Justiça britânica nega extradição de Assange aos EUA

Em sua decisão, juíza alegou risco de que Assange cometa suicídio. Governo dos EUA já afirmou que irá recorrer da decisão

Jornal GGN – O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, não será extraditado para os Estados Unidos, decide a justiça britânica, nesta segunda-feira (04). A decisão foi preferida pela juíza distrital Vanessa Baraitser, do tribunal penal de Londres.

Em sua decisão, a juíza argumentou que as condições da prisão a que Assange seria colocado, chamada de “supermax”, não o impediriam de tentar o suicídio e que a saúde mental do acusado de espionagem traz o risco.

“Diante das condições de isolamento quase total, estou convencida de que os procedimentos descritos pelos EUA não impedirão o Sr. Assange de encontrar uma maneira de cometer suicídio”, afirma Baraitser, em sua decisão.

Os Estados Unidos ainda podem recorrer da decisão, nos próximos 14 dias, e a defesa do governo norte-americano já afirmou que irá entrar com um recurso.

A juíza não atendeu a argumentos da defesa de Assange, de que enviá-lo aos EUA seria uma violação à barreira de extradição por crimes políticos, mas acatou à opinião de especialistas médicos que atestaram o estado de saúde mental do ativista.

Outro julgamento relacionado a Assange ocorrerá esta semana: a defesa tenta a sua liberdade com o pagamento de fiança, e esse pedido será julgado nesta quarta (06). Enquanto isso, ele segue na prisão de Belmarsh, no sul de Londres.

O processo contra Assange vem sendo levado à cabo desde 2010, quando o ativista publicou milhares de documentos confidenciais militares e diplomáticos dos EUA no WikiLeaks. Ele foi denunciado por 17 acusações de espionagem e 1 de uso indevido de computador, com pena estimada de 175 anos de prisão.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

1 comentário

  1. O “Mundo Civilizado” revelando toda sua hipocrisia. Liberdade de Opinião? Liberdade de Informação? Liberdade de Imprensa? Assange está preso por qual Crime? Onde está a Imprensa Mundial e Órgãos dos Direitos Humanos, juntamente com ONU, paralisando o Planeta, até a soltura deste Perseguido Político? A China que é uma Ditadura a censurar e perseguir?

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome