Pandemia fere de morte o neoliberalismo, por Homero Fonseca

Já na crise financeira de 2008, Obama injetou trilhões de dólares nos bancos americanos para evitar uma bancarrota global. Agora países ricos cobram das empresas recursos para combater a pandemia de covid.

Pandemia fere de morte o neoliberalismo

por Homero Fonseca

Nenhuma outra crise mostrou tão claramente a necessidade do Estado. Cadáver do ultraliberalismo permanece insepulto pela recusa de seus propagandistas em aceitar a derrota.

Já na crise financeira de 2008, Obama injetou trilhões de dólares nos bancos americanos para evitar uma bancarrota global. Agora países ricos cobram das empresas recursos para combater a pandemia de covid. Eis a notícia:

G7 fecha “acordo histórico” sobre criação de imposto global

Grupo propôs taxa de 15% para grandes empresas mundiais

(ANSA) – Os ministros das Finanças do G7 fecharam um acordo neste sábado (5) para a criação de um imposto global de, ao menos, 15% para as grandes empresas.

Segundo o ministro das Finanças do Reino Unido, Rishi Sunak, anfitrião do evento de dois dias, o documento é um “momento histórico” e é o anúncio de uma reforma tributária mundial, “mas adaptada à era digital”.

Para Sunak, a taxação é justa porque também dificulta a existência de paraísos fiscais, onde essas empresas remetem seus lucros para pagar menos ou nenhum imposto.

(…) Através de comunicado, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Japão, Estados Unidos e Canadá se comprometeram a apoiar o acordo durante a reunião do G20, que será realizada no mês que vem em Veneza. Nesse encontro, aí com as 20 maiores economias mundiais, é esperado que um documento formal seja assinado.

(…) O comissário europeu para a Economia, Paolo Gentiloni, pontuou que a decisão deste sábado “é um grande passo para um acordo global sem precedentes sobre a reforma tributária para taxação de empresas”.

(…) A aplicação da taxa única, especialmente nas chamadas “big techs”, as empresas de tecnologia mundiais, é alvo de discussões há anos…

Fonte: ANSA – Agência de notícias italiana, 5 de junho de 2021. Leia íntegra:G7 fecha ‘acordo histórico’ sobre criação de imposto global – Economia – ANSA Brasil

Este artigo não expressa necessariamente a opinião do Jornal GGN

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome