Cuba alerta golpe no Brasil à ONU

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Foi a pedido do presidente interino Michel Temer que José Serra, o novo ministro de Relações Exteriores, criticou oficialmente as manifestações públicas de cinco países latino-americanos e do secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Ernesto Samper. Em resposta, a diplomacia cubana iniciou uma campanha nos órgãos internacionais contra o governo de Temer.
 
A campanha liderada pela missão de Cuba ocorreu por email enviado às Nações Unidas, no dia 15 de maio, após as manifestações de Serra. Além da ONU, a mensagem também foi mandada para cerca de 10 organismos internacionais, alertando para o golpe no Brasil.
 
O governo cubano descreve o conteúdo do email como “Sobre o golpe do estado parlamentário e judicial no Brasil”. Os diplomatas de diversos países que receberam a mensagem tomaram conhecimento de Temer ter “usurpado o poder” apoiado pela “grande imprensa reacionária e o imperialismo”. “Dilma, Lula, o PT e o povo do Brasil contam e contarão sempre com toda a solidariedade de Cuba”, ainda escreve a nota.
 
No email, Cuba denuncia as “manobras” da “oligarquia” e a contraofensiva reacionária”. 
 
O email foi uma resposta às notas oficiais publicadas por Serra repudiando as declaração dos países vizinhos que denunciaram o processo de golpe no Brasil. Além da Unasul, Serra criticou as posições dos governos de Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador e Nicarágua. Ainda na sexta-feira, o presidente da Venezuela Nicolás Maduro anunciou que solicitou o retorno a Caracas do embaixador venezuelano no Brasil, Alberto Castellar, depois do afastamento de Dilma Rousseff.
 
De acordo com apuração do Estado de S. Paulo, quatro funcionários do alto escalão da ONU que receberam o email admitiram que nunca tinham recebido uma mensagem do governo cubano.  
 
O email foi enviado para dirigentes da Organização Internacional do Trabalho, Organização Mundial do COmércio, Comitê Internacional da Cruz Vermelha, ONU, Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Organização Mundial da Saúde, União Internacional de Telecomunicação, UNAids, Programa da ONU para o Desenvolvimento, Programa da ONU para o Meio Ambiente, Secretaria da Convenção sobre Mudanças Climáticas, Organização da Conferência Islâmica, e diplomatas de diversos países.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cuba deveria mandar um email

    Cuba deveria mandar um email para o Cristóvam Buarque e o Romário, mas tem que ser desenhado, senão…

    Obama também poderia receber este email (para ele não precisa desenhar, ele entenderá). Fiz questão de não colocar o Obama na mesma frase onde citei o Buarque e o Romário, é por respeito aos chefes de estado. 

  2. Comentário.

    Balela. Muitas redes de jornais, revistas, televisão, internet… mancomunados com o criptolulopetismo, não querem saber dos comentários inteligentes e perspicazes do Nêumane Pinto e se unem para passar a imagem do Brasil como um país em que o presidente é informante dos EUA; que a maioria dos Ministros possui ficha por limpar… dentre outras mentiras…

    O Serra está no Ministério em que ele se mostra capaz.

    1. se china e russiA não

      se china e russiA não rexonhecerem mesmo o governo temerário

      como diz essa notícia,  será um duro golpe para os golpistas,

      pois ambos os países~são responsáveis por expresivos

      números do setor de exportação brasileiro…

      no entanto, não sei se a falta de reconhecimento leva  a esta consequencia….

      a ver…

      1. A noticia é evidentemente

        A noticia é evidentemente falsa. O não reconhecimento é um ato formal, que implica no fechamento das Embaixadas.

    2. Nada a ver. Reconhecem

      Nada a ver. Reconhecem perfeitamente o governo sanguinario de Bachar al Assad na Siria, ditador e filho de ditador.

      O não RECONHECIMENTO ´e um ato formal entre chancelarias,  não ocorreu e nem teria sentido algum, China e Russi não podem dar lições de democracia e muito menos Cuba. Se não tivessem reconhecido já teriam retirado seus Embaixadores

      e pedido a saida dos Embaixadores do Brasil.

      1. sim

        E os EUA são melhores amigos dos terríveis comunas chineses.

        Apoiam as ditaduras do golfo, mas só se essas ditaduras ficarem do lado deles, caso contrário, é uma ditadura.

        Aliás, apóiam qualquer ditadura, desde que amiga dos EUA.

        “Sim, ele era um filho da puta, mas era NOSSO filho da puta”.

        1. No golfo não há ditaduras, há

          No golfo não há ditaduras, há monarquias absolutistas mas  qualquer um pode entrar e sair dos emirados.

          O bordão “”é o nosso f..d..p…é dos anos 30, se referia a Anastacio Somoza,  portanto já se passaram 80 anos, o mundo era outro e mudou muito desde então.

          Os EUA, como qualquer outro Pais, reconhece governos por interesse geopolitico e não por afinidade ideologica.

  3. Vamos combinar assim; Cuba

    Vamos combinar assim; Cuba permite a formação livre de partidos, liberta os presos politicos, abre eleições gerai e depois alerta aos organismos internacionais sobre supostos golpes em outros paises. Mas ainda que não queira fazer nada disso, o que só demonstra sua hipocrisia, poderia ter evitado a bobagem sobre imperialismo e oligarquias.

     

    1. Por outro lado aqui na res

      Por outro lado aqui na res publica das bananas há livre formação de partidos, não há presos políticos, a não ser os do “mensalão” e da Lava Jato, as eleições são livres e ainda assim se recorre ao golpe para tomar o poder de quem obteve nas urnas um mandato legítimo.

      É realmente uma oligarquia imperialista!

      1. Meu caro, a presidente foi

        Meu caro, a presidente foi afastada por 180 dias, agora segue o julgamento. Se absolvida ou esse prazo vença, Dilma volta ao comando.  É um processo acompanhado pelo STF que foi provocado para o mesmo pela base do governo e pelo próprio governo, até porque as diferentes ações do então AGU permitiram uma avaliação de perto da maioria das alegações da defesa em especial as de cunho politico.

        Sobre os politicos, menbros de partido e empresarios presos na lava jato serem prisioneiros politicos depois de um extenso processo de investigação e julgamento só pode ser piada. Sobre o mensalão então…só rindo mesmo.

        E o mais incrivel é que o presidente interino é o vice presidente que fez chapa com dilma na eleição e na reeleição.

        No fim das contas a coisa para a turminha militante funciona assim: o que fazem de ilicito deve ser perdoado por ter um fim nobre. Qualquer acusação, denuncia, julgamento e condenação é coisa da oposição e da como é mesmo, elite.

        Fica dificil discutir qualquer assunto assim.

         

  4. A Lei da Ficha Limpa (Lei

    A Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº. 135 de 2010) foi aprovada na Câmara dos Deputados no dia 5 de maio de 2010 e também foi aprovada no Senado Federal no dia 19 de maio de 2010 por votação unânime.

    Esta lei proíbe que políticos condenados em decisões colegiadas de segunda instância – mesmo sem trânsito em julgado – possam se candidatar e determina inclusive a perda do mandato, conforme Art. 22, XIV (clique aqui e confira).

    Ela também tem aplicação imediata ao impedir que qualquer servidor público condenado, como é o caso de Michel Temer, possa ser nomeado para cargo comissionado, assim como para cargo temporário ou função comissionada na administração direta, autárquica e fundacional.

    O Senado Federal em 13 de agosto de 2013 aprovou em plenário, em votação simbólica, Projeto de Resolução do Senado (PRS) 5/2012, que determina a aplicação dos critérios de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa para o preenchimento de cargos comissionados na Casa. Assim, para que sejam contratadas nos gabinetes dos senadores, nas lideranças partidárias e na Mesa da Casa, as pessoas deverão ter “ficha limpa”. Confira no vídeo abaixo:

  5. Rússia aponta dedo de Obama no golpe brasileiro

    http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/232527/R%C3%BAssia-aponta-dedo-de-Obama-no-golpe-brasileiro.htm

     

    Da Agência Sputinik – “Um dos problemas mais importantes das relações internacionais contemporâneas é a tendência do Ocidente de manter a tudo o custo o domínio nos assuntos globais e regionais. A América Latina e o Caribe não são exceção. Notamos uma intensificação da política externa dos EUA nesta região, que vai até tentativas de interferir nos assuntos internos de alguns Estados”, disse o vice-ministro Sergei Ryabkov.

    “As relações internacionais são um mecanismo muito complexo para que possam ser controladas por um centro único. A Rússia apoia que a América Latina ganhe mais independência no âmbito destas tentativas do Ocidente. Moscou gostaria que a região tornasse um dos pilares do mundo multipolar”, continuou Ryabkov.

    De acordo com o diplomata, a Rússia está interessada em desenvolver as relações com os líderes de todos os países latino-americanos, independentemente da sua liderança ou política externa escolhida.

    “A decisão sobre a linha política externa é um direito soberano e o dever de qualquer Estado. Estamos abertos à cooperação com todos os governos legítimos dos países interessados”, acrescentou Ryabkov. 

    Segundo analistas, a cota-parte dos EUA no comércio com os países latino-americanos diminui de forma lenta, gradual e permanente. Países como a China, a Índia, a Rússia, bem como a Turquia e o Irã, tentam ocupar o lugar dos americanos. 

    Por isso, os EUA tentam fazer algo para preservar as suas posições em países da América Latina. Embora, na opinião do especialista, o Brasil conseguirá ultrapassar este período de instabilidade porque tem aspirações de grande potência, é um país muito grande para se tornar vítima dos planos norte-americanos.

    Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160516/4610121/eua-america-latina.html#ixzz48qbNicE3

  6. Alerta cubano

    Se eu fosse Raul Castro chamaria, imediatamente, os médicos cubanos de volta à Ilha. Aqui, no Brasil, correm sérios riscos de vida com este bando que assaltou o poder. Alguém precisa alertar a Embaixada de Cuba em Brasília.

    1. A que ponto chega o desespero

      A que ponto chega o desespero do “quanto pior melhor”… O cara quer deixar milhares de pessoas sem atendimento médico só pra pressionar o novo governo.

  7. Para os que seguem a direita,

    Para os que seguem a direita, e extrema-direita, analisando a matéria apenas para achincalhar Cuba, pediria que fosse mais crítico e analisasse também todas as matérias de todas as partes do mundo, incluindo Europa, Estados Unidos, Ásia, etc.

    Governos ou pessoas que se levantam contra essa corja de ladrões do poder são governos e pessoas que pensam, que tem massa cinzenta dentro da calota craniana. Simples assim.

  8. Tudo bem que a democracia no
    Tudo bem que a democracia no Brasil tem um longo caminho a percorrer, mas Cuba criticando o ambiente político no Brasil soa tão coerente quanto a Arábia Saudita criticando a liberdade religiosa, a Rússia criticando a discriminação de homossexuais ou a Índia criticando a misoginia.

    Um país que só teve dos presidentes nos últimos cinquenta anos (sendo que o atual é irmão do antigo), só possuí um partido político e que nega ao povo direitos básicos como liberdade de expressão e associação.

    Nada contra se você é socialista e detesta o governo interino, mas não seja incoerente: fosse você cubano, poderia você criticar o governo Castro na internet, fazer protesto, reunir seus amigos como você faz (com todo direito) contra o governo Temer?

    Quando muito, essa manifestação AUMENTOU a credibilidade do governo interino.

    1. Nunca ouviu falar de Yoani

      Nunca ouviu falar de Yoani Sanchez ??? Que entra e sai da ilha a hora que quiser para falar mal do governo e do regime ?

  9.  
     
    A pequena Cuba, corajosa

     

     

    A pequena Cuba, corajosa como sempre. Mas ela não está sozinha. Até a imprensa conservadora dos EUA e da Europa reconhece que o que houve por aqui foi um golpe perpetrado por corruptos.

  10. Agora vai ficar mais

    Agora vai ficar mais emocionante e a história será outra,Rússia e Cuba “entraram”nisso e

    NÃO É PARA BRINCAR,só sinto falta de DENUNCIAREM A GLOBO,a verdadeira incentivadora e

    grande instrumento de COAÇÃO DA DEMOCRACIA E PESSOAS,vai sobrar pra Olimpíadas,ANOTEM!!!

    1.  
      Tens toda razão meu caro.

       

      Tens toda razão meu caro. Cuba deve aproveitar a generosidade do Obama para adotar toda a espertise norteamericana na oferta de liberdade plena oferecida ao povo, sobretudo aos PPeP, aliás, como voltaremos a fazer com o nosso povo, acabando com essa merda assistencialista, que impede o homem de viver livre, dormir na rua, sem necessidade de pagar imposto etc.

      Finalmente os cubanos terão a oportunidade de matricular seus filhos numa privada cujas mensalidades lhe custarão os olhos da cara.Podendo se livrar da obrigação de estudar em Escola gratuita. Poderão desfrutar de um maravilhoso Plano de Saúde privado. Nada como uma escola privada democrática  de um hospital particular e de uma medicina privada, cara e elitizada sem pobre atrapalhando e tolhendo a liberdade de nós outros, os vencedores.

      Cuba, como bem disse o amigo, se aceitar as liberdades que a democracia norteamericana está a oferecer sem lhe bombardear hospitais, escolas e bairros inteiros como teve que fazer, para levar a democracia ao Iraque, Afeganistão e à Líbia. Neste último o serviço democratizante foi tão completo que a Líbia deixou de existir.

      Ia esquecendo da Síria que o americano por pouco não livrou seu povo da tirania do Assad. Isso por conta da interferência do Putim, que em dos meses fez um estrago nas forças que, coligadas aos terroristas fanáticos recebuam apoio ocidental com muito armamento, e contando com o apoio da democracia mais avançada do Oriente, a Arabia Saudita maravilhosos amigos do tio San, pois vieram os russos e em dois meses varreram os amigos dos gringos, livrando o Assad do mesmo destino dos Sadan e Kadaf. Vale lembrar, que todos os que ora os gringos acusam de ditadores e tiranos a serem assassinados foram crias dos próprios FdP . Portanto, os tucanos fhc e zé serra que fiquem de orelha em pé, cuidado com as USA, quando sugarem tudo, atiram o bagaço no lixo. Aliás, nisso estão corretíssimis. Quin-coluna merece chumbo.

      Orlando

  11. coxinhas

    Temos comentaristas coxinhas muito bem articulados. Já é alguma coisa, não? Em plena consolidação da republiqueta temos os seus defensores. Como nos mandam ir para Cuba, por que não vão todos lá para a matriz?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador