EUA: Departamento de Justiça autoriza inquérito sobre ‘fraudes eleitorais’; tensão aumenta

William Barr, secretário de Justiça, tomou a decisão e esta causou estranheza dentro de seu próprio departamento.

Jornal GGN – Donald Trump vai usar todas as armas em mãos para dificultar a transição, mesmo com a vitória de Joe Biden confirmada já há quatro dias. O problema só faz crescer a tensão no país. Agora, o Departamento de Justiça dos EUA autorizou inquéritos federais para apurar as tais ‘fraudes eleitorais’ propaladas por Trump, mas sem quaisquer provas de terem acontecido.

William Barr, secretário de Justiça, tomou a decisão e esta causou estranheza dentro de seu próprio departamento. O diretor responsável por crimes eleitorais, Richard Pulge, pediu demissão e mandou e-mail aos colegas afirmando que a conduta do secretário ‘revoga uma política de não interferência de 49 anos para investigações de fraudes eleitorais’, que são, num primeiro momento, apuradas pelos tribunais estaduais.

O partido republicano mostra-se dividido. A alta cúpula do Congresso apoia Trump e sua busca por permanecer no cargo via justiça. Enquanto isso, quatro ex-secretários de Segurança Nacional dos governos George W. Bush e Barack Obama assinaram um comunicado dizendo que as eleições foram justas e que Trump não pode impedir a transição com seus questionamentos.

Ex-funcionários do Departamento de Justiça se manifestaram dizendo que quem resolve a eleição é o povo e não o secretário de Justiça. “O povo americano falou claramente, e agora o país precisa se mover em direção a uma transição pacífica de poder.”

Mesmo os advogados de Trump manifestam preocupações sobre os riscos do comportamento de Trump, segundo o New York Times.

A intenção de Trump fica ainda mais evidente quando se olha para o lado dos resultados na Câmara e no Senado. Ali os republicanos tiveram ganhos e não questionam os resultados, mas questionam a vitória de Biden para a Presidência.

Com informações do The Guardian.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. e o Bozó quer voltar implantar no Brasil o sistema de votaçao e apuraçao manual pra milicia controlar como ja controla o gás, a tv a cabo, o transporte…

  2. Frente à gravidade do que está acontecendo atropeladamente, não é plausível que as instituições americanas não deixem claro pra esse lunático que estará apostando muito alto contra as instituições do país e poderá pagar caro, muito caro por isso.
    Para um sujeito acostumado à trampas, falências e não sofrer de fato com as consequências do que faz e tem feito como filhinho de papai rico, é bom que saiba.
    Ou haverá a desmoralização de um país central ao mundo, que pode virar uma bagunça
    Maior do que já está!
    E, se continuar, que sofra as consequências.
    Proporcionais à gravidade de suas irresponsáveis ações.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador