A filha planejou morte de ex-ministro do TSE

Saiu no Estadão

Do Estadão

Filha de ex-ministro é presa acusada de obstuir investigação sobre morte do pai

Além da advogada, outras 4 pessoas foram presas; o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) José Guilherme Villela foi morto em 2009

17 de agosto de 2010 | 19h 36
Vannildo Mendes e Rosa Costa – O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA – A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu nesta terça-feira, 17, a advogada Adriana Villela e mais quatro pessoas acusadas de obstruir as investigações para esclarecer o assassinato do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) José Guilherme Villela. Adriana é filha mais velha de Villela e, com a prisão, passa a ser também a suspeita de mandante do crime. Ela e o irmão, Augusto Villela, são os herdeiros da fortuna em imóveis, ações e investimentos do pai assassinado.

Advogado do ex-presidente Fernando Collor no processo de impeachment, em 2001, e um dos constitucionalistas mais requisitados do país, Villela foi morto a facadas em 28 de agosto de 2009, junto com a mulher, Maria Carvalho e a empregada, Francisca Nascimento. Eles receberam 73 facadas dentro do apartamento em que moravam, num bairro nobre de Brasília e seus corpos só foram encontrados três dias depois. O prédio onde eles moravam era protegido por câmeras de segurança e pelo trabalho ininterruptos dos porteiros, mas ninguém viu nada.

OassO assassino (ou assassinos) teria entrado pela porta principal, aberta por alguém que o conhecia. Por ordem judicial, foram presos com ela o ex-agente da polícia civil José Augusto Alves, suspeito de ter colaborado com uma farsa que levou à prisão de falsos autores do crime, a faxineira do casal, Guiomar dos Santos, a vidente Rosa Maria Jaques e seu marido João Torquato Jaques. Rosa Maria e João foram presos no Rio Grande do Sul, onde moram, e trazidos para Brasília. Todos foram recolhidos à carceragem da Central de Polícia Especializada (CPE).

O promotor de Justiça Maurício Miranda, que acompanha o caso, informou que as prisões foram necessárias para garantir as investigações, mas se recusou a dar os fundamentos do pedido porque o caso corre em segredo de justiça. Além disso, segundo ele, “ainda faltam algumas peças” para fechar o quebra-cabeças. “Só posso dizer que as prisões foram consideradas necessárias pelo estado”, afirmou. A polícia também não deu detalhes.

Desde o início, a polícia cometeu uma série de atropelos na investigação e só agora, depois de várias reviravoltas, o caso se aproxima de um desfecho com a descoberta de que Adriana contribuiu para desviar o foco da polícia com pistas falsas. Uma delas levou a polícia a tomar o depoimento da cartomante Rosa Maria Jaques, que apontou os nomes de três pessoas, todas com passagem pela polícia, como autores do triplo homicídio.

Os policiais encontraram na casa deles, na periferia de Brasília, um molho de chaves com uma que abria a porta principal da residência do casal assassinado. Investigações posteriores mostraram que a chave fora recolhida pela perícia no local do crime e plantada depois criminosamente na casa dos três. Os nomes dos suspeitos chegou aos ouvidos da vidente por um intermediário que teria ligações com Adriana. A vidente só não previu que ela própria também seria presa por falso testemunho e obstrução da justiça.

Os advogados de Adriana informaram que ainda vão se inteirar dos fundamentos da prisão para se pronunciar e, se for caso, entrar ainda hoje com pedido de habeas corpus uma vez que ela tem endereço fixo, bons antecedentes e, como garantem, está colaborando com a polícia. 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador