Donald Rumsfeld critica política externa de Obama em relação ao Afeganistão

Do O Globo

Donald Rumsfeld: ‘Um macaco treinado’ faria acordo que Obama não fez com Afeganistão
 
Ex-secretário da Defesa dos EUA critica o tratamento ‘abusivo e desagradável’ do atual governo americano com o país
 
Rumsfeld diz que má condução das relações influenciou presidente afegão a apoiar anexação da Crimeia pela Rússia

O ex-secretário da Defesa dos Estados Unidos Donald Rumsfeld criticou a condução da política externa de Barack Obama em relação ao Afeganistão. Para ele, um “macaco treinado” lidaria melhor com o presidente afegão, Hamid Karzai, do que Obama e sua equipe. Rumsfeld, que era secretário da Defesa de George W. Bush quando os EUA invadiram o Afeganistão, acredita que Obama não tem sido cordial o suficiente com Karzai.

— O atual governo trata o presidente Karzai repetida e publicamente de forma abusiva e desagradável — disse ele em entrevista à TV americana Fox, na noite desta segunda-feira.

Quando perguntado sobre a demora do governo Obama em conseguir de Karzai a assinatura de um Acordo de Status das Forças (SOFA, em inglês), através do qual seria detalhada a atuação das forças militares americanas no Afeganistão após a retirada das tropas do país, no fim deste ano, Rumsfeld zombou da ideia de que havia sido difícil a negociação:

— Um macaco treinado pode obter um Acordo de Status das Forças. Não é preciso ser um gênio.

Karzai adiou o pacto que define os termos legais da continuidade da presença militar dos Estados Unidos no país para depois das eleições presidenciais do próximo mês. No fim do ano passado, após a aprovação do documento pelo conselho dos anciãos do Afeganistão, a Loya Jirga, o presidente deu a entender que deixará o assunto para o sucessor.

— Eu admito que esses são trabalhos difíceis, sendo presidente ou secretário de Estado. Mas, pelo amor de Deus, eles têm desprezado Karzai publicamente mais e mais e mais – disse Rumsfeld.

Sobre o inesperado apoio de Karzai à anexação da península da Crimeia pela Rússia, Rumsfeld considerou compreensível. Ele acredita que o líder afegão ficou com “a sensação de que tem que se defender” contra o governo dos Estados Unidos no momento da retirada das tropas do território. O apoio à invasão russa em um terceiro país seria uma dessas formas de defesa.

— Eu, pessoalmente, simpatizo com ele — disse Rumsfeld.

Nesta segunda-feira, o gabinete de Karzai, ao anunciar o apoio à Rússia, citou o “livre arbítrio do povo da Crimeia” e disse “respeitar a decisão tomada pelo povo da Crimeia por meio de um recente referendo que considera a Crimeia parte da Federação Russa”.

O ex-secretário da Defesa refutou, no entanto, que o apoio do Afeganistão à Rússia tenha sido um “um soco no olho”, como perguntado a ele, nos americanos que lutaram e morreram no Afeganistão para manter este país seguro. Karzai, segundo Rumsfeld, pode ter mostrado “a sua raiva extrema” a Washington, mas também transmitiu ao povo americano seus “melhores desejos e gratidão”.

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que ele quis dizer que o

    Será que ele quis dizer que o Obama é um macaco que não foi treinado? Se fosse aqui no Brasil estaria sujeito a prisão sem direito a fiança. Ou estarei enganado?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador