Guerra do Vietnã: tribunal francês ouvirá caso histórico do Agente Laranja

O desfolhante altamente tóxico foi pulverizado pelas forças dos EUA para destruir as selvas e descobrir os esconderijos do inimigo de 1962 a 1971.

O agente laranja foi pulverizado pelas forças dos EUA para destruir as selvas e descobrir os esconderijos do inimigo

Da BBC News

Guerra do Vietnã: tribunal francês ouvirá caso histórico do Agente Laranja

Um tribunal francês deve ouvir um caso histórico contra mais de uma dúzia de empresas que forneceram aos Estados Unidos o notório Agente Laranja durante a Guerra do Vietnã.

O caso foi apresentado por Tran To Nga, uma mulher franco-vietnamita de 78 anos que cobriu o conflito como jornalista.

Ela acusa as empresas químicas de causar danos a ela e aos filhos.

É a primeira vez que vítimas civis do Agente Laranja têm seus casos ouvidos no tribunal.

O desfolhante altamente tóxico foi pulverizado pelas forças dos EUA para destruir as selvas e descobrir os esconderijos do inimigo de 1962 a 1971.

Ele continha dioxina, um dos produtos químicos mais tóxicos conhecidos pelos humanos, e foi relacionado ao aumento das taxas de câncer e defeitos congênitos.

O Vietnã diz que vários milhões de pessoas foram afetadas pelo agente laranja, incluindo 150.000 crianças nascidas com defeitos congênitos graves.

O que diz o processo?

A Sra. Nga entrou com a ação em 2014 contra 14 empresas que fabricaram ou venderam o produto químico tóxico. O caso será ouvido em um tribunal perto de Paris, e as empresas nomeadas incluem Monsanto e Dow Chemical.

A Sra. Nga pede indenização em reconhecimento dos problemas de saúde que ela mesma, seus filhos e muitos outros sofreram como resultado do uso do produto químico.

Ela também busca o reconhecimento dos danos que o Agente Laranja causou ao meio ambiente. A substância destruiu plantas, envenenou animais e poluiu o solo e os rios do Vietnã.

“Não estou lutando por mim, mas por meus filhos e milhões de vítimas”, disse Nga antes da audiência. A ex-jornalista sofreu vários problemas de saúde, incluindo câncer e diabetes.

Uma de suas filhas também morreu de malformação no coração.

“O reconhecimento das vítimas civis vietnamitas constituiria um precedente legal”, disse uma especialista em direito internacional, Valérie Cabanes, à agência de notícias AFP.

Os EUA compensam seus veteranos expostos ao desfolhante, mas não compensam os cidadãos vietnamitas.

As empresas citadas, por sua vez, insistem que foram os militares dos EUA que projetaram e fabricaram o agente laranja e afirmam que não podem ser responsabilizados por como ele foi usado durante o conflito.

Mas os advogados de Nga devem argumentar que as empresas enganaram o governo dos Estados Unidos sobre o quão tóxica a substância era. A Sra. Cabanes descreveu a toxicidade do Agente Laranja como “absolutamente fenomenal”.

Estima-se que mais de 80 milhões de litros de agente laranja foram pulverizados pelas forças dos EUA no Vietnã.

A partir da década de 1960, os médicos do país começaram a notar um aumento acentuado nos defeitos congênitos, câncer e outras doenças associadas à exposição ao produto químico.

Os EUA acabaram com o uso de desfolhantes químicos na guerra em 1971 e se retiraram do Vietnã em 1975.

Porém, décadas após o fim do conflito, especialistas médicos dizem que milhares de crianças no Vietnã ainda são diagnosticadas com malformações congênitas todos os anos.

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pois é. Quando o assunto é vociferar impropérios contra os “Grandes Criminosos da História”, sobra chumbo contra Hitler, Stálin, Mao, Pol Pot.
    Um alucinado que costuma frequentar as páginas do GGN incluiria Getúlio Vargas nessa pequena listinha.
    E nenhuma palavra a respeito de presidentes americanos, primeiros-ministros ingleses, nada.
    Que injustiça. Trabalharam tanto, e tão bem, para arrasar com a vida de africanos, asiáticos, americanos abaixo do Rio Grande, e não recebem o devido crédito. Um dia essa injustiça será corrigida.

    https://www.youtube.com/watch?v=rWYIZ6Xrlpo

  2. Bem isso, Antonio.
    Os estadunidenses, como herdeiros dos ingleses, provocaram e provocam desgraças humanitárias de maior amplitude no espaço e no tempo, quando comparadas aos “grandes criminosos da história”. Temos que lembrar disso sempre, mesmo quando consideramos aspectos da democracia estadunidense modelos a serem seguidos.

  3. Em outro artigo da BBC

    Como um agrotóxico usado na Guerra do Vietnã está destruindo videiras na Campanha Gaúcha
    https://www.bbc.com/portuguese/brasil-55712264

    Fica a dúvida se os sucos de uva que tomamos nas refeições, merendas etc sofrem danos. As parreiras produzem menos da metade !

    No livro do Apocalipse há uma passagem de difícil compreensão, relativa à fome onde se diz que o vinho e o azeite não sofrerão danos, em outras traduções não serão tocados.

    Enfim, a produção gaúcha de uvas, sucos e vinhos está sob ameaça

  4. Depois de tantas décadas e isto não foi julgado como Crime contra a Humanidade? Mas Diplomacia, Politica Internacional não é mesmo coisa para Amadores. Não é para Anão Diplomático. Será coincidência que somente agora que a MONSANTO torna-se Chinesa é que volta o assunto de Acusações de Crimes de Guerra contra a Empresa? A DOW vai pelo mesmo caminho. Coincidência. Afinal estamos num Mundo de Coincidências, não é mesmo? A Justiça NorteAmericana, sempre tão omissa em contestar Interesses Políticos e Econômicos de suas Empresas, evitando abrir Precedentes sobre questões mais ‘Socialistas’, como Sindicais e Trabalhistas, também deu ‘ganho de causa’ a um Trabalhador envenenando por esta mesma MONSANTO. Isto somente depois de se tornar ‘Chinesa’. Será que a Justiça Francesa ter´tanto interesse de condenar a Francesa BASF e Alemã BAYER por ter envenenando por décadas SOLO, ÁGUA E AR, MATA ATLÃNTICA ( O BIOMA MAIS DIVERSIFICADO E ESPETACULAR DO PLANETA) DE CUBATÃO/SP com Pentaclorofenol (um dos produtos mais cancerígenos que existe). Onde estão vocês WWF? GREENPEACE? Exigindo Reparações e Indenizações ao Povo Brasileiro, envenenado por MultiNacionais Européias e NorteAmericanas? Sabemos. Uma coisa é uma coisa e…Vai ter pressão no Tribunal Internacional a respeito de Crimes contra a Humanidade? Ou O Brasileiro não é bem a Humanidade que interessa? Pobre país rico. Que não se enxerga. Mas como rabo consegue enxergar? É cabeça que tem esta condição. Já Fomos há 90 anos atrás. Mas de muito fácil explicação.

  5. Como um agrotóxico usado na Guerra do Vietnã está destruindo videiras na Campanha Gaúcha

    Há cerca de 15 anos, a Campanha gaúcha — a metade sul do Rio Grande do Sul — começou a entrar na lista das regiões produtoras de uvas e vinhos finos do mundo. Entre 2000 e 2015 sua participação no mercado nacional cresceu de 12%, para 20%. Mas a produção de vinho na região está ameaçada. Usado nas plantações de soja, o agrotóxico 2,4-D tem contaminado as videiras vizinhas, causando grandes prejuízo aos vitivinicultores — e levando muitos deles a desistir da atividade.

    https://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia/como-um-agrot%C3%B3xico-usado-na-guerra-do-vietn%C3%A3-est%C3%A1-destruindo-videiras-na-campanha-ga%C3%BAcha/ar-BB1d4GAY?li=AAggXC1

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador