GGN

Valorização do dólar deve afetar avanço nos EUA, diz Fed

Jornal GGN – O recente ciclo de valorização do dólar também deve afetar a economia norte-americana de forma considerável, segundo declarações do presidente da representação do Federal Reserve (o Banco Central dos Estados Unidos) em Nova York, William Dudley.

Segundo informações da agência de notícias AFP, Dudley comentou que a valorização de quase 15% do dólar, “que encarece as exportações americanas e as importações mais competitivas” pode reduzir o crescimento do PIB em 0,6% em um ano.

O representante do Fed ressaltou que o PIB (Produto Interno Bruto) norte-americano, que terá sua primeira estimativa publicada em 29 de abril, vai aumentar 1% em relação ao visto no mesmo período do ano anterior. Outro fator que contribui para a desaceleração da economia é a queda dos preços da energia, que pode levar a uma redução mais expressiva dos investimentos no setor de gás e petróleo.

Quanto aos juros do país, o economista afirmou que o primeiro aumento das taxas de juros vai depender dos dados econômicos, e que depois o ritmo de aumentos será “relativamente frágil”. A taxa básica de juros do Fed permanece próxima de zero desde o fim de 2008.

 

(Com AFP)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

Sair da versão mobile