Pepe Mujica é eleito senador no Uruguai

Após renunciar ao cargo no ano passado, ex-presidente volta para mandato de cinco anos

José Mujica, ex-presidente do Uruguai e eleito senador para mandato de cinco anos (José Cruz/Agência Brasil)

Jornal GGN – O ex-presidente José Mujica foi eleito senador na última eleição uruguaia, e voltará a assumir uma cadeira no parlamento para um mandato de cinco anos.

Pepe Mujica havia renunciado ao cargo no ano passado, ao justificar que “estava cansado da longa viagem”. Ao decidir voltar para a política, o ex-presidente decidiu se candidatar pelo Movimiento de Participación Popular (MPP), que integra a coalizão de esquerda Frente Ampla e irá disputar a presidência em segundo turno, tendo à frente o candidato Daniel Martínez.

Mujica também tem tido grande participação na candidatura da Frente Ampla, ao aparecer em comícios e declarações públicas. Ao explicar suas motivações para voltar à vida pública, o ex-presidente disse que voltaria por seus companheiros jovens, “que vão viver para levantar as velhas bandeiras quando os braços da minha geração já não são mais estiverem aqui”

O segundo turno da eleição uruguaia será entre Martínez e Luis Lacalle Pou, candidato de direita pelo Partido Nacional. No primeiro turno, Martínez obteve 38,6% dos votos, enquanto Lacalle Pou obteve 28,2%.

A votação mostrou o quanto a disputa presidencial no segundo turno será acirrada. A coalizão de esquerda Frente Ampla obteve maioria em nove dos 19 departamentos do país, enquanto o Partido Nacional, de direita, também venceu em 9. O Partido Colorado obteve maioria em 1 departamento. Tal divisão mostra que nenhum partido terá a maioria parlamentar no próximo governo, e a aprovação das leis irá exigir negociação.

 

(Com Agência Brasil e O Globo)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora