Rússia expulsa 23 diplomatas britânicos

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
Jornal GGN – A Rússia ordenou a expulsão de 23 diplomatas britânicos no país. A medida, divulgada hoje, se deu em resposta à tomada pelo Reino Unido como reação ao envenenamento do ex-espião russo Sergei Sripal e sua filha Yulia.
 
Comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Rússia diz que eles foram declarados personas non gratas e serão expulsas no prazo de uma semana. Na esteira das medidas, a Rússia também retirou a permissão para a abertura do Consulado Geral britânico em São Petersburgo, segunda maior cidade do país.
 
Diz a nota, que ‘tendo em vista a disparidade no número de consulados dos dois países, a Rússia retira sua aprovação para a abertura e funcionamento do Consulado Geral do Reino Unido em São Petersburgo.

 
Por fim, ainda em resposta às medidas tomadas por Londres, a Rússia ordenou a suspensão das atividades do British Council, um instituto dedicado à divulgação da língua e cultura inglesa no exterior.
 
A chancelaria russa, em sua nota, disse que ‘o lado britânico foi advertido de que, no caso de medidas antipáticas ainda serem tomadas em relação a Rússia, a parte russa se reserva no direito de adotar outras medidas de resposta’.
 
As medidas tomadas pela Rússia foram informadas na manhã de hoje, dia 17, ao embaixador britânico em Moscou, Laurie Bristow, convocado pelo Ministério das Relações Exteriores.
O ex-espião russo e sua filha estão hospitalizados, em estado crítico, após serem encontrados inconscientes no dia 4, em Salisbury, sul da Inglaterra. Sergei, um ex-agente dos serviços de inteligência militar russa (GRU) passou informação ao M16 britânico.
Com Agência Brasil
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. OS ARROGANTES INSULARES

    OS ARROGANTES INSULARES INGLÊSES SE COMPORTAM COMO SE AINDA DOMINASSE COM SEUS PIRATAS, SEUS LADRÕES, E COMERCIANTES DE ÓPIO. NÃO ESQUEÇAM QUE ORA VOCES SÃO APENAS POODLE DE WASHINGTON, DC.

    Putin deveria retaliar fechando e cortando relações de qualquer natureza com esses arrogantes corsários da realeza  parasitária do caduco império britânico.

    Orlando

  2. Esse fato precisa ser

    Esse fato precisa ser colocado dentro do contexto. Na última semana a imprensa inglesa atacou ferozmente a Rússia por causa do suposto envenenamento de um traidor russo. A Inglaterra ameaçou expulsar os a RT (empresa jornalística russa) das ilhas britânicas. O Kremlin disse que se isso ocorrer a imprensa inglesa será expulsa da Russia. Ontem (ou antes de ontem) a Inglaterra enviou submarinos nucleares para o Mar do Norte para brincar de gato e rato com os submarinos nucleares russos que operam na região. Segundo um amigo inglês com quem converso pelo Twitter (@not3bad), o aumento da tensão foi usada pelo governo conservador inglês para cancelar todas as despesas com merenda escolar de crianças pobres. Essa guerra externa de mentira é, portanto, uma cortina de fumaça para a guerra interna dos neoliberais ingleses contra os pobres.

  3. bem observado

    Vejo todas a noites noticiario na rede SKY e DW e por vezes  France24 e outras quando dá tempo.

    Há 10 dias que não falam de outra coisa. Já encheu!

    Que a historia esta esquisita, está!!!

    Qual a razão de Putim quer eliminar o espião dessa manheira? Podia simplesmente contratar a máfia russa ou um matador sulamericano que existem ás dezenas. 

    Porque fazer isso uma semana antes a eleição que já está ganha?

    Já passou por minha cabeça que pode ser coisa dos serviços secretos ocidentais. Porque não?

    Concordo com o Fabio o governo conservador esta sem apoio popular e perdido com o assunto do Brexit. Nada como criar uma inimigo externo. 

    A GB  é um leão desdentado. Alguém precisa avisa-los.

    Mas concordo que Londres ainda é uma cidade muito charmosa e boa para se viver! 

    O que mais sobrou?

    PS- acabei de ler  um livro sobre o tratado de Potsdam e já naquela altura com Churchill e tudo, os americanos já sabiam que o imperio britanico era coisa do passado assim como a propria GB.

    1. Dúvidas

      Soube há pouco que o ex-espião morava nas proximidades do laboratório que produz armas químicas para a Inglaterra. Será que ele tinha retornado ao antigo emprego?  Achei muito esquisita a reação da primeira-ministra, sem base em qualquer investigação ou provas.  Só convicção?

  4. Czares

    Desde sempre os impérios são cruéis, todos. A Rússia não pode ser diferente, lembremos de Nelson Rodrigues. A ilha britânica, sede de um império do século XIX,  é charmosa, empertigada , rica cuturalmete e continua vivendo de recordações.God save the Queen!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador