A CPI de Dantas

ATUALIZADO ÀS 17:34

Por Spok da Silva

Nassif,

Veja essa publicada no blog do Noblat:

“Enviado por Ricardo Noblat –
12.1.2009
| 4h13m
CPI quer barrar nomeação de Lacerda

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Grampo estuda sugerir ao Ministério Público que obstrua a nomeação do delegado Paulo Lacerda como adido policial do Brasil em Portuga. Para integrantes da CPI, a nomeação, feita por decreto presidencial, fere os requisitos para preenchimento do cargo estabelecidos em instrução normativa da Polícia Federal. “O governo poderia nomeá-lo adido cultural, social ou o que for, mas não policial”, disse o deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), presidente da CPI”.

Quer dizer que um decreto presidencial vale menos que um normativo interno da PF? E barrar nomeação está entre os objetivos de qualquer CPI?

Como é que uma CPI pode perder o foco dessa maneira pondo em risco a própria existência de outras CPIs futuras, por total descrédito?

Comentário

É evidente que como adido policial Lacerda será o elo do país com as autoridades policiais de outros países – especialmente no tema foco da cooperação internacional, que tem como ponto central o caso Dantas.

As mentiras de Itagiba

Durante meses, o deputado Itagiba fez toda sorte de afirnações em cima de episódios divulgados pelo gabinete da presidência do STF e pela revista Veja – sem que, em um primeiro momento, se pudesse confirmar se eram verídicos ou não.

Passado algum tempo, as armações foram desmascaradas.

Uma delas, a tal suspeita de escuta ambiental no STF. Depois que o relatório foi divulgado, constatou-se que a hipótese mais provável para a origem dos sinais captados pelos equipamentos do STF, era de um carro de externas de alguma emissora, não de uma escuta.

O segundo episódio foi o tal do grampo que teria gravado a conversa entre Gilmar Mendes e Demóstenes Torres. Por todas as indicações, foi uma armação. Se existiu o grampo, certamente foi preparado por pessoas interessadas em prejudicar a Satiagraha – não por seus integrantes.

Enquanto eram denúncias ainda não desmascaradas, como se comportava Itagiba?

Confira nessa entrevista à Veja de 22/10/2008

Brasil

“O diretor da Abin mentiu ao Congresso”

http://veja.abril.com.br/221008/p_072.shtml

O que a CPI já descobriu sobre os grampos clandestinos?

Existe no país um conluio entre detetives particulares, funcionários de operadoras e prestadores de serviço às operadoras para a prática da interceptação ilegal, seja para obtenção de extratos telefônicos, seja para identificação de linhas para interceptação. (…) O que descobrimos agora é que esses arapongas também vêm agindo em associação com a estrutura de estado. As instituições estão se utilizando dessas organizações clandestinas para investigações oficiais e, mais grave ainda, para desenvolver ações ilegais.

O senhor está se referindo à Abin e à Polícia Federal?

Não tenho conhecimento dessa prática na Polícia Federal. Mas posso afirmar que em todo o mundo os serviços secretos utilizam agentes terceirizados para práticas de ações clandestinas, como grampos telefônicos. O caso Watergate foi assim. Os responsáveis pela invasão da sede do Partido Democrata eram pessoas vinculadas aos órgãos de inteligência.

Pronto, a ABIN é culpada por conta do episódio de Watergate. Quando invadiu a Lunnus, no episódio Roseana Sarney, Itagiba servia na Polícia Federal.

A comissão já ouviu servidores da Abin e da PF sobre a interceptação da conversa do ministro Gilmar Mendes com o senador Demóstenes Torres. Já é possível tirar alguma conclusão?

Com base nos depoimentos e em informações que recebemos, a CPI vem trabalhando com a possibilidade de a interceptação da conversa do ministro Gilmar Mendes com o senador ter sido feita por um grupo paralegal ligado à Abin.

Enquanto o assunto estava entre Veja, Gilmar e Itagiba, o deputado podia se permitir toda sorte de ilações. E agora, em que a probabilidade maior é do grampo ter sido forjado? Em nenhum momento Itagiba admitiu essa hipótese – que, hoje em dia, é amplamente majoritária.

Já há um depoimento confirmando que o gabinete do ministro Gilmar Mendes foi alvo de ataque eletrônico, provavelmente de uma escuta ambiental. O grampo de seus telefones certamente deriva desse aparato clandestino a serviço da Abin e da PF.

Itagiba baseou-se em um relatório confidencial da segurança do STF. Vendeu as conclusões enquanto o relatório manteve-se confidencial. Quando divulgado, constatou-se a probabilidade maior era do sinal captado ser de um carro de externas de televisão. Não voltou mais ao assunto.

Essa associação entre o oficial e o clandestino atenta contra a democracia, por mais nobres que sejam seus objetivos.

(…) O número do telefone do gabinete do ministro Gilmar Mendes pode ter sido criminosamente inserido em uma dessas autorizações. Esse procedimento é chamado de “barriga de aluguel” e é mais comum do que se imagina.

Mais suposições em cima de uma provável farsa.

Conclusão: O deputado Itagiba mentiu ao país. E continua presidindo a CPI.

A sombra de uma suspeita

Por Stanley Burburinho, a respeito da suposta escuta ambiental no STF

Talvez a probabilidade do suposto sinal captado ser de um carro de externas de televisão se reduz porque a varredura se deu das 00h10m às 02h0m do dia 10/07/2008, de madrugada, trinta minutos depois de Gilmar Mendes conceder o segundo habeas corpus a Daniel Dantas.

Link 1: http://veja.abril.uol.com.br/130808/popup_brasil.html

Link 2: http://www.stf.jus.br/portal/cms/listarNoticiaUltima.asp?tipoServico=noticiaNoticiaStf&paginaAtual=101

“Notícias STF

(…) 09/07/2008 – 23:40

STF concede liberdade ao banqueiro Daniel Dantas

o que torna quase improvável que estivesse ocorrendo nesse horário alguma atividade externa de TV o que aumenta as suspeitas sobre a ocorrência do tal grampo.

A varredura se deu das 00h10m às 02h20m do dia 10/07/2008

http://veja.abril.uol.com.br/130808/p_056.shtml

Na mesma matéria da Veja os técnicos do STF que fizeram a varredura disseram que, talvez, os grampeadores estivessem operando a partir de um estacionamento próximo.

Acontece que os estacionamentos próximos do STF são: o estacionamento do próprio STF, o estacionamento do Congresso e o estacionamento do Planalto, todos na Praça dos Três Poderes.

Para se entrar e sair de qualquer um desses estacionamentos alguém deve registrar o horário de entrada, a placa do carro e os nomes dos ocupantes e deve anotar, também, a hora de saída.

Fica ainda mais fácil por causa do horário. Se fizer um levantamento para se saber quem entrou em qualquer um desses estacionamentos naquele horário e quanto tempo ficou por lá, se chegará aos suspeitos, caso existam. Eu acho que não.

Luis Nassif

94 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. desculpe, o comentário até me
    desculpe, o comentário até me parece racional, mas essa nomeação me parece um promoção para baixo. Um ato de covardia do Lula ante o blefe de gente como o Gilmar e Veja.

    Afastou o Paulo Lacerda e o Protogenes, os responsaveis pela investigação, ficará para a opinião publica que o Paulo foi punido por causa do grampo, mesmo sem ter sido provado.

  2. “O governo poderia nomeá-lo
    “O governo poderia nomeá-lo adido cultural, social ou o que for, mas não policial”, disse o deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), presidente da CPI”.

    Ué, mas porque o Paulo Lacerda não pode ser nomeado adido policial se ele é… policial?

    Será que o Paulo Lacerda foi policial a vida toda por hobby? será que, na verdade, ele é um cineasta ou algum escritor consagrado e não sabemos?

    Esse Marcelo Itagiba é absolutamente ridículo nas suas afirmações.

    E dizer que os impostos que eu pago ajudam a pagar os salários e as despesas desse Marcelo Itagiba…

    Devolve o meu dinheiro, Itagiba!!!

  3. É cada vez mais gritante a
    É cada vez mais gritante a evidência de que o Delegado Itagiba (o “agente secreto” de Serra no Ministério da Saúde no governo FHC) pretende destruir a reputação do Delegado Paulo Lacerda, cujo beneficiado é o “Consórcio Dantas”.
    Essas artimanhas só terminarão no dia em que forem revelados os conteúdos dos HDs apreendidos na parede falsa no apartamento de Daniel Dantas. Até lá, o “Consórcio Dantas” tentará de todas as formas invalidar as provas definitivas e inquestionáveis obtidas pela Operação Satiagraha.

  4. Não houve grampo, todos nós
    Não houve grampo, todos nós seres inteligentes sabemos.Foi uma armação da Veja com suas excelências Gilmar e Demóstenes( DEM ). Manda esse pessoal da CPI procurar o que fazer para justificar os excelentes salários(???) que recebem . Vão procurar o que fazer !

  5. Nassif,
    Pelo visto
    Nassif,
    Pelo visto a nomeação do Paulo Lacerda para adido policial é mais do que um prêmio de consolação, um exílio. Está incomodando aos mesmos, que tentam, como bem afirmou o Spok, “melar” a indicação apelando para uma instrução normativa da PF, instrumento de hierarquia inferior ao decreto presidencial.

  6. Pergunto: 1) O que teme o
    Pergunto: 1) O que teme o Itagiba com a nomeação de Lacerda para esse cargo em Portugal? 2) Para onde Itagiba quer conduzir essa CPI? 3) Quais interesses (legítimos ou não) defende Itagiba?

  7. Este seu comentário contradiz
    Este seu comentário contradiz o argumento levantado por Wálter Fanganiello Maierovitch no seu artigo: Lisboa e Gaza da Carta Capital de 09/01/2009 14:43:09 http://www.cartacapital.com.br/app/coluna.jsp?a=2&a2=5&i=3083

    “… Mais uma vez, Daniel Dantas saiu vitorioso.

    Entre beijar a lona e aceitar a toalha jogada, Lacerda optou, com a consciência em paz pelo dever cumprido, por um exílio em Portugal. …”

  8. Se o Serra vier a ser o
    Se o Serra vier a ser o presidente do Brasil, Itagiba será cotadissímo para ser o diretor da PF, ou comandar a ABIN ou qualquer cargo de relevancia no governo tucano que diz respeito a segurança.
    Aí sim, o presidente Lula, grande parte do seu governo que atacou a Satiagraha, deverá colocar suas barbas de molho pois virá chumbo grosso.

  9. Preenher uma adidância é
    Preenher uma adidância é prerrogativa do Executivo Federal. Aliás, se os defensores de Dantas insistirem na estupidez, o presidente Lula bem que poderia voltar atrás, renomear Paulo Lacerda para a Abin ou mesmo para a PF e dar-lhe carta branca para ir até o último ponto em investigações contra quadrilhas formadas por banqueiros, juristas, advogados, políticos, jornalistas, ministros dos tribunais e quantos bandidos mais houver entocado. Até que o tiro contra a bandidagem dessa vez poderia ser nos dois pés.

  10. Falando em moralidade
    Falando em moralidade pública, esse link caberia no fora de pauta, que ainda não veio.
    A moda de batizar espaços públicos ferindo o princípio da impessoalidade. A notícia fala de batismos com nome de pessoas vivas na Bahia, incluindo um magistrado. Porém em SP nós temos casos de batismos com o nome de parentes mortos de políticos vivos e na ativa. Verdadeira propaganda feita com o uso da coisa pública.

    http://www.jusbrasil.com.br/noticias/579053/espacos-publicos-com-nomes-de-pessoas-vivas

  11. Nassif, vc matou a pau a
    Nassif, vc matou a pau a charada do Itagiba.
    O objetivo é beneficiar o DD já que um policial do quilate do delegado Paulo Lacerda falicitaria muito as investigações que as policias européias fazem sobre as armações do DD.

  12. Os juristas e advogados aqui
    Os juristas e advogados aqui do blog que entrem com um pedido de Habeas Corpus preventivo no STF para o Paulo Lacerda, porque do jeito que estão querendo perseguí-lo, logo logo apresentam um mandado de prisão contra ele.

    Acusação: precisa?

  13. Se o Itagiba e os seus
    Se o Itagiba e os seus parceiros querem melar a ida do Dr. Paulo Lacerda para Portugal é porque eles sabem que não será um mero exílio.

    Com esse movimento o Itagiba e sua troupe passam recibo de que o Paulo Lacerda não vai para Portugal somente para passear.

  14. E o Itamarati por acaso tem
    E o Itamarati por acaso tem que dar satisfações à Polícia Federal???
    Só faltava essa! Esse Itagiba é ridículo, pau mandado.

  15. Como é bom ter um Presidente
    Como é bom ter um Presidente brasileiro, inteligente e de espírito aguçado. Claro! Desde o primeiro momento eu sabia que Lacerda não iria em vão para Portugal. Naturalmente investigará o lado internacional do crime do colarinho branco; é o motivo dos ânimos cafajestes se exaltarem.

    Soube que desde a PF, Lacerda almejava criar o Departamento Iinternacional de Investigação, era seu sonho. ELE, muito inteligente, sabe que os colarinhos encardidos gostam de mandar o produto de seus roubos para fora do Brasil. DEram-lhe o privilégio de escolher entre três capitais.

    Aviso aos usurpadores do dinheiro público: O LACERDA ESTÁ CHEGANDO, MAIS UMA VEZ.AHAHHAHAHAHA

    Algumas capitais do mundo terão um adido policial e, naturalmente, vão trocar informações privilegiadas.
    Parabéns, querido adido policial Lacerda; felicidades.

    Calma, maria, vamos esperar o fim da novela. Por enquanto só existem hipóteses.

  16. Se algum dia alguém ouvir da
    Se algum dia alguém ouvir da boca de itagiba que o mundo gira, é bom esperar um pouquinho antes de interpretar como sinal de inteligência, é provável que logo em seguida ele acrescente algo assim ó : é, mas gira em sentido contrário e a cpi vai provar que é por ordem do Dr. Lacerda ! um certo ministro também tem dessas coisas !!!

  17. A pergunta que não quer
    A pergunta que não quer calar: A CPI dos grampos vai convocar Daniel Dantas para falar sobre os grampos que a Kroll fez a mando dele (do Daniel Dantas)?

  18. Lembra aquela fábula do
    Lembra aquela fábula do Esopo, a do Carvalho e do Junco, onde o Carvalho tira sarro diariamente do Junco por se dobrar para as menores brizas enquanto o Carvalho permanece imóvel. Até o dia em que o Katrina passa e derruba o Carvalho. O Junco, flexível, sai ileso. Moral da estória, é melhor realocar o Paulo Lacerda para uma posição onde ele poderá ajudar do que tentar mante-lo em um cargo contra a vontade representada por Daniel Dantas. Mas parece que já perceberam a jogada.

  19. Para agir dessa maneira esse
    Para agir dessa maneira esse panaca deve conhecer toda a podridão, possivelmente esteja também envolvido nela, e deve morrer de medo do Dr. Lacerda.

  20. Itagiba,pressente, que sua
    Itagiba,pressente, que sua cabeça está à prêmio. A permanência de Paulo Lacerda,em país tão vizinho da sede da Interpol,esteja, lhe causando,procedentes preocupações…

  21. Você no comentário, Nassif, e
    Você no comentário, Nassif, e o Stanley Burburinho levantam a mesma questão de fundo.
    No entanto, a “Carta Capital” toma esta questão da tansferência negativamente, como sendo algo que magoou o Paulo Lacerda e de certa forma representa um retrocesso na carreira do servidor.

    Mas esta nomeação, sinceramente, não terá sido uma jogada muito bem ensaiada?

    Vai que o Itagiba percebeu o nó político que levou somente agora… Acho que o deputado começou a ver o xeque-mate se desenhando lá na frente.

  22. Sou do tempo em que um
    Sou do tempo em que um político profissional só abria a boca quando sabia o que iria falar.Hoje, esse Itagiba planta notas, fala besteiras e não tem o menor pudor em ser papagaio de pirata de um banqueiro clara e documentalmente corruptor. Sua atitude é venal e desavergonhada em prol dos interesses daqueles com quem aparenta ter algum relacionamento.
    Como líder de uma CPI, deveria considerar o óbvio: não houve grampo, houve plantação de matéria para contrabalançar a pressão rumo a conclusão de uma banditagem fartamente documentada.
    Precisamos de mais seriedade, profissionalismo e comprometimento com a contrapartida que Cidadão tem direito ao patgar tantos impostos. Esse, não demonstra. Levou uma de frente ao ver que seu perseguido, Sr.Lacerda, deu a volta por cima e deverá continuar em busca dos fatos, agora protegido pelos mares nunca dantes navegados, onde não há tantos a lhe perseguir.

  23. Nassif, ontem o Brasil foi
    Nassif, ontem o Brasil foi informado da compra da BrT pela Oi. Gostaria que você comentasse o tema. Explicasse quem foi favorecido e se a operação foi normal ou é tão escandalosa como foi a privatização das teles!

  24. Briga feia para ver o
    Briga feia para ver o pior:Itagiba, Jungmann, Heráclito, Demóstenes, Mendes, Fruet, etc. Nesse momento o Itagiba vem atropelando os demais competidores. Está cabeça com cabeça com Jungmann. A corrida está boa !

  25. É o que acontece quando você
    É o que acontece quando você nada mais faz do que ceder: chama-se o presidente às falas, invade-se a casa do delegado em diligência de busca e apreensão (de quê?), exonera-se o delegado contra o qual não há sequer nenhum indício, e por aí vai. A próxima vai ser invadir a casa do Lula, passando pelos procedimentos do congresso, e colocá-lo sumariamente no xadrez em nome da dignidade da nação – sob o aplauso unânime dos nossos indignados democratas. É assim que funciona. Com esse pessoal, só funciona a psicologia antiga, e da boa.

  26. Enquanto isso, lá pelos lados
    Enquanto isso, lá pelos lados de Brasilia:
    “Seis meses depois de bater às portas do Supremo Tribunal Federal (STF) para deixar, por duas vezes, a prisão, o banqueiro Daniel Dantas recorre mais uma vez à Corte durante um recesso forense. Agora, a defesa do sócio-fundador do Grupo Opportunity entrou com recursos para invalidar as investigações das duas principais ações da Polícia Federal contra o banqueiro, as operações Chacal, deflagrada em 2004, e Satiagraha, realizada ano passado. Como consequência, as condenações em dois dos três processos a que Dantas responde podem ser anuladas. ( Correio Braziliense 12/01/2009)
    e mais: ” “O que se discute é a ilegalidade da busca e apreensão dos HDs na Operação Chacal e a posterior análise dos dados”, disse o advogado Andrei Schmidt, que apresentou os recursos ao STF no dia 30 de dezembro….

  27. Talvez a probabilidade do
    Talvez a probabilidade do suposto sinal captado ser de um carro de externas de televisão se reduz porque a varredura se deu das 00p0m às 02h0m do dia 10/07/2008, de madrugada,

    http://veja.abril.uol.com.br/130808/popup_brasil.html

    trinta minutos depois do Gilmar Mendes conceder o segundo hábeas corpus ao Daniel Dantas,

    “Notícias STF

    (…)

    09/07/2008 – 23:40

    STF concede liberdade ao banqueiro Daniel Dantas

    (…)”

    http://www.stf.jus.br/portal/cms/listarNoticiaUltima.asp?tipoServico=noticiaNoticiaStf&paginaAtual=101

    o que torna quase improvável que estivesse ocorrendo nesse horário alguma atividade externa de TV o que aumenta as suspeitas sobre a ocorrência do tal grampo.

    Ressabiado, lembro que a matéria da revista Veja somente fala na duração da varredura, mas em nenhum momento diz o horário que a varredura foi feita.

    http://veja.abril.uol.com.br/130808/p_056.shtml

    Qual a sua hipótese?

  28. Além dos políticos e da mídia
    Além dos políticos e da mídia a serviço de Dantas, o que mais me incomoda é o silêncio dos demais jornalistas, dos demais veículos de informação. Se aqueles que prestam serviço à Dantas é minoria ou são poucos cadê os demais que não prestam ?

    Ou apenas Nassif, Carta Capital e Terra Magazine não estão no bolso de Dantas?

  29. Quando vejo quais são os
    Quando vejo quais são os deputados que presidem certas CPIs, ja desanimo desde a partida. Fica a sensação de que foram colocados la, para não irem muito longe.

  30. “Qual a sua
    “Qual a sua hipótese?”

    Nassif, acho que esse suposto grampo no STF é mais uma armação com as digitais da Veja.

    Sempre que se fala em grampo e no STF a Veja é a primeira a dar o “furo”.

  31. É até patético, se não fosse
    É até patético, se não fosse preocupante, um delegado de polícia federal, que hoje está como deputado federal, atuar de forma descarada em favor de um banqueiro que foi pego pela PF em atividades de espionagem e grampo, Missão Chacal, considerar apenas a hipotese do suposto grampo ter sido feito pela ABIN.

    Já está passando da hora deste deputado ser afastado do caso:

    a) recebeu doação para campanha do Oportunity;
    b)não ter considerado outras hipoteses para o autor do suposto grampo, como ter sido forjado, ter sido encomenda de Veja, ter sido feito por encomenda dos atingidos pela Satiagraha, mas considerou apenas a hipotese de ser da Abin, para atingir o seu diretor;
    c)Perdeu todas as credenciais, se existia para dirigir uma CPI podre.

  32. Na mesma matéria da Veja os
    Na mesma matéria da Veja os técnicos do STF que fizeram a varredura disseram que, talvez, os grampeadores estivessem operando a partir de um estacionamento próximo.

    Acontece que os estacionamentos próximos do STF são: o estacionamento do próprio STF, o estacionamento do Congresso e o estacionamento do Planalto, todos na Praça dos Três Poderes.

    Para se entrar e sair de qualquer um desses estacionamentos alguém deve registrar o horário de entrada, a placa do carro e os nomes dos ocupantes e deve anotar, também, a hora de saída.

    Fica ainda mais fácil por causa do horário. Se fizer um levantamento para se saber quem entrou em qualquer um desses estacionamentos naquele horário e quanto tempo ficou por lá, se chegará aos suspeitos, caso existam. Eu acho que não.

  33. Acho que esse tal grampo
    Acho que esse tal grampo nunca existiu. É uma mais uma armação dos mesmos de sempre. Só que caíram do cavalo.

  34. Até a linguagem deste cidadão
    Até a linguagem deste cidadão é algo esquisito. Grupo “paralegal” pode existir com naturalidade na Somália, onde não há estado, e portanto pode existir algo paralelo ao sistema jurídico que se tente impor.
    No Brasil, país em que há um sistema jurídico vigente por vias razoavelmente democráticas, existem grupos “legais” ou “ilegais”. Os grupos “ilegais” chamam-se “quadrilhas”, por força da lei que estabelece o “crime de formação de quadrilha”.
    Somente este nome se aplicaria. Isto se não houver outro nome ou hipótese que esteja me escapando agora. Mas “paralegal” tenho certeza de que é invenção do deputado, ou confusão com o nome das guerrilhas paramilitares da Colômbia. A confusão demonstra falta de conhecimento e preparo para exercer a função a que se propôs, pois o assunto não é complexo.

  35. Stanley Burburinho,

    puxa eu
    Stanley Burburinho,

    puxa eu gostaria que vc estivesse certo, e que eles tivessem mesmo caido do cavalo, mas a impressão e exatamente o contrario, a direção da PF e da ABIN estão em mãos amigas, os lideres da investigação afastados e provavelmente, deve estar havendo, se já não ocorreu, um pequeno expurgo de outros colaboradores nessas corporações para eliminar focos de resistencia ao poder estabelecido, enquanto eu não ver fatos que mostrem que estou enganado, eles não cairam do cavalo não!

  36. Nassif, mas nesse tal cargo
    Nassif, mas nesse tal cargo de adido policial ele não teria contato para cooperação apenas com autoridades de Portugal ? Não ficaria meio restrito ?

  37. Nassif,
    quem saberia me
    Nassif,
    quem saberia me explicar qual o papel da Associação Nacional de Policiais Federais, cujo site critica seriamente o Paulo Lacerda e no Portógenes?

  38. Acho evidente que se a
    Acho evidente que se a presença de Paulo Lacerda em Lisboa está incomodando tanta gente aqui, é que não se trata de mandá-lo para um “exílio” como disseram aqui. Mas para exercer uma função policial relevante. Desde quando um “exilado” assusta tanto os que por aqui estão?

  39. Nassif,

    Veja como é curioso:
    Nassif,

    Veja como é curioso: se a notícia é contra a Abin, Lacerda, Protógenes, ou Satiagraha, sempre é dado destaque na imprensa. As notícias invariavelmente sempre vêm acompanhadas dos mesmos já batidos comentários de que a operação conteve “irregularidades” e que a participação da Abin foi “ilegal”. Isso quando não associam diretamente algum desses a crimes jamais comprovados.

    Agora, o lado inverso da moeda: se a acusação se mostrou falsa, se algum comentarista afirma que a operação foi legal, se alguém questiona a decisão do Gilmar Dantas ou apresenta as últimas peripécias de Daniel Dantas, nada é divulgado.

    Por que ninguém nunca mais ouviu falar no Jobim, com a babá eletrônica que grampeia?

    Por que ninguém nunca mais ouviu falar na “central de grampos” que a Veja afirma que existia na Abin?

    Por que ninguém nunca mais ouviu falar do Gilmar Dantas acusando a Abin e a PF de tê-lo grampeado?

    Por que não perguntam mais nada disso para o Itagiba?

    Dos acontecimentos recentes, o único que mereceu divulgação do PiG foi o “prêmio” dado ao Lacerda, que, como muito bem observou a Carta Capital, até agora foi a única vítima do “Estado Policial”.

    Um abraço,

    Marco Antônio

  40. Dantas apela ao Gilmar para
    Dantas apela ao Gilmar para anular todo o processo:

    Dantas apela ao Supremo

    Autor(es): Ricardo Brito
    Correio Braziliense – 12/01/2009

    Banqueiro quer anular condenações decorrentes das operações Chacal e Satiagraha. Alega que Justiça desrespeitou decisão do próprio STF

    Sérgio Castro/AE – 19/11/08
    Advogados de Dantas protocolaram dois recursos em 30 de dezembro

    Seis meses depois de bater às portas do Supremo Tribunal Federal (STF) para deixar, por duas vezes, a prisão, o banqueiro Daniel Dantas recorre mais uma vez à Corte durante um recesso forense. Agora, a defesa do sócio-fundador do Grupo Opportunity entrou com recursos para invalidar as investigações das duas principais ações da Polícia Federal contra o banqueiro, as operações Chacal, deflagrada em 2004, e Satiagraha, realizada ano passado. Como consequência, as condenações em dois dos três processos a que Dantas responde podem ser anuladas.

    O principal argumento da defesa é de que são nulas todas as investigações relacionadas direta ou indiretamente aos discos rígidos (HDs) do Banco Opportunity apreendidos pela Polícia Federal em 2004 e 2005. A Chacal investigou denúncias de que Dantas teria contratado a empresa Kroll para espionar a Telecom Itália. O banqueiro travava à época uma briga societária com a multinacional para se manter no controle da Brasil Telecom. Embora negue a acusação, Dantas foi condenado em primeira instância nesse caso, mas recorreu da sentença

    Para entender o motivo do pedido de Dantas, é preciso reconstituir o labirinto jurídico envolvendo o banqueiro. Durante as investigações da CPI dos Correios, a ministra Ellen Gracie, então presidente do STF, negou em outubro de 2005 à comissão o acesso aos HDs e documentos do Opportunity apreendidos durante a Operação Chacal. Os parlamentares queriam saber se os R$ 145 milhões repassados por empresas de telefonia então controladas por Dantas para as agências de Marcos Valério, a título de publicidade, também serviram de fonte do esquema de pagamentos irregulares usado pelo governo a fim de supostamente comprar políticos no Congresso.

    Com a negativa de Ellen Gracie, a dúvida ficou. Até que, em maio de 2006, o ministro Joaquim Barbosa, relator do caso do mensalão no STF, autorizou o envio dos documentos para a Justiça Federal paulista justamente para apurar o vínculo entre Daniel Dantas e Marcos Valério. A PF passou a analisar os discos rígidos e, embora não tenha descoberto vínculo entre os dois, deflagrou no ano passado a Satiagraha, que investiga o banqueiro por evasão de divisas, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta.

    Nos dois recursos, um habeas corpus e uma reclamação, a defesa de Dantas alega que as investigações de primeira instância ordenadas contra o banqueiro desrespeitaram a decisão de Ellen Gracie de 2005, que impediu o acesso às informações do Opportunity. Afirma também que tanto a busca dos discos rígidos como a quebra do sigilo de informações dos correntistas do banco não tinham respaldo legal, por se tratar de uma investigação de suposta espionagem. Ligada à investigação principal da Satiagraha, a condenação de Dantas em dezembro passado por tentativa de suborno de um delegado da PF pode também ser invalidada.

    “O que se discute é a ilegalidade da busca e apreensão dos HDs na Operação Chacal e a posterior análise dos dados”, disse o advogado Andrei Schmidt, que apresentou os recursos ao STF no dia 30 de dezembro. O presidente em exercício do STF, ministro Cezar Peluso, não apreciou a liminar para suspender os três processos contra Dantas e, na última quarta-feira, distribuiu para os ministros Eros Grau e Ellen Gracie analisá-los. Decisões, contudo, devem ocorrer apenas em fevereiro.

  41. Foi assim: O ministro Tarso
    Foi assim: O ministro Tarso Genro sugeriu em tom de permissão à quadrilha uma saída para Paulo lacerda não voltar mais a invstigá-los. Quem? Daniel Dantas, Gilmar Mendes, José Dirceu, etc. Eles aceitaram, porém, depois caiu a ficha: Paulo Lacerda pode investgar as operaões internacionais da quadrilha, então, o Marcelo Itagiba que dá ao contribuinte brasileiro uma despesa de mais de 100 mil reais por mês para defender Daniel Dantas passando por cima de regras, de leis e de quem se metr pela frente saiu-se com mais essa miercoles que é a única coisa que ele sabe fazer: além de ser pau-mandado de um condenado.

  42. Não importa o que vocês
    Não importa o que vocês imaginem, falem, pensem, escrevam, murmurem ou fuxiquem pelas ruelas mal frequentadas e becos escuros da vida cotidiana brasileira.
    Nada importa desde que o inefável José Serra, o belo, o sereníssimo, queridíssimo e blindadíssimo por nove entre dez estrelas midiáticas tupiniquins, fique fora disto tudo e possa continuar a sua cavalgada tranquila rumo ao Planalto 2010.

  43. Bom sei lá é uma hipótese o
    Bom sei lá é uma hipótese o Jornal da Globo geralmente entra no ar próximo a esse horário, não consegui ver no site se naquele dia (09/07/2008) teve alguma entrada ao vivo da praça dos 3 poderes, mas como o assunto Daniel Dantas era relevante naquele dia acredito que possa ter tido sim, não pode ter sido isso?

  44. Não sei porque, mais quando
    Não sei porque, mais quando eu vejo o ex secretário de segureança Marcelo Itagiba eleito deputado federal me vem sinistras lembranças dos herdeiros de Castor de Andrade, os bingos e algumas centenas de milhares de R$s, NÃO É DONA ROSINHA GAROTINHO !

    Saudações,

  45. O Paulo1 lembrou bem. O
    O Paulo1 lembrou bem. O Itagyba tem as costas largas. Ele tem força com o Serra e a complacência da mídia. A luta do Nassif e de outros para desmascarar a CPI dos grampos é digna mas devemos tomar cuidado para não menosprezar os interesses do outro lado.

  46. Nota da ADPF
    12/01/2008

    ADPF
    Nota da ADPF
    12/01/2008

    ADPF apóia nomeação de Paulo Lacerda como adido policial

    Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), entidade nacionalmente reconhecida pela representação da categoria, reforça posição a favor da nomeação do delegado Paulo Lacerda como adido policial do Brasil em Portugal. Esse é um cargo de livre nomeação e a indicação do delegado respeitou a legislação, como confirmou o Ministério da Justiça. A ocupação da adidância por Lacerda representa o reconhecimento desse profissional que esteve no comando da Polícia Federal e de outros orgãos de destaque na área de segurança pública.
    Paulo Lacerda, por tudo que representou a frente da instituição, preenche todos os requisitos necessários ao exercício das funções de adido policial, e por isso, saberá representar muito bem a PF e o Brasil. Opiniões contrárias são isoladas e não representam a da maioria dos delegados de polícia federal, que admiram, reconhecem e apóiam a nomeação do delegado Paulo Lacerda.
    Mais informações
    Comunicação Social
    Camila Jungles
    55+(61) – 3221-7077
    55+(61) – 9301-7855/ 8172-5808

    Site: http://www.adpf.org.br

  47. matéria no G1

    (..)
    O
    matéria no G1

    (..)
    O presidente da Comissão de Prerrogativas da ADPF, delegado Marcos Sousa Leôncio, criticou delegados da PF que têm se manifestado contra a nomeação de Paulo Lacerda e afirmou ao G1 que “quem representa nacionalmente os delegados da PF no país é a ADPF”.
    continua…

    Fonte : http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL952591-5601,00-ASSOCIACAO+DE+DELEGADOS+DA+PF+APOIA+NOMEACAO+DE+LACERDA+COMO+ADIDO.html

  48. Achar que o Lula passa batido
    Achar que o Lula passa batido nessa história é no minimo ser ingênuo,volto a dizer ,ás vezes não sabemos nem mesmo o que acontece nas nossas casas, no nosso trabalho,imaginem em um pais do tamanho do Brasil e ainda por cima “cheio de Brasileiros”,vamos aguardar a conclusão das investigaçoes,esse assunto está muito bem coberto por jornalistas interessados em uma conclusão satisfatória,portanto, ainda não é hora de conclusoes apressadas.o Lacerda solto e com raiva é muito perigoso ,melhor ele acomodado, mesmo que insatisfeito.

  49. 1.Quando Veja publicou as
    1.Quando Veja publicou as relatorio do setor de segurança do STF no qual afirmava ter um grampo ambiental, demonstrei como as evidências eram frageis para tal afirmativa e aquilo foi mais um factoide de Veja.
    2.Um dos personagens que podem ilucidar muitas informações acerca de grampo, vazamento e de algumas coisas que se passaram no STF nesse periodo, é o coronel Cirillo, que é o elo entre Mendes, Chicaroni e Dantas.
    3. Não ouço mais nda acerca do assunto

  50. A coincidência reflete aos
    A coincidência reflete aos demais a dedicação de que é capaz…pobre homem, bem feito, na mosca! um desafio e tanto, sem dúvida, pois agora impossível cair em si, saca só : falar dos autos, só além, justamente pela burrice da revista, que sabemos é o que lhe possibilita fingir que trabalha…ele e os outros! faz o levantamento de 2008 !!!

  51. É Nassif, ele ainda
    É Nassif, ele ainda representa um risco para Gilmar Dantas – Noblat, sendo o receptor primaz das informações dos casos internacionais, o seja, o caso Dantas… Logo ele é um perigo, e parece que o Governo que escondê-lo de todo o jogo de cena, desde as privatizações e os amigos de Dirceu!
    E que CPI? Está será mais uma do fim do mundo!!!

  52. Nassif, boas tardes.
    De tão
    Nassif, boas tardes.
    De tão trôpego, suspirando agonizantes últimos instantes de pura retórica baseada em seus sofismas, Itagiba, o insofismável vazio que penetra o limbo que se aproxima. E o limo do xadrez também. E a “tropa de choque” do mal, esperneia, no que juristas denominam “juris esperniandi”.
    Jogada de mestre. Presidente, decreto, adido, provocar ardidos suores e livores de pancadas estomacais. A cada passo, descompasso, repasso, trespasso, cada vez que o intrincado pareça maior, xadrez, xeque, xeque-mate. Ou será cheque-mate? A cada “jogadinha”, ou “pegadinha”, a cada vidro, estilingue e pedrada, parece mais forte o telhado, a vidraça. Mestre. Parece mais xeque e daqueles, que “mate”, no tabuleiro dos egos, as vaidades.
    Lacerda “caiu pra cima”? Talvez não. Sem defesa, ataque, patrulhismo, mas a cada passo da “tropa de choque do bem”, pânico absoluto no reino da patifaria.
    Bom frisar que a “tropa do mal” tem arte, estilo, mesmo que seja vagabundo, chulo, mas nada de bobo, fulo. Sujo, mas limpo. Mais um passo, bem previsível, em anafilático esturpor pretende avassalar em supremo, um presidente, posto que na tribuna dita abaixo, jaz em descompasso infeliz requerente. Olha gente! Bom avisar, antecipar passos, até pra ver se viram mais viris descompassos. Será tamanha a nova façanha que se avizinha? Teremos 691 motivos para nos preocuparmos com o afastamento de themis?
    Começo a crer que o “torneiro” esteja a apertar as carrapetas. Tomara, jogue água fria no capeta(hehe).
    Coitada da Geni.

  53. Nassif,

    A hipótese de ser um
    Nassif,

    A hipótese de ser um carro de TV ainda é possível, já que há jornais noturnos que transmitem da Praça dos Três Poderes neste horário, principalmente porque a Satiagraha e outras notícias do planalto estavam “bombando”.

    O Jornal da Globo, por exemplo, faz links ao vivo diários da praça. E nas quartas-feiras começa depois da 1:00h por conta do futebol.

    Se a varredura tivesse sido feita na madrugada de um final de semana em dezembro…

  54. Para a decepção da oposição,
    Para a decepção da oposição, do PIG, Daniel Dantas e Gilmar Mendes quem indicará um sucessor para ocupar o cargo do Dr. Paulo Lacerda será…o próprio Paulo Lacerda.
    Certamente alguém que vai legitimar o cargo, diga-se de passagem da segurança e confiança do Presidente Lula.
    Enquanto isso, lá em Portugal, as operações do Daniel Dantas serão desmontadas pelo próprio Paulo Lacerda.

  55. o mais incrivel eh que
    o mais incrivel eh que arranja-se uma mentira que se faz verdade e a gente encontra a mesma versao nos historicos dos sites ou dos jornais da grande midia, mesmo que a maioria ja saiba que tudo foi mesmo uma farsa…Isso aconteceu com o mensalao e agora com o caso do falso grampo da veja mancomunada com o gilmar dantas e o daniel mendes e o itagiba…Lembro disso sabe por que? Porque hoje, ao ler sobre a epoca da veja em 68 quando era dirigida por mino carta, cujo historico eh de honradez, ha credibilidade… A busca da verdade agora sobre esse caso servira nao so para nos mas tambem para as futuras geracoes, que deverao saber o contexto em que essas coisas falsas foram ditas na revista…O futuro agradece o esforco de todos pela busca da verdade.

  56. Eita, Nassif e demais
    Eita, Nassif e demais malungos…

    O Ita, tal qual a mídia-gorda-latrínica, tá perdendo a razão e escancarando a todos para quem ele serve.

    Será isso o quê?

    Desespero?
    Sandice?
    Desequilíbrio?
    Autismo?
    Trimilique?

    Os “cara” endoideceram.

  57. A vida se passa num palco —
    A vida se passa num palco — alguém já disse — e as CPIs são nada mais que peças que nele se representam – pura ficção. Toda essa parola, ora regida por Itagibas e comprimários, faz parte do esquema de esfriamento da natéria. O tempo passa enquanto nada acontece – e vice-versa. De repente, tudo estará como antes: a mesma m…. e as mesmas moscas, pousadas não exatamente nos mesmos pontos da matéria fecal.

  58. Estamos discutindo grampos,
    Estamos discutindo grampos, HCs etc . . . . . e perdemos nós tambem a noção das coisas . . . .

    . . . . . . existe uma CPI em que consideravel parte dos seus membros são beneficiários financeiros e de forma pública da principal parte envolvida . . . . .

    QUÉ QUÉ ISSO, NOSSA GERAÇÃO NÃO MERECE CONSTAR DA HISTÓRIA POLÍTICA DESTE PAÍS.

  59. CASCUDO . . . . .

    Se o Serra
    CASCUDO . . . . .

    Se o Serra fosse eleito, o seu primeiro ato seria pegar o telefone ligar para o Itagiba e dizer: “Pronto, já pode soltar o Aécio” . . . . .

  60. Nassif,existe mesmo alguma
    Nassif,existe mesmo alguma possibilidade desse afastamento imoral do Paulo Lacerda ter no fundo algum objetivo “operacional” em utlizá-lo para dar suporte às acoes para condenar o Daniel Dantas e cia???Voce acha que é uma tática??N#ao parece muito mais uma demostracao desgracada de falta de forca ( e vontade?) do governo pra peitar Gilmar Mendes e todos os interesses que envolvem Dantas? Nao lhe parece muito mais o clássico rabo preso mesmo??

    Só quando aparecerem os novos inquéritos dará para saber.

  61. Ou Lula prefere nao se
    Ou Lula prefere nao se meter(como sempre) ??? Sentado do alto de sua popularidade inabalável, Lula parece nunca se comprometer. Faz um “bonito” para a curriola furiosa do Dantas na imprensa e no senado, agradando com o afastamento do Lacerda. Em troca a briga fica pra cima do Protógenes,Lacerda e De Sanctis – Estes sim, servidores públicos sérios e que estao sofrendo as consequencias de estarem contrariando interesses tao poderosos.

  62. Quem sabe demais contra
    Quem sabe demais contra poderosos não perde jamais o emprego.

    Servidor público mentiroso no Brasil não é exonerado e preso; passa a receber em dólares.

    A atuação de Lacerda foi vergonhosa, não há dúvidas. Mas o fato de ser a caixa-preta do governo e ter insistido contra Dantas mexeu com os brios de vários partidos, vários políticos. Lula deu o famoso ‘sossega leão’ para que todos fiquem bem (ele, incluso).

  63. Já assinei o ato em favor do
    Já assinei o ato em favor do Del. Protogenes e do Juiz De Sanctis.
    Que bom seria se todos deste fórum também assinassem e divulgassem o mesmo.
    Abraços à todos.

  64. Li – aqui mesmo – dias atrás,
    Li – aqui mesmo – dias atrás, que o delegado Paulo Lacerda pode estar sendo transferido para o exterior numa estratégia para, primeiro: aliviar a pressão dos defensores do esquema do Dantas, e, segundo: de Portugal ele pode atuar como homem de ligação para desbaratar o esquema do caramarada, uma vez que os crimes têm ligação com empresas na Itália.

    Estou enganado? Pô! Levemos isso em consideração, ou perderam-se todas as esperanças?!

    Daí que, da minha maneira de perceber, o Itagiba está de cima com essa de ele não poder ser nomeado, uma vez que o cargo é para ser preenchido por um funcionário de carreira, para já minar a possibilidade de o delegado coordenar trabalhos nesse sentido, de lá mesmo de Portugal.

    Ou será mesmo que ele quer ver as regras aplicadas devidamente? Façam-me rir!!!!

    Como é mesmo que se faz para azucrinar a vida de um cara – Itagiba – desse?

  65. Levando-se em conta que o
    Levando-se em conta que o objetivo desta CPI é proteger o DD, me parece natural este lance do presidente da CPI. Resta saber se o governo vai recuar, como fez das outras vezes ou vai insistir nesta nomeação. Pergunta afinal de contas quando o Jobim vai cair? Esta série dormindo com o inimigo tá ficando muito perigosa e mina uma possivel continuidade deste governo. Acorda Lula!!!

  66. so uma pergunta, fui
    so uma pergunta, fui censurado por causa da palavra ‘impeachment’ ou pela expressao ‘oraculo do jornalismo’??? realmente fiquei mto curioso. de qqer forma me sinto agora bastante desencorajado de me manisfestar. afinal tem tanta gente q escreve tanta asneira, textos copiados. enfim, meu falecido pai era seu fa, eu sou seu fa. mas censura nao da,,, nao presisa responder!

    Estou atolado em comentários e, como eles chegam para mim na ordem inversa (os últimos primeiros), sequer cheguei ao comentário a que você se refere.

  67. Calma deputado Itagiba. Até
    Calma deputado Itagiba. Até parece que o senhor está com medo das políicias estrangeiras. Ou será que o senhor acha que lá fora a bandidagem reina livremente como aqui?

  68. Agora é que a cobra vai
    Agora é que a cobra vai fumar. A ida de Paulo Lacerda para Portugal vai facilitar as investigações contra DD no exterior, isto porque serão evitados vazamentos de informações, burocracia para enviar policiais ao exterior, ingerência de pessoas ligadas a DD para dificultar as investigações, etc. etc.
    Esta foi uma jogada de mestre o Presidente Lula. E ainda falam que ele é o “presidente que tem medo”.
    Tremei Marcelo Itagiba, Demóstenes Torres, Gilmar Mendes, Heráclito Fortes….

  69. Daniel – Amigos é para se
    Daniel – Amigos é para se guardar do lado direito do peito. Sabe porque? Tenho fé que um dia te acertam e, todos os seus amigos, irão com voce p’ro saco.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador