Pesquisas indicam reeleição de Cristina Kirchner na Argentina

Pesquisas indicam reeleição de Cristina Kirchner na Argentina – do Vermelho

 

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, possui ampla liderança sobre seus oponentes, a duas semanas das eleições presidenciais, e deve ser reeleita com mais de 50% dos votos, mostraram duas pesquisas neste domingo (9).

O apoio a Kirchner está agora em 53,2%, segundo a mais recente pesquisa mensal da empresa local de sondagem Management & Fit. Isso a coloca mais de 40 pontos à frente do rival mais próximo, o governador socialista da província de Santa Fé Hermes Binner.

Já na pesquisa Poliarquia, feita para o jornal La Nación, ela tem apoio de 49,3%, mas uma votação projetada entre 52% e 55% considerando os eleitores ainda indecisos.

A presidente recebeu pouco mais de 50% dos votos nas primárias de agosto, o que foi visto como um ensaio para a eleição de 23 de outubro, porque todos os partidos já haviam escolhido seus candidatos e os eleitores poderiam escolher entre eles.

Binner tem um apoio de 12,4%, pouco acima dos 11,6% do mês passado, e consolida sua posição como rival mais próximo de Kirchner, mostrou a pesquisa da Management & Fit.

A pesquisa Poliarquia também colocou Binner em segundo lugar com apoio de 13,6% e votação projetada entre 14% e 16%. Em terceiro lugar nas duas pesquisas apareceu o deputado social-democrata Ricardo Alfonsín, que tinha apoio de 7,8% e 9,5% nas sondagens.

A pesquisa Management & Fit mostrou o governador da província de San Luís, Alberto Rodríguez Saa, em quarto, com 7,4%, enquanto a sondagem Poliarquia apontou apoio a ele de 8,2%. Rodríguez Saa é um membro dissidente do Partido Peronista de Kirchner.

Cristina Kirchner, que escolheu o ministro da Economia, Amado Boudou, como seu candidato a vice, prometeu continuar com as políticas atuais. Ela tem aprovação de mais de 60% graças ao expressivo crescimento econômico conseguido e ao fracasso da oposição de apresentar um desafio convincente.

De acordo com a lei eleitoral argentina, os candidatos garantem vitória em primeiro turno se obtiverem mais de 45% dos votos.

A pesquisa Management & Fit foi realizada entre primeiro e 5 de outubro com 2.031 pessoas, e possui margem de erro de mais ou menos 3,1 pontos percentuais; 10,2% dos consultados afirmaram não saber ou não responderam. A pesquisa Poliarquia tinha margem de erro de 2,7 pontos e consultou 1.400 pessoa

 

Com Reuters

Link:

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=165956&id_secao=7

 

 

 

Lin
– do
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador