À exceção de Gleisi (PT) e Meurer (PP), STF não deve levar ninguém a julgamento em 2018

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Lula Marques/PT
 
 
Jornal GGN – 2018 será um ano de preocupação para quem foi arrastado para a Lava Jato sem possuir foro privilegiado, apenas. Isso porque o Supremo Tribunal Federal, que cuida das ações envolvendo políticos no exercício do mandato, está bem longe de dar conta dos mais de 100 inquéritos gerados na operação. Desse volume, apenas 9 viraram ações penais e 2 delas estão prontas para serem julgadas. Uma, contra a senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT. Outra contra o deputado Nelson Meurer (PP).
 
“Quem não tem cargo no momento, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é que precisa se preocupar”, publicou a Folha desta quinta (4).
 
A famosa lista da Odebrecht patrocinou a abertura de 74 inquéritos em abril passado. Mas o então procurador-geral da República Rodrigo Janot “não teve tempo” de apresentar nenhuma denúncia sobre os casos antes de deixar a Procuradoria-Geral da República. Sua sucessora, Raquel Dodge, tampouco se debruçou sobre a tarefa.
 
Janot correu para entrar apenas com as denúncias contra a cúpula do PT, PP e PMDB, em setembro de 2017. Segundo o jornal, esses processos não devem ir a julgamento antes da eleição.
 
“Do acervo de mais de uma centena de inquéritos relacionados à Lava Jato no STF, só 35 tiveram denúncias apresentadas até o momento. E, destas, apenas nove foram aceitas e se tornaram ações penais, o que significa que os políticos acusados são, formalmente, réus.”
 
Em 2017, uma equipe da FGV decidiu fazer um levantamento sobre o destino dos processos contra políticos no Supremo e verificou que a Corte só condena 0,6% dos denunciados. Em 65% dos casos, os processos prescrevem antes de serem julgados ou acabam saindo da alçada do Supremo quando o político deixa de ter foro.
 
O mesmo estudo da FGV diz que os processos que entraram na fila do Supremo em 2016 não devem ser concluídos antes da próxima eleição presidencial, já que a Corte leva, em média, 3,7 anos para iniciar um julgamento.
 
“A possibilidade de prescrição dos crimes também pode favorecer os investigados. No caixa dois, por exemplo, esse prazo é de 12 anos. Nos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, 16 anos. Se o acusado tiver mais de 70 anos, o tempo cai pela metade”, lembrou a Folha.
 
Especialistas ouvidos pelo jornal se dividiram sobre os motivos para a morosidade no Supremo. Uns disseram que é um problema o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato, não ser um juiz exclusivo para a operação, contrastando com Sergio Moro na primeira instância. O contraponto é o fato de que o STF é uma corte constitucional, sem vocação para criminal.
 
Outros apontaram que o problema é da Procuradoria, que arrasta os inquéritos ao longo de anos ou demora demais para apresentar as denúncias.
 
DECISÕES DE IMPACTO
 
A despeito da lentidão com os inquéritos, o Supremo deve apreciar neste ano outras questões que têm impacto direto sobre a Lava Jato, como o fim do foro privilegiado, a prisão a partir de condenação em segunda instância e a possibilidade da Polícia Federal fechar acordos de delação premiada.
 
Já existe maioria no Supremo para restringir o foro e pela delação sob a batuta da PF, e se Cármen Lúcia pautar a revisão da prisão em segunda instância, Gilmar Mendes pretende mudar o voto que deu no passado e rejeitar a possibilidade.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O vitorioso Lula

    O mutirão da coligação golpista enraizada em setores estratégicos, nos três poderes, aceleram ou reduzem o ritmo de qualquer assunto de seu interesse. Venha de onde vir a resposta, com certeza lá está infiltrado alguém da coligação, para acelerar e frear o que for necessário as suas conveniências. Em qualquer dificuldade da coligação golpista, os superiores, do que quer que seja, resolverão a questão. Assim foi no acelerado mensalão; assim foi no acelerado impeachment de Dilma, assim foi no acelerado julgamento de Lula, etc… Se “der merda”, a mídia vendida entra em cena com a missão de entreter o público usando as mais variadas espécies de cortinas de fumaça, até que o assunto caia no esquecimento. Os processos de interesse popular, que corrigiriam direitos legítimos usurpados covardemente do povo ficam esquecidos décadas e décadas na prateleiras desumanas da justiça e são solenemente ignorados, pela mais repugnante safra de funcionários que o poder judiciário brasileiro já teve em sua fileiras. O resultado é que essa medieval coligação do mal e golpista desceu ao nível mais degrandante de sua existência, ao nível mais horripilante de sua imagem, ao nível mais obscuro de sua honra e ao nível mais indigno de sua humanidade, tudo por medo e cagaço de Lula.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador