Irã promete ‘resposta esmagadora’ se Trump cumprir promessa de ataque

Antes de deixar o governo dos EUA em janeiro, republicano estaria organizando ataque a uma instalação nuclear do Irã, após negociações entre as duas nações não avançarem

Foto: Alex Brandon/AP Photo

Jornal GGN – O Irã prometeu uma “resposta esmagadora” aos Estados Unidos, caso o atual presidente Donald Trump persista em organizar um ataque à República Islâmica e aliados da região.

Segundo um relatório fornecido a quatro autoridades americanas pelo New York Times, Trump teria analisado na semana passada opções para atacar a principal instalação nuclear do Irã, após sua política de sanções máximas ter falhado, já que o país não voltou à mesa de negociações sobre um novo acordo nuclear. 

No entanto, o republicano teria recuado – a princípio – após seus conselheiros alertarem que isso poderia levar a um conflito maior no Oriente Médio. 

O relatório do New York Times mostrou que as autoridades americanas disseram a Trump que os inspetores de um órgão de vigilância nuclear da ONU relataram que o estoque de material nuclear do Irã aumentou significativamente. Além disso, o Irã havia barrado o acesso a outro local onde há evidências de atividade nuclear.

De acordo com a AIEA, na instalação nuclear de Natanz, o estoque de urânio é 12 vezes maior do que o permitido pelo acordo nuclear com o Irã, do qual Trump se retirou em 2018. 

Com isso, após negociações entre as duas nações não avançarem, Trump busca outras ações militares contra as forças substitutas iranianas no Oriente Médio antes que seu mandato termine, em janeiro.

Mas o porta-voz do governo iraniano, Ali Rabiei, já afirmou que “qualquer ação contra a nação iraniana certamente enfrentaria uma resposta esmagadora”, disse.

Com informações do The Guardian.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora