Após debate, pesquisas imediatas mostram maior apoio a Biden do que Trump

Biden foi melhor avaliado no polêmico debate do que Trump. Historicamente, o vencedor dessas pesquisas tende a ganhar as pesquisas reais ao longo da semana

Foto: Reuters/Patrick Fallon

Do The News York Times

Por 

Biden vence pesquisas instantâneas.

Na esteira do debate confuso de terça-feira, recebemos um tipo diferente de pesquisa: o chamado ‘instapoll’. Esta é uma pesquisa feita com pessoas que dizem a um pesquisador que assistirão a um debate e concordarão em fazer uma votação após o fim do debate. Essas pesquisas são peculiares em alguns aspectos, mas fazem um trabalho decente ajudando a avaliar o efeito de um debate. Desta vez, as notícias, de forma geral, foram boas para Joe Biden.

Reprodução do NYT

Resultados instantâneos sólidos para Biden. A CNN divulgou que Biden venceu o debate de forma decisiva, 60% a 28%, enquanto a CBS News e uma pesquisa Data for Progress encontraram uma vantagem muito mais próxima de 7 e 12 pontos para Biden, respectivamente.

Por que a grande diferença? As amostras de pesquisas de reação instantânea podem ser bastante tendenciosas. Isso porque, frequentemente, estamos falando de entrevistados que negociaram três etapas: concordam em fazer uma votação antes de um debate; concordam em fazer uma votação após assistir a um debate; e realmente acompanham e participam da votação após o debate. Também são pessoas que assistiram a um debate, e não necessariamente que são representativos do eleitorado em geral.

Além disso, os pesquisadores precisam decidir se ou como desfazer esses vieses. A pesquisa da CBS, por exemplo, pesou sua amostra para coincidir com a composição demográfica das pessoas que disseram que assistiriam ao debate. A pesquisa do Data for Progress refletiu o “eleitorado de 2016”, o que pode tornar seus números relativamente comparáveis ​​aos das pesquisas nacionais. O documento metodológico da CNN não deixa totalmente claro como sua amostra foi ajustada para ser representativa das pessoas que assistiram ao debate. Tudo isso pode levar a uma distorção nos resultados.

Uma análise mais aprofundada ainda revela uma boa notícia para Biden. Com todos esses fatores em jogo, pode ser difícil saber o que fazer com os resultados instantâneos da votação, podendo ficar tentado a descartá-los completamente.

Mas um exame mais atento desse caso levanta a possibilidade de boas notícias para Biden. Sua classificação de favorabilidade melhorou em quatro pontos percentuais, em comparação com a forma como os mesmos entrevistados responderam antes do debate. Já a classificação do presidente caiu quatro pontos líquidos.

Da mesma forma, a pesquisa da CBS descobriu que os eleitores disseram que o debate os fez pensar melhor sobre Biden por uma margem de 38% a 32%, enquanto apenas 24% disseram que o debate os fez pensar melhor sobre o presidente Trump e 42% disseram que o debate os fizeram pensar pior dele.

Os resultados são bastante úteis. Historicamente, o vencedor dessas pesquisas tende a ganhar as pesquisas reais ao longo da semana seguinte. John Kerry, Barack Obama, Mitt Romney e Hillary Clinton ganharam alguns pontos depois de desempenhos em debates que as pesquisas instantâneas sugeriram que eles ganhariam.

Este ano, é difícil ter certeza se devemos esperar um cenário semelhante. As pesquisas nacionais têm sido extremamente estáveis ​​em comparação com os anos anteriores (Biden tem uma liderança consistente de sete pontos nacionalmente em nossa média). E se houver uma mudança semelhante, vale a pena ser cauteloso. Pode ser apenas o resultado de os apoiadores de um candidato ficarem particularmente estimulados ou desanimados após uma apresentação no debate. Teremos que esperar uma ou duas semanas, antes de saber se as mudanças pós-debate são duráveis.

O quadro geral: é difícil dizer que alguém venceu claramente o debate na noite passada, mas isso é uma vitória para Biden. Ele era o favorito no debate, e era o presidente que precisava de uma vitória para tentar reduzir a disputa. Nenhum dos resultados instantâneos da pesquisa, seja qual for o seu mérito, contribui muito para dissipar essa visão.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora