Tensão no Extremo Oriente, por Gustavo Gollo

Tensão no Extremo Oriente, por Gustavo Gollo

Em represália aos ameaçadores exercícios de guerra realizados pelos americanos em suas fronteiras, os norte-coreanos enviaram míssil sobre o Japão, aplicando um drible nos inimigos ao fazerem-nos preparar para um ataque a Guam, mas estocando no flanco oposto. O míssil demonstrou simultaneamente o poderio ofensivo norte-coreano, e a irrelevância atribuída pelos meios de comunicação aos japoneses: tivesse o projétil sido endereçado a bases militares americanas, e a ofensa teria retumbado muito mais intensamente que a de um disparo sobre as populosas cidades do Japão.

O míssil atestou precisão e capacidade de atingir qualquer alvo no Japão. Revelou também a ineficiência dos sistemas de defesa atuais, incapazes de interceptar mísseis inimigos.

A ação suscitou demonstração de força por parte dos sul coreanos, que deblateraram bombardeando as proximidades da fronteira com o vizinho petulante. (Creio que os sul-coreanos já não aguentem mais essa querela interminável e se comportem cinicamente).

O lançamento surpreendente adia também a eventual possibilidade de abertura de diálogo entre as partes, uma vez que tal ação, nesse momento, significaria um prêmio à ousadia norte-coreana.

As provocações recíprocas incluíram o teste de uma bomba atômica mais destruidora que as anteriores, efetuado pelos americanos.

O próximo lance dos norte-coreanos é aguardado para o dia 9 de setembro, data da fundação da república norte-coreana, ocasião em que parecem estar planejando finalizar a série de rojões comemorativos com uma explosão nuclear.

 

# Coreia # guerra nuclear # míssil # Japão

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A China avalizou isso tudo e

    A China avalizou isso tudo e muito possivelmente forneceu auxilio tecnico para os norte Coreanos.

    Diante disso, o negocio é o Japão aposentar de vez essa politica tola de pacifismo e partir para aumentar exponencialmente seu arsenal militar.

    E a China que lide com isso!

    Ela já não tem muita margem de manobra na região, pois apesar do poderio militar deles cada vez maior, por lá temos a Coréia do Sul , o Japão, a Austrália e a India funcionando como um magnifico contra peso as capacidades militares chinesas.

    Pois ao contrario de certos paises que vivem de fantasia eles tem noção do que é ser soberano de verdade e investem serio em capacidade de defesa.

    Com o Japão investindo pesado em seu arsenal militar a condição da China de ser uma super potência cercada de paises militarmente capazes, ficará ainda mais acentuada.

    Logo ela será um pais poderoso mas que devido a sua vizinhança não poderia projetar poderia militar nos moldes feitos pela URSS ou nos termos que os EUA fazem hoje, pois grande parte, uma imensa parte de seu arsenal será necessário manter no seu território pois em termos nucleares a India dá conta do recado, e em termos de infantaria (grande vantagem chinesa) a India tambem pode dar conta do recado, e sobre qualidade do equipamento os demais garantem isso com folga.

    A China com certeza será uma superpotencia talvez até mesmo superando o arsenal norte americano mas já nasce “amputada” rs

  2. Tensão nas Coreias

    Há quantos anos os EUA vem fazendo exercícios militares em conjunto com a Coreia do Sul. Bem sei que isso não é de hoje. E é sempre uma maneira de provocar o vizinho do norte que tem outra ideologia, outros fundamentos. Será que neste mundo o diferente sempre deverá ser extirpado, liquidado. O diálogo nunca será possível. Os EUA estão sempre se metendo em territórios e em políticas de paízes que definitivamente não lhe dizem respeito, ou seja não respeita a autonomia das nações, Do alto da minha insignificância eu apóio o direito de a Coreia do Norte também fazer seus exercícios em resposta à essas provocações.

    1. Diferente?
      E assim que vc

      Diferente?

      E assim que vc rotula aquele pais sob a tirania de uma familia maligna ?

      Os primeiros monarcas do mundo comunista?

      Tenha dó, como alguem pode ser tão dissimulado para definir aquilo apenas como algo DIFERENTE !!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador