Fundador do Wikileaks disputa vaga ao Senado australiano

 

Jornal GGN – O fundador do Wikileaks, o australiano Julian Assange, lançou oficialmente, nesta quinta-feira (25), seu partido, o Wikileaks Party, e sua candidatura ao Senado australiano. As eleições estão previstas para 14 de setembro.

Pelo Skype, Assange disse aos jornalistas que o partido atuaria como um observador independente do governo federal, garantindo que o Senado aja de forma independente ao governante atual. O lema do partido é “Manter os bastardos honestos”, em referência aos políticos australianos.

Assange está refugiado há mais de um ano na embaixada equatoriana em Londres para tentar evitar sua extradição à Suécia, onde poderia enfrentar um processo por supostos crimes sexuais. Caso seja impedido de assumir a cadeira de senador, o escritor Leslie Cannold assumirá suas funções legislativas. Segundo as leis do país, se um posto no Senado fica vago, a cadeira pode ser ocupada por outro membro do mesmo partido, a não ser que a Aâmara Baixa se oponha.

Formado por acadêmicos, jornalistas e defensores dos Direitos Humanos, o Partido Wikileaks apresentou outros seis candidatos, além de Assange.

Na manhã desta quinta-feira (25) o site do partido ficou fora do ar pouco depois do anúncio. De acordo com o o perfil oficial do partido no Twitter oficial, o site vem sendo alvo de ataques. 

Com agências internacionais

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador