China diz que se Bolsonaro romper com o país, Brasil terá um “duro custo econômico”

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Reprodução China Daily
 
Jornal GGN – “Não há razão para que o ‘Trump Tropical’ quebre as relações com a China”, alertou o editorial do jornal estatal chinês China Daily. A coluna critica que Jair Bolsonaro manteve um tratamento “menos amigável” ao país oriental durante a sua campanha e alerta para as consequências econômicas do Brasil em um possível conflito com a China.
 
“O custo econômico pode ser duro para a economia brasileira, que acaba de sair de sua pior recessão na história”, diz o editorial do jornal estatal em um claro aviso do país ao novo presidente do Brasil a partir de 2019.
 
A coluna na imprensa ressalta que as exportações ajudaram o crescimento econômico de ambos os países, mas que Bolsonaro não teve receios em criticar a China como “um predador que busca dominar setores-chave da economia brasileira”.
 
Nessa lógica, alerta: “Não é uma surpresa que as pessoas se questionem se Bolsonaro irá, como o presidente dos Estados Unidos fez, dar um golpe substancial à relação mutuamente benéfica Brasil-China”.
 
Acesse à publicação do jornal estatal chinês aqui
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Colocar uma embaixada em

    Colocar uma embaixada em Jerusalém provocará retaliação da Liga Árabe, entidade que congrega mais de 20 países que são importantes importadores de produtos agrícolas brasieliros. Países como Arábia Saudita, Egito e Emirados Árabes poderão deixar de importar produtos brasileiros do agronegócio.

    Também, unir o ministério da agricultura e meio ambiente provocará reação da União Européia que importa muitos produtos do agronegócio brasileiro.

    Vamos ver até onde isso tudo vai dar! 

  2. faz e desfaz

    Tudo q ele fala q vai fazer, volta atrás depois de perceber q falou merda.Tô começando a achar q é de propósito para deixar todos em compasso de espera aguardando uma desejável ” estabilização” política. Acho q ele não vai fazer é porra nenhuma, só dar continuidade ao projeto temer enquanto conseguir se segurar… Mas q ia ser engraçado ia. Imagina a cara dos agro-fdps tomando um preju q nunca tomaram na era PT. Certamente eles articulariam para colocar o coizo no seu lugar ou para derrubá-lo. Sem contar que excesso do produto por aqui deixaria o churrasco mais barato , não? 

    Duvido q faça essas cagadas, eu tbm gostaria de ver não só a bancada do boi tomar caju, como tbm queria ver pgr, pf, stf, mpu e afins se afundarem na lama que criaram, mas não vai acontecer: ele pode até ser doido, mas quem banca não é. A conferir…

     

    LULALIVRE

  3. NÃO CREIO EM TANTAS BURRADAS

    Fortalecer e se fortalecer no BRIC’S. Estreitar relações com Potências como China e Rússia,  que estão diversificando o Círculo de Poder Mundial, aumentar nossa ligação de amizade com Países Muçulmanos, ampliar nosso peso através do Itamaraty nas Políticas Internacionais, Não vejo onde uma Polítca de Subserviência com os NorteAmericanos pode dar resultados expressivos, duradouros, financeiros, econômicos, estratégicos ao Brasil. Até o Governo Militar, quando coagido por interesses norteamericanos, mostrou soberania e independência, contrariando os interesses desta nação. O que ganharemos nos aproximando a Nações em franca decadência? Não creio em tamanho amadorismo.   

  4. Coitado do Sieg Heil Führer

    Coitado do Sieg Heil Führer Jair Bolsonaro. Se romper vom a China ele destrói a economia rural brasileira e coloca um alvo nas costas para os ruralistas arruinados poderem meter bala nele com as armas que eles adoram. Se não romper com a China será chamado de comunista pelos pastores que recebem dinheiros das igrejas “made in USA”. 

  5. Três dias após ser eleito

    Três dias após ser eleito através de uma fraude patrocinada pelo judiciário e o wattshapp o sujeito já arruína a imagem do Brasil, se é que ainda tinha alguma, peranto o mundo.

    Este governo vai destruir o que resta da economia do país antes de começar.

  6. China e EUA

    Um lembrete

    A China é destino de quase um terço das exportações Brasileiras, soja, petróleo e minério de ferro, US$ 50 bilhões em 2017, com estimativa de US$ 67 bilhões para 2018.

    Um rompimento poder provocar um grave desequilíbrio nas contas externas.

    A China já tem importantes parceiros na Africa, o que possibilita uma rápida substituição das importações brasileiras por produtos africanos, principalmente soja e minério de ferro.

    O Petróleo brasileiro pode ser substituído pelo petróleo iraniano, principalmente considerando o atual bloqueio americano.

    No caso da soja, o aumento da produção na Africa pode afetar os preços internacionais, afetando duplamente as contas externas, com a queda de preços e dos volumes exportados.

    No momento os EUA não tem interesse em aumentar as importações, muito pelo contrário, está buscando formas de aumentar a produção interna, diminuir as importações e aumentar as exportações.

    Mas de louco você pode esperar tudo, principalmente um tiro no próprio pé.

  7. Algum fascista disse que o Mercosul Não era prioridade ..

    A China  pensa  ao  contrário !!! 

    Este  maluco, usou  a  arma de  dedo pra  dar um  tiro  no  pé !!!

    Quem  vai  pagar  o pato    são  os  trabalhadores  de  nossas  indústrias  !!!   Aonde  é que vamos  vender os  celulares Positivo ou  Multilaser???   Em Nova York??

  8. A realidade de um país primário-exportador

    O capitão da reserva nem assumiu o governo e já está batendo nos limites do que pode ser feito em um país cuja economia se tornou exportadora de produtos primários.

    Fique do lado de Trump contra a China e perderá o destino de UM TERÇO das exportações brasileiras (e não vai ter pra quem vender, vai ter soja estragando nos armazéns e produção de petróleo e minério de ferro parada).

    Fique do lado de Netanyahu e perca talvez o principal mercado externo da avicultura brasileira, que são os países árabes.

    Fique do lado da UDR e perca a União Europeia como compradora de carne e outros.

    Destrua o Mercosul e leve o único mercado para as exportações da indústria brasileira junto.

  9. Abaixo os Kummunistas

    “Brasil já vai à guerra, comprou porta-avião…” — JucaChaves

    Nassif, os chinas que se guardem. O Dr. Sobral Pinto, de saudosa memória, não estará presente para defender 

    Wang Weizhen,

    Ju Quingdon,

    Wang Zhi,

    Wang Yaoting,

    Hou Fazeng,

    Song Guibao,

    Zhang Baosheng,

    Ma Yaozeng e

    SuZiping.

    Se estiverm por aqui. Eles ou os que sua vez o fizer. 

    Os verdeolivas, como no tempo da DitaMole, ajudados agora pelos Powerpoint dos Gogoboys de Curitiba, forjarão novos documentos, que serão aceitas como provas cabais e robustas pelo novo MinistroMor da (in)Justiça. E os empréstimos, seja do BRICs, sejam outros investimentos, serão confiscados, como aqueles 120 milhões que ficaram no Banco do Brasil, se outro destino não lhe deu, secretamente, os da caserna.

    Corre à boca miuda que os milicos das 3 Armas estão estudando a possiblidade de declarar guerra, primeiramente à China. E, derrotada esta, à UniãoSoviética. Depolis, Cuba e Venezuela. Evidentemente, com apoio moral do presidente Trump.

    Os serviços de intligência, por exemplo, já estão listando os que serão presos e que “confessarão” expontaneamente seus delitos, publicados pela grande mídia. Crimes de lesa pátria.

    Se guardem, blogueiros sujos. Vocês encabeçam a lista.

    A guerra à China foi declarada…

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador