Cidade de Fukushima inicia descontaminação de casas

Cidade de Fukushima começa descontaminação de casas

japan-says-fukushima-clean-up

A cidade de Fukushima começou nesta terça-feira (18) a descontaminação de propriedades privadas, sete meses após o pior acidente nuclear desde Chernobyl.

A limpeza que se iniciou com casas não para por aí, a cidade de Fukushima tem como objetivo descontaminar também locais públicos como parques, creches e escolas.

O primeiro-ministro Yoshihiko Noda visitou a cidade pela primeira vez desde que assumiu o cargo, o que Noda viu foram muitos moradores manifestando frustração e cobrando respostas mais rápidas do governo.

Dezenas de milhares de pessoas continuam evacuadas de casas e empresas em um raio de 20 quilômetros ao redor da usina. Autoridades tem o plano de limpar cerca de 110.000 casas, bem como ruas e edifícios públicos. Nesta terça-feira equipes usaram máscaras e mangueiras de alta pressão para lavar as casas no bairro Onami, onde foram detectados altos níveis de radiação.

A equipe de limpeza também pretende remover árvores, plantas e uma camada do solo, na tentativa de reduzir os níveis de radiação para 1,0 microsievrt por hora.

Yoshihru Suda, um dos primeiros a ter sua casa limpa, disse que desejava que a iniciativa de limpeza fosse feito mais cedo. “ Eu acho que é tarde demais” – disse Suda.

O acidente na usina de Fukushima tem desencorajado os consumidores a comprar produtos agrícolas de Fukushima e regiões vizinhas, desde então a região vem lutando para reestabelecer a confiança em seus produtos.

Fonte: Japan Today

 

Alexandre CostaAlexandre Costa
Amante da fotografia, blogueiro e escrevo matérias para o portalnippon.com.
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador