Nazis e Hipsters, por Mark Leonard

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Project Syndicate

Nazis e Hipsters

por Mark Leonard

BERLIM – Nas últimas semanas, controvérsias políticas bizarras dominaram a mídia americana e alemã. Os Estados Unidos ainda estão debatendo a resposta equivocada do presidente Donald Trump à violência cometida por supremacistas brancos e neonazis em Charlottesville, Virgínia. E os alemães estão respondendo a um ensaio publicado pelo ministro das Finanças alemão, Jens Spahn, no qual se queixa de que os hipsters de língua inglesa em Berlim estão corroendo a identidade nacional alemã.

Esses debates lançam luz sobre como a história e a identidade nacional informam a política de cada país. Em Charlottesville, Heather Heyer, de 32 anos, foi morta quando um supremacista branco conduziu seu carro para uma multidão de pessoas. Ele e muitos outros supremacistas brancos estavam em Charlottesville para protestar contra a decisão da cidade de remover uma estátua do general confederado Robert E. Lee. Quando eles foram atendidos por contra-manifestantes, alguns responderam com violência.

Claramente, a política de identidade cultural eclipsou a classe socioeconômica nos EUA. Ao defender os monumentos disputados e afirmar que “ambos os lados” foram culpados da tragédia de Charlottesville, Trump está sinalizando sua base de apoio predominantemente branca que ele lutará por seus direitos como uma “maioria ameaçada”. Sua campanha que promete “tornar a América ótima novamente” foi, afinal, sempre codificar a oposição a uma América cada vez mais multiétnica.

Não é surpreendente que o legado de Lee se tornasse um ponto de inflamação simbólico, dada a história das relações raciais dos Estados Unidos. Mas o fato de que muitos supremacistas brancos em Charlottesville estavam cantando “Os judeus não nos substituem” mostra que um tipo de intolerância pode se transformar rapidamente em outro.

Mesmo quando o Holocausto passa da memória para a história, é impensável que um líder político alemão se entregasse a esse anti-semitismo entre os seus apoiantes. Mas a ansiedade sobre a identidade nacional ainda está viva e bem na Alemanha, especialmente desde a chegada de mais de um milhão de refugiados desde 2015. Isso explica por que a Spahn, uma estrela em ascensão da União Democrática Cristã (CDU), poderia escrever um artigo para o influente semanário alemão Die Zeit atacando “hipsters elitistas” por falar inglês e lamentando a proliferação de menus de língua inglesa em restaurantes e cafeterias.

De acordo com Spahn, alemães mais velhos, como seus pais, logo se sentirão como “estranhos na própria terra”. A disseminação do inglês entre a “geração easyjet” cosmopolita, ele escreve, levará a uma “sociedade paralela” na qual “diferenças culturais” foram negadas, e a cultura nacional alemã foi destruída. Como os alemães exigem que os refugiados e os imigrantes se integrem na sociedade alemã, ele pergunta, se os alemães nem sequer falam seu próprio idioma?

As elites de Berlim responderam ao ensaio de Spahn com uma burla, refletindo a cultura política cada vez mais cosmopolita da capital alemã desde a reunificação. As elites alemãs de hoje compartilham uma visão que está muito longe do provincianismo voltado para o interior da República de Bonn da pós-guerra.

Como um membro gay de 30 e poucos anos na classe política de Berlim, Spahn pode parecer um estranho boato para um ataque ao cosmopolitismo. Mas Spahn é um estrategista político ambicioso com o olho em seu futuro eleitoral, e ele não é estranho à controvérsia. A soi disant “burkaphobe”, ele foi um crítico vocal da política de refugiados da chanceler alemã Angela Merkel; e ele pediu leis para regular o que pode ser pregado nas mesquitas e para criar um registro para os clérigos muçulmanos.

A Spahn está determinada a manter os eleitores mais velhos, conservadores e religiosamente inclinados a abandonar a CDU para a Alternativa populista para a Alemanha (AfD). Mas, surpreendentemente, ele também foi acusado de beber do mesmo bem político do que Trump. Nesse sentido, o debate na Alemanha de hoje é essencialmente uma versão educada, mais politicamente correta da que está jogando nos EUA.

Em The ‘Road to Somewhere: The Populist Revolt and the Future of Politics’, o jornalista britânico David Goodhart argumenta que a política de hoje não é mais uma batalha entre esquerda e direita. Em vez disso, é uma luta entre as pessoas “educadas e móveis que vêem o mundo de ‘Qualquer lugar’ e que valorizam a autonomia e a fluidez” e “as pessoas mais enraizadas, geralmente menos educadas, que vêem o mundo de ‘Em algum lugar’ e priorizem participação de grupo e segurança”.

Claro que, ao contrário dos EUA, a Alemanha até agora tem sido incrivelmente imune à reviravolta populista que levantou a política em outros países ocidentais. Para todos os Sturm und Drang sobre os refugiados, Merkel e a CDU mantêm uma liderança elevada sobre todos os outros partidos nas pesquisas. Nas eleições federais de 24 de setembro, o AfD terá a sorte de ganhar um décimo dos votos.

Isso torna especialmente interessante a ambiciosa intervenção da Spahn. Como possível sucessor de Merkel, sua decisão de atacar o cosmopolitismo durante a campanha eleitoral revela muito sobre o que ele prevê na política alemã. Ao invés de ver os partidos moderados da Alemanha como pioneiros de um futuro cosmopolita, Spahn parece considerar o fracasso de seu país em abraçar a política de identidade como estranhamente fora de contato.

De acordo com Spahn, “hipsters elitistas” podem pensar que estão sendo cosmopolitas, mas estão realmente traindo seu próprio provincianismo. Enquanto eles estão ocupados falando inglês um para o outro, a maioria dos outros países estão comemorando sua língua e identidade nacionais.

Spahn parece estar fazendo um ponto similar sobre a correção política, ao sugerir que, se os principais partidos da Alemanha não defendem a Germanidade tradicional, os extremistas de direita irão fazê-lo. Mas a aparente aposta de Spahn de que a política do estilo Trump se concretizará na Alemanha é arriscada, desde que Berlim, de todos os lugares, testemunhou as tragédias da política de identidade. A profilaxia da história certamente não se desgastará tão facilmente quanto a Spahn assumir.

Ainda assim, as suspeitas de Spahn sobre o futuro da política alemã são preocupantes. O debate na Alemanha, como nos EUA, oferece uma janela para a alma não apenas de líderes políticos, mas também das pessoas que os elegeram.

Mark Leonard é diretor do Conselho Europeu de Relações Exteriores.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Confusão globalista!

    SEMPRE se usa de discurso humanista para fazer cortina de fumaça em frente ao real problema da “globalização”!

    Os financistas, não importa de que raça ou credo sejam, entenderam muito bem esta logica e manipulam muito bem a opinião geral.

    Qualquer trabalhador inserido no mercado de trabalho, tem seus ganhos reduzidos pela imigração desenfreda! Lei de oferta e procura, simples!

    A logica do capital que transforma todos que geram valor , empresários e trabalhadores, em cavalos de carreira para seus ganhos usurarios, não admite conceito de nação e cultura nacional. A esquerda com este discurso acima, fazendo análise parcial (somente o viés racista ) e enfocando o problema como humanista, faz justamente o jogo de seus algozes!

    Hitler foi o único adversário real do financismo global, e o foco humanista (que respeito) foi o único amplificado como principal acontecimento da segunda guerra.

    Pergunto: Quantos milhões a violência estrutural patrocinada pelos financistas , ja matou pelo mundo?

    Maduro, se expulsar os entreguistas da Venezuela, ou se a esquerda Brasileira fosse mais corajosa e expurgasse os golpistas do Brasil, teriam a mesma pecha de “NAZISTAS” (O Macartismo nacional já está dando conta de fazer esta analogia mesmo sem a esquerda o fazer).

    O humanismo da esquerda, é a porteira por onde entra o cavalo de troia do financismo/imperialismo internacional

    “Estamos lutando contra dinastias financeiras. Lutamos contra a plutocracia! O mondo pode escolher: ou todo poder ao capital, ou a vitória do trabalho” Adolf Hitler.

     

     

     

  2. Hitler

       Realmente o Hitler conseguiu devolver a Auto-Estima ao povo alemão além de conseguir o pleno emprego e a industrialização em tempo recorde. Mas depois destruiu tudo com sua polítitca racista e belicista, ou seja, deu emprego aos alemães e depois levou todos eles ao sacrifício.

     A grande pergunta que a pergunta que a esquerda precisa responder é se é possível combater o financismo e ao mesmo tempo ter uma postura humanista e pacifista.

    1. Certo!

      Perfeito BPS! Eu, na minha pobre análise dos acontecimentos, historicos e presentes, fico cada vez mais na dúvida se Hiter agiu ou reagiu ao que o imperio da finança queria lhe impor! A historia contada pelos vencedores, as estratégias da rapina financeira e sua associação a imprensa cada vez mais me deixam em dúvida!

      Se os liberais  tupiniquins fossem menos pilantras, já tinham tomado a agenda LGBT e dos direitos humanos da esquerda brasileira (mesmo que só retorica) usando seu discurso das liberdades individuais. Se eles deixarem o discurso conservador de lado e defenderem (mesmo que da boca para fora) os direitos individuais, sepultam a esquerda por um bom tempo.

      1.  O problema é que ele usou o

         O problema é que ele usou o racismo como forma de convencimento nacional o que me que tira qualquer tipo de simpatia por aquele sujeito e usou daquela forma bárbara que nós já sabemos.

         Mas o sufoco econômico e político que tanto a Alemanha quanto o Japão sofreram nos anos 20 e 30 está bem documentado. Tanto que no pós-guerra os aliados decidiram os colocar no pequeno clube dos ricos para não causarem mais ‘danos’.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador