EUA ataca Síria traiçoeiramente com mísseis Tomahawk

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Instante em que se inicia o ataque americano contra a Síria, a partir de um vaso de guerra no Mediterrâneo

do Vermelho

EUA ataca Síria traiçoeiramente com mísseis Tomahawk

Na noite desta quinta-feira (6), o presidente estadunidense Donald Trump declarou, em Washington, que havia ordenado um ataque militar contra o exército sírio, violando acordos, convenções e conversações realizados nos últimos meses em relação à Síria.

Como em diversas outras ocasiões na História, a administração americana usou de um pretexto torpe para dar início a um ataque militar, desta vez contra a Síria, país que está sendo devastado por terroristas há sete anos. O pretexto foi o suposto ataque sírio com armas químicas na região de Idlib na terça-feira. Algo negado de forma categórica pelo governo local.

O ataque foi realizado contra a base aérea síria de Homs, com cinco dezenas de mísseis Tomahawk. O governo da Rússia já havia advertido que o ataque com armas químicas provavelmente era obra de terroristas do grupo Estado Islâmico, que desde março de 2011 fustiga o país. O grupo, como já foi provado por organizações internacionais, é financiado e armado por potências locais, como a ditadura da Arábia Saudita e a do Catar. Países ocidentais, como os Estados Unidos, também apoiam com armas e munição os grupos terroristas.
No pronunciamento, Trump disse ter ordenado o ataque e que, apesar de não haver prova alguma de que o governo sírio tenha utilizado armas químicas, “não pode haver dúvida de que a Síria usou armas químicas proibidas, violou suas obrigações sob a convenção de armas químicas e ignorou os alertas do Conselho de Segurança da ONU.”

O alvo, a base aérea de Shayrat, na província de Homs, foi escolhido pelos Estados Unidos porque é a sede de uma das maiores instalações militares do país, com o pretexto de que “de lá teria partido o suposto bombardeio com armas químicas”.

O ataque representa uma ruptura significativa com a postura da daministração anterior, que relutava em entrar, de fato, militarmente na guerra síria, ao mesmo tempo que desvia o foco da campanha militar contra o Estado Islâmico.

A Rússia vai exigir a convocação de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para discutir o ataque balístico dos EUA, disse na madrugada desta sexta-feira o chefe do Conselho da Federação Russa, Victor Ózerov, à agência Sputnik.

O governador da província síria de Homs, Talal Barazi, disse que a base aérea que foi alvo dos mísseis americanos era usada para apoiar as operações do exército sírio contra o Estado Islâmico. Segundo ele, que este passo só ajudou os terroristas.

“A liderança síria e a política síria não vai mudar. Este golpe não foi o primeiro e, penso eu, não será o último”, disse ele em uma entrevista por telefone para a televisão nacional síria.

 

Do Portal Vermelho, com agências

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 59 mísseis dos EUA

    59 mísseis dos EUA disparados.

    23 no alvo.

    Nenhum dano relevante.

    Agora queremos ver como os EUA ficarão após um ataque com mísseis russos.

     

    1. Complexo industrial militar

      Esqueceu um dado muito importante

      59 misseis BGM-109 Tomahawk cada um custa aproximadamente  U$800mil (800 mil dolares) x 59 =U$47.200,000,00 (47 milhoes )só nos misseis

    2. OS Russos vão meter o rabo no

      OS Russos vão meter o rabo no meio das pernas.

      Perderam a parceria econômica do Brasil e nada fizeram para condenar ou sequer evitar o golpe.

      Os IRCS vão mal. China e Rússia não se mostraram confiáveis… a  China inclusive está se aproveitando do governo Temer para pilhar o Brasil também.

  2. ja esperava

    Depois da massiva divulgaçao de crianças intoxicadas na SIria pensei que seria o pretexto de um ataque da OTAN , ja que o estado islamico com sua frota de Toyotas compradas na californai e seu arsenal 100 porcento americno foi praticamente dizimado na Siria .

  3. Não são necessários mísseis russos para os EUA se ajoelhar

    Panelas de pressão são suficientes.

    Com esse ataque, o Trump, que tem a metade do cérebro do Kennedy e o triplo da musculatura do George Bush Jr., abriu precedente para que o Estado Islâmico aterrorize ainda mais o Oriente Médio. Sabendo que todas as suas violências serão creditadas ao governo sírio, eles vão aterrorizar ainda mais a população.

    Como dizem os Ciganos, onde há cigano, raposa não come galinha.

    Que presidente Burrão

  4. “Trump disse ter ordenado o

    “Trump disse ter ordenado o ataque e que, apesar de não haver prova alguma de que o governo sírio tenha utilizado armas químicas, “”não pode haver dúvida de que a Síria usou armas químicas proibidas.””

    Aqui, n”Essa Porra”, argumento semelhante foi utilizado no julgamento de Zé Dirceu: Não há provas mas a literatura jurídica me permite condenar…E agora no tribunal de exceção de CUritiba, falta provas para condenar LULA, mas sobra convicções.

    E, dessa maneira, a extrema direita global caminha levando consigo o mundo ao caos premeditado.

  5. E, antes de tudo e depois de

    E, antes de tudo e depois de mais nada: A Coréia do Norte ainda não foi arrasada porque a Águia sabe que essa vitória pode lhe custar a liderança mundia militar e econômica na manhã seguinte, se houver amanhã seguinte.

  6. Trump e o patriotismo genocida americano

    Violência gera Violência.

    Trump precisa criar um inimigo externo, pois internamente está sofrendo derrotas políticas.

  7. “Não temos provas, mas temos

    “Não temos provas, mas temos convicção”. Ou, “não temos prova, mas temos fé”. E não é que o Trump adota o discurso esfarrapado dos procuradores da patocracia brasileira?  Mais uma vez, o mundo se curva ante o Brasil!

    E é gente desse naipe que se julga “superior” a nosotros, cucarachos… Com tanta burrice, os pretensos “donos do mundo” nunca vão chegar à antiga Praça Vermelha, em Moscou. Quanto mais sofisticado o equipamento, mais burro o operador. Os burraldos acabarão perdendo a guerra, escorraçados pela inteligência superior de seus equipamentos.

     

  8. A primeira reação importante

    A primeira reação importante do ataque a Siria foi a valorização da empresa que produz os mísseis utilizados. Curiosamente, esta valorização não levou em conta o fato de dezenas de mísseis terem sido facilmente destruídos (o que deveria desvalorizar o produto da empresa e, por via de consequencia, suas ações no mercado).

  9. Prá que provas, investigacão

    Prá que provas, investigacão ou algo semelhante. O mais “engracado” é que até agora a mídia nativa escrachava o Trump, mas agora, segundo a mesma “mídia” ,  ela aplaude. Dá prá entender perfeitamente. Outro Iraque da vida e vamos que vamos, manipulando ou melhor, fazendo e conseguindo obter êxito na lavagem cerebral nos seres humanos deste planeta.     

  10. – “Ah, mas os filmes

    – “Ah, mas os filmes ‘americanos’ são tão legaizinhos… E a música? Quem não gosta do Michael Jackson? Quem não gostaria e ir à Disney? Quem resiste a um hambúrguer cheio de festa colorida dentro? Isso sem falar no que eles oferecem à humanidade em tecnologia… cobram caro, é verdade, mas vale a pena, hein? Quem faria software como a Microsoft ou a Apple, tão ‘amigável ao usuário’? Tem o Linux, claro, mas, como os hambúrgueres, é barato e não tem festa colorida embutida. Quem gosta do que é barato, né? Barato é prá pobre…

    Outro dia veio morar no meu bairro um ‘americano’, o Mr. Samuel. Sim, uma ‘americano’ legítimo! Gentilíssimo, disse que veio trabalhar numa firma ‘americana’ e que sua família não quis vir porque ficou com medo de beber a água que nós bebemos. Rimos muito e, simpáticos, confirmamos que nossa água é tão suja que, como ele, compramos água em garrafões. Pagamos caro mas afinal quem gosta do que é barato? Só pobre, né? Ele riu junto e contou que é acionista da Sabesp, comprou as ações na bolsa de valores de ‘New York’, o que prova que ele gosta de nosso país. Contamos que achamos o brasileiro um povo estúpido, ignorante, no que Mr. Samuel, sempre simpático, concordou imediatamente. Ficou de nos ajudar com sua imensa experiência em administração de ‘business’ a organizar nossa sociedade de amigos de bairro. Estranho… sociedades de amigos de bairro são business ou organização política? ‘Business’, nos respondeu protamente, ‘everything is business.’ e completou, rindo, ‘Nothing personal, just business. Como são espirituosos esses ‘americanos’, né?”

  11. “Trump”, bah… Como se

    “Trump”, bah… Como se dependesse de quem é eleito presidente dos EUA para esse país cometer atrocidades contra outros…

    Ok, esse é um pouquinho pior já que é, antes de político, um empresário. (A propósito, Doria também é mais empresário que político, né?) Mas seja quem for que se eleger para o cargo, se não se alinhar com a iniciativa privada que ganha com ataques bélicos, com terrorismo mesmo, não se mantém, e não apenas no poder mas não se mantém vivo, ganha bala na cabeça. Essa turma gosta de arma, violência, tiro… terror.

  12. Prêmio Nobel da Paz
    Sumidos estão os militantes de Trump aqui no blog ! Um deles inclusive sugeriu o Prêmio Nobel da Paz para Trump, que, ao contrário de seus antecessores, iria “pacificar” o mundo !! Trump tinha que mostrar força porque em campanha acusou Obama de fracote e porque sua política interna está estagnada e coleciona uma derrotaatrás da outra. 

     

     

  13. Comentário.

    Como são as notícias.

    O El País parece alinhado com a decisão de Trump em bombardear a Síria.

    Mas é curioso que o El País tenha mostrado que Republicanos e Democratas tenham se mostrado favoráveis ao ato de Trump (http://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/07/internacional/1491535228_994250.html).

    Não há unanimidade entre Democratas.

    Para começar, o ato de Trump pode ser um ato inconstitucional, mas é certo que não houve um aval do Congresso.

    A trampa foi usar como “argumento” decisão do Congresso de 2001, relativa àquela coisa toda que nem é necessário repetir.

    Além disso, há vozes dissonantes dentro do próprio Partido Democrata. Exemplos? Barbara Lee, Tim Kaine.

    Não mais, o ataque com armas químicas teria ocorrido pelo Estado Islâmico. Sobre isso, ainda não tenho muitos dados, mas os Estados Unidos chegaram a identificar que o Estado Islâmico produziu gás mostarda e não “gás dos nervos” (sarin?), que seria o produto utilizado.

     

  14. O destinatário dos tomahawks não era na cloaca do Sérgio Moro?

    Se vazamentos sabotam a Lavabosta…

    Quando o Roedor de Curitiba vazou os telefonemas do Lula, ele sabotou a LavaJato?

    Quando as delações vazam, elas não sabotam a Lavajato?

    Põe um supusitório de missil tomahawk na cloaca desse juiz e aciona remotamente o detonador.

    https://jornalggn.com.br/noticia/lava-jato-atira-em-blogueiro-para-acertar-lula?page=1

     

    Erraram o alvo! PQP!

  15. Putin deve estar se
    Putin deve estar se penitenciando agora por ter dado aquela ajuda providencial para que mr Trump derrotasse ms Clinton.
    Eu avisei e ele não me ouviu. Na presidência Trump não será nada do que diz que será, vai ser algo totalmente diferente. Terá de se curvar ao princípio da realidade.
    Trump deve estar pensando no que lhe disse Obama no primeiro encontro depois das eleições.

  16. Sandice

    Ataque com armas químicas? Não era a posse de armas de destruição em massa?  Ou o incidente no golfo de Tonkin? Credo, eu nem consigo acompanhar mais a imaginação americana. Mas se o Tio San dice, tem gente que jura ser verdade.

  17. ARTIGO PUBLICADO PELO JORNAL

    ARTIGO PUBLICADO PELO JORNAL INGLES DAILY MAIL EM 2013 QUE FOI APAGADO HOJE
    PURA “”COINCIDENCIA””
    http://web.archive.org/web/20130130091742/http://www.dailymail.co.uk/news/article-2270219/U-S-planned-launch-chemical-weapon-attack-Syria-blame-Assad.html

    PROCURE VOCE MESMO, FUCE NO GOOGLE POR ‘US Backed Plan for Chemical Weapon Attack in Syria to Be Blamed on Assad’ QUE ERA O NOME DO ARTIGO, QUE JÁ NÃO ESTÁ MAIS NO SITE DO JORNAL

    SITES QUE NOTICIARAM ISSO AQUI NO BRASIL: BRASIL247, SPUTNIK NEWS

    AJUDE A ESPALHAR

  18. Saudades de Bush
    Pronto. Já estamos com saudades do Bush e sua armas de destruiçao em massa. O erro é que não estavam no Iraque, mas sim na Siria. Isso explica tudo. Trump só se afobou um pouco e acabou com as provas ao bombardear antes de poder mostrar à toda humanidade o quanto estava certo. Mas isso foi logo compensado com o apoio de suas colonias europeias, que confirmaram que o gaz era dos Sirios, e nao dos rebeldes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador