Na China, Temer força discurso de país estável

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Sobre os manifestos e posições que rebatem essa suposta “pacificação” no país, Temer denominou como “movimentozinho”. “É sempre um grupo muito pequeno de pessoas”
 
Xangai/China - Presidente da República, Michel Temer, chega à China (Beto Barata/PR)
 
Jornal GGN – Em sua primeira viagem oficial como presidente da República, Michel Temer segue na tentativa de vender a imagem de um país seguro e estável após o impeachment de Dilma Rousseff. Em Xangai, na China, Temer falou sobre a decisão do Senado de não tirar os direitos políticos de Dilma.
 
“Senado tomou a decisão. Certa ou errada, não importa, o Senado tomou a decisão. Me parece que ela está sendo questionada agora juridicamente. Então ela sai agora do plano exclusivamente político para o quadro de uma avaliação de natureza jurídica”, disse Temer a jornalistas.
 
“Ontem mesmo, antes de sair de lá, falei com os companheiros do PMDB, PSDB, DEM, e essa questão toda será superada”, disse, indicando que teve a conversa com os ministros e parlamentares dos partidos que venceram o impeachment.
 
Em seguida, amenizou que o julgamento em separado aceito por parte do PMDB e de sua base aliada contrariou o seu próprio posicionamento. “Desde o começo, ainda como interino, digo sempre que aguardo respeitosamente a decisão do Senado Federal. Se o Senado tomou essa decisão, certa, errada, não importa, o Senado tomou a decisão
 
Ainda no país para cumprir agenda da cúpula do G-20, Temer caracterizou que as informações do racha em sua base, com a votação que garantiu à Dilma o direito de ocupar cargo público ou político, partem de “outros movimentozinhos”.
 
Acreditou que é “um grupo muito pequeno de pessoas” que tentar criar esses “embaraços” em seu governo. “Essas coisas dependem de um certo tempo. A mensagem que eu lanço de reunificação, repacificação nacional, não é em benefício pessoal, é em benefício dos brasileiros. E sinto que os brasileiros querem isso. Quem muitas vezes se insurge, com um ou outro movimentozinho, é sempre um grupo muito pequeno de pessoas, né? Não são aqueles que acompanham a maioria da vontade dos brasileiros”, disse.
 
Do lado de lá, a visita do novo presidente do Brasil junto à cúpula do G-20 é recebida como agenda para cumprir tabela. Isso porque a presença de Temer é vista como um “pato manco”, ou seja, os presidentes em fim de mandato que pouco podem influenciar a nível internacional.
 
A expressão foi usada por Riordan Roett, especialista em América Latina na Universidade Johns Hopkins. “Os membros do G-20 são atores poderosos e o Brasil é uma nação relativamente sem poder neste momento”, concluiu ele em entrevista à Folha, acrescentando a diferença da atual presença de Temer com a de Luiz Inácio Lula da Silva em negociações internacionais, em 2009.
 
Ainda assim, Temer quer tentar absorver algum proveito no país, pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O presidente pretende avançar as discussões sobre o combate à evasão tributária, com a tributação de empresas multinacionais que burlam a legislação para não pagar impostos.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pode isto …
     
    Como a China

    Pode isto …

     

    Como a China recebe um comitiva desta onde nada menos que dois integrantes são notórios espiões e informantes da CIA (José Serra e o próprio presidente-usurpador-golpista)?

     

  2. Temer é um pandego, adoro ele

    Como sou velho e caquético, quando vejo certas coisas, conecto-as com memórias antigas. Quando era criança, sem internet e tv a cabo, restava-nos a leitura. Meu pai assinava a Readers Digest e nesta havia uma seção – a primeria que lia – chamada “Rir é o Melhor Remédio”. Acho que hoje, ao ler qualquer matéria a piada está lá, pronta.

    Das várias situações comicas rerefenciadas acima, acho que, no caso, também, histriônicas, destaca-se o parágrafo:  “Essas coisas dependem de um certo tempo. A mensagem que eu lanço de reunificação, repacificação nacional, não é em benefício pessoal, é em benefício dos brasileiros. E sinto que os brasileiros querem isso. Quem muitas vezes se insurge, com um ou outro movimentozinho, é sempre um grupo muito pequeno de pessoas, né? Não são aqueles que acompanham a maioria da vontade dos brasileiros”. O quê? Hanhan… tá bom.

    Espera pra ver. 70 por cento dos brasileiros que queriam ver Dilma pelas costas e outros 70 % que gostariam que Temer ficasse na China. Isso que até agora tivemos o Temerzinho Paz e Amor, só bondade e gastança. Espera a turma sentir aquela mãozinha  funérea entrar no bolso. Desemprego em alta, renda em queda, inflação batendo na porta diariamente?

    Movimentozinhos?  Eu não sou cartomante, nem tenho  carta de urobólogo outorgada pela Rainha Global, como a Miriam Leitão, mas estou pagando para ver. Alguém banca essa?

  3. Ele deu a deixa …
     
    Lembram

    Ele deu a deixa …

     

    Lembram quando o Collor na eminência de perder o mandato pediu que as pessoas saissem as ruas com uma certa cor para defender o seu mandato e o tiro saiu pela culatra e as pessoas sairam de preto?

    Já que é sempre um grupo muito pequeno, que tal sairmos as ruas e lotá-las?

    Vamos escurraçar o presidente-usurpador-golpista e sua corja de safados e corruptos.

    Vamos lotar as ruas.

  4. Exatamente como eu escrevi

    Exatamente como eu escrevi anteriormente, Temer está seguindo os passos de Kim Jong-un. Em breve ele vai começar a acreditar no que ele diz, e depois vocês brasileiros irão se ver em um daqueles filmes sobre repúblicas bananeiras governadas por ditadores de direita aonde o turista só visita as praias e se sob forte esquema de segurança.

  5. Vidência
    Analisando a comitiva que seguiu no luxuosíssimo Aerolula, rebatizado de Air Golpe One, para a China, chegamos a conclusão que, na eventual (cot,cot,cot = toc, toc reverso) ocorrência de uma séria despressurização repentina na cabine da aeronave na viagem de retorno, seguida por uma pane em ambos os motores, em meio do Oceano Pacíphico, seria motivo de grande alegria e comemoração de todos que abominaram o golpe entreguista, digo a compra pelo cramunhão de Garanhuns, dessa enorme, desnecessária e caríssima aeronave-de-marajás.
    A tripulação de operação do luxuoso Aerolula, agora rebatizado Air Golpe One, deve se precaver com máscaras de oxigênio, paraquedas e phlutuadores para a possibilidade do G.A.U. depois de assistir os noticiários de nossa isenta imprensa com seus bons miquinhos amestrados, resolver que, devido a crise, dispensará mordomos de velório, chupacabras, parasitas, phisiológicos e entregões, reduzindo assim os custos estataes.

  6. Eu entendi melhor a taxa de

    Eu entendi melhor a taxa de justo básica (selic). Eles aumentam a taxa de juros para diminuir o poder de comrpa do povo e assim não aumentar a inflação do valor de produtos para a sociedade. Então, através desta taxa de juros eles vendem títulos públicos para o mercado financeiro. E o mercado financeiro pega o dinheiro do povo através dos impostos com a alta taxa de juros dos títulos públicos. É realmente como aquela pesquisadora informou. É um sistema de dívida baseada no combate da inflação do valor de produtos.

    1. Tenho um destino melhor para

      Tenho um destino melhor para esse avião. 

      Mas não vou dizer, é pecado.

      Mas se o capeta quiser dá uma força, não ficarei com remorso.

  7. E da-lhe adjetivo 🙂

    Além de golpista, pato manco! Hahaha, esse Temer vai até o fim com esse travo amargo na boca: o traidor que deu um golpe na companheira e no seu Pais e que nem um Pais sério vai ficar de tititi com ele. Estão todos esperando para ver se tera ou não eleições diretas em 2018. Daqui até la, todos com o pé atras com o governo ilegitimo do golpista Temer. Na configuração das coisas so aperto de mão e blablabla sem importância.

  8. Parem de chamar esse usurpador golpista de presidente.

    Ele não é. É um verme golpista. Vergonha nacional. Tem de ser chamado SEMPRE pelo que é: USURPADOR GOLPISTA. Chamá-lo de presidente (interino ou efetivo) nada mais é que passar recibo. Esse verme é um GOLPISTA!

  9. Critica a “Ditadura Comunista” Venezuelana… e vai pra China.

    O Serra vai romper com a China também?

    Acho que a opinião dele sobre a Ditadura Chinesa é a mesma que a opinião dele sobre a NSA: 

    -“O que é NSA? O que é Ditadura Chinesa?”

    Ou a mesma opinião que dele sobre os 23 milhões da OAS:

    -”              “.

  10. Interessante é a programação da viagem, logo após aprovação

    Essa viagem foi programada pelo José Serra, para logo após a aprovação do impeachment,

    dá um cházinho de sumiço no golpista. Fazendo-o viajar, para esperar a poeira baixar.

    Interessante é a ida do presidente do senador Renan Calheiros. Um demônio disfarçado

    de gente esse Calheiros, engana a todos, menos a muá.

  11. Golpista, não!

    GolpistO, segundo o Zé Simão.

    Temer falou essas merda pra quem?
    Jornalista da Globo? Assessor de imprensa dele mesmo?

    Pato manco é eufemismo. O cara não é Lula. Não é Dilma. É um zero à esquerda mundial.
    Só foi pra China pra fugir do Brasil, já que não tem culhões pra colocar a cara na rua por aqui.

    Vaza, golpistO!

  12. A China não tem nenhuma

    A China não tem nenhuma preferencia por Pais estavel, encara qualquer coisa, até prefere Pais bagunçado. Emprestou US$52 bilhões para a Venezuela pagando petroleo para entrega futura, hoje um terço da exportação da Venezuela vai para a China, que já pagou na frente, eles são especializados em pechinchas,  são o carcará e os paises complicados são a carniça.

    Já compraram muita terra na Argentina, agora querem terras no Brasil,  compraram a segunda maior empresa distribuidora de energia do Pais, a CPFL que atende o interior de São Paulo e vão comprar a Eletropaulo, já dominam a transmissão de energia através da State Grid,  vão se infiltrando nos setores estrategicos, para eles é muito facil entrar em tipo de pais como o Brasil onde não há consciencia de Estado nacional , nos EUA não deixam eles comprarem nada que é estrategico, aqui vendem a mãe, ninguem resiste a uma boa oferta em qualquer setor, essas excursões à China são um perigo, o Lula faz esse tipo de excursão, o ex-Embaixador na China e então Embaixador em Washington, Roberto Abdenur

    assinou um artigo de jornal criticando as concessões que Lula fez à China e foi demitido no cargo pelo Ministro Celso Amorim por causa dessa critica. Para negociar com chinês é preciso muito patriotismo e visão geopolitica, eles são predadores e não estão nem ai para certos parametros civilizatorios, perto deles americanos são anjos.

    1. Grande André, para este

      Grande André, para este comentário tiro o chapéu. Gostaria que escrevesse sobre a diplomacia de Lula na África. A meu ver correta, só que metade, ou mais, desse continente já está sob “cuidados” da China.

  13. Se comparar China e Serra na relação exteriores,

    Tenho certeza de que Serra vai nos trazer um negócia da China!

    Essa equipe desacreditada e sem força e com certeza o psicológico do Temer esta abalado , sabe que é golpista, vai ser jantada pelos Chineses!

  14. Se comparar China e Serra na relação exteriores,

    Tenho certeza de que Serra vai nos trazer um negócia da China!

    Essa equipe desacreditada e sem força e com certeza o psicológico do Temer esta abalado , sabe que é golpista, vai ser jantada pelos Chineses!

  15. Se comparar China e Serra na relação exteriores,

    Tenho certeza de que Serra vai nos trazer um negócia da China!

    Essa equipe desacreditada e sem força e com certeza o psicológico do Temer esta abalado , sabe que é golpista, vai ser jantada pelos Chineses!

  16. Eles estão aproveitando os

    Eles estão aproveitando os entendimentos China-Brasil já ocorridos ano passado no Governo da presidente Dilma e realizando novas tratativas . São Investimentos chineses em infraestrutura ( Rodovias, Siderurgia, Petroquímica,  etc)   

    A imprensa quer dá créditos para o golpista como se isso fosse algo novo , tentando de todas as maneiras criar um ambiente favorável ao Temer. O Afastamento da Presidente Dilma não arrefece a crise política …não há como fingir de que nada aconteceu nos últimos meses …

  17. Chinês “plegunta “:

         As reformas saem quando ?   

         A  da legislação ambiental, chinês não gosta de ecochatos enchendo o saco, muito menos de ativismo judiciario ; a legislação trabalhista tambem não e apetitosa, quando muda, pois o trabalhador brasileiro é muito caro, e vcs. não deixam, como os africanos aceitam, que nós exportemos nossos “cules “, bem “balatinhos”.

         Outras leis interessantes seriam sobre a aquisição de terras, como da Argentina já melhoraria bastante, a legislação tributaria e de livre remessa tambem deve ser melhorada.

          Depois a gente pode conversar a sério. E sem esquecer que vamos conversar com o Brasil, não com o Mercosul, as bases para conversa são as já conhecidas, feitas na Argentina, Bolivia e Venezuela.

  18. Seu discurso é para a rede globo e para o consumo interno.

    O discurso de Temer é mais uma destas boutades tão em voga por ele e por seus aliados. Nos últimos 120 dias o homem destroçou o orçamento e as instituições.  Conseguiu apenas gerar insegurança política e economica. Apresenta propostas para acabar com os direitos dos trabalhadores e pasmem, também daquela  classe média .Ao mesmo tempo continua comprando fisiologicamente o baixo clero de Cunha. Não sabe se agrada ao mercado, ao baixo clero ou às velhas raposas da política . O homem esta perdido.  Acostumado com os útlimos tempos, sabe que pode mentir a vontade, pois  a mentira vai ser ecoada pela Rede Globo, sem críticas ou análise.. Com seus reporteres que dizem, ( mas não acreditam )  que os tropeços destes 120 dias de governo se deve a interinidade.. Vejo o coroinha e as bruxas televisivas, pisando em ovos,   temerosos pois não sabem a quem defender, seus verdadeiros donos ou a esta figura, que se esmeraram tanto em colocar no poder.  Quanto ao discurso, não sei se foi escrito por  Kamel ou Waack (talvez os dois). Seja quem for,   sabemos  que ambos trabalham no ramo da ficção.

    Pois afinal todos sabemos que a  presença  de Temer é apenas tolerada pois a diplomacia oblige.

    Em tempo: será que os empresários que lá foram serão um dia investigados?  Será que Temer não  estaria fazendo lobby, ilegal para empresários brasileiros?  Afinal parece que o supremo o procurador geral e juiz Moro já condenaram e afirmam de pés juntos que este tipo de ação é crime!!!!!!!!!!!!

  19. Vergonha

    Que vergonha para o Brasil estar representado no G20 por um falso governante em vista de sua ilegitimidade e também pela sua mediocridade, acompanhado de outros membros da quadrilha de ladrões do erário.

  20. MiShell Temer

    não me representa como mandatário do Brasil nem aqui nem na China nem em Netuno, pra mim ele é um Vice Vigarista somente, e decorativo.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador