O papel da ONU

Por Edmar Roberto Prandini

É perfeitamente compreensível o descrédito que se abate sobre todos acerca do papel da ONU, especialmente de seu Conselho de Segurança.

Entretanto, apesar de todos os limites, a ONU é a única instância de “governança” mundial com alguma legitimidade. Se não for através dessa estrutura já constituída e aceita pela maioria dos países, que instância teríamos para buscar agregar novos papéis, em busca de ampliar a coordenação de ações entre os governos?

Apesar dos pesares, a ONU simboliza anseios que merecem receber nosso apoio e que precisam ser sempre redivivos. Neste sentido, o desafio consiste em fortalecer e democratizar a ONU, aumentando a importância dos países pobres. Não se deve desqualificar ou deslegitimar uma organização cuja construção representou historicamente uma engenharia institucional complexíssima e a condensação de valores dos mais nobres.

Em torno dela, buscando seu fortalecimento e democratização, repito, é que poderemos prosseguir buscando instrumentos políticos de contenção da força. A imperfeição do modelo do Conselho de Segurança deve ser combatida com esforços por seu aperfeiçoamento, não seu desprestígio. Devemos considerar, por exemplo, que em casos diversos, o Conselho de Segurança emitiu deliberações que foram desobedecidas por aqueles países ou coalizões que pretenderam manter-se em guerra. A inexistência do Conselho daria a tais governos o ar de,legitimidade, além de poder. Se, em função da força militar, poder possuem, não gozam entretanto de legitimidade e, podem ser julgados por isso.

Luis Nassif

42 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Também concordo que a ONU,
    Também concordo que a ONU, assim como, a finada ” Liga das Nações ” ,” é a única instância de “governança” mundial com alguma legitimidade”

    Os últimos a deixar seus gabinetes que desliguem o “CPU”

    A lâmpada pode deixar acesa para dissipar as trevas que se abaterão em um futuro próximo.

  2. O problema é que cada dia que
    O problema é que cada dia que passa a ONU está mais desacreditada, e o responsável por isso é Bush que desacatou, desgastou o Órgão, a exemplo da invasão do Iraque.

  3. É verdade Márcia, mas Israel
    É verdade Márcia, mas Israel já tinha solenemente ignorado duas resoluções do Órgão antes, Mr. Bush “Jokerman” só fez tirar mais um sarro da gente.

    Saudações

  4. Edmar:
    Creio que já atingimos
    Edmar:
    Creio que já atingimos um ponto critico onde a ONU é tão inoperante como a Liga das Nações antes da II Guerra. Como ultimo suspiro, antes de sucumbir, dará cadeira aos “pobres”, o que não impedira o seu fim. Vamos certamente viver um período gravíssimo da historia humana e se sobrar algo depois dele nascera das cinzas um novo organismo internacional.

  5. A ONU, chegou a esse estágio
    A ONU, chegou a esse estágio de inoperância,graças aos EUA. Como membro do Conselho de Segurança,seu voto,desqualifica,paralisa,inibe,desmonta,qualquer iniciativa,com vistas a disciplinar seus membros.Israel,é trangressor contumaz ,desde a fundação do próprio estado e da organização,com apoio do peso pesado,EUA.

  6. É verdade: a ONU “simboliza”.
    É verdade: a ONU “simboliza”. Estão lá todas as bandeiras, milhares de diplomatas e funcionários falando todas as línguas do mundo, e há papéis e coquetéis para todos os gostos.
    É um símbolo, realmente. Incapaz de impedir sequer uma morte no Congo, ou no Iraque ou em Gaza. A Humanidade anda para a ONU.

  7. Caros,

    “, que instância
    Caros,

    “, que instância teríamos para buscar agregar novos papéis, em busca de ampliar a coordenação de ações entre os governos?”

    Talvez seja a formação de novos “aliados”.

    De qualque modo o mundo aguarda em suspense o que ao Obama será pemitido fazer.

    Será a hora da verdade. (A hora da onça beber água como diz o Luciano do Vale, nos momentos crusciais do esporte).

    Até.

  8. Por mim já adiantaria
    Por mim já adiantaria rompendo relações com israel, como fez Chaves. Depois é depois.
    Como permitiram que um monstro destes tivesse tanto poder? O ESTADO de israel se tornou uma aberração não possui mais noção de limites, um monstro de sete cabeças. Como foi possível acontecer? Todos estiveram dormindo enquanto o monstro engordava e se armava até os dentes inclusive com armas proibidas. Pelas fotos alguns analistas não possuem mais dúvidas que bombas proibidas de fósforo são usadas.
    Mas que coisa horripilante de se ver!

    E agora temos notícias que eua encomendaram um navio bem grande para caber todas as armas do inferno; vão abastecer israel.

  9. O problema da ONU não é de
    O problema da ONU não é de legitimidade. É de falta de credibilidade. A ONU, enquanto organização internacional, não está desempenhando, na prática, o papel que lhe é próprio. Não adianta falar em tese. A retórica é muito bonita, mas não salva vidas, como as que estão sendo perdidas na Faixa de Gaza. A ONU deve (ou deveria) ter o poder de coerção necessário para que os países componentes dos seus principais órgãos se subordinem às suas determinações. Se não obedecerem o decidido, teriam q

  10. O problema da ONU não é de
    O problema da ONU não é de legitimidade. É de falta de credibilidade. A ONU, enquanto organização internacional, não está desempenhando, na prática, o papel que lhe é próprio. Não adianta falar em tese. A retórica é muito bonita, mas não salva vidas, como as que estão sendo perdidas na Faixa de Gaza. A ONU deve (ou deveria) ter o poder de coerção necessário para que os países componentes dos seus principais órgãos se subordinem às suas determinações. Se não obedecerem o decidido, têm de se submeter às sanções correspondentes. Para que serve um organismo internacional como as Nações Unidas, se não consegue impedir que milhares de inocentes sejam mortos?

  11. “ONU é a única instância de
    “ONU é a única instância de “governança” mundial com alguma legitimidade”

    Nota se: campeoa mundial de burradas por milimetro quadrado.

    Nota se.

  12. Existe um movimento que
    Existe um movimento que começa a tomar corpo:

    “É a reconhecida intelectual Naomi Klein pronunciando-se a favor do boicote. A campanha Boicote, Desinvestimento, Sanções é apoiada por incontáveis associações – incluindo-se blogs brasileiros como o RS Urgente, o Reinventando Santa Maria e o Biscoito, que o convida, blogueiro, a informar-se sobre o boicote a Israel e repercuti-lo no seu blog.

    Mini-FAQ sobre a campanha Boicote, Desinvestimento, Sanções a Israel: […]

    Para quem se interessar:
    http://www.idelberavelar.com/

  13. Amigos,

    Como eu disse na
    Amigos,

    Como eu disse na primeira frase, as razões para o ceticismo em relação à ONU existem. O problema é pensar na construção de qualquer alternativa a ela.

    Vejam quão dificil é, em situações relativamente normais, com apenas alguns países, estruturar uma estrutura de governabilidade: o exemplo do Mercosul evidencia os conflitos de interesses envolvidos em qualquer ensejo desse tipo.

    A ONU é, neste sentido, muito mais do que símbolo. Com o passar dos anos, desde sua constituição, após a Segunda Guerra e, só nos escombros que a guerra representou é que foi possível estruturar-se uma instância como ela, foram associando-se mais e mais países, paulatinamente, a ponto de que hoje, ela é efetivamente uma organização mundial.

    Logicamente, eu preferiria que a sua existência assegura-se não apenas o fim das guerras, mas também da pobreza no mundo. Sei bem que ela não detém os instrumentos para tais tarefas. Entretanto, considero que é o aparato disponível na luta política internacional para tentar promover a luta política por estes nossos anseios.

    Evidentemente, a ONU ressente-se de muito maior democratização. Ela deve não apenas agregar os governos nacionais, mas a sociedade civil global. Esta tem sido uma das reivindicações dos movimentos que agregam-se no Fórum Social Mundial, por exemplo. O Fórum, também, consiste numa instância de legitimidade fantástica, mas detém ainda menor poder de deliberação, razão pela qual a ONU não pode ser desprezada.

    O debate é importante.

  14. Calma, calma… a humanidade
    Calma, calma… a humanidade conta os anos em milhares de anos – já temos mais de dois. A ONU ainda esta no berço (ou na barriga) dela. É primeira vez na História da Civilização que existe um organismo com representação do mundo inteiro.

    Temos que olhar a História antes de emitir comentários pessimistas. O estado nazi-fascista já dominou a Europa inteira, do Tejo aos Montes Urais. E a foi vencido. A loucura que hoje se transformou Israel é condenada pela História. Esparta também foi a mais poderosa cidade do mundo antigo. Hoje não passa de uma vila que nem mais se chama assim.

    Não prego o fim do Estado de Israel – acho bonita a idéia de um lar judeu – só não lhe vejo futuro dentro da História.

  15. temos eh que apoiar a
    temos eh que apoiar a recriacao da onu sob novo prisma. Por exemplo: sob o prisma do g-20, dos brics, da maioria dos paises..
    A construcao desse organismo levou tempo para ser legitimada embora a ONU nao tenha credibilidade, como diz o victor, mas por isso mesmo eh preciso lutar por novas possibilidades, conforme as circunstancias atuais, nao mais as da segunda guerra.
    O dificil eh perceber as novas possibilidades. No editorial da folha deste domingo, o redator critica e ironiza a fraqueza das proposta brasileira na luta pela paz. O cara quer o que? Sangue? Se desse forca ah ideia, estaria pelo menos legitimando historicamente a posicao da diplomacia brasileira…A ONU nao serve pra nada, so pra coqueteis, por culpa dela mesma mas principalmente pela maioria dos cinco paises membros que disputam quem vendera mais armas para os perifericos se matarem…
    (por falar em perifericos, parabens pelas analogia do paulo, genial).

    geniais analogias do paulo
    eu nao me chamo raimundo e a slucao final nao eh uma solucao
    a historia humana esta cheia de bons exemplos, ao contrario dos dados pelo mister butcher e seu vice dono das armas…

  16. Nassif… favor corrigir na
    Nassif… favor corrigir na nota anterior …..

    1. “estruturar uma estrutura…”, corrija, por favor: “estruturar uma instância…”

    2. “eu preferiria que a sua existência assegura-se…” para “eu preferiria que a sua existência assegurasse…”

    Prometo ser mais cuidadoso… Desculpe.
    Obrigado….

  17. Não se deve desqualificar ou
    Não se deve desqualificar ou deslegitimar uma organização … que foi responsável pela criação do estado de Israel em terras densamente ocupadas por árabe-palestinos há muitos séculos …..

  18. Se houvesse um bombardeio no
    Se houvesse um bombardeio no Brasil, algum de vocês de sentiria seguro ao ser avisado de que a ONU está presente?

  19. O século começou agora. Temos
    O século começou agora. Temos um presidente negro nos EUA, uma crise sem precedentes no mundo financeiro e um massacre (não vou dizer guerra pois seria eufemismo) no oriente médio.

    O que será daqui pra frente?

  20. Sem dúvida alguma que ONU é
    Sem dúvida alguma que ONU é muito importante(?)…bah! mas, cá pra nós, em se tratando de conflitos que envolvam estados unidos e Israel, ela vem atuando mal e porcamente há muito tempo, tempão mesmo…se era para atuar desta forma, de forma superficial e irreal, seguindo o protocolo para casos assim, teria contribuído muito mais para a solução do conflito se tivesse ficado caladinha…até parece que ONU não entende de tradição.
    E mais uma vez segue o refrão…paaara queeem conhece a tradição do povo de Israel, e considerando que só a verdade é capaz de libertar qualquer ser humano da ignorância, e verdade é união de todos, não de dois, atuar de forma superficial neste tipo de conflito é o mesmo que garantir impunidade para o ignorante israel.
    Estados unidos, como sempre, numa infame manobra de defesa de interesses, e já sabendo que só é possível alcançar a verdade com o conhecimento, malandramente emitiu o sinal dos céus que israel precisava para continuar com a matança e invasão, ou seja, absteve-se de votar, o que o ignorante israel entendeu como sendo a vontade de deus…bah!
    Única forma de mostrar a verdade para o ignorante israel é levar o pobre coitadinho a um tribunal para crimes de guerra para ser apresentado à justiça dos homens ! o mundo muda e israel nem liga, mais soma !!!

  21. Um grande terror.

    Por
    Um grande terror.

    Por Haaretz Editorial

    Tags: Gaza, Hamas, Israel notícias

    Cerca de duas semanas após o início dos combates em Gaza, que só existem vagas relatórios sobre o sucesso de Israel danificando Hamas terrorista infra-estrutura. Por outro lado, as estatísticas sobre os danos causados à população civil acumulam. Mais de 800 palestinianos foram mortos e cerca de 3.000 foram feridos, uma esmagadora maioria delas de ataques aéreos. De acordo com dados da ONU, metade das vítimas são civis, e metade dos civis mortos são mulheres e crianças

  22. “Devemos considerar, por
    “Devemos considerar, por exemplo, que em casos diversos, o Conselho de Segurança emitiu deliberações que foram desobedecidas por aqueles países ou coalizões que pretenderam manter-se em guerra. A inexistência do Conselho daria a tais governos o ar de,legitimidade, além de poder. Se, em função da força militar, poder possuem, não gozam entretanto de legitimidade e, podem ser julgados por isso.”
    A ONU e suas instâncias também convivem com contradições, próprias de um mundo velho em transformação. Em Gaza prestam ajuda humanitária com disposição e dedicação. Possivelmente tenham ajudado a divulgar internacionalmente a condição de pobreza em que o Palestino vive. O Alto Comissariado da ONU já entrou com representação contra o governo de Israel por não cumprir a Convenção de Genebra. Condoleeza Rice, representando os Estados Unidos, que tem poder de veto no Conselho de Segurança, ficou isolada, tendo que se abster e apoiar a resolução. Os outros 14 membros decidiram os termos do cessar-fogo e o reconhecimento do Hamas como interlocutor nas negoicações. É um avanço que cria condições, inclusive, para rever a composição do Conselho de Segurança, sua representação, e arguir os motivos que sustentam a condição especial do poder de veto. A partir dessas mudanças, que devem ser negociadas, o governo de Israel não poderá se basear somente no apoio dos Estados Unidos e terá que negociar politicamente com os outros países da região, reconhecendo a representatividade de qualquer um que tenha sido eleito, inclusive o Hamas. Na mesa de negocições não sentam somente os alinhados e moderados, mas principalmente os opositores. O conjunto permite que se chegue a acordos, que serão cumpridos se a ONU tiver representatividade. Não é possível que uma questão internacional desse porte seja resolvida isoladamente pelo governo francês e o governo egípcio. Apesar de entender que foi uma iniciativa importante para movimentar um jogo político viciado, ainda com um potencial perigoso para a estabilidade da região e o resto do mundo.

  23. Me parece cada vez mais claro
    Me parece cada vez mais claro que Israel pretende soterrar todas as expectativas dos moderados, da ONU, do Obama de criar na região dois Estados: Israel e Palestina. A invasão é a pá de cal, literalmente, nessas pretensões. Para tanto, a ação militar está sendo conduzida e finalizada antes da posse do novo governo dos Estados Unidos. Desmoralizar ainda mais as Nações Unidas é um efeito colateral.

  24. Concordo que a ONU atua
    Concordo que a ONU atua aquém das expectativas, só não esperem que Israel acate “resoluções” que os impeçam de se defender!

    Lendo pela imprensa nativa, é possível se imaginar o Hamas como uma reunião de cordeirinhos…

  25. Prezados,

    Kant publicou um
    Prezados,

    Kant publicou um pequeno opúsculo sobre a proposta de “Paz Universal”. A discussão é antiga. O fato de ser um anseio universal, entretanto, não sana o problema de que os conflitos de interesses sempre existirão. A questão que se põe é como processar democraticamente os conflitos.

    Dentre os colegas comentaristas, observamos duas posições mais nítidas: um grupo, em que me incluo, tem ciência e clareza dos limites e contradições atuais da ONU, de seu Conselho de Segurança, e de seus demais organismos, mas, entendemos que a construção de um fórum internacional dessa envergadura representa, em si mesmo, uma extraordinária vitória dos que lutam pela paz e pela democracia. Mais que isso, as utopias expressas na constituição da ONU convertem-se em instância crítica permanente, a exigir continuamente de todos os atores políticos e sociais reposicionamentos no sentido do aperfeiçoamento do relacionamento humano, incluindo-se aí a própria organização interna das Nações Unidas. Um segundo grupo, apresenta-se cético, investindo numa postura nihilista. Nos comentários que expressam esta posição, gostaria de identificar alguma proposição que nos permitisse vislumbrar a construção de alternativas. Infelizmente, não encontro. Concluo, então, perguntando a estes, aficcionados pela demolição, como pensam que seriam as relações internacionais sem uma estrutura como a das Nações Unidas? Sinceramente, acham que haveria um mundo mais equitatitvo? Com menores conflitos entre os países?

    Os minimalistas já demonstraram os estragos que podem causar na economia mundial. Na política, é recorrente que apresentem-se aqueles que defendem o esvaziamento das instâncias de representação e dos processos democráticos, acusados recorrentemente de excessivamente onerosos.

    Sigo, contrariamente, considerando que a democracia se faz com mais democracia (a frase aparenta-se tautológica, mas não é!) e com mais política e representação. É o que defendo. Que a ONU seja fortalecida, com a agregação legítima dos atores da sociedade civil, a revisão de seu regimento e dos direitos de veto.

  26. Palestino fosse, eu
    Palestino fosse, eu acrescentaria que as dores da ONU são conversa fiada, tudo perfumaria para futuramente se resguardar do mau odor de cadáveres apodrecendo, caso seja chamada para legitimar a contagem dos mortos !!!

  27. Vejo que o problema com a ONU
    Vejo que o problema com a ONU é a ditadura americana, já que é o único com poder de veto e decisão e controla o Conselho de Segurança.
    Quando você diz democratizar a ONU, significa acabar com a ditadura imperialista americana na ONU ?

  28. Nassif,
    Deu no blog “O
    Nassif,
    Deu no blog “O biscoito fino e a massa”

    Mohammed Fares Al Majdalawi escreve de lá: Gaza está afundando num rio de sangue
    Quero escrever sobre o sofrimento do meu povo e da minha família nestes dias de cerco contra a população de Gaza. Pelo menos 888 pessoas já foram assassinadas e mais de 3.700 feridas. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha acusou o exército israelense de repetidamente recusar entrada a ambulâncias na região de Al Zeitoun na Cidade de Gaza. Como consequência, os feridos logo passam a ser os mortos, uma violação premeditada e deliberada dos direitos humanos.

    Em minha casa já não temos as necessidades básicas. Não há comida. Pão. Ou combustível. Ou futuro. Ontem, meu pai foi à padaria às 5 da manhã. Esperou 5 horas para conseguir um pedaço de pão, que não é suficiente para minha família, porque somos 11. Hoje foi minha vez. Fui a todas as padarias — fechadas.

    Não temos para onde ir. Não podemos nos comunicar com nossos amigos ou parentes — todas as comunicações já caíram, enquanto despejam mísseis nas nossas casas, mesquitas e até hospitais.

    Na única faixa de terra do planeta onde uma população sofre cerco aéreo, naval e terrestre de um exército estrangeiro, além de bombardeio cerrado incessante durante vários dias, Mohammed Fares Al Majdalawi descreve o horror.

  29. Primeiro: a chacina, matança,
    Primeiro: a chacina, matança, barbárie, carnificina e crimes de guerra, bombas de fragementação e de fósforo, proibição de civis abandonarem o campo de batalha, proibição de entrada de imprensa…
    O blog está, como a “grande” imprensa mercantil, colocando o nazionismo para as páginas lá de trás…
    Segundo: os usa (Tortureland), israel (4o. Reich) e outros países neonazistas sempre quiseram esvaziar, desmoralizar, destruir a ONU.
    A barbárie nunca respeitou nada, é o fato. Hitler, Stalin, Kisling, Trujillo, Somoza, Trumann, Reagan, Saddam, Beguin, Sharon, Pinochet, Idi Amin, Franco, Salazar, Mussolini, Garrastazu Medici, Viola, Tatcher, Ngo Diem. Nenhum deles jamais respeitou direitos humanos, tribunais internacionais, Liga da Nações. Porque hoje os assassinos nazifascistas respeitariam a ONU?

  30. Maria Santos

    “E agora temos
    Maria Santos

    “E agora temos notícias que eua encomendaram um navio bem grande para caber todas as armas do inferno; vão abastecer israel.”

    Onde vc. viu isso?
    Até.

  31. Edmar Roberto Prandini

    o que
    Edmar Roberto Prandini

    o que coloquei não tem como origem o teu artigo, fique certo…concordo plenamente com tudo que você colocou, mas considero que já passou a hora da ONU se livrar das garras do estados unidos, com outra reação imediata, não só esta que vimos, que bem poderia ser uma reunião do conselho para discutir se cabe punição por crime de guerra, principalmente diante do que está se passando em Gaza…ou será que eles não sabem que tudo é resultado de planos de israel?

    grande abraço e saiba me perdoar, se por acaso ficou alguma impressão de discordância de minha parte !!!

  32. Caro Edmar,
    Diferente de
    Caro Edmar,
    Diferente de muitos que aguardam OBAMA (e seus enormes problemas internos), também acredito que o fortalecimento da ONU é o caminho.
    Respeito entre as nações. Israel e os EUA não estão acima do bem e do mal.
    Leia essa declaração da Comissária Navi Pillay da ONU
    http://www.unhchr.ch/huricane/huricane.nsf/view01/D78B7DAC697D3060C1257539003B5F3A?opendocument
    ou no YOUTUBE:
    http://www.youtube.com/watch?v=S4av0mqaQNY
    Edmar e Luis Nassif,
    Tento atualizar diariamente no YOUTUBE as noticias de GAZA:
    http://www.youtube.com/marcosdiarios

  33. Peregrino,

    No debate, o que
    Peregrino,

    No debate, o que importa é a expressão das idéias. A divergência, se acaso existir, deve ser livremente manifesta, não havendo nenhum tipo de ressentimento por isso. Não se justifica a necessidade de perdoar. Não me senti acusado, em momento algum. E se, porventura, somos concordantes, melhor ainda.

    Grande abraço.

  34. È facil de hoje entendermos
    È facil de hoje entendermos por que israel invadiu e continua a invadir os territórios PALESTINOS, históricos e reais proprietários de jerusalem.Se o mal ali se instalou, graças ou por desgraças de um idiota capacho americano, com seu voto de minerva, criando alí, o que nunca pertenceu aos judeus- OSVALDO ARANHA.Isto, os eternos e injustiçados judeus não esvcrevem.Me sinto envergonhado quando leio algo sobre este assunto.Perdoem os brasileiros de brios, povopalestino.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador