Os EUA estão a beira de uma revolução…

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Enviado por Filipe Rodrigues

Calma gente, revolução não significa apenas derramamento de sangue, mas as mudanças políticas que podem ocorrer nas eleições 2016, com uma derrota dos candidatos pro-establishment, fruto do cansaço dos americanos frente a essas políticas.

Partido Democrata: existe grandes possibilidades de um candidato da esquerda na sucessão de Obama, Hillary Clinton que é o nome mais forte vem se aproximando da esquerda democrata para viabilizar seu nome, sua saída do governo Obama teria sido intencional para não se comprometer com o naufrágio representado pela atual administração na Casa Branca.

A senadora Elizabeth Warren desponta para ser a candidata do Occupy Wall Street inspirado no sucesso de seu colega Democrata e Socialista recém-eleito prefeito de Nova York Bill De Blasio com um discurso contra as desigualdades sociais e econômicas.

Para se ter uma ideia do crescimento esquerdista na América, a página no Facebook do Partido Comunista Americano (CPUSA) tem mais curtidas (80.000) que a do PC do B (43.000).

Partido Republicano: está numa situação mais complicada para arranjar um candidato, além das ameaças futuras de crescimento populacional das minorias americanas (tradicionais eleitores dos Democratas). Os Republicanos teriam futuro se apostarem em um candidato Libertário, assim como o Tea Party defendem um estado cada vez mais reduzido, mas se por um lado o Tea Party quer a manutenção do conservadorismo e poder imperial dos EUA no mundo.

Os Libertários pretendem reduzir os gastos militares, rever a política externa (inclusive encerrando o embargo a Cuba) retomar o padrão Ouro no lugar do Dólar atacando o financismo e ampliar direitos individuais (aborto, casamento gay, legalização das drogas, etc). Ron Paul é o principal nome dessa corrente política, porém tem a idade como obstáculo já que é um homem de 80 anos, Edward Snowden já declarou ser um simpatizante da causa libertária, segundo defensores, a mesma causa dos fundadores da nação.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Será que li direito?
    Os

    Será que li direito?

    Os republicanos são maioria na câmara e no dia 4 denovembro serão maioria no senado tbm( segundo todas as pesquisas)

      Assim sendo o presidente pode até ser do partido da lua,.que mandará muito, mas muito pouco.

          Então,não entendi nada esse post.

    1. Desde 2012 há um

      Desde 2012 há um enfraquecimento dos Democratas e Republicanos tradicionais, com um fortalecimento de políticos ligados as tendências Libertárias (Republicanos) e Esquerdistas (Democratas).

      Como o sistema partidário de lá é distrial/majoritário, o que beneficia as maiorias, muitos preferem militar nos partidos tradicionais do que criar novas legendas (totalmente o inverso do Brasil, onde a fragmentação exagerada é o problema).

      1. O partidos Democrata e

        O partidos Democrata e Republicano são resultantes da HISTORIA dos EUA

        Aqui tres espertos semi analfabetos se reunem em um quiosque de praia e resolvem fazer  algum negocio facil e para ganhar dinheiro rápido , qual será melhor?

        Abrir uma faculdade, fundar uma igreja ou registrar um partido?

        A coisa é facil e nem custa tão caro.

        Nos EUA os Partidos vem das raizes do Pais, não existe registro, não tem sede, comissão executiva nacional, diretorios estaduais, qualquer um pode inventar um partido, existem mais de 100, não tem fundo partidario, horario politico gratuito, Tribunais Eleitorais, portanto não tem a mais remota semelhança com o Brasil.

        Aqui Partido são cartórios, lá Partidos são a Historia do Pais.

    2. Prezado anarquista
      Voce 

      Prezado anarquista

      Voce  deve  estar  acostumado  com democracia  do PT, onde um ministerio muda tudo, até maioria no congresso.

      Em lugares onde a educação e a civilização  não são falacias eleitorais é assim.

      O poder executivo  EXECUTA.

      o PODER LEGISLATIVO  legisla.

      ATe quando catiliina……plagiando Cicero.

    3. nao perdeu, as ultimas pesquisas dah democratas

      Obama governou inicialmente com senado e a camera. Perdeu os deputados e sempre manteve o senado com uma margem nuito pequena de senadores. Nesta eleicao pode mudar, entre os que se retiram e nesta eleicao perderem, mais existe uma chance pequena ainda de os democratas ficarem com o senado. Alem disto nao garante a votacao no congresso por presao dos eleitores que sao mais sensiveis em perde o mandato.

      Agora tem uma sentido que ele quis dizer no artigo, esquerda como progressistas. O artigo nao esta claro.

       

  2. ignorancia é contagiosa

    Pessoal :

    Por favor, não insistam.

    Comparar um esquerdista dos USA  com um esquerdista do Brasil é ridiculo, sem sentido.

    Esquerdistas dos USA  amam seu pais. O do Brasil ama sua ideologia

    Esquerdista dos USA manuseia riqueza e abundnacia. Esquerdista do Brasil  vive na miseria

    Esuerdista dos USA vive capitalismo todo dia. Do Brasil vive SArney, REnan e Lula ( ?????).

    Conclusão : papel aceita tudo. Até essas  asneiras ‘ eruditas’ e ‘ contemporaneas ‘.

    1. Esquerdista nos E.U.A.

      Esquerdista no Brasil: Lula

      Esquerdista nos E.U.A.: Hillary Clinton.

      Sem comentários…

      Qualquer dúvida, consulte as trajetórias e os feitos de cada um segundo as perspectivas do chamado esquerdismo.

    2. Ahahaha

      Cara, não é só papel que aceita tudo…

      Em matéria de escrever asneiras sem um pingo de erudição ou realidade factual, tu destes uma aula em poucas linhas…

      Bestial!

    3. O complexo de vira-lata desse

      O complexo de vira-lata desse tal Lineu é tão desmesurado que até o esquerdista norte-americano, a seu juízo, é superior ao seu congênere brasileiro. Te orienta, rapaz. Ou então pede prá sair…

  3. Esse processo político

    Esse processo político estadunidense é uma ilusão, os dois maiores partidos não conseguirão monopolizar a eleição pra sempre por mais burocracia que se faça pra conter os demais movimentos…

    Pior: quanto mais os movimentos alternativos são suprimidos mais eles se radicalizam com o tempo, aí quando a bolha estoura…

  4. esquerdistas

    “Para se ter uma ideia do crescimento esquerdista na América, a página no Facebook do Partido Comunista Americano (CPUSA) tem mais curtidas (80.000) que a do PC do B (43.000).”

    Não entendi essa parte.

    O PC do B é de esquerda?

    Em rigor, o único quadro do PC do B que merece o qualificativo de comunista é o Netinho. Este sim, um marxista-lenista consequente e de porrada… digo, de luta…

  5. Assim……………………..

    Não importa quem seja eleito Presidente. As Organizações Corporativistas já ganharam as eleições em qualquer País!

    Como disseram – ” Não importa o sistema de governo das nações, desde que eu tenha a chave do cofre” !!!!!!!!

  6. EUA ? não acredito que

    EUA ? não acredito que estejam a beira. Não estaremos vivos se e quando isto acontecer. A lavagem cerebral que fazem na escola, nas empresas e em toda a sociedade é mt grande. Um brasileiro que more 10 anos ou até menos lá, passa a acreditar  piamente nas crenças deles.

  7. É esperar demais. Tenho pena dos moradores daquelas terras

    Ficaram embrutecidos por tantas batalhas que promoveram no mundo, para criar uma sociedade:

    – doente, obesa e infeliz pois fizeram tanto por tão pouco.

    Tornaram-se emburrecidos por “roliúde” e pela soberba.

    Criaram um monte de aterrorizados pelos medos que afligiram ao mundo. Vai ser uma grande revolução, libertarem-se destas argolas.

  8. Política nos E.U.A.

    Nos E.U.A. só existem dois partidos, um de extrema-direita e um de direita. Um país continental, que recebe um número enorme de pessoas oriundas dos mais diversos países do planeta e que na sua democracia, cantada em verso-e-prosa, só possui um único expectro político, diferenciado apenas nas suas nuances.

    O nosso sistema político é incomparavelmente mais democrático. Retrata mais fielmente o nosso povo. Possui as suas distorções e falhas, mas ao menos é mais plural e abrangente.

    Não acredito que o povão americano se organize e funde esses partidos. Gostaria que isso corresse, mas não acredito que as grandes corporações permitam a consolidação dessas lideranças e projetos.

    1. Nada a ver. O conceito de

      Nada a ver. O conceito de ESQUERDA E DIREITA vem da Revolução Francesa mas a Revolução Americana é mais antiga e o sistema politico dos Estados Unidos NÃO segue o espectro

      ESQUERDA-DIREITA e sim o de CONSERVADOR E LIBERAL, o que não é a mesma coisa.

      Os Estados Unidos tem um profundo enraizamento INSTITUCIONAL de organizações que não são nem ESTATAIS e nem CAPITALISTAS e são pilares da democracia americana.

       

      Universidades, centos de pesquisas, museus, orquestras, hospitais, academias de pensamento e debates (think tanks), clubes de serviços (Rotary e Lions) são estruturas CIVICAS, criadas por ciadadãos, sem fins lucrativos, tampouco do são do Estado,

      o conservador nos EUA não é ativista como os adeptos da Dirteita europeia, ele quer manter o american way of life, quer manter as liberdades básicas.

      O liberal tampouco tem os objetivos da esquerda europeia, não pensa em SOCIALISMO em sim em ampliar o leque de direitos civis, sem contestar o sistema de economia de mercado mas fazendo reparos nele, por exemplo o impedimento de fusões e concentrações de empresas,

      a fiscalização mas cerrada nas relações de consumo e a menor liberdade do mercado financeiro.

      Dizer que o PARTIDO DEMOCRATA é de direita é mostrar uma profunda ignorancia básica da Historia dos EUA, foi o Partido que criou o New Deal e que em primeiro lugar no muno implantou as teorias keyneisianas na economia, teorias essas que são a ANTITESE da direita economica.

      Já o PARTIDO REPUBLICANO que o comentarista alega ser de extrema dirteita foi quem procurou Mao Tse Tung para abrir a China para o mundo.

      Como diria Delfim Neto, não erro há maior do que simplificar questões complexas.

      1. Análise/visão fragmentada,

        Análise/visão fragmentada, argumentação tendenciosa, pura conveniência ou conivência. Resultam daí as arrogâncias, entre as quais o fukuyamico e ridículo “Fim da História”, Resulta daí querer impor ao mundo um conceito particular e imperialista de democracia. Resulta daí as mentiras usadas como escudo na invasão do Iraque e da Líbia. Resulta daí a megalomania dos tais destinos manifestos.

        Preconizaram e lutaram pelo esfacelamento da URSS. Pintaram-na como o Império do Mal. Pois bem, o império ruiu e  que concepção de mundo fizeram aflorar após isso, no pós-URSS?

        Ora, caro Motta, perdoe-me, seu argumento é bom, mas não convence.

        1. Acho que vc leu outra coisa ,

          Acho que vc leu outra coisa , não tem nada a ver minha exposição que é meramente informativa do sistema politico americano com seu comentario combativo.

          Faço mera analise, não defendo coisa alguma. Quanto a Fukyama, sempre o achei um charlatão e escrevi isso aqui no blog n vezes, antes ja escrevi isso na coluna do Nassif na Folha, jamais achei qualquer valor na teoria do fim da historia, que é simplificadora e eu tenho horror a gente que simplifica questões complexas, a Historia jamais terá fim porque o ser humano é complicado demais para terminar com a Historia, essa existirá enquanto houver um habitante na Terra.

          https://jornalggn.com.br/noticia/fukuyama-e-o-fim-da-historia

      2. Não vem da revolução
        Esqueceu de.de mencionar que os democratas eram contra o fim da escravidão.
        E o partido republicano a fez!

        Depois dessa, onde fica fica a lógica?

        Aliás. .. reparou que houve o mensalao da abolição?
        A origem do mensalao foi a emancipação dos negros nos EUA.

      3. Menos, beeeem menos… esse

        Menos, beeeem menos… esse teu comentário tem várias incorreções.

        As teorias defendidas pelo Partido Republicano, na sua maioria, podem sim ser enquadradas como de direita (e alguns até de extrema-direita), seja economicamente, seja no âmbito de valores.

        Quanto ao Partido Democrata, ele é bem mais plural, existindo correntes mais a direita (blue dogs) até correntes mais a esquerda (algumas cujo ideal seria uma social-democracia quase a lá escandinavia).

        Boa parte dos democratas, de fato, defende maior regulação e menor liberdade financeira, mas na prática seus últimos governos não tem agido bem assim. O governo Obama não praticou grandes avanços nesse sentido, tendo, inclusive, nomeado para postos chaves financistas de longa data. O segundo governo Clinton, por sua vez, também contribuiu para essa desregulamentação que atingiu ápice no governo W Bush.  

        Agora, utilizar o Governo Roosevelt como argumento para dizer que os Democratas atualmente aplicam uma política econômica “esquerdista” é quase o mesmo que dizer que os Republicanos pregam o igualitarismo porque Lincon conseguiu aprovar o fim da escravidão… parece que não se passaram décadas em relação ao primeiro caso e mais de um século em relação ao segundo e que nesse meio tempo a sociedade, os partidos, e os interesses que os rodeiam e influenciam, não mudaram.

        Por fim, o comentarista deve saber (ou deveria, já que utilizou como exemplo) que a aproximação dos EUA com a China comunista foi arquitetada pelo ex-Secretário de Estado Henry KIssinger que adotava uma linha teórica sobre as relações internacionais conhecida como realista, que pregava que para enfraquecer politicamente seu inimigo maior, a URSS, os Estados Unidos deveriam “fortalecer” a China, objetivando rachar o bloco comunista (visando enfraquecer o único portador da ideologia por ele abominada, com força suficiente para representar uma ameaça real) ou seja Realpolitik na veia .. nada além disso. 

        E esse direcionamento na sua política externa nos anos 70 em nada altera o fato de hoje existirem movimentos internos com feições até de extrema-direita mesmo.

        Talvez valesse um Mea Culpa, pois você afirma que o autor do post está exagerando, mas não seria exagero também citar o posicionamento adotado há pelo menos 40 anos atrás (enquanto ainda viviamos a Guerra Fria) para justificar as posições políticas e contextos sociais atuais?!!

    1. Vide Aecio Neves: zero

      Vide Aecio Neves: zero conhecimento tecnico em praticamente todos os assuntos exceto os que sao contra a populacao.

      Uma infima vantagem pra ela:  os unicos assuntos que pode se dizer que Hillary “domina” sao todos ditados da primeira aa ultima palavra pelo departamento de Estado.

  9. EUA

    Costumo dizer que os EUA são os maiores marqueteiros do mundo. O visitante mais desinformado que fica encantado com o padrão de vida norte-america não se dá conta das diferenças sociais que aquele país vive. Basta dar uma olhada nos bairros menos favorecidos. Observem o caminho entre o aeroporto JFK e Manhattan, é feio. Me desculpem, mas aquilo lá é um engana que eu gosto. Se tiver dinheiro, vive-se bem, caso contrário…

  10. Hillary saiu porque naufragou

    Hillary saiu porque naufragou no Departamento de Estado e foi responsabilizada pela morte do embaixador na Líbia.

  11. Depois de fazerem a revolução

    Depois de fazerem a revolução da eletricidade, da telefonia, da industria do petroleo, do aço, da industria automotiva, da agricultura, cinema, música, aéronáutica, de computadores e TI, acho que a próxima revolução americana vai ser a nanotecnologia e robótica fina.

  12. Nos EUA sim, é tudo a mesma coisa

    Esquerda, Direita, Obama ou Romney, tanto faz nos EUA. Depois que o Obama manteve o bloqueio a Cuba e prometeu desativar Guantánamo mas não o fez, cheguei à conclusão que lá é tudo a mesma coisa…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador