Os aviões da Embraer usados contra as Farc na Colômbia

Por junior50

Comentário ao post “Jornal afirma que CIA ajudou Colômbia a matar líderes das Farc

“Trata-se de uma intromissão muito séria do governo brasileiro, contra nossa luta revolucionária, o fornecimento destas aeronaves”  – Raul Reyes, em um comunicado das FARC, 2006/07.  
 
Ele estava certo nesta premonição.
 
Na madrugada do dia 01/03/2008, o CACOM – 2 da FA Colombiana, após ter seguido eletronicamente (Sigint/GPS – NSA e CIA) por varios dias, uma unidade das FARC, que transitava entre as fronteiras da Colombia/Equador, inclusive em algumas ocasiões ter podido “ouvir” suas comunicações, que confirmaram que o numero 2 das FARC, Raul Reyes, liderava esta coluna, lançou a “Operação Fênix” – para matá-lo.
 
A Arma utilizada: Super Tucanos A-29B, do Esquadrão 211 “Grifos”, armados com bombas cluster.

 

Redação

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. No Afeganistão e

    No Afeganistão e principalmente na fronteira com o Paquistão são usados os aviões não tripulados, os Drones,  para este serviço, tanto vigilância quanto os assassinatos propriamente ditos. Acho pouco provável que precisem dos Tucanos, a tecnologia vem sendo testada a décadas no oriente médio e ásia. Pelo jeito as farcs não perceberam contra quem estavam lutando.

    Horacio

  2. Vender aviões a um Governo

    Vender aviões a um Governo legal é intromissão aonde? A menos que as FARC fossem internacionalmente reconhecidas como forças beligerantes em uma guerra civil, o que não aconteceu.

    Em 1932 o Governo de São Paulo tentou adquirir armas na Inglaterra para a luta contra o Governo central e não foi atendido por ser considerado grupo insurgente sem status de biligerante.

    Se o Governo da Colombia não adquirisse os Tucanos compraram de outro fornecedor, não foi o avião que definiu essa incursão no Equador, aliás me lembro que foram com helicopteros para pegar os computadores do acampamento de Raul Reys.

    Se algum fabricante de aviões for entrar nesse campo não vende avião em lugar nenhum.

     

    1. Foi cortado

        O Editor “cortou” o restante de meu comentário, que explicitava toda a operação subsequente ao ataque aéreo, quando forças helitransportadas, do exército e da policia nacional, após sanitizarem a area, recuperaram mateirais, computadores, radios multi-band com frequencias atualizadas de outros GTs das FARC, o que possibilitou ataques futuros.

         Quanto a Reyes e as FARC, desde o final dos anos 80, não passam de um grupo de narcotraficantes.

          

  3. > “Trata-se de uma

    > “Trata-se de uma intromissão muito séria do governo brasileiro, contra nossa luta revolucionária, o fornecimento destas aeronaves”  – Raul Reyes, em um comunicado das FARC, 2006/07.

    Uai, a Embraer não vai vender aviões pra governos “reacionários” agora? E sobre a ajuda “revolucionária” de Chávez às FARC… confirmada? Desmentida?

  4. Embraer

    Intromissão do governo brasileiro  ? Ajuda dos universitários: A Embraer não é uma empresa com capital privado também ? Não deve fazer negócios para auferir lucros ? Não é legítimo vender aviões para governos reconhecidos pelo Brasil ? Depois de vendidos , devemos tutelar o uso das mesmas aeronaves ? Não estou entendendo.

  5. Ué o governo colombiano é uma

    Ué o governo colombiano é uma democracia

    As FARCS um bando de ladroes homicidas e traficantes que há muito tempo perdeu a essencia que os criou

    A Embraer fornecer avioes esta corretissimo

    Cada uma que a gente lê…rsrsrs 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador