Justiça dá luz verde para processo de falência de Detroit

Sugerido por Assis Ribeiro

Da BBC 

Justiça dos EUA dá luz verde para processo de falência de Detroit

A Justiça Federal dos Estados Unidos deu luz verde para o processo sobre a declaração de insolvência da prefeitura de Detroit. Quando a decisão for confirmada, será a maior falência de uma instituição pública da história americana.

Antigo centro da indústria automobilística do país, a cidade passa por um profundo processo de decadência com a fuga de indústrias locais. Hoje 700 mil pessoas vivem em Detroit, menos da metade dos 1,8 milhão de habitantes dos anos 1950.

Apesar de dizer que está tudo certo com o processo de falência, o juiz Steven Rhodes alertou que pagamentos a pensionistas podem ser “prejudicados”. Em casos de declaração de falência, o patrimônio da empresa ou da entidade é congelado a fim de se pagar os credores.

A prefeitura deve agora apresentar até o fim do ano o plano para saldar os US$ 18 bilhões em dívida junto a mais de 100 mil credores.

Detroit apresentou pedido de falência há quatro meses. A iniciativa foi contestada na Justiça por um grupo de funcionários públicos aposentados e sindicatos que representam policiais e bombeiros.

O juiz argumentou, no entanto, que a falência já é uma realidade posta, dizendo ainda que a cidade deveria ter feito o pedido antes.

As autoridades locais dizem que a expectativa é que Detroit superar a falência até o fim de 2014.

‘Boa fé’

A Justiça teve de avaliar se Detroit tinha apresentado todas condições requeridas para ao julgamento do pedido de falência.

Além da prova de insolvência, a cidade precisa apresentar evidências de que tentou negociar de “boa fé” com os credores antes de procurar a via judicial.

Pensionistas e sindicalistas dizem, no entanto, que eles não tiveram a oportunidade para debater e apresentar outra opção à falência.

O grupo também argumenta que a Constituição do Estado de Michigan não autoriza cortes em benefícios previdenciários em casos de falência. A Justiça Federal não acatou esse argumento, o que pode gerar ainda mais idas e vindas judiciais.

Decadência

As autoridades de Detroit dizem que a falência é a única forma de lidar com as finanças e a dívida do município.

O juiz ouviu como testemunha o chefe da polícia local, James Craig, que detalhou as condições “deploráveis” de trabalho da corporação.

Craig disse que quando se mudou a Detroit para comandar a polícia, teve de providenciar seu próprio colete à prova de balas, já que não havia equipamento suficiente.

Em maio, um relatório mostrou que de 2008 a 2012, as contas a pagar de Detroit superaram a receita do município em cerca de US$ 100 milhões, por ano.

A decadência pode ser vista em toda a parte. Cerca de 40% dos semáforos já não funcionam. Detroit também sofre com um declínio dramático de sua atividade economica e com a população que diminui.

O declínio de Detroit se deu com a fuga de grandes montadoras de automóveis da cidade. Grande parte delas trocou as linhas de produção nos Estados Unidos por outras em países com mão-de-obra mais barata.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pobreza nos EUA está absolutamente explodindo

    29 Fatos incríveis que comprovam que a pobreza na América está absolutamente explodindo

    Por Michael Snyder (original em inglês)

    Do blog “#dilmanarede”

    http://dilmanarede.com.br/paulosoares/estradasalucinantes/29-fatos-incriveis-que-comprovam-que-a-pobreza-na-america-esta-absolutamente-explodindo

    Você sabia que o número de americanos que recebem ajuda é maior do que o número de americanos que têm empregos em tempo integral  ? Você sabia que 1,2 milhões de alunos de escolas públicas em os EUA estão atualmente sem-teto? Qualquer um que usa o termo “recuperação econômica” para descrever o que está acontecendo nos Estados Unidos, hoje está insultando profundamente os cerca de 150 milhões de americanos que são considerados “pobres” ou “de baixa renda” neste momento.

    Sim, as coisas estão muito bem em Nova York, Washington DC e San Francisco, mas as condições econômicas de quase qualquer outro lugar continua a agravar-se progressivamente. O fosso entre os ricos e os pobres está em um nível que na América nunca foi visto antes, e isso está começando a criar uma “mentalidade Robin Hood” que pode causar uma enorme quantidade de caos social nos próximos anos. Raiva nos “que tem” na América continua a aumentar a um ritmo alarmante, e os “pobres” estão se tornando  cada vez mais desesperados.

    Em algum momento, tudo isso irá ferver, e você não vai querer estar em qualquer lugar em torno de grandes centros populacionais quando isso acontecer. Apesar de  empréstimos sem precedentes  pelo governo federal nos últimos anos, e apesar de impressão de dinheiro sem precedentes do Federal Reserve, a pobreza nos Estados Unidos continua ficando pior a cada ano que passa. A seguir estão 29 fatos incríveis que provam que a pobreza na América está absolutamente explodindo …

    1.  que você pode dizer sobre uma nação que tem mais pessoas recebendo ajuda do governo federal do que trabalhando em tempo integral? De acordo com os números mais recentes de os EUA Census Bureau, o número de pessoas que recebem meios de benefícios previdenciários  é maior  do que o número de trabalhadores em tempo integral nos Estados Unidos.

    2.  Novos números que acabam de ser lançados, mostram que o número de alunos da rede pública neste país que estão desabrigados é um recorde de todos os tempos. É difícil de acreditar, mas agora  1,2 milhões de estudantes  que freqüentam as escolas públicas na América estão desabrigadas. Esse número aumentou  72 por cento  desde o início da última recessão.

    3.  Quando eu estava crescendo, parecia que quase todo mundo era de uma família de classe média. Mas agora  tudo isso mudou . Um estudo recente descobriu que  quase metade  de todos os alunos da rede pública nos Estados Unidos vêm de lares de baixa renda.

    4.  Como pode alguém negar que somos uma nação socialista, quando metade das pessoas que estão recebendo o dinheiro do governo federal a cada mês? De acordo com os números mais recentes de os EUA Census Bureau,  49,2 por cento  de todos os americanos estão recebendo benefícios de pelo menos um programa de governo.

    5.  Sinais de aumento da pobreza são ainda aparecendo em áreas mais ricas do país. De acordo com o New York Post, os metrôs de New York estão sendo ” invadidos por sem-teto “.

    6.  acordo com os EUA Census Bureau, cerca de  um em cada seis  americanos vive hoje na pobreza. O número de americanos vivendo na pobreza está agora em um nível não visto desde a década de 1960.

    7.  O fosso entre os ricos e os pobres nos Estados Unidos está em um  recorde de todos os tempos . Os ricos podem não considerar que isso seja um grande problema, mas aqueles que estão no outro extremo do espectro estão  muito conscientes disso.

    8.  “trabalhadores pobres” é um dos segmentos de mais rápido crescimento da população dos EUA. Neste momento, cerca de  um em cada quatro  trabalhadores em tempo parcial na América vive abaixo da linha da pobreza.

    9.  acordo com números  fornecidos pela Wal-Mart , mais da metade de seus trabalhadores horistas ganham menos de US $ 25.000 por ano.

    10.  Um recente  artigo da BusinessWeek  mencionou um estudo que descobriu que 300 funcionários em um Wal-Mart em Wisconsin recebem um total de quase um milhão de dólares por ano em assistência pública …
    “Um salário digno é a demanda deles, um salário digno, de todas as coisas”, disse o deputado George Miller (D-Calif.). O problema com empresas como a Wal-Mart é a sua “falta de vontade, e não a sua incapacidade para pagar esse salário”, disse ele. Miller se referia a um  relatório do Congresso  (PDF), divulgado em maio, que calculou quanto os trabalhadores do Walmart contam com assistência pública. O estudo descobriu que os 300 funcionários de uma só Supercenter em Wisconsin necessitam de 900.000 dólares no valor de assistência pública de um ano.
    11.  O mercado de ações pode estar realizando lucros (no momento), mas a renda para os americanos médios continuam a diminuir. Na verdade, a renda familiar média nos Estados Unidos caiu durante cinco anos seguidos .

    12.  A qualidade dos empregos na América vêm caindo constantemente há anos. Neste ponto,  um em cada quatro  trabalhadores americanos tem um emprego que paga US $ 10 por hora ou menos.

    13.  Segundo uma  pesquisa do instituto Gallup  , que foi lançada recentemente, 20,0% de todos os americanos não tinham dinheiro suficiente para comprar comida que eles ou suas famílias necessitam em algum momento ao longo do ano passado. Isso é apenas sob o registro de 20,4% que foi criado em novembro de 2008.

    14.  adultos jovens vem particularmente sentindo a dor da pobreza nestes dias. Famílias americanas que têm um chefe de família que está sob a idade de 30 anos têm uma taxa de pobreza  de 37 por cento .

    15.  Como eu  escrevi sobre  algumas semanas atrás,  uma em cada cinco  famílias nos Estados Unidos usam vale-refeição. Na década de 1970,  cerca de um em cada 50 americanos  usavam vale-refeição.

    16.  O número de norte-americanos no vale-refeição já ultrapassa  toda a população da Espanha .

    17.  acordo  com um cálculo , o número de americanos no vale-refeição já ultrapassa as populações combinadas de “Alaska, Arkansas, Connecticut, Delaware, District of Columbia, Havaí, Idaho, Iowa, Kansas, Maine, Mississippi, Montana, Nebraska, Nevada , New Hampshire, Novo México, Dakota do Norte, Oklahoma, Oregon, Rhode Island, Dakota do Sul, Utah, Vermont, Virgínia Ocidental e Wyoming. “

    18 .  Dizem-nos que vivemos na “nação mais rica” ​​do planeta, porém mais do que  uma em cada quatro crianças  nos Estados Unidos está inscrita no programa de vale-refeição.

    19.  O benefício médio vale-refeição são cerca de  US $ 4 por pessoa, por dia .

    20.  Está sendo previsto que  cerca de 50 por cento  de todas as crianças dos EUA estará em vale-refeição antes que eles atinjam a idade de 18 anos.

    21.  Hoje, cerca de  17 milhões de crianças  nos Estados Unidos estão enfrentando a insegurança alimentar. Em outras palavras, isso significa que “uma em cada quatro crianças no país está a viver sem acesso a alimentos nutritivos e consistentes o suficiente para viver uma vida saudável.”

    22.  Pode ser difícil de acreditar, mas cerca de  57 por cento  de todas as crianças nos Estados Unidos são atualmente vivendo em casas que são consideradas de “baixa renda” ou empobrecida.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador