Jornais franceses repercutem proteção a Lula como Cidadão de Honra

Cidade de Paris reconheceu Lula como Cidadão de Honra da capital da França e destacou que honraria não é um título, mas uma proteção ao líder brasileiro

Jornal GGN – Após a cidade de Paris reconhecer Lula como Cidadão de Honra da capital da França por, entre outros motivos, seus esforços em direitos e justiça sociais e por ter sido preso ilegalmente, o país repercutiu a homenagem nos jornais franceses. Destacaram ainda que a honraria não é um título, mas uma proteção a Lula.

“A cidade de Paris parabenizou o ex-presidente do Brasil pela redução das ‘desigualdades sociais e econômicas’ em seu país”, anunciou em matéria a televisão BFM TV. O jornal trouxe a fala da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que em comunicado reconheceu que Lula “permitiu que quase 30 milhões de brasileiros saíssem da extrema pobreza e acessassem direitos e serviços essenciais”.

“Lula demonstrou sua política proativa de luta contra a discriminação racial particularmente marcada no Brasil, e, diante de seu compromisso político, todos os defensores da democracia no Brasil foram igualmente atacados”, disse Hidalgo, ao se referir à prisão ilegal do ex-presidente, quando anunciou oficialmente o título concedido ao líder brasileiro.

O texto de autoria da agência de notícias francesa AFP (Agence France-Presse) foi reproduzido em diversos jornais por toda Paris e França, incluindo além da televisão BFM, o L’Orient Le Jour e o prestigiado Le Figaro.

Os veículos ressaltaram também que Lula foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão e que “segue reivindicando sua inocência”, tendo “sempre afirmado ser vítima de uma estratégia política para o impedir de voltar ao poder, quando era o favorito das eleições presidenciais em outubro de 2018, que concedeu a vitória ao candidato de direita Jair Bolsonaro”.

“Este último [Bolsonaro, o atual presidente] fez do juiz Moro, que havia condenado Lula, seu ministro da Justiça”, completou a reportagem.

O portal La Règle Du Jeu introduziu que “ligado à defesa dos direitos humanos e ao livre exercício de funções eletivas, o Conselho de Paris concedeu a Cidadania de Honra de Paris a Lula em 3 de outubro de 2019”, em seu primeiro parágrafo, destacando que a sua prisão fez seu partido ter que mudar de candidato e o impediu de participar das eleições, dando a vitória ao atual presidente brasileiro.

“O Comitê de Direitos Humanos da ONU pediu às autoridades brasileiras que garantissem os direitos civis e políticos de Lula, incluindo o de ser candidato. Esse direito foi negado, apesar de inúmeros apelos de ex-Chefes de Estado europeus, parlamentares franceses e advogados internacionais denunciarem a inconsistência das evidências trazidas pela promotoria e as condições da detenção de Lula”, continuou o site.

A imprensa francesa também deu espaço às revelações do The Intercept sobre as ilegalidades da Operação Lava Jato e da condução do ex-juiz Sérgio Moro e atual ministro da Justiça de Jair Bolsonaro nos processos contra o ex-presidente.

Em suas redes sociais, o vereador de Paris Patrick Klugman esclareceu que a Cidadania de Honra “não é um título honorário, mas um título de proteção que atribuímos a Lula”. “Estamos convencidos sobre as revelações do @theintercept de que a investigação contra ele foi motivada por orientações políticas e manipulação da justiça”.

 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Ainda que mal pergunte… esse seu apartamento, você mesmo o pagou? Ou alguém te ajudou, sei lá… alguma construtora ou firma? O preço estava compatível com outros similares?

      Mas por favor só responda se não for lhe melindrar, sim?

  1. Lula é o cara! Continua causando. Só no uol, a matéria que aborda a concessão do título a Lula tem até agora mais de 4000 comentários. É, sem dúvidas, a personagem mais importante nestes tempos sombrios.

  2. Agora sim que o FHC, mesmo ganhando com seu trabalho suado um apartamento em luxuosa rua de Paris, vai morrer de ciúmes. Pagar imposto para a cidade que honra a Lula, já é demais.

  3. A frança esta coberta de razão e se algum brasileiro quiser ter o mesmo reconhecimento e as mesmas honras atribuídas ao LULA é simples, se candidata à Presidência da República, seja eleito, faça um governo voltado a inclusão/social beneficiando em torno de 45 milhões de pessoas, gerando oportunidades aos brasileiros e seja reconhecido praticamento pelo mundo todo.
    Pronto, com certeza vai ser reconhecido, porém, não se engane, reconhecido pelo mundo e somente por alguns brasileiros.

  4. Te cuida Lula, o tucanalha fhc está morrendo de raiva .”o mundo está acabando ,até Paris já não é mais a mesma,prémio para o operário !!! é o fim !!!!”

  5. Essa foi no fígado. Nossa elite de m**** nasceu no Brasil, mas sonha em ser européia se possível, francesa em particular e parisiense em especial. Na verdade nunca passaram de jecas analfabetos com verniz de uma cultura que nem sabem pra que serve. Asnos com arreios de ouro…
    Felizmente os parisienses são bem mais espertos: tornaram cidadão honorário um homem que, além de cidadão do mundo. é um dos brasileiros que mais mereceram essa dignidade e, de quebra, estão educadamente dizendo que nossa elite de m**** é de m**** mesmo….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador