as espécies. Não mais podemos subestimar a explosão populacional, a extinção de várias espécies, o aquecimento global, a violência latente nos jovens, o abismo que separa ricos e pobres, a morte do sagrado em nós: o bem.

    Não podemos mais fugir da verdade de que todos os elementos do universo, vivem, morrem e ressuscitam, de uma forma ou de outra, segundo a crença de cada um. Não é apenas a carne que morre. Tudo está interligado, qualquer que seja a sua classificação: seres animados ou inanimados.

    Portanto, devemos abandonar a prepotência de que somos os soberanos do planeta. Temos que respeitar o que recebemos ao nascer e, com o máximo esforço, ao nos transmutarmos, deixar um mundo melhor para todos os seres que ficam ou ainda virão.

    Então comecemos a combater em nós mesmos qualquer forma de antropocentrismo, racismo, arrogância, egoísmo, violência, parcialidade, omissão, poder e tantas outros seres parasitários que se alimentam de nossa alma.

    Temos que nos apaixonar pela Terra, de modo a não querer destruir a nossa amada, pois quem ama PROTEGE.
    E tampouco destruir os seus rebentos.

    Todo massacre é uma prova da bestialidade humana.
    É lamentável, para os dois lados!

  7. HUM MILHÂO E MEIO DE
    HUM MILHÂO E MEIO DE PALESTINOS estão vivendo sem estrutura, medicamento ou comida na região de GAZA

    …GAZA, nosso atual TREBLINKA …e o mundo FINGE que não vê.

  8. JOSÉ ABREU

    Parabéns pelo seu
    JOSÉ ABREU

    Parabéns pelo seu trabalho!
    Você é motivo de admiração por todos nós.

    Em relação aos palestinos e israelenses, vejo os massacres como um nonsense total, como uma amostragem da bestialidade humana.

    O animal das cavernas ainda está bem latente em nós.
    E por isso não consigo ver razão me parte alguma. Pois ambas estão corroídas pelo ódio.

    Olho para essa gente e tento ver apenas pessoas, onde raças inexistem.
    O mundo que criei para mim, embora fictício, não tem fronteiras e nem etnias específicas. E nele a vida é soberana, em qualquer lugar.

    Quero ver apenas homens, mulheres e crianças irmanados a todos os elementos que compoem este nosso planeta tão machucado.

    Nada justifica para mim, a crueldade em que estão envolvidos esses primos-irmãos, desde tenra eras.

    Talvez porque a minha visão de vida é muito simplificada, ou seja, só se vive uma vez.
    Agora ou nunca!

    Pobre humanidade!

    Abraços!

  9. Não sou nazista, nem
    Não sou nazista, nem anti-semita, nem semita, nem palestino. Sou contra qualquer país, ou povo, que faça o que a ocupação de Israel na Palestina está fazendo. Mesmo que esse país sem alma fosse o Brasil. Com essa falta de humanismo e limites, os judeus não deviam lamentar tanto o que sofreram com o nazismo alemão. O nazismo judeu se perder, não está perdendo por muito…

  10. Deus é gozador. Há no planeta
    Deus é gozador. Há no planeta lugar pior para ele prometer aos seu povo escolhido? No meio de árabes, sem petróleo, e uma terra que já tinha dono. Nunca uma ocupação foi bem aceita pelos roubados. Queria o que? Flores, harmonia, abraços? Deixem os palestinos viverem em paz ou levem o Diogo Mainardi para criticar o governo judeu lá…

  11. Vão me crucificar… Estive
    Vão me crucificar… Estive lá em Sderot em maio do ano passado quando viajei para Alemanha e Israel para fazer pesquisa para meu filme sobre Imigração Judaica no sul do Brasil. O tempo todo caiam foguetes Hassam e todo mundo saia correndo para os refúgios subterrâneos. Aquele problema é muito difícil de se resolver, mas que uma hora Israel iria reagir há anos de ataques diários, isso era certo. Por outro lado, tem o Egito isolando o Hamas e os pressionando para cima de Israel. Dá um falso apoio, tem seu próprio Hesbollah… Na internet tem muita coisa sobre Sderot e sobre a Faixa de Gaza, Hesbollah x Hamas, etc e tal. Sorry, Nassif, é o Chanuka!

  12. Israel,é um porta-aviões
    Israel,é um porta-aviões americano encalhado no deserto.Controla as tribos árabes rebeldes,jazidas de petróleo,trâfego econômico, em troca pode bater à vontade nos antigos senhorios da “terra-prometida”.Eternos “sparrings” do exército israelense.Shalon!

  13. Essa covardia só confirma a
    Essa covardia só confirma a fama de que os militares de Israel são “os melhores do mundo.” Quando eles atacam a população indefesa (nem estilingue parece que os palestinos têm ou já acabou o estoque de pedras) não tem outra, são perfeitos e vitoriosos.
    Quando encontram uma resistencia, minima que seja como no Libano, aí eles continuam os melhores mas depois de muita explicação para o fiasco.

  14. Diariamente foguetes e bombas
    Diariamente foguetes e bombas sao lancadas sobre Israel causando dramas,problemas psicologicos ,traumas na populacao civil e feridos em profusao.
    A imprensa mundial pouco comenta sobre esses fatos mas quem acompanha a rotina dessas cidades sofre e nada se fala.
    Apesar de varios alertas e tentativas junto aos governos do Egito e a propria ALPpara cessarem os ataques, os terroristas palestinos nada fizeram ,ao contrario aumentaram significativamente o lancamento de fouetes causando panico ,mortes e feridos.

    Gostaria de saber se as pessoas que condenam o recente ataque de Israel sobre alvos palestinos morassem proximos aas cidades israelenses condenariam o estado de Israel.

    Imagine morar proximo ao complexo do Alemao ,no RJ , e ter bombas explodindo diariamente sobre suas casas .Sera que os bandidos e traficantes seriam tratados como pessoas bondosas e caridosas que estvam apenas revoltados contra a sociedade cruel e tiranica ?
    Sera que esse moradores nao pediriam uma acao contundente da Policia visando terminar com os lancamentos?
    Israel esperou demais por uma acao dos representantes palestinos e estes nada fizeram.

  15. O Estado de Israel é um
    O Estado de Israel é um estado dominado por vingativos fanáticos judeus que, somado aos fanáticos palestinos produzem essa carnificina. Os estados unidos entram nesse embroglio como os principais responsáveis pelo permanente clima beligerante. São os negócios, estúpido, diria o outro.
    As religiões pautadas por regra-de-fé registrada em livro, bíblia, alcorão e tora, nã dá outra, é uma eterna porradaria. Cada um é o dono exclusivo da verdade, e tem a propriedade de um deus que lhes dá razão. Aí velho, só o tinhoso pode dar geito nessa insensatez.
    Abraços.
    Orlando

  16. O Estado de Israel é um
    O Estado de Israel é um estado dominado por vingativos fanáticos judeus que, somado aos fanáticos palestinos produzem essa carnificina. Os estados unidos entram nesse embroglio como os principais responsáveis pelo permanente clima beligerante. São os negócios, estúpido, diria o outro.
    As religiões pautadas por regra-de-fé registrada em livro, bíblia, alcorão e tora, nã dá outra, é uma eterna porradaria. Cada um é o dono exclusivo da verdade, e tem a propriedade de um deus que lhes dá razão. Aí velho, só o tinhoso pode dar jeito nessa insensatez.
    Abraços.
    Orlando

  17. Não tem nada de irracional, a
    Não tem nada de irracional, a atitude é friamente planejada, parte de uma estratégia. Vocês acham que o Estado de Israel se preocupa mesmo com a sua população? Não se preocupa não e por isso não quer construir a paz na região. Ou você acham que as reações do Estado de Israel, que são sempre desproporcionais, ajudam a garantir a construir a Paz na região, única maneira de garantir a segurança da população de Israel…? Na verdade o Hammas é uma ameaça apenas à população de Israel, mas não é uma ameaça o Estado de Israel, que como bom Estado belicista, age com a estratégia de se auto-preservar, não importando muito a segurança de sua população…

    Para o comentarista José: acho que a estratégia do Hammas completamente equivocada, pois em parte legitima as ações do Estado de Israel. Agora, venhamos e convenhamos, para qualquer um que domine a Aritmética, as reações do Estado de Israel são completamente desproporcionais:

    155 X 0

    Vocês israelenses estão ficando cada vez com menos legitimidade perante ao Mundo…

  18. Faço minhas as palavras da Lu
    Faço minhas as palavras da Lu Dias. Há, no Oriente Médio, com a leniência de parcela significativa do mundo rico, uma política de uma-no-casco-outra-na-ferradura. Também concordo com a existência de usocapião por parte de Israel. O estado foi ali criado quando de um vácuo de poder, logo após a segunda guerra mundial. E criou, ou piorou muito no oriente médio a instabilidade que vemos hoje.
    O governo Israelense se comporta, atualmente, como um mainardi chorão. E mainardis, como se vê, caem do cavalo.
    Esperto foi Albert Einstein ao recusar a batata-quente que lhe ofereciam.

  19. JOSÉ

    Você diz em seu
    JOSÉ

    Você diz em seu comentário:

    “Diariamente foguetes e bombas sao lancadas sobre Israel causando dramas,problemas psicologicos ,traumas na populacao civil e feridos em profusao.”

    Não ouso indagar sobre a sua origem racial, até porque, para mim, isso não tem o menor valor.
    Só queria lhe dizer que, a respeito do comentário acima, a recíproca é verdadeira.

    Faremos muito mais pela paz se não tomarmos posições pro ou contra Israel e Palestina. Mas se condenarmos os abusos e atrocidades dos dois lados, obrigando os países poderosos a não se omitirem.

    Não há “santos” em nenhuma das partes. A beligerância nos dois locais não redime nenhum.

    Pensemos em seres humanos e não em conceitos dados aos povos, segundo a sua origem ou local de nascimento.

    Como disse anteriormente, tanto o mal, quanto o bem não existem em si mesmos, ambos são mera criação da raça humana.

    Ambos nascem de um contexto criado pelo homem.
    Logo, a mudança só poderá acontecer, quando partir da compreensão humana, individualmente.

    Os bandidos do morro do Alemão, também não são frutos de uma geração expontânea, mas nasceram dentro de um contexto criado no nosso país.
    A nossos governantes cabe a tarefa de destrinchá-lo e nos oferecer alternativas para mudarmos o quadro.

    E a primeira delas é, sem dúvida alguma, o nosso desarmamento preconceituoso, justiça social e educação para todos, em todos os níveis.

    O que não significa que encontraremos o paraíso no país, pois esse é fruto de um trabalho diário, por parte de todos.
    E nem ao menos sabemos quem quer contribuir…

    Palestinos e israelenses dão-nos uma amostragem de como não deveria ser o nosso planeta Terra.

    Pobre humanidade!

  20. Outro dia li uma entrevista
    Outro dia li uma entrevista de um cidadão, acho que um rabino, que fez uma proposta originalíssima para resolver o conflito: a fusão das religiões católica, judaica e muçulmana.

    E o cara alinhava inúmeros argumentos, um deles era o denominador comum das três religiões: Abraão.

    Outro argumento era que os fiéis somados das três religiões constituiriam a maioria no planeta Terra, desbancando todas as outras religiões existentes.

    Assim, praticamente todos os conflitos no mundo deixariam de existir. A propósito, se tingirmos de vermelho os territórios onde houve conflitos nos últimos três mil anos, veremos a Europa totalmente tingida de vermelho, e muitas áreas sem nada …

  21. HELÔ:

    Essa frase
    HELÔ:

    Essa frase dele foi alvo de 4 horas de comentários( estávamos em 5 pessoas)

    depois de muita caipirinha e uísque,chegamos a um denominador comum:

    1/ A frase é perfeita.

    2/ Não apresentou alternativas pra melhorar o mundo(que com certeza não será com o comunismo.E ele é um dos 4 comunistas do PLANETA)

    3/ Frase perfeita.Solução nenhuma.O que nos retorna a estaca ZERO.Ou seja: Uma redundância a mais…

    Abraços insolúveis( como os dele)

  22. É sempre delicado comentar o
    É sempre delicado comentar o problema Israel-Palestina, porque logo nos jogam num ou noutro lado, por mais que tentemos ser neutros e, simplesmente, humanitários. Mas a verdade está no texto acima: Israel e Palestina são Estados criados no mesmo ato da ONU, por acaso numa Assembléia presidida por um brasileiro. Um instalou-se reunindo seu povo que estava espalhado por todo o mundo (e trouxe todas as influências externas, até uma nova língua, o ídiche, que não é o Hebreu). Os direitos de israelitas e de palestinos é o mesmo, e o território tb. Só que os palestinos jamais foram instalados como Estado com território próprio – ou o foram, mas em curtas tréguas.
    Há propostas legítimas, estatutos escritos, erbitragens pela ONU e por órgãos internacionais: a solução está na troca de territórios ocupados por Israel por Paz. Mas há quem não queira o cumprimento desses projetos legais internacionalmente, justos socialmente e necessários. Os governos de Israel, infelizmente, jogam pela guerra, constituem uma base-militar norte-americana. São racistas! Ganham com a perenização da guerra.
    Vcs conhecem algum governo de Israel nas últimas décadas que não tenha caído por corrupção, ou julgado depois de sair do governo? A guerra rende (soa mal, e soa mal).
    Sugiro, FORA DE PAUTA, que o governo brasileiro lance um prêmio internacional, de bom valor, com o nome de Sérgio Vieira de Mello, para a maior contribuição pessoal ou de Estado ou de organização, à solução do problema. Defenderei esta idéia num Tópico, porque acredito nela como símbolo da postura brasileira frente à questão.

  23. Caros

    Confesso ter
    Caros

    Confesso ter dificuldades em assimilar que um ranço tribal pré biblico esteja convulsionando o terceiro milênio.

    Isto depõe contra a “civilização”.

    Até

  24. depois que vi gente trocando
    depois que vi gente trocando tapas e pontapés no local mais sagrado do planeta, igreja da natividade, ou basílica, sei lá, bem, depois que vi tal desrespeito ao eles dizem ser sagrado fui forçado a concluir que toda aquela região, toda aquela gente, tem mais é que passar por isto mesmo por primitivos e fanáticos que são…isso é coisa de guerra tribal e nunca terá fim !!! com todo respeito aos da área, e o que penso diz respeito apenas a falsa religiosidade mas não há como não se revoltar, pois sabemos muito bem que todo este conflitto pode gerar uma guerra mundial.

  25. Casa que falta pão, todo
    Casa que falta pão, todo mundo grita e ninguém tem razão. No caso, “pão” é bom senso.
    Prisão perpétua para os radicais livres, de um lado e de outro.

  26. Escrevi um programa de email
    Escrevi um programa de email criptografado, chamado GodScrypt, que encripta mensagens sob forma de versículos aleatórios (em inglês) da Bíblia e do Alcorão. Na minha imensa ingenuidade, achava que contribuiria para algum tipo de convergência entre cristãos, judeus e muçulmanos. A verdade é que, até agora, GodScrypt é um fiasco, tem uma média de 1 insignificante download por dia. Andei escrevendo para representantes das três religiões, obtive zero respostas. Os mais curiosos pode visitar minha página em

    http://www.literal.eng.br/godscrypt/

    Na minha humilde opinião, o Diabo existe e mora em Jerusalém.

  27. Caros,

    Esta é do Diário
    Caros,

    Esta é do Diário Catarinese do Grupo RBS

    “Estado judeu alega que o ATENTADO foi uma resposta aos ATAQUES cometidos nos últimos dias”.

    Acho que ando atrapalhado com o sentido das palavras…
    Até

  28. Placar:

    Foguete do Hamas:
    Placar:

    Foguete do Hamas: uma israelense morta e 2/3 feridos

    Ataque isralelense: 205 palestinos mortos.

    “Feliz 2009!”, é o que todos dizemos uns aos outros.
    Somos mesmo, uns brincalhões

  29. anarquista….
    Deves ser uma
    anarquista….
    Deves ser uma pessoa de inteligencia brilhante……
    Tua sugestão de o Estado de Israel ter sido ‘instalado’ no Alasca é dantesca dantesca!!!!!
    Sem falar no ‘usucapião…….isto é ironia ou deboche?????
    Melhor seria, para ser mais pratico, empurrar os israelenses para o Mediterraneo……eles só teriam que aprender à viver sob as aguas!!!!!
    Por favor……pense antes de expor tamanha imbecilidade de pensamento!!!!!!

  30. Duas questões fundamentais
    Duas questões fundamentais sobre abusos:

    (1) REFUGIADOS PALESTINOS. Devem ter suas dignidades devolvidas (hoje passam fome, sede e sofrem humilhações e punições coletivas diárias e de todas as espécies), sua legitimidade à terra protegidas pela ONU, e serem indenizados pelo democrático Estado de Israel.

    (2) GOVERNO DE ISRAEL. Deve respeitar as leis internacionais e parar de cometer crimes contra a humanidade. Uma vergonha para Israel e para qualquer ser humano que apóie métodos brutais, tanto militares como propagandistas.

    Sobre os ataques de extremistas muçulmanos contra Israel, evidentemente criminosos também, isso Israel sabe se defender como ninguém.

  31. Nassif,
    São 208 os mortos,
    Nassif,
    São 208 os mortos, vítimas do ataque israelense. A maioria civis indefesos. Lembremo-nos deles antes de tudo. A ação militar de Israel parece ter um objetivo claro: bloquear a esperada reabertura de negociações de paz anunciada por Barack Obama durante a campanha. O ataque nas vésperas da posse do novo presidente americano não foi mera coincidência. Por seu lado, o Hamas já entendeu o recado. Revidou e revidará novos ataques. É o de sempre. A Paz naquela região ainda é um sonho distante.
    Abraço
    Henrique Marques Porto

  32. Engraçado……… todos
    Engraçado……… todos falam o quanto os judeus foram perseguidos, pelos nazistas, “coitadinhos”. Mas ninguém fala o que os palestinos sofrem hoje nas mãos deles. A expressão “Campo de refugiaodos” remota o quê ?? O que os nazistas faziam na segunda guerra, e o que os judeus fazem hoje ao povo palestino. Parece que eles não são tão “coitadinhos”.

  33. ” mas que uma hora Israel
    ” mas que uma hora Israel iria reagir há anos de ataques diários, isso era certo. ”

    Israel sempre reagiu. O de agora deve ser mais contundente por se tratar de um presente de despedida para George, o bush, como define o Rovai. Como não deu tempo de beber o sangue das crianças iranianas vai o de algumas dezenas de crianças palestinas mesmo. Afinal, quem liga?

    Esse é um conflito consolidado. A criança palestina que joga pedra pratica terrorismo. Um avião militar que fulmina 200 civis pratica incursão.

    É desalentador ver pessoas serem mortas como baratas.

  34. Eu não defendo o ataque, fiz
    Eu não defendo o ataque, fiz uma constatação. Não tenho como optar entre a Estrela de David e a Lua e Estrela. Sou da Cruz. Simplesmente constatei o que vi. Como vc diz que é mentira? Eu estive lá e vi. Que conversa é essa? Não sou mentiroso, não é mentira, pesquina na Internet. todos os dias durante 8 anos o Hamas jogava foguetes kasam em Tsiderot. É que o PIG é tão ruim que não deve noticiar. Mas na Internet tem notícia diária.
    Abraços e evite usar xingamentos como esse, vamos manter uma certa calma, nós não estamos em guerra, são eles. Paz e Feliz Ano Novo.

  35. Este outro site traz o relato
    Este outro site traz o relato de um pai que ficou sem um simples pão para levar para a família no dia de Natal. Este pai é Rami Almeghari, jornalista dentre outras atividades. No texto ele afirma que Gaza se tornou uma grande prisão. Ele termina o texto questionando quando a União Européia e os Estados Unidos vão cobrar os israelis pela sua crueldade.

    http://www.countercurrents.org/almeghari261208.htm

    O último parágrafo

    “As the new year approaches, it is unclear what is in store for Gaza as a six-month ceasefire between Israel and Palestinian resistance groups ended earlier this week. In response to the closure and the extrajudicial killing of Palestinians by Israeli forces, resistance groups in Gaza have renewed the firing of crude rockets into southern Israel. As Israel gears up for an election, the fate of families like mine becomes a matter of political rhetoric, each candidate trying to outdo the other in its promises to do harm to our lives. Gaza remains the world’s largest open-air prison. However, unlike other prisons, the inmates are allowed to go hungry. Meanwhile, the Israeli warden goes unpunished by the United States and the European Union for its cruelty.”

    Rami Almeghari is a former senior English translator at and editor-in-chief of the international press center of the Gaza-based Palestinian Information Service and a part-time lecturer on media and political translation at the Islamic University of Gaza. He can be contacted at rami_almeghari A T hotmail D O T com.

  36. Mais uma, é que não estou
    Mais uma, é que não estou gravando, fico em casa esperando me chamarem e fico aqui pesquisando. Quem quiser saber quem são os caras do hamas vejam no you tube o que eles fizeram com o pessoal do fatah, simplesmente COMERAM os caras! Árabe contra árabe, não tem judeu na parada. Fora o que fazem com as mulheres para que não tenham prazer…

    http://br.youtube.com/watch?v=0njhAjeRuv4

    http://br.youtube.com/watch?v=Fcq8wWNOWDg

  37. {Diariamente foguetes e
    {Diariamente foguetes e bombas sao lancadas sobre Israel causando dramas,problemas psicologicos ,traumas na populacao civil e feridos em profusao.”

    JOSE

    Com todo respeito possivel, o que voce escreveu eh uma grande MENTIRA. Por que voce mente? Por desconhecimento ja que nao existe nenhuma fonte, nem jornais de direita israelense, que apoie tamanha besteira ? Por que?

  38. É incrível, mas o que está
    É incrível, mas o que está acontecendo é culpa dos israelenses, sim. Durante todo o governo do Ariel Sharon a estratégia foi desestabilizar o governo da Autoridade Palestina e fortalecer o Hamas. Por quê? Porque a paz é impossível com os fanáticos do Hamas e assim se mantém a esperança de que Israel algum dia anexe também a Cisjordânia. É loucura, mas é o que a maior parte dos israelenses querem. Só não sabem o que fazer com os palestinos, embora vários membros de vários governos israelenses já disseram sem pudores que o melhor é levar todos até a fronteira.

  39. Como faço diariamente,
    Como faço diariamente, assisti aos telejornais em diversos canais, e lamentavelmente pude mais uma vez constatar o vergonhoso facciozismo da rede globo ao abordar a mais um brutal ataque israelense ao povo palestino. Não foi mostrada nenhuma imagem das centenas de mortos e feridos espalhados pelas ruas, na sua maioria mulheres e crianças. O locutor só se referia aos ataques dos foguetes palestinos, mostrando inclusive um predio supostamente atingido em território judeu, e chamando a atenção sobre a morte de UMA pessoa vitima desse ataque. Em nenhum momento foi citado o número de palestinos mortos(mais de DUZENTOS) e nem de outras CENTENAS de feridos. Até quando vamos tolerar que este grupo continue manipulando os fatos, e praticando impunemente a mais sórdida prática de desinformação dentro do nosso país

  40. Muito se diz sobre “as
    Muito se diz sobre “as tragédias dos dois lados”, muito se alude ao sofrimento mútuo de civis israelenses e palestinos. É verdade que inocentes de ambos os lados têm pago um preço alto, mas sugerir que Israel e os palestinos dividem parcelas iguais de culpa no conflito é de uma pieguice imoral. Não se trata de uma briga de bêbados.

    Para começar, o “direito” dos judeus ao território original de Israel é bastante discutível (embora qualquer tentativa de contestar esse direito depois de tantos anos provavelmente apenas tornasse a situação muito pior). Eric Hobsbawn, que por sinal é filho de judeus, em uma conferência publicada depois em livro, fornece um exemplo ilustrativo ao analisar o papel dos mitos fundadores nacionais: muitos territórios atualmente pertencentes à Inglaterra pertenceram um dia à Dinamarca. Seus nomes tem origem escandinava, inclusive. Alguém deixaria de rir se os dinamarqueses reclamassem hoje os territórios de volta? Com Israel foi diferente. Um território ocupado foi tomado com base na geopolítica de milênios atrás, e hoje trata-se de uma questão de “direito natural”. Desde então há uma proibição implícita de se criticar essa canetada geopolítica. Sugerir que houve uma injustiça atrai acusações viscerais de anti-semitismo.

    Ainda que a legitimidade do estado judeu fosse clara de saída, a disparidade de condições desde então é tão absurda que sou obrigado a discordar do que foi dito aqui, de que não devemos tomar partido. Ora, Israel tem sobrevivido debaixo do apoio financeiro, político e tecnológico do primeiro mundo, sua responsabilidade é muito maior do que os palestinos, tratados sempre no tabefe. Israel possui um lobby altamente agressivo instalado permanentemente nas altas esferas de poder da maior potência do globo. Tem praticado, desde sua origem, terrorismo de estado e se prestado a todo tipo de uso por parte dos Estados Unidos. Ainda assim suas ofensivas militares que acabam na morte de inocentes são sempre ditas “militares”, ao passo que os ataques dos palestinos, tanto aqueles dirigidos a civis quanto aqueles dirigidos às tropas israelenses, são ditos “terroristas” sem distinção.

    Há fanáticos de ambos os lados? Sem dúvida. Isso significa que os dois grupos dividem a culpa do conflito por igual? Absolutamente não. Fazer uma análise equilibrada não nos obriga a achar que não há um oprimido e um opressor.

    Por último, vale lembrar

  41. A posição do Itamaraty quanto
    A posição do Itamaraty quanto ao ataque israelense parece ser bastante sensato.
    Brasil critica “reação desproporcional” de Israel
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u483864.shtml

    Não se questiona o direito de defesa de Israel, no entanto a morte de mais de 200 pessoas nos ataques a Gaza definitivamente é uma resposta desproporcional, covarde até. Tal ataque deve ser claramente condenado pela comunidade internacional para a que a humanidade não perca a capacidade de discernir e de se indignar.

  42. Paulo, EU ESTIVE EM SDEROT,
    Paulo, EU ESTIVE EM SDEROT, DIARIAMENTE FOGUETES KASSAM SAO LANCADOS SOBRE ISRAEL SIM. eu vi! No dia que eu estava lá mataram uma mulher em frente a um posto de gasolina, e por sorte o posto n˜ao explodiu. Tem materias na Internet. Entre no you tube, coloque Hamas e Fatah, para ver o que um faz com o outro, e sao ambos arabes. Tem um vídeo do pessoal do Hamas COMENDO seu inimigo morto. Isso mesmo, COMENDO! Tem outro do pessoal do Hamas matando todo mundo num casamento muçulmano, tudo entre eles mesmos. Acho que Israel tem o direito de se defender sim.

  43. Uma coisa é certa. Não há
    Uma coisa é certa. Não há como apoiar de forma alguma esse tipo de reação (constante) de israel. Um estado não pode reagir como um individuo (desequilibrado). Não é por causa de algunscriminosos que se deve exterminar todo um povo.
    Pra mim… isso é o que acontece há anos, um lento e calculado processo de extermínio de um povo.
    Eu até posso levar em consideração os problemas psicologicos, traumas etc… mas, e usando a comparação feita com o morro do alemão, nem por isso eu iria apoiar uma ação “contundente” da policia, considerando contundente como o exterminio de todo o povo do morro, com mísseis, tanques, jatos e toda a sorte de artefatos de destruição.
    Quanto ao comentario do anarquista, realmente alasca é lasca!… seria melhor ter instalado israel em manhatthan, afinal as relações entre eles é sempre tão boa… e a grana sai de lá mesmo.
    Um bom ano-novo para todos!

  44. Importante trazer para o
    Importante trazer para o debate uma questão internacional. Esses confrontos que geram o espírito bélico de um lado e do outro são motivados por questões de fronteira e território. De um lado temos o poder militar de Israel que cresceu durante os últimos anos. Esforços foram feitos para mediar os conflitos, sob o domínio hegemônico dos Estados Unidos. Os esforços não obtiveram sucesso, porque estavam contaminados por interesses políticos e econômicos. A Organização das Nações Unidas tem demonstrado incapacidade em liderar o processo de mediação, possivelmente porque sua composição não se traduz em autoridade. Por outro lado, a crise econômica foi desencadeada por uma condução desastrosa da economia americana, o que pode vir a significar uma nova correlação de poder, com perda de hegemonia. As iniciativas de estabelecimento de integração regional entre países e povos demonstram que há uma nova composição de forças em formação. Enquanto não houver autoridade de organismos internacionais para a mediação, testemunharemos os confrontos civilizatórios, em que civis são mortos impunemente, países são devastados. Se o Hamas é o braço militar, mesmo sem poder concorrer com o poder bélico de Israel, é porque não há como se deixar ocupar sem luta e resistência. José de Abreu nos trouxe um link humanitário e, mais do que isso, um link em que pessoas dos dois lados querem paz e querem produzir, como diz uma plantadora de morangos: os morangos levam um mês para estarem prontos para a venda e a comercialização. Eles precisam ser protegidos do sol, do vento e da chuva, para amadurecer. A produção de morangos também precisa se proteger da guerra, que se não for interrompida, pode obrigar esta senhora e outros a emigrar com seus filhos. Gaza precisa produzir, escoar sua produção e ter acesso ao mar e aos portos, não pode se tornar um corredor vulnerável a atrocidades contra a humanidade. São questões como essas que nos apontam que a nossa mídia ainda não está preparada para informar sobre os grandes confrontos internacionais que têm paralelo na nossa realidade nacional. O mundo através do mercado financeiro e das grandes empresas transnacionais ficou sem fronteiras e regras, enquanto ainda se luta pela propriedade da terra e pela defesa de fronteiras nacionais. Daniel Dantas se tornou um símbolo dessa impunidade. É um exemplo local de como a ideologia da especulação financeira pode contaminar um processo de desenvolvimento, gerando confrontos em todos os níveis da sociedade. Daí que nosso momento atual, com um Presidente que alcançou uma aprovação nacional próxima de 80% e uma boa aprovação internacional, é decisivo. A definição das prioridades nacionais e o posicionamento internacional do país são fundamentais para traçar um projeto para futuro. Mas é preciso dar tempo para os morangos amadurecerem.

  45. A Ivanisa fez uma análise
    A Ivanisa fez uma análise perfeita da situação. Não adianta ficar jogando palavras no ar, a gente vai promover uma guerra aqui, tão sem sentido quanto a verdadeira. É um assunto extremamente controverso, difícil, que, para ser entendido há que ser muito estudado e discutido. Oswaldo Aranha, que assinou a Ata da criação do Estado de Israel e da Palestina, é adorado em Israel, tem avenida com o nome dele. No entanto é acusado por judeus brasileiros de ser anti-semita. Quando era Ministro das Relações Exteriores do Getúlio, apoiava a proximidade da ditadura com o Hitler (entregaram a Olga Benario grávida ao Reich, lembram?). Um judeu, o Prof. Jeffey Lesser, da Emory University (Wikipedia), estudioso da imigração no Brasil tem um estudo sobre seu comportamento, provando o contrário, que virou filosemita mais tarde, e, em pleno holocausto abriu as portas do Brasil a judeus fugitivos! Em Tel Aviv nós brasileiros somos adorados. Muitos jovens israelenses quando saem do exercito veem conhecer o Brasil – em Morro de São Paulo dizem que já tem cardápio em hebraico – mas os mais politizados dizem que o Governo Lula pende sempre para os árabes. Que a política externa brasileira é anti-Israel. Por esses exemplos se pode ver quão complexa é a questão. Tenho estudado o assunto perifericamente, meu objetivo principal é o estudo da Imigração Judaica para o Rio Grande do Sul, tema de um filme que vou dirigir nesse 2009, mas sempre se dá uma abertura no leque, afinal sou geminiano e perco um pouco o foco. Mas creio que temos que discutir mais por aqui, esse espaço é muito bom para que se entenda melhor as coisas de nosso mundo. Sem agressões, cada qual dando sua opinião. A força dos contrários gera energia. A elétrica é um exemplo.
    abc
    zehpequeteh

  46. Que tal essa? Um exercito
    Que tal essa? Um exercito poderoso coloca em território separado população que considera hostil, o exercito poderoso é ungido por Deus, é um defensor da fé. O povo hostil segregado tem cada vez menos direitos e tem seu território cercado, depois de algum tempo elementos desse povo começam a fazer atentados contra o exercito poderoso, que reage de maneira impiedosa, com uma reação muito forte, provocando um massacre que entrou para história, mesmo assim o povo continuou existindo o que levou o exercito poderoso a adotar uma solução final para o problema… essa é a história do massacre de judeus em Varsóvia e a solução final é o Holocausto.

  47. Meus amigos do blog,é
    Meus amigos do blog,é dificílimo tomar partido,numa discussão sobre esta eterna guerra que acontece naquelas terras tão lindas e por onde andou o salvador da humanidade,porem peço que antes de entrarem na questão sobre se os judeus israelenses,são violentos demais e impacientes quanto aos seus adversários,experimentem imaginar-se residindo num pequeno oásis,cercado por “lobos”que jamais aceitaram(e nem admitem a hipótese de aceitar)a ideia da criação do Estado de Israel,no meio de seus domínios,e de ver os israelenses ler a cartilha ocidental(leia-se, dos E.U.A)e de terem o domínio da tecnologia nuclear,e de ter um exército preparado e determinado na defesa de sua inaceitável(para os árabes e palestinos)pátria.
    Resta-nos rezar para que surjam líderes nos dois lados,dispostos a negociar até a exaustão,para conciliar seus povos e acharem uma saída pacífica,para a tambem aceitação(por parte de Israel)de uma nação Palestina.
    Sempre resta a esperança,enquanto isto !

  48. Todo mundo tem direito a se
    Todo mundo tem direito a se defender. Se passo na rua um moleque de 10 anos me atinge com uma pedra eu devo tomar satisfações. Mas se o massacro estou sendo covarde.

    Os ataques israelenses são covardes.

  49. Nassif, gostaria de saber por
    Nassif, gostaria de saber por que vocë escolheu o comentário do José de Abreu para colocar na página principal de seu blog. Trata-se de uma visão ingênua ou, na pior das hipóteses, fascista mesmo. O povo palestino há décadas tem sido vítima de um massacre de Israel, com a ajuda covarde dos EUA. Utilizar o argumento da defesa para justificar mais esse ato de crueldade é de um cinismo absurdo. O Hamas só começou a jogar mísseis contra a parte da Faixa de Gaza ocupada por israelenses porque o acrodo de trégua não foi cumprido por Israel, que vem deixando cerca de 1,5 milháo de palestinos sem água e comida. O Estado de Israel fechou a entrada de suprimentos para a Faixa de Gaza. As pessoas estavam come;ando a morrer de fome. Além disso, a abertura da fronteira com o Egito, parte do acordo de trégua, náo foi efetivada. Isso foi feito para provocar justaemnte uma reação palestina. Os mísseis jogados pelo Hamas é foram uma atitude defensiva. O ataque de Isareal foi um ato planejado, cruel e covarde. O comentário do José de Abreu não merece qualquer destaque, seja pelo excesso de ingenuidade, seja pelo alinhamento consciente com a posição do Estado fascista de Israel.
    Alonso

    Se 90% dos comentários exposam uma posição, o correto é destacar o contraponto.

  50. De um amigo jornalista que
    De um amigo jornalista que não identifiquei por motivos profissionais, recebi hoje esse mail. Trabalha em Tel Aviv há um ano e meio, morou antes 3 anos em NYC. Não é judeu, nunca tinha estudado a fundo o problema:

    “Zé… tudo é tão complicado aqui.
    O grande problema deste conflito é que não tem mau ou bom. Todo mundo é vitima. O judeu é vitima do antisemitismo e o arabe é vitima da vinda dos judeus para ca. Mas, infelizmente, a gente foi educado para avaliar tudo na vida em preto e branco e entao dá nesta m.
    Eu hoje fui para Sderot, num briefing do Ministerio das Relacoes Exteriores daqui. Visitei a cidade e vi as casas destruidas pelos qassans. Acho que nenhum pais do mundo ficaria de braços cruzados. Claro, pode-se questionar a reação energica de Israel, mas o Hamas prefere assim. Os lideres ganham, as agencias mandam mais dinheiro, Israel se queima na opiniao publica… Eh um horror. Mas, vamos sobreviver.”
    Triste, muito triste.

  51. O atual governo israelense
    O atual governo israelense parece estar sendo acusado de ser corrupto, precisava de algo para unir o povo contra um inimigo externo, é interessante para uma parcela de israelenses e palestinos que exista o conflito, graças a conflitos a industria de armas israelense prosperou e radicais são influentes entre os palestinos

  52. Concordo plenamente
    Concordo plenamente José……as pessoas são totalmnte desinformadas quanto à este assunto, muito complexo realmente, principalmente para quem apenas tira conclusões das manchetes e fotos quanto sensacionalistas, mais jornais vendem!!….baseados nisto opinam emocionalmente como quem ve um filme de ‘mocinhos e bandidos’!!!!
    Não é o povo palestino que esta sendo atacado…são os integrantes do HAMAS, partido ultra radical, que propositalmente escolheu…..para sua base base militar a fronteira com Israel……e que para a dita miseria…..em que vive o povo palestino…..tem recursos financeiros surpreendentes para o armamento que seus ‘soldados’ (terroristas) possuem!!!
    Dado a quantidades de bombas que NUNCA pararam de atingir o territorio israelense…..

    Nunco houve tregua por parte do Hamas…..apenas não é publicado pois é muito comum!!!!
    Sei disto por amigos la residentes….

    Quem sabe a ‘rosa da palestina’ citada por outro companheiro, não tenha sido atingida pelo exercito egipcio, que tentava impedir a entrada de refugiados ‘irmãos’ por suas frenteiras?
    Ou talvez pelos 2 palestinos, que por engano explodiram um bomba matando 2 crianças palestinas e ferindo outras tantas???

    Se alguem tem conhecimento de algum regime de governo, que se sujeite à isto indefinidamente sem reação……por favor se manifeste, e proclamem o exemplo aos povos, com a mesma veemência com que criticam Israel …e enviem à todas as nações do mundo atualmente em conflito….

    Baseada no comentario de que Israel ‘tomou’ a terra dos seus verdadeiros donos……
    Minha gente, vamos todos desocupar o Brasil e devolve-lo aos indios, seus legitimos donos, que vivem numa vergonhosa penuria…..

    Que melhor exemplo de solidariedade dariamos aos envolvidos?????

  53. Realmente não somos expert em
    Realmente não somos expert em oriente médio, mas comparar a história do Brasil, com a ocupação israelense na Palestina é forçar demais, hein?
    Mas valhe o ato falho, não é mesmo ? Pois você considera os índios como palestinos e os portugueses como israelenses…tss..tsss

  54. Ioshuazinho, Josezinho, Jose,
    Ioshuazinho, Josezinho, Jose, Rebeka, Rebekinha,

    Diariamente foguetes artesanais e desguiados sao lançados sobre Israel causando dramas, problemas psicologicos, traumas, crises existenciais e xiliques na populacao civil de israel.

    Ai, que coisa feia, problemas psicologicos e traumas em Israel. AI, MEUS SAIS!!!!!!

    E “feridos em profusão”, vocês nem sequer sabem o que significa profusão em português. Profusão é muito, muitos, não 3 ou 4 ou 10.

    Profusão são 700 mortes. Das quais mais de 200 são crianças!!!!!!!!!!!!

    Vocês estão de novo querendo matar o Filho de Deus?

    Ou estão simplesmente divertindo-se em matar fêmeas e filhotes de animais inferiores?

    Enquanto isso em Gaza, mães, pais e filhos são esquartejados por bombas de fragmentação, torrados por bombas de fósforo e detonados por canhões e mísseis.

    Eles não devem ter muitos traumas, crises existenciais, xiliques e problemas psicológicos, isso é apenas um pouco de frescura e exageramento.

    Eles só viram seus pequenos bebês despedaçados, suas crianças mortas, seus pais esquartejados, seus irmãos com as tripas espalhadas no chão, suas mães decapitadas.

    Esses seres inferiores não sofrem traumas nem incômodos de correrem para abrigos. Em Gaza não há abrigos. Nem santuários em igrejas, escolas, hospitais.

    Tudo é exagero de um povo fanático e terrorista que coloca seus próprios filhos, mulheres, mães e irmãos como escudos humanos para exterminarem traiçoeiramente bons nazi-sionistas.

    Por favor, Ioshua, Rebeka, não despejem seus excrementos mentais no nosso triste jardim seco, bombardeado onde sangram pedaços queimados de nossos inocentes.

    Nossos, porque somos humanos.

    Não somos os que estamos do outro lado.

    Vocês não fazem parte de nós.

    Mas nós jamais iremos matar suas mães, sua esposas, seus namorados, seus irmãos, suas irmãs, seus filhos, nem vocês.

    Nós não somos nem nazistas, nem nazi-sionistas.

    Somos homens, mulheres e nossas crianças, brancos, negros, mulatos, judeus, muçulmanos, budistas, animistas, espíritas, indios, mestiços de todos os povos da Terra.

    Não precisamos fazer mal a vocês, apenas os desprezamos como a uma pobre matilha de hienas sarnentas latindo atrás do mato, para a caravana que passa rumo à civilização.

  55. LN,
    Parece que o sistema está
    LN,
    Parece que o sistema está andando em circulos, quando a gente correige o comentário, ao invés de substituir o texto anterior, acrescenta um novo. Despulpe pelos trabalho de ler e analisar varios comentarios desses. Um grande abraço.

  56. O Projeto Paz e Poesia, do
    O Projeto Paz e Poesia, do GPL-Grupo de Poetas Livres, de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, parabeniza Israel e Faixa de Gaza, pelo fim da guerra, oferecendo-lhes, com muito amor, este singelo poema:

    PERPETUANDO A PAZ

    Vamos perpetuar a paz.
    Guerra nunca, nunca mais!…
    Violência é própria de irracionais.

    Usemos poderes dados aos humanos.
    O poder de lógica ao raciocinar,
    O poder de falar, de pensar, de ponderar…

    Sem ganância, sem fanatismo, sem ódios…
    De consciência e espírito elevados,
    Agindo com bom senso e solidariedade…

    Em benefício de tudo e de todos,
    Para o bem de toda a humanidade,
    Digamos então em alto brado:

    GUERRA NUNCA, NUNCA MAIS,
    QUEREMOS PERPETUAR A PAZ!!!

    Sueli Bittencourt
    Projeto Paz e Poesia
    http://www.poetaslivres.com.br

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador