Analistas americanos dizem que Trump não pensou no próximo passo

Apesar de um longo período de crescente tensão entre o Irã e o governo Trump, o ataque contra uma figura incomparável no sistema de segurança do Irã surpreendeu muitos analistas

Do Washington Post

BAGDÁ – (…)  O Irã confirmou a morte de uma de suas figuras militares mais ativas e prometeu vingança contra os Estados Unidos. O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, disse em comunicado na sexta-feira que a morte de Soleimani foi “amarga”, mas que “a vitória final tornará a vida mais amarga para os assassinos e criminosos”.

Ministro da Defesa do Irã, Brig. O general Amir Hatami acrescentou que o ataque seria recebido com uma resposta “esmagadora”. O ministro das Relações Exteriores Mohammad Javad Zarif chamou a greve de “ato de terrorismo internacional” e, em mensagem no Twitter , disse que os Estados Unidos “são responsáveis ​​por todas as consequências de seu aventureiro desonesto”.

Antes, oficiais da milícia iraquiana e o canal de TV estatal do país anunciaram que Soleimani havia sido morto em um ataque aéreo ao lado de um importante líder da milícia iraquiana nos arredores do principal aeroporto do país. O iraquiano Jamal Jaafar Ibrahimi, mais conhecido por seu nome de guerra, Abu Mahdi al-Muhandis, está intimamente associado a ataques contra os Estados Unidos em 1982.

Em um comunicado , o primeiro-ministro iraquiano Adel Abdul Mahdi condenou o “assassinato” dos EUA, acrescentando que o assassinato do líder da milícia iraquiana foi um ato de agressão ao Iraque e uma violação das condições sob as quais as forças americanas operam no país.

Como se desenrolou o cerco da Embaixada dos EUA em Bagdá

Um vídeo divulgado por grupos de milícias xiitas mostrou, acompanhado pelo som de lamentos, os destroços amassados ​​do veículo em que Soleimani supostamente estava viajando. Uma fotografia afirmava mostrar sua mão ensangüentada e coberta de cinzas usando o mesmo anel vermelho-sangue visto nas fotos anteriores dele vivo.

Uma autoridade dos EUA, que como outras pessoas falou sob a condição de anonimato, porque não estava autorizado a comentar o registro, disse que o ataque foi conduzido por um drone americano e atingiu um comboio de dois carros carregando Soleimani e outros em uma estrada de acesso perto de Bagdá Aeroporto Internacional. Acredita-se que pelo menos meia dúzia de pessoas tenham sido mortas.

Altos funcionários das Forças de Mobilização Popular, como são conhecidos os grupos das milícias iraquianas, lamentaram as mortes nas mensagens que circulam no WhatsApp. “Que Deus o recompense pela perda dos bravos líderes, Hajj Soleimani e Hajj Muhandis. Que Deus os aceite como mártires em sua vasta misericórdia ”, escreveu Ahmed al-Assadi, porta-voz das Forças de Mobilização Popular, muitas das quais são vistas como financiadas e dirigidas pelo Irã.

Apesar de um longo período de crescente tensão entre o Irã e o governo Trump, que prometeu uma posição mais dura sobre o apoio de Teerã a grupos de procuradores, o ataque contra uma figura incomparável no sistema de segurança do Irã surpreendeu muitos analistas, em parte porque visto como suscetível de provocar uma resposta iraniana significativa.

Ilan Goldenberg, que trabalhou nas questões do Oriente Médio durante o governo Obama, caracterizou a mudança como uma “grande mudança de jogo” na região.

“O Irã buscará vingança. Pode aumentar no Iraque, no Líbano, no golfo ou em outro lugar. Pode tentar atingir autoridades seniores dos EUA ”, disse Goldenberg, agora um estudioso do Centro para uma Nova Segurança Americana. “Infelizmente, duvido muito que o governo Trump tenha pensado no próximo passo ou saiba o que fazer agora para evitar uma guerra regional.”

O ataque, que Esper disse ter sido autorizado pelo presidente Trump, levanta novas questões sobre a abordagem do presidente ao Oriente Médio. Enquanto Trump empregou retórica belicosa e autorizou vários ataques contra o governo sírio, um aliado de Teerã, ele expressou repetidamente seu desejo de tirar os Estados Unidos de caras guerras na região.

O ataque parecia ter como objetivo paralisar uma força que tem sido a vanguarda do esforço de décadas do Irã para moldar eventos no Oriente Médio a seu favor. Soleimani, que se levantou da pobreza no sudeste do Irã, ingressou no Corpo da Guarda Revolucionária quando jovem e, mais tarde, assumiu o controle da Força Quds, sua ala de operações especiais, no final dos anos 90.

Sob seu comando, a força expandiu seu apoio a grupos armados em toda a região, inclusive no Iraque, onde oficiais dos EUA culparam as milícias apoiadas pelo Irã por matar pelo menos 600 soldados americanos após a invasão dos EUA em 2003. A força também foi nomeada em uma conspiração de 2011 para assassinar um diplomata saudita em um restaurante em Washington. Nos últimos anos, Soleimani era visto regularmente fazendo visitas a milícias afiliadas no Iraque, na Síria e em outros lugares, demonstrando não apenas sua influência militar, mas também uma influência diplomática significativa.

Mas depois que o Estado Islâmico assumiu vastas faixas do Iraque em 2014, as milícias iraquianas ligadas a Soleimani ficaram temporariamente alinhadas com os objetivos de contraterrorismo dos EUA no Iraque, pois desempenharam um papel importante na defesa de Bagdá e, por fim, esmagaram o domínio do grupo militante nas cidades e vilas iraquianas.

Soleimani era uma figura popular no Irã e, mais importante, era o principal instrumento usado para projetar energia na região”, disse Marc Polymeropoulos, ex-funcionário da CIA com vasta experiência em contraterrorismo no exterior que se aposentou este ano. “Para a legitimidade do regime iraniano, uma resposta vigorosa contra os EUA deve ser esperada. O público americano precisa entender que podemos perder vidas americanas após esse ato. ”

A resposta do congresso à greve, com poucas exceções, foi dividida em linhas partidárias, com os principais republicanos aplaudindo Trump por ter decidido “justiça” contra o Irã, enquanto os principais democratas alertaram que a greve “desproporcional” levaria a uma “escalada quase inevitável. ”

O ataque aéreo de quinta-feira parece ter sido acionado por um ataque de foguete no dia 27 de dezembro que matou um empreiteiro americano em uma base na cidade iraquiana de Kirkuk, um ataque que o Pentágono atribuiu ao Kataib Hezbollah, uma milícia iraquiana intimamente associada ao Irã. Após o ataque, Trump autorizou ataques aéreos contra alvos das milícias no Iraque e na Síria, o que levou os milicianos a tentar violar a Embaixada dos EUA em Bagdá.

Embora o episódio tenha sido neutralizado na quinta-feira, revelou o estado combustível dos laços EUA-Irã e a potencial vulnerabilidade do pessoal americano na região.

Falando aos repórteres no início do dia, Esper disse que o Pentágono estava pronto para tomar uma ação militar para impedir os ataques das milícias. “O jogo mudou”, disse ele. “E estamos preparados para fazer o necessário para defender nosso pessoal, nossos interesses e nossos parceiros na região”.

Uma autoridade dos EUA disse que a discussão sobre a greve começou após a morte do empreiteiro. Na quarta-feira, o secretário de Estado Mike Pompeo cancelou abruptamente uma viagem planejada para a Europa Oriental, citando a necessidade de permanecer em Washington “para continuar monitorando a situação atual no Iraque e garantir a segurança dos norte-americanos no Oriente Médio”.

Pompeo queria estar perto de Trump para aconselhá-lo sobre a situação em curso, disse um alto funcionário dos EUA familiarizado com o assunto, falando sob condição de anonimato para discutir assuntos internos.

Não está claro qual ação o governo Trump adotará para proteger diplomatas e militares dos EUA da retaliação iraniana.

Autoridades disseram que estavam tomando medidas para defender os americanos. “Estamos cientes da possibilidade de uma resposta iraniana”, disse uma autoridade.

Já na semana passada, o governo enviou 750 tropas de um batalhão especial de ação rápida da 82ª Divisão Aerotransportada para o Kuwait, um palco para as forças que vão para o Iraque. Cerca de 100 fuzileiros foram enviados a Bagdá para proteger a embaixada após o cerco da milícia.

Cerca de 5.000 soldados dos EUA estão estacionados no Iraque como parte dos esforços para combater os remanescentes do Estado Islâmico e apoiar as forças de segurança iraquianas. Embora o número de diplomatas seja muito menor do que nos últimos anos , centenas de funcionários da embaixada foram forçados a se abrigar em salas seguras durante o cerco desta semana.

Por que o Iraque está no centro da disputa entre o Irã e os Estados Unidos

Em Bagdá, de acordo com funcionários familiarizados com a situação, diplomatas da embaixada dos EUA começaram a fazer as malas no caso de uma possível ordem de evacuação.

Um funcionário da força antiterrorista de elite do Iraque disse que recebeu ordem para fechar todas as entradas da Zona Verde em Bagdá, que abriga os principais ministérios do governo e embaixadas estrangeiras, e para implantar dentro dela.

Mais cedo na quinta-feira, o general Mark A. Milley, presidente do Estado-Maior Conjunto, disse que o complexo da embaixada, que contém escritórios e residências reforçadas e ocupa mais de 100 acres na zona internacional de Bagdá, permaneceu seguro.

“Existe um poder de combate suficiente lá, no ar e no solo, que qualquer pessoa que tentar ultrapassá-lo tropeçará em uma serra circular”, disse Milley.

O ataque aéreo encerra mais de um ano de tensão entre os Estados Unidos e o Irã. Em 2018, o governo Trump retirou-se do acordo nuclear iraniano e, desde então, impôs novas sanções que devastaram a economia iraniana. Em junho, Trump autorizou e depois cancelou ataques aéreos no Irã após a queda de um zangão de vigilância americano por Teerã.

É provável que o ataque aéreo de quinta-feira prejudique ainda mais as relações dos EUA com o governo iraquiano, que inclui altos funcionários vistos como tendo fortes alianças com Teerã e que foi puxado entre seu principal aliado ocidental e seu poderoso vizinho ao leste.

O governo iraquiano está em crise há meses, em meio a protestos populares massivos, focados na corrupção generalizada e, em menor grau, na influência iraniana no Iraque. As mobilizações em massa levaram o primeiro-ministro Mahdi a se demitir no final do ano passado, embora ele permaneça no cargo em capacidade de guarda.

Os preços do petróleo subiram nos mercados asiáticos. O petróleo bruto dos EUA subiu cerca de 1,2% inicialmente, enquanto o petróleo Brent, mais comumente usado em todo o mundo, aumentou 1,3%. Os contratos futuros de petróleo na Bolsa Mercantil de Nova York aumentaram ainda mais, com os preços do petróleo dos EUA subindo até 4% em uma entrega em fevereiro.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É muito estranho que um notório falastrão tenha tuitado somente uma bandeira americana…

    Eu não descarto a hipótese de terem enredado o molecao em uma trama de guerra,com risco até de ele ser assassinado.

    Os EEUU são cada vez mais um Estado Gângster, que tem na presidência hoje um quarter back de filme teen.

  2. Na eleição passada Hillary obteve maior quantidade de votos dos cidadãos. Mas em decorrência das regras de formação do colégio eleitoral, Trump obteve maioria de delegados e foi eleito.
    A derrota de Trump está desenhada. Por isso, Trump precisa de uma Guerra (bem longe de casa) para unir o país sob suas ordens e assim vencer as eleições deste ano.
    Na política NÃO existe coincidência.

  3. Acuado como está, Trump tem que mostrar para os seus nacionalistas locais que ele é o cara. Um ataque a seus “inimigos” era previsível, ele precisa se fortalecer para enfrentar essa ameaça de impeachment.
    Outras ações tresloucadas virão. Preparemo-nos.

  4. Sugiro corrigir o texto, visto que a palavra em inglês STRIKE tanto significa ATAQUE, como GREVE, que não se aplica à situação de conflito entre os dois países.

  5. entre outros erros, onde se lê “greve” leia-se “ataque”. O coitado do tradutor do google tem, entre muitas outras, dificuldade significativa com a palavra “strike”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador