O massacre de Gaza

Do Estadão

Número de mortos por ataques

de Israel em Gaza sobe para 282

Esta é a mais sangrenta operação israelense contra palestinos desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967

Efe

Luis Nassif

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Este site que traz um
    Este site que traz um panorama geral das principais guerras que estão ocorrendo no mundo. O propósito geral é prover o leitor de informação confiável sobre os reais contextos que envolvem estas guerras
    http://www.antiwar.com/

    Há um texto muito forte com frases de moradores de Gaza explicando em detalhes seus sentimentos, necessidades – como a de um pai de família que mesmo tossindo muito não obteve permissão para ir a um hospital em Israel. Um destes relatos diz “somos mortos vivos”.
    http://www.antiwar.com/orig/kring.php?articleid=13955

  2. E o mesmo autor, que é
    E o mesmo autor, que é estadunidense, diz: claro que você pode estar pensando nas demais pessoas que estão sofrendo no mundo como Darfur, no Congo, Kenia, India etc. etc. Verdade, mas os estadunidenses precisam lembrar disto: é o nosso suporto financeiro a Israel, um montanto de cerca de US$ 3 bilhões de dólares ao ano, que tem contribuído a este país mais do que a qualquer outro, que tem feito isto possível> se equiparem, pagar salário de soldados, comprar armas possantes etc. E o autor urge aos estadunidenses a se manifestaram no congresso a respeito da destinação do dinheiro para causar este flagelo….

    “Of course, you could say, “well, there are many people who are suffering throughout the world – look at Darfur, the Congo, Kenya, India, etc., etc.” True enough, but Americans must remember this: It is our unremitting financial support of Israel, amounting to about 3 billion dollars every year*, making it the recipient of more of our foreign aid that any other country, that makes this siege possible. We are paying for all those planes and missiles, for all those bulldozers that demolish the houses of Gazans (and other Palestinians), and for the salaries for all those guards who are keeping the Gazan people locked up in their fetid open-air prison. Yes, these are your tax dollars at work. Do you really want to continue to see them spent in this way?”

  3. Muito bom mesmo esse artigo
    Muito bom mesmo esse artigo da Sara Roy divulgado no site do Azenha, cujo link está no comentário do Abdelnur. Depois de um caminhão de dados e informações detalhadas, ela termina o artigo com as seguintes perguntas:

    “Por quê, como, em que sentido, negar alimento e remédios à população de Gaza ajudaria a proteger os israelenses?

    Por quê, como, em que sentido, o sofrimento das crianças de Gaza – mais de 50% da população são crianças! – beneficiaria alguém?

    A lei internacional – e a decência humana – exigem que essas crianças sejam protegidas. Se Gaza cair, cairá depois, a Cisjordânia.”

  4. Com certeza nesses ataques
    Com certeza nesses ataques ISRAEL está experimentando novos armamentos. Foi assim no ataque ao Líbano, e tem sido assim sempre, desde que Israel e EUA têm suas cobaias privativas e exclusivas : o indefeso povo palestino encerrado no maior campo de concentração da história.
    Até quando o mundo vai se calar sobre este crime ?

  5. Vi o link indicado por José
    Vi o link indicado por José de Abreu.

    Os dois povos querem viver em paz. Algo tem de ser feito, já passou da hora. O Obama vai ser testado logo de cara.
    A carnificiana vai aumentar com a invasão por terra pelos soldados Israelenses.
    Que triste virada de ano que já era ruim.
    Abs.

  6. É, toda a admiração que eu
    É, toda a admiração que eu tinha por este povo transformou-se em medo, despreso e, por incrível que pareceça: pena. Quando um povo perde o senso de limites, jamais será feliz. Continuarão, pelo jeito, a ser um povo evitado no mundo inteiro. Dá pena.

  7. Nassif.

    A omissão do novo
    Nassif.

    A omissão do novo presidente americano é uma evidência que a iniciativa israelense teve algum tipo de sinal verde para ser executada. Sem a aprovação tácita dos Estados Unidos, os israelense não iriam iniciar uma ofensiva militar desta envergadura. Se o Obama não se manifestar sobre a questão palestina agora, veremos mais uma vez 4 anos de retórica e pouca ação. Israel, formentou o Hamas contra a OLP, assassinou o Arafat (era única pessoa que unia todas as correntes palestinas) e assim dividiu os palestinos em dois. De um lado uma corrente obediente e ávida por uma dádiva e uma outra radical mas muito popular com a população (cansada com o nepotismo e a corrupção dos altos funcionários da OLP). O que estamos presenciando é mais um capítulo de extermínio e limpeza étnica, com a anuência dos americanos e europeus e omissão dos demais países do mundo, inclusive o próprio povo árabe. Veja, o Irã é o único país mulçumano a se manifestar claramente.
    Posso está enganado, mas esta acho que ainda veremos uma guerra de grandes proporções na região, inlcusive com o uso de artefatos nucleares (Israel é detentor de no mínimo 50 bombas atômicas). Israel, devido ao holocausto, tem tido carta branca para assassinar e fazer limpeza étnica no Oriente Médio. Fizeram de Gaza o gueto de Varsóvia em escala exponencial, expropiraram terras, expulsaram moradores, prenderam gerações e mataram milhares de palestinos. Só falta marcar braços com números de série (hoje vão usar código de barras) e cremar pessoas em fornos como os nazistas fizeram. Desde a sua fundação, a ótica de Israel é a expansão das fronteiras para o seu povo em detrimento dos outros. Não acredito em solução para o conflito senão a constituição de um estado único na região onde o peso da religião seja secundário. Onde os povos respeitem as suas diferenças, onde a exploração do homem pelo homem seja superada. Sou bastante cético, pois não vejo solução pacífica para esta crise que já se arrasta a mais de 50 anos.

  8. Será que todos estes grupos
    Será que todos estes grupos são realmente terroristas… E o que significa ser terrorista num ambiente cheio de interesses políticas, econômicos etc. internacional…

    As pessoas que estão lutando por direitos normalmente são confundidas.

    Talvez não tenhamos histórico em nosso país para entender a profundidade deste ódio de parte a parte.

    Mas a ignorância e o fanatismo servem também de massa de manobra para interesses muito grandes. Existe um desejo de que continue ad infinitum este ódio. O que me entristece é ver que nenhum governante está realmente desejando a paz como deveria, como as crianças de todas estas terras esperam para seu futuro.

  9. É vergonhoso. O mundo todo se
    É vergonhoso. O mundo todo se cala perante o campos de concentração mantidos por Isreal em Gaza e na Cisjordânia.
    Talvez agora queiram colocar crematórios lá em Gaza para dar uma ‘solução final’ ao povo palestino.

  10. E Israel deveria fazer o quê?
    E Israel deveria fazer o quê? Assistir impassível aos ataques?

    (Nâo leiam estas perguntas como as que seriam feitas por alguém que acha que, no fundo, Israel “tem razão”, ou coisa do gênero. Leiam-na como as que seriam feitas por alguém que está convencido de que ninguém PODERIA ter razão numa situação como aquela.)

    (Nâo me perguntem quem começou. Isso faz muito tempo, e a esta altura do campeonato nenhuma das partes em disputa está sequer interessada em se lembrar.)

    A parte mais fraca tem que estar certa apenas porque é mais fraca?

    (Não leiam isto como a pergunta de alguém que já concluiu que uma das partes está certa.)

    A moralidade pública não tem o que fazer numa situação como aquela. A luta é, quando muito, pela instauração das condições mínimas em que QUALQUER moralidade pública poderia pôr-se em pé.

    Por enquanto, existe apenas a ética do bando. “Mexeu com meu comparsa, mexeu comigo.” É o tipo mais nobre, mais difícil, mais trágico e mais inútil de ética de que o ser humano já foi capaz.

    Cf. “Os Imperdoáveis”, de Clint Eastwood.

  11. É isso aí, Vergílio, manda
    É isso aí, Vergílio, manda bala nos palestinos e resolve o problema, né?
    Nesta visão, a coisa só se resolve com a extinsão do povo palestivo. Colocam-se crematórios lá e, pronto, né?
    Se não houver seriedade nos EUA, que é quem manda em Israel, nada se resolve.
    Os palestinos forma expulsos de suas casa em 1946, você quer o que? Que eles aceitem passivamente a situação?

  12. Nassif,

    Não tenho palavras
    Nassif,

    Não tenho palavras diante da barbárie. Só repito o que vários profetas disseram: Ai de ti, Jerusalém! Ai de ti!

  13. Afinal, essa é a continuidade
    Afinal, essa é a continuidade de uma guerra ´racial´ ou religiosa?

    Qual é o combustível desse drama que mantém milhões de pessoas de lado a lado, sob permanente tensão e renovados clamores de ódio pelos filhos e entes perdidos.

    Os dois lados estão errados. A única saída para palestinos, árabes e judeus é que somente a coexistência e respeito a um território arbitrado, com a expressa renúncia de destruição recíproca, poderá significar a paz.

  14. Muro, confinamento, restrição
    Muro, confinamento, restrição alimentar, ataques a um povo que consideram inferior…
    Se a história ensinasse alguma coisa à humanidade, Israel seria a última das nações a perpetrar esta barbárie.

  15. Egoísticamente, agradeço que
    Egoísticamente, agradeço que os sionistas tenham deixado de lado a idéia de fundar o Estado de Israel na Bacia do Prata… já teriam tomado Argentina, Paraguai, Rio Grande do Sul para “se defender”…
    Felizmente não éramos uma região estratégica…
    Com todo seu poderio militar, de inteligência, é inadmissível que necessitassem massacrar a população civil para isolar os radicais do Hamás… mesmo tendo apoio da Autoridade Palestina. Quem sabe até porisso mesmo.
    Olmert é o Bush deles… e as eleições estão chegando…
    Uma pena que um povo com tantos talentos tenha um governo como esse, no país em que teriam a liberdade que lhes foi negada mundo afora.
    Pobres palestinos, pobres israelenses…

  16. Qualquer guerra é lamentável,
    Qualquer guerra é lamentável, significa que não ocorreu diálogo suficiente para resolver as diferenças. Acontece entretanto que, qualquer pessoa que acompanhe as grandes discussões no Oriente Médio, não terá dificuldades de constatar o quanto o Hamas agride o Estado de Israel, aliás só agridir não os satisfazem, eles querem a destruição total do território de Israel. Antes dos procedimentos de defesa do Estado de Israel, foram mais de 400 foguetes sobre a população civil de Israel, mortes e destruição iniciadas pelos palestinos do Hamas. Fanáticos religiosos misturados com esta política primitiva só pode levar a mortes e mortes, nada mais. Será que eles imaginavam que Israel não reagiriam? O Hamas so entende esta “linguagem”, e não percebem que não podem enfrentar militarmente o Estado de Israel. O resultado não poderia ser diferente, e lamentavelmente esta é a única forma de inibir as agressões ao Estado de Israel. Me impressinal o espaço que os noticiários dão quando Israel, com intuito exclusivo de preservar seu território, reage as agressões do Hamas. Já é momento que se analise esta situação, sem as atitudes terroristas do Hamas, que é o que eles realmente são, e se obtenha uma força de paz para separar estes povos, prender os terroristas, e gradualmente normalizar as relações com o Estado de Israel, que, em nenhum momento de paz se negará a colaborar com os palestinos verdadeiramente comprometidos com a Paz. Que neste final de ano possamos iniciar negociações definitivas nesta região tão conflagrada.

  17. Alguém ouviu o presidente
    Alguém ouviu o presidente Barack Obama dizer
    alguma coisa ?
    Ou o presidente da “mudança’ vai dizer o mesmo que Bush, que Israel tem o direito de se defender e blá, blá, blá…

  18. Aqui do Alto Xingu, os índios
    Aqui do Alto Xingu, os índios alertam quanto ao “timing” da agressão a 30 vilarejos palestinos, que causou a morte de mais de 350 pessoas e feriu gravemente mais de 900: (1) Israel esta enfrentando queda do crescimento econômico — o PIB deve cair 1,9% em 2009 — e a escalada do conflito impulsionará os gastos militares, segmento estratégico dos estímulos fiscais; (2) sintomaticamente, os ataques ocorrem poucas semanas antes das eleições de 10 de fevereiro e tanto o Likud quanto o Kadima — principais contendores — prometem sufocar o Hamas. Como se vê, os palestinos tornaram-se simples variáveis econômicas estratégicas para a economia israelense. Isso faz com que os índios se lembrem de um povo — embora não o único — que foi usado até a morte, pelos nazistas, como escravo na Segunda Guerra Mundial. Parece que esse povo, armado com sofisticadíssimos armamentos pelo Império, julga-se no direito de praticar violências muito superiores a que sofreu contra outro povo em flagrante situação de inferioridade. O genocídio que sofreu na Segunda Guerra pratica agora contra os palestinos. Uma barbaridade. Conseguiram superar os nazistas.

  19. HOLOCAUSTO: originariamente
    HOLOCAUSTO: originariamente significa sacrifício, chacina, destruição da vida.
    O que os Judeus estão fazendo com os Palestinos ?

  20. Me parece que o casé carvalho
    Me parece que o casé carvalho vive em outro mundo.

    Quem está se defendendo? Quem é a força de ocupação? Quem está desobedecendo resoluções da ONU por manter uma invasão a território alheio?

    Quem matou Yitzhak Rabin por tentar fazer a paz? Sob ordens de quais fanáticos religiosos?

  21. Israel é um estado
    Israel é um estado terrorista. Não respeita resoluções internacionais, promove bloqueios de alimentos, combustíveis e remédios para o campo de concentração palestino e além disso ataca a população civil em Gaza. O mundo assiste passivamente esse massacre. Até quando?

  22. As fronteiras normalmente sao
    As fronteiras normalmente sao controladas.
    Se alguem quiser entrar em qq territorio estrangeiro tem que se sujeitar aas regras do pais.
    Para entrar ,por exemplo,nos Estados Unidos tem que ter visto,No brasil tb e por ai vai.
    Se vc eh inimigo deste pais e quer entrar nesse pais tem que ,obviamente se adequar as regras vigentes.
    Se os palestinos fazem fronteira com o estado de Israel,seja atraves de Gaza ,seja da Cisjordania,porque Israel tem que fornecer medicamentos ,hospitais,mantimentos,eletricidade ,enfim suprir um pais que eh seu inimigo e que durante 365 dias ,diariamente ,lancam foguetes que atingem ate 38 kms de distancia.?
    Fazer isso pode .A comunidade internacional nada faz,pelo contrario,nada comenta.
    Os blogueiros nada falam .Acham normal,pois os coitados dos terroristas nada fazem ,lancam apenas uns foguetes que aos olhos dos blogueiros ,sao meros artefatos juninos.
    Quando um pobre coitado de um Palestino eh convencido que se colocar umas bombas em sua cintura e explodir num aglomerado urbano irah para o paraiso encontrar mel,frutas e virgens.
    Por que a riqueza dos sheiks e dirigentes arabes nao ajudam o povo palestino?
    Por que nao suprem a Palestina dos bens necessarios?
    Por que os arabes se matam uns aos outros?
    Ateh alguns anos atras os palestinos trabalhavam em Israel e hoje gracas ao Hamman,Hesbollah,OLP,Yasser Arafat,encontram -se desempregados em seus territorios.
    Acusar Israel eh comodo e facil.
    Gostaria de perguntar se o traficantes da Rocinha lancassem esses foguetes diariamente sobre os predios proximos,se o comportamento seria de complascencia e compreensao por parte dos blogueiros que acusam Israel.Sera que os moradores de Sao Conrado nao pediriam ao BOPE ,caveirao e similares que acabassem com esses ataques?.
    Quem mora em Israel eh que sabe o que eh ouvir o sinal sonoro e correr para os abrigos pois os foguetes explodirao em suas residencias,escolas ,hospitais.
    Israel eh a unica democracia naquela regiao ,ao contrario dos paises arabes que sao tiranias,ditaduras opressivas e sanguinarias , que lancam a populacao civil como escudo ,num ato covarde e insano.

  23. Detalhe, Israel usa bombas de
    Detalhe, Israel usa bombas de fragmentação e minas terrestres, armas já banidas pela comunidade internacional devido a sua nocividade a população civil.

  24. Antes de qualquer coisa, não
    Antes de qualquer coisa, não sou anti-semita, mas o que Israel faz é um absurdo, massacre absoluto. Sempre no papel de vítimas, de coitadinhos, de estamos apenas revidando…mas as pessoas esquecem do seu enorme poder militar e parcerias com o Tio Sam que enche o país de dólares e armas. Pobres israelenses, tão sofridos……

  25. Israel é um país construído
    Israel é um país construído sobre terras que foram roubadas dos palestinos. E antes mesmo de ser criado o Estado israelenses, os judeus sionistas já usavam do Terrorismo para expulsar os árabes palestinos de suas terras. E agora, os israelenses continuam usando do Terrorismo para manter os palestinos sob seu domínio e escravidão. Israel é um Estado Terrorista. Simples assim.

    Enquanto isso não for resolvido, não haverá paz alguma na região.

  26. “Quem mora em Israel eh que
    “Quem mora em Israel eh que sabe o que eh ouvir o sinal sonoro e correr para os abrigos pois os foguetes explodirao em suas residencias,escolas ,hospitais.”

    Que sorte poder ouvir esse sinal não?

    Pelo menos em comparação com as crianças que brincam nas ruas de Gaza que só percebem as bombas ‘inteligentes’ quando já estão com os braços e pernas arrancados.

  27. Bem diz o Briguilino: ” O
    Bem diz o Briguilino: ” O holocausto patrocinado por Izrael(*) e o States conta com o silêncio cumplice da maioria das nações”.
    Corja!!!
    *Iz de Nazista

  28. Comparar os palestinos com os
    Comparar os palestinos com os traficantes da favela da Rocinha é brincadeira, hein?
    Em primeiro lugar, os habitantes da favela da rocinha não estão confinados,
    tem o direito de ir e vir. Não sofrem bloqueios de comida, remédios e combustíveis. Apesar de sofrerem alguma opressão, nada se compara ao sofrimento dos Palestinos, cujas terras foram ocupadas, cercadas e agora bombardeadas. O governo israelense está se lixando para a sua própria população civil, o que eles querem é que os palestinos promovam mais atentandos e assim ganhem motivos para continuarem sua operação.
    Só assim, continuarão a ganhar os bilhões de dólares de subsídio dos Estados Unidos para se perpetuarem no poder e continuar esse holocausto…

  29. A coisa mais incrível é ouvir
    A coisa mais incrível é ouvir (nos telejornais) o motivo do início dos bombardeios, é algo mais ou menos assim; “Os palestinos estavam supostamente cavando um suposto túnel para supostamente sequestrar soldados israelenses.” Eles estão na verdade testando seus principais aliados politico/financeiros nessa hora de mudança de governo, o qual supostamente teria uma relação diferente com o mundo, inclusive com Israel. Agora, o mais incrível é ver a reação, se é que podemos chamar assim, da maioria dos governos do mundo.

  30. Nassif….qual o criterio do
    Nassif….qual o criterio do blog para eliminar comentarios?????
    Perguntar não ofende!!!!!!!

    Ofensas, desqualificação de outros comentaristas, ataques excessivamente agressivos, preconceito, racismo, provocação etc.

  31. Ei, Jose
    Leia, estude,
    Ei, Jose
    Leia, estude, pesquise. Depois volte para não falar tanta idiotice num forum onde a maior parte de seus componentes não achou seu cérebro no lixo.
    Essa ofensiva neonazista/sionista ao blog está baixando muito muito o nível das discussões.

    AQUI NINGUÉM É A FAVOR DE TERRORISTAS,

    NINGUÉM É A FAVOR DA DESTRUIÇÃO DO POVO JUDEU,

    NINGUÉM É ANTISEMITA, (exceto os representantes do desgoverno de Israel)

    NINGUÉM AMEAÇA COM BOMBAS NUCLEARES,

    POUCOS SÃO NAZIFASCISTAS, mas que estão exatamente do teu lado

    Se você soubesse ler com atenção teria compreendido que:

    – quase todos aqui são contra carnificinas covardes,

    – uso de armas ilegais contra mulheres e crianças,

    – ataques contra universidades, hospitais, escolas, ambulâncias,

    – terrorismo tipo Irgun e Stern, Der yassin, Sabra e Chatila,

    – assassinato de Rabin,

    – SE OUTRO PAÍS FIZESSE COM O POVO JUDEU O QUE ISRAEL FAZ AGORA CONTRA O POVO PALESTINO, QUASE TODOS NÓS ESTARÍAMOS AO LADO DE VOCÊS.

    Só os nazifasistas estariam do outro lado….

  32. Cuidado, o exercito israelita
    Cuidado, o exercito israelita nazifascista pode espalhar Ziklon B em Gaza, como a Solução Final.

    Já usam bombas de fragmentação e de fósforo, proibidas de uso contra civis.

    Bombardearam igrejas, universidade, escolas da ONU, (Goebbels disse:”Falem-me de cultura que eu saco minha Luger”), ambulâncias e médicos. Só falta bombardearem os hospitais, o resto já foi.

    Agora só falta o Ziklon B, contra o povo judeu que não aprova a brutalidade neofascista.

    Esse mesmo Ziklon B, usado pelo primitivos nazifascistas de Hitler, que foram derrotados em Stalingrado, por russos eslavos ombro a ombro com russos judeus.

    Será que o Ziklon B funciona ao ar livre ou será que o governo de Israel construirá “centrais de despiolhamento para palestinos” na Faixa de Gaza, depois Cisjordânia e finalmente na própria Israel, onde num portão qualquer em qualquer campo de extermínio estará escrito “O Trabalho Dignifica”?

    Um dia os nazionistas usarão esse mesmo Ziklon B sobre os judeus de verdade que serão obrigados a costurar na roupa uma Estrela de David amarela ou azul, por estarem contra o nazifascismo ou por simplesmente não estarem a favor.

    Esses maus judeus, um povinho inferior e descartável como os ciganos, comunistas, sindicalistas, deficientes físicos, deficientes mentais, intelectuais e outras espécies inferiores para os nazistas.

    Heil Begin, Heil Sharon, Heil Peres, Heil Netanyahu ou Heil Hitler, será a saudação do 4o Reich aperfeiçoado pelos nazisionistas.

    E os nazifascistas que batem palmas à carnificina de Gaza também irão aplaudir o gaseamento dos judeus de verdade, como Einstein, Hanna Arendt, Walter Benjamin, Anne Frank, Yitzhak Rabin, os heróicos resistentes do Ghetto de Varsóvia, e os gloriosos partisans judeus na França, Rússia. E no Brasil o grande Vladimir Herzog.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador