Snowden considera “missão cumprida” revelação de espionagem

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Washington – O ex-consultor que prestava serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA, a sigla em inglês) dos Estados Unidos, Edward Snowden, disse que considera “missão cumprida” o debate gerado após a revelação de milhares de documentos secretos da espionagem norte-americana.

“Para mim, em termos de satisfação pessoal, a missão foi cumprida. Já ganhei”, disse Snowden em entrevista publicada no diário norte-americano Washington Post e concedida em Moscou, onde está asilado.

Snowden, de 30 anos, acrescentou que assim que os jornalistas puderam começar a trabalhar, todo o seu trabalho foi validado. “Porquê, recordem, eu não queria mudar a sociedade. Queria dar à sociedade a oportunidade de determinar se deveria mudar-se”.

Na entrevista, a primeira dada pessoalmente pelo analista desde que chegou à Rússia em junho, Snowden insistiu que o seu objetivo “era que a opinião pública pudesse dar a sua posição sobre a forma de ser governada”.

As revelações de espionagem maciça, fornecidas pelo ex-técnico da NSA aos jornais Washington Post (EUA) eThe Guardian (Grã-Bretanha), provocaram um conflito diplomático, ao tornar público que os serviços secretos norte-americanos espionaram as comunicações na Europa, incluindo as de líderes políticos como a chanceler alemã Angela Merkel e a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.

O caso causou embaraços a Washington, gerando desconfiança de muitos aliados em relação aos norte-americanos, e aumentou o questionamento sobre o equilíbrio entre privacidade individual e a batalha contra o terrorismo na sociedade dos Estados Unidos.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Depois do Mandela, que é hour

    Depois do Mandela, que é hour concour, para mim é a personalidade do ano. Um improvável herói da liberdade do homem frente á máquina do poder. Improvável porque é um cidadão comum, um técnico de informática. Isso é muito legal.

    No Brasil é a Miruna. Engraçado que ambos são vítimas de duas “democracias”, os EUA e o Brasil

  2. Missão cumprida? Quem lhe

    Missão cumprida? Quem lhe confiou a missão? Em outras épocas em qualquer Pais seria fusilado de costas como traidor de sua patria. Aqui tem gente que aplaude , que tempos pavorosos, perderam-se todas as referencias, é a barbarie.

    1. Espionagem industrial e
      Espionagem industrial e econômica deve ser denunciada sempre que possível.

      Não acredito que tem gente que defenda ações típicas de 1984 de George Orwell. Ó céus…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador