Autoridades americanas pedem extradição de Marin

Jornal GGN – O pedido de extradição de José Maria Marin, ex-presidente da CBF, e de outros seis cartolas presos na Suíça foi formalizado por autoridades dos Estados Unidos. Segundo o governo suíço, a embaixada americana em Berna enviou o pedido na quarta-feira.  

Marin e os outros cartolas serão comunicados e terão 14 dias para se manifestar. Eles estão presos desde o dia 27 de maio, acusados de envolvimento num esquema de corrupção relacionado a direitos de transmissão e marketing de competições.

Os advogados do ex-presidente da CBF aguardam receber as provas usadas pelas autoridades americanas na acusação, e dizem que irão recorrer da extradição.

Da Folha

EUA pedem extradição de Marin e outros seis cartolas presos na Suíça

As autoridades dos Estados Unidos formalizaram o pedido de extradição do ex-presidente da CBF José Maria Marin e dos outros seis cartolas presos na Suíça desde o dia 27 de maio.
 
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (2) pelo governo suíço. A embaixada americana em Berna enviou o pedido nesta quarta (1º), dois dias antes do prazo final para que oficializasse a solicitação de transferência dos presos.

 
A partir de agora, Marin e os demais cartolas serão comunicados e terão 14 dias, prorrogáveis por mais 14, para se manifestar.
 
O Departamento de Justiça da Suíça diz que tomará a decisão sobre a extradição dentro de “poucas semanas” após ouvi-los. Os dirigentes poderão recorrer, se for o caso, à Corte Federal Criminal e, depois, à Suprema Corte, o que pode fazer com que o processo leve até seis meses –neste período, todos continuam presos.
 
Os sete foram detidos em Zurique na véspera do congresso da Fifa acusados pelas autoridades americanas de envolvimento num esquema de corrupção relacionado a direitos de transmissão e marketing de competições. O escândalo levou à renúncia do presidente da Fifa, Joseph Blatter, no dia 2 de junho.
 
No pedido de extradição, as autoridades dos Estados Unidos justificaram que o esquema foi montado em território americano e bancos do país foram usados para movimentação de propina.
 
Conforme a Folha mostrou, Marin, 83, escreve um diário e já emagreceu quatro quilos na prisão. Sua defesa para evitar a extradição inclui quatro escritórios de advocacia.
 
Na Suíça, quem comanda a defesa é Georg Friedli, renomado advogado no país. Especializado em acordos de cooperação internacional, ele é sócio do escritório Friedli & Schnidrig, de Berna, onde o caso é conduzido.
 
Friedli conta com o apoio de outro advogado no país: Rudolf Wyss. Os honorários dos dois foram acertados por intermediários da família de Marin e custam R$ 1 milhão. Há outros dois escritórios dos EUA acionados para estudar alternativas jurídicas para que o cartola não seja preso no país.
 
A Justiça suíça já tinha negado o pedido da defesa de Marin para que ele fosse transferido da prisão em Zurique para um hospital. Foi recusado também o recurso para que o cartola tivesse direito a prisão domiciliar.
Redação

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alguem sabe dizer por que os
    Alguem sabe dizer por que os EUA estão processando os dirigentes da FIFA e CBF? a copa aconteceu no Brasil. A FIFA fica na europa. O que os US tem a ver (haver?) com isso?

    alguem sabe explicar isso conforme o direito?

    grato.

    1. Ninguém sabe ao certo.
      Alegam
      Ninguém sabe ao certo.

      Alegam que recursos utilizados para pgto de propina passou por território de lá mas isso é apenas o que dizem.
      Basta dizer…

      É a Copa do Brasil jamais foi citada em casos de corrupção.

      1. Só para deixar seu texto mais claro

        o que não está sendo citado em corrupção é a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A competição chamada de “Copa do Brasil” organizada por CBF e J. Havilla é sim parte da investigação…

          1. Pelo FBI, já que uma empresa

            do J. Havilla, operando na Flórida (EUA) foi usada para distribuição de favores, inclusive para o tal Marin…

      2. “Ninguém sabe ao certo”:
        A

        “Ninguém sabe ao certo”:

        A quantidade de dinheiro a ser apropriado.

        Nao, nao existe chance de eu estar errado nisso.

    2. Vários sites já explicaram

      Está sendo investigado pelos EUA porque as fraudes foram cometidas usando o sistema financeiro dos EUA (os bancos de lá), ou por causa de pagamentos de propina em solo americano ou a empresas sediadas nos EUA. A Copa do Mundo realizada no Brasil em 2014 não está sendo investigada. 

      http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/05/escandalo-da-fifa-ponto-ponto.html

      http://esportes.terra.com.br/futebol/entenda-o-escandalo-de-corrupcao-na-fifa,ea859feabcf4811ad096d7f3cb4a624bg0u3RCRD.html

      http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/05/150527_entenda_fifa_lab

  2. Questão polêmica, mas acho

    Questão polêmica, mas acho que o governo brasileiro deveria intervir no sentido de que Marin responda ás acusações em liberdade no Brasil e não nos Estados Unidos. Trata-se de um cidadão brasileiro e com direitos civis, que estão sendo vilipendiados pelos americanos. Hoje é Marin, amanhão poderá ser outro cidadão.

  3. Abra  o bocão Marin, vomita

    Abra  o bocão Marin, vomita tudo, põe para fora tudo que sabe.

    Pelo menos, quem sabe,  fique com a consciência tranquila.

    Se é que tem uma é claro.

    Acredito que neste momento no Brasil, há muitos cartolas e empresários com a pressão arterial alterada.

    Que tenham pire paque ! 

    Perdõe meu Deus pela imprecação !

    1. O Marin vai ter que falar

      Deixar de falar não é uma opção. No sistema judiciário dos EUA só se consegue uma redução da pena colaborando com as investigações. Além de falar o que sabe ele provavelmente vai ter que devolver dinheiro que embolsou como parte do acordo.

      Tem vários filmes que mostram esse procedimento de colaborar com a Justiça pra obter penas mais amenas. O Lobo de Wall Street é um dos mais recentes. Os Bons Companheiros também trata do tema. 

  4. gabrielli, foster, gerdau,

    gabrielli, foster, gerdau, mantega, dilma e outros traje gordo do nanabesco conselho de administração da petrobras que se cuidem e ponham as barba de molho… nos states, a melhoridade das ilicitudes com a coisa pública é na cadeia.

    1. Palpite infeliz

      Só na cabeça dos inimigos do governo,funcionarios subalternos de segundo e terceiro escalao comunicam aos seus superiores e ao conselho administrativo da Petrobras que estao roubando !

      A CBF é uma entidade privada administrada por inimigos politicos dese governo cara palida !

  5. Jornal GGN: Tem 6 longos

    Jornal GGN: Tem 6 longos meses pra  Marin apelar. E depois mais uns…4 ( com advogado ruim) e uns mais 8 ( com advogado bom)

               Portanto a novela mal começou.

                     Assim sendo,não merece sequer registro, que dirá post.

  6. Quer dizer SOMENTE que ele

    Quer dizer SOMENTE que ele tem mais dinheiro de corrupcao do que todos nos estamos sabendo, e que o governo daqui quer uma enorme parte dele.

    Antes a PF e MP brasileiros fossem assim.

  7. A  Suiça  nao pode

    A  Suiça  nao pode  extraditar  Marin  e os outros presos  sem  extraditar  o Presidente  da Fifa  Joseph  Blatter , ele  é o presidente da entidade  e  responde  por tudo  que  acontecer nela, porque  entao  culpar  os  outros  e nao culpar  Blatter.Entendo a  jogada  dos  EUA   eles sabem que  blatter  é  de nacionalidade  Suiça  e jamais  a  Suiça iria  permitir que  um filho seu fosse  extradirtado para os  EUA  para  responder por  crimes  que  cometeu na Suiça  assim como os  outros  presos.  Ora  se  os  EUA  teve  o seu corrupto  quie  foi preso  e  depois  passou a  ser usado como delator, entao  ele que  puna  os   corruptos dos  EUA  da  tal  CONCACAFF. A  FIFA  que  seja  punida  na  Suiça. e  ja  que  Marin  quando foi  preso estava em solo  Suiço entao que  responda  la.  

    Nao estou aqui defendendo  bandido nenhum  mais tambem nao posso defender que os EUA se arvore  em  querer  que  a  Suiça  extradite pessoas  que em solo  americano nao cometeu nenhum  delito. 

    O  Proprio delator dos  EUA  é  suspeito nas  acusaçoes que fez, isso porque  foi  preso  por  ser descoberto  na sujeira  da  Concacaff  e  fez  umjogo  com as  justiça  americana  para   espionar  outros  da FIFA. Ora logo  se vê  que ele  foii para a  FIFA com o objetivo  de  espionar  os dirigentes  mais  ate  hoje  ele  nao  disse uma  palavra contra  Joseph  Blatter o principal responsavel. pot  todo  o escandalo. Entao  o inquerito americano é  suspeito  pois nao é imparcial. 

    Será que os  EUA  vai punir  a rede globo  depois  de  toda  a investigaçao, Porque  será que  ate hoje nao se  vê  uma palavra  contra os  contratos  na  compra  das transmissoes. É  certo que eles  vao  condenar aqueles que querem  e vao livRAR a  cara  daqueles  que  nao queremque  sejam punidos como a  Rede  globo  e  Blatter.

  8. GGM  UMA  PERGUNTA:   quando

    GGM  UMA  PERGUNTA:   quando nós fazemos um comentario  e  nao  estamos  logado  esse  comentario é perdido  ou entra  MESMO  ASSIM. 

  9. EU NAO acredito nessa que  a

    EU NAO acredito nessa que  a corrupçao da FIFA foi em solo americano , Para mim o que  ocorreu  em solo americano  foi  feito  justamente  pelos  membros da  Concacaff  que  corresponde  a  AMERICA DO NORTE, AMERICA CENTRAL E CARIBE , E O  Principal  chefe  da corrrupçao na concacaff  ér americano foi pego  e para  tirar o seu  da reta  aceitou  espionar  os  pessoal da  FIFA,. Acontece que o pessoal foi  preso  em Solo  Suiço  e  devem responder na  Suiça, Os  EUA  sao  espertos. eles  sabem que  a  Suiça  jamais iria  aceitar  extraditar  JOSEPH  BLATTER, para  ser julgado nos  EUA   ja que  ele é  Suiço  entao  tirou  o  blatter da  reta  e  sobrou para os  outros.  Ora  a  Suiça nao pode  extraditar  Marin e os outros  sem extraditar  Blatter por  ser  o chefe  maior  dentro da  FIFA  e  é   claro sabia  de toda a corrupçao. Nao se pode  admitir  uma  extradiçao sem que  Blatter nao esteja  nela, fora  isso  é  bandidagem pura para punir  alguns e nao punir outros.  

    TODOS  sabemos que  ao se  apurar  a  subornos  de  compra  de transmissao  pela  Globo  os  EUA  vai  fazer  pressao  mais  vai dá  tudo no mesmo  a globo  vai se  sair  numa boa  assim com  Blatter.  Portanto nao vejo  motivo para  se extraditar ninguem  pára os  EUA.  a   Suiça  abre o  processo  e os advbogados  dos EUA que  va  la  e apresente as provas que  tem. 

    Temos que  aceitar  que o  delator  americano  aceitou  fazer  a sua  espionagem  porque  foii pego  no  proprio EUA  o qual todos  sabem que  ele  mandava e desmandava  na  CONCACAFF.  entao  os  EUA  que   puna  seus   ladroes  a  Suiçao que  puna  aqueles que  foram presos em solo  Suiço .

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador