BCE oficializa programa de estímulos econômicos

Jornal GGN – O Banco Central Europeu (BCE) anunciou um pacote de estímulos econômicos no valor de até 60 bilhões de euros (aproximadamente R$ 175 bilhões), via compra mensal de títulos de dívida públicos e privados. A operação vai ocorrer entre março de 2015 e setembro de 2016, segundo pronunciamento realizado pelo presidente do BCE, Mario Draghi.

De acordo com informações da agência AFP, o conselho de diretores “decidiu lançar um programa ampliado de compra de ativos”, afirmou Draghi em coletiva de imprensa que se seguiu à reunião mensal, na qual também decidiram manter os juros em seu nível historicamente baixo de 0,05%. A operação anunciada é semelhante à que aconteceu nos Estados Unidos do final de 2008 até outubro do ano passado. 

O presidente do BCE afirmou que a decisão de lançar o programa foi tomada por uma ampla maioria dentro do Conselho de Diretores do BCE, e o uso de um programa desse tipo como instrumento de política monetária foi apoiado de forma unânime pelos 25 membros do conselho.

Na prática, o BCE coloca dinheiro no bolso de bancos e investidores via aquisição de títulos, e garante a liquidez. Tais recursos podem ser direcionados tanto para outros investimentos (como ações) como para a concessão de crédito e, com mais capital em circulação, se reduz o custo dos empréstimos para empresas e consumidores, estimulando investimentos no setor produtivo e o aumento do consumo. Draghi afirmou ainda que poderão ser comprados títulos de governos da zona do euro que tenham grau de investimento, títulos de agências e de instituições da União Europeia.

 

 

(com AFP e Reuters)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora