Obama diz que EUA não vão mais espionar países aliados

Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou hoje (17) mudanças nos serviços de inteligência do país. Em discurso, ele disse que os serviços de informações não irão espionar rotineiramente países considerados aliados.

“Fui muito claro para os serviços de informação: a menos que a segurança nacional esteja em jogo, não iremos espionar as comunicações dos líderes dos países aliados mais próximos e nossos amigos”, afirmou.

Obama havia informado, no dia 10 deste mês, que faria o anúncio das mudanças, mas que elas ainda estavam sendo definidas. A medida altera a regulação dos programas de vigilância norte-americanos, tão criticados após as denúncias feitas pelo consultor de informática Edward Snowden, que prestava serviços à Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês).

As revelações sobre casos de espionagem maciça fornecidas por Snowden aos jornais Washington Post, dos Estados Unidos, e The Guardian, da Grã-Bretanha, provocaram mal-estar diplomático, ao tornar público que os serviços secretos norte-americanos espionaram as comunicações em diversos países. Entre os líderes que tiveram as comunicações monitoradas pelo serviço norte-americano estavam a chanceler alemã Angela Merkel e a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.

Em dezembro, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou, por unanimidade, o projeto de resolução O Direito à Privacidade na Era Digital, apresentado por Brasil e Alemanha como reação às denúncias de espionagem internacional praticada pelos Estados Unidos em meios eletrônicos e digitais.

*Com informações da Agência Lusa

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

11 comentários

  1. buenos um pepino a menos

    buenos

    um pepino a menos nesta vidinha besta…

    já posso dormir mais sossegado com janelas abertas

    agora, que o império do norte dos satélites fala que eu te escuto

    não mais irá bisbilhotar meus sonhos minha consciência meu dedo no nariz

     

     

  2. “Vou assinar este documento,

    “Vou assinar este documento, que será registrado em cartório, garantindo que não vou mais espionar vocês… Ei, Serra! Me empresta a caneta?”

  3. ‘We Are Now a Police State’

    William Edward Binney

    ‘Bill’ Binney, um dos melhores matemáticos e decifradores de códigos na história da Agência de Segurança Nacional (NSA), trabalhou na coleta de inteligência secreta da organização por 32 anos antes de renunciar no final de 2001.

    Binney afirma que a NSA usou um dos programas que ele construiu, conhecido como ThinThread para espionar, praticamente, todos os cidadãos dos EUA em uma ação sob o nome código Stellar Wind.

    As denúncias e os documentos de Edward Snowden, detalhando o programa de vigilância ultra-secreta confirmam o que Binney disse há anos.

    Binney diz que o programa ThinThread foi construído para rastrear as atividades eletrônicas – telefonemas, e-mails, operações bancárias, registros de viagens, comunicação social, etc – e mapeá-las para recolher “todos os atributos de qualquer indivíduo” em cada tipo de atividade e construir o seu perfil com base nesses dados.

    CYBER EXPERT: I Can Create A Real-Time Profile Of You

    http://www.businessinsider.com/the-nsa-builds-real-time-spying-profile-2013-6#ixzz2qh7qePxr

    • MENSAGEM A TODOS OS ESPIRITAS

      MENSAGEM A TODOS OS ESPIRITAS DO BRASIL:

       

      “As denúncias e os documentos de Edward Snowden, detalhando o programa de vigilância ultra-secreta confirmam o que Binney disse há anos”:

      Ja que estamos falando de “programa de vigilancia ultra secreto”, porque nao chegamos aos ratos de laboratorio de uma vez?  Eu sou um deles.  Querem ouvir a experiencia ultra secreta?  Entao ta.

      Ha 6/8/10/12 meses atraz (eu nao documentei aqui e nao lembro) meu radio

      http://www.listenarabic.com/minesweeper-game-1212.html

      que eh a UNICA coisa que eu escuto dia e noite ha no minimo dois anos, comecou a parar subitamente sem mais nem menos. Nao havia razao ou logica pra esse radio parar inexplicavelmente.

      Ha alguns dias eu descobri a razao.  Estou absolutamente puto.  Esse puteiro de governo norte americano decidiu que tinha que interromper MINHA vibracao toda santa vez que ela abaixasse por causa da PRESENCA DELES EM MINHA CASA.  So que eu nao invadi o puteiro deles.  ELES invadiram a minha casa e a minha vida.

      Como eu, finalmente, descobri o pattern do “truque” de “treinamento vibracional” deles ha alguns dias, eu berrei pras escutas  pra tirar o cavalinho da chuva porque quem esta abaixando a minha vibracao eh eles e quem esta invadindo territorio MEU eh eles.

      Advinhem…

      O problema do radio subitamente acabou se.  Num passe de magica.  Exatamente no dia que eu berrei pra eles que eu estou no meu direito e eles estao cagando os deles com sua presuncao.

      Virei rato de laboratorio.  E isso vai acontecer com TODO E QUALQUER MEDIUM que se aproxime ou seja aproximado pelo governo norte americano.

      Nao, nao termina com isso nao.  Tentem ler o texto em ingles que o Marcelo Castro postou aqui, por exemplo:

      https://jornalggn.com.br/noticia/nsa-vigiava-computadores-mesmo-fora-da-internet

      ELE acreditou.  Nao viu que eh tudo mentira, inventada especificamente pra esconder a verdade.  Principalmente, nao viu que se fosse verdade que essa “tecnica” existe ela seria usada com gente em coma -pois a primeira sentenca dele eh quase verdade:  ate mesmo gtente que NAO tem cerebro tem mediunidade.

      Mas se o texto foi inventado pra esconder a verdade, entao qual eh a verdade?

      Minha experiencia com o radio (com meses e meses a fio de evidencia vibracional) prova terminantemente que o governo dos Estados Unidos esta “monitorando” pessoas com agentes MEDIUNS enquanto quem esta tomando decisoes eh puta deles -como alguem desligaria meu radio por meses a fio exata e precisamente quando eu abaixo minha vibracao POR CAUSA DA PRESENCA DELES se nao fosse medium?  E como alguem tomaria a decisao de me tratar como rato de laboratorio pra ser “treinado” se nao fosse mais uma puta do governo norte americano?

      Essa eh a natureza desse aviso.  Se tem alguma coisa que subitamente comecou a dar errado com seu computador, desconfie.

      Marcelo, sinto muito mas como eu te disse minha vida nao eh episodio de “X Files”:  nao cabem duas versoes igualmente convincentes e contraditorias nela.

      Somente a minha versao eh a verdadeira.

  4. discurso hipócrita e anacrônico

    O patamar do debate é outro .

    As questões correntes : monopólio do google, monopólio da microsoft, vantagens financeiras, comerciais e militares ilegais.

  5. bom, então eles vão continuar

    bom, então eles vão continuar a espionar a Dilma!  afinal não somo aliados, somos bocós mesmo, pois não somos aliados dos americanos, e somos passados pra tras pela China, França, Turquia, Argentina, Bolivia, etc etc etc.  quando na escola tinhamos um colega que chamavamos de Brasil, porque ele era grande e bobo!  

    parece que não mudou nada!

  6. Homem cordial

    Mas que beleza. Estou tão tocado, que chego a acreditar que nos Estados Unidos tem também a figura do “norte-americano cordial”, tal qual o nosso “brasileiro cordial”. Quem quiser acreditar, tudo bem. Cada um faz o que achar melhor.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome