A informação que pode elucidar a fala de Youssef (e a Veja) contra Dilma e Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A CartaCapital destaca em seu portal que a edição de O Globo desta quarta-feira (29) traz uma informação que pode ajudar a elucidar a “bala de prata” tentada contra a reeleição de Dilma Rousseff (PT). Segundo a Polícia Federal, paira sobre o depoimento de Alberto Youssef uma suspeita de tentativa de forçar uma intervenção no resultado do processo eleitoral. A novidade no caso é a seguinte: Youssef teria, na quarta-feira (22), solicitado à PF a retificação do depoimento que deu na terça-feira anterior. O doleiro teria pedido para adicionar a informação de que pelo tamanho do esquema montado para desviar dinheiro da Petrobras, seriam impossível que Dilma ou Lula não tivessem conhecimento. Apenas isso, uma suposição enxertada no depoimento visando criar o motivo para Veja dar a sua capa.

Veja explorou a fala em reportagem a fala de Youssef, e cravou em sua capa que “Dilma e Lula sabiam de tudo” no caso Petrobras. A edição panfletária, segundo o próprio TSE, foi vazada na quinta-feira (23) à noite, a dois dias do segundo turno presidencial. A revista afirmou que o depoimento foi dado na terça-feira (22) e que sua apuração começou imediatamente neste dia, para tentar dar alguma credibilidade ao texto e justificar a divulgação da informação na semana decisiva para Dilma. A reportagem de O Globo está disponível aqui.  

PF suspeita de armação em depoimento de Youssef, diz jornal

Da CartaCapital

Para a Polícia Federal, a acusação do doleiro contra Lula e Dilma pode ter sido estimulada pela defesa de Youssef, com intenção eleitoral, um dia antes da publicação de “Veja”

O jornal O Globo traz em sua edição desta quarta-feira 29 uma informação que pode ajudar a elucidar a história por trás da “bala de prata” da oposição contra Dilma Rousseff (PT), a indicação, feita pelo doleiro Alberto Youssef, de que a presidente reeleita e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinham conhecimento do esquema de corrupção na Petrobras. Segundo o jornal, os investigadores suspeitam que a declaração do doleiro pode ter sido forçada pela defesa para influenciar o resultado do segundo turno das eleições.

A Polícia Federal investiga como o depoimento de Youssef vazou e, segundo a reportagem do Globo indica, suspeita da ação da defesa do doleiro. De acordo com o jornal, Youssef prestou depoimento na terça-feira 21, como vinha fazendo normalmente, e não citou Lula ou Dilma. Na quarta-feira 22, diz o jornal, um dos advogados de Youssef pediu para “fazer uma retificação no depoimento anterior”. No interrogatório, afirma o Globo, o advogado “perguntou quem mais, além das pessoas já citadas pelo doleiro, sabia da fraude na Petrobras”. Youssef disse, prossegue o jornal, “acreditar que, pela dimensão do caso, não teria como Lula e Dilma não saberem”. A retificação acabou exatamente neste trecho.

No dia seguinte, a quinta-feira 23, antecipando sua circulação semanal em um dia, Veja publicou as declarações de Youssef a respeito de Lula e Dilma. Segundo a reportagem da revista, o doleiro não apresentou provas e elas não foram solicitadas.

A suspeita da PF levanta uma questão temporal curiosa. Enquanto a retificação do depoimento de Youssef teria ocorrido na quarta-feira, segundo O Globo, Veja afirmou em nota que sua apuração “começou na própria terça-feira, mas só atingiu o grau de certeza e a clareza necessária para publicação na tarde de quinta-feira”.

A defesa de Youssef é coordenada pelo advogado Antonio Augusto Figueiredo Basto. Por um ano, Basto teve um cargo de conselheiro do Conselho de Administração da Sanepar, a Companhia de Saneamento do Paraná. Como consta no site da empresa, ele assumiu o cargo em 17 de janeiro de 2011, 16 dias após a posse de Beto Richa (PSDB) como governador do Paraná. Em 25 de abril de 2012, a carta de renúncia de Basto foi lida em assembleia geral da Sanepar, como consta em ata também publicada no site da companhia. No último 23 de outubro, no mesmo dia da publicação de Veja, Basto disse ao mesmo jornal O Globo que desconhecia o teor do depoimento dado por Youssef na terça-feira 21.

A notícia veiculada pelo Globo, apurada de Brasília e Curitiba e que não tem assinatura em sua edição imprensa, apenas na versão online, foi relegada à parte inferior da página 6 do periódico, uma escolha que chama atenção diante da repercussão que teve a capa da revista Veja.

No horário eleitoral do dia seguinte, a sexta-feira 24, Dilma Roussef disse que iria processar Veja, e prometeu investigar a corrupção na Petrobras “doa a quem doer”. Na Justiça, o PT conseguiu proibir a editora Abril de veicular propagandas de sua capa, considerada “propaganda eleitoral”, e também o direito de resposta diante da reportagem.

Na sexta-feira e no sábado, véspera do segundo turno, panfletos com a capa impressa de Veja foram distribuídos em várias cidades do Brasil. Na madrugada de sábado 25 para domingo 26 começou a circular pelas redes sociais o boato de que Youssef, internado em Curitiba, teria sido envenenado. A Polícia Federal e o hospital em que ele esteve desmentiram a informação, que circulou pelas redes sociais em uma velocidade impressionante, assustando a militância petista na reta final da votação e provocando um impacto que dificilmente poderá ser mensurado.

Também na imprensa brasileira houve repercussões. No domingo 26, um colunista da Folha de S.Paulo, que publicou reportagem de teor semelhante ao de Veja a respeito do suposto conhecimento de Lula e Dilma sobre a corrupção, acusou a TV Globo de ter “medo” ao não repercutir as denúncias dos dois veículos no Jornal Nacional. Em resposta, o diretor de jornalismo da Globo afirmou que as fontes da emissora não confirmaram “com suas fontes o sentido do que fora publicado” pela revista e classificaram como “distorcida” da reportagem da Folha.

(Por José Antonio Lima)

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

49 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma coisa eh certa:  a

    Uma coisa eh certa:  a “delacao premiada” ja nao esta la com cara de delacao, e definitivamente nao de premiada.  Ele traiu o contrato.

  2. “Quase mortos” de medo…

    Não é a tôa que o coração do Sr. Youssef quase parou… “talvez quiça fosse melhor assim”, acredito ele, os Civitas e seus asseclas devam ter pensado.

    Se apenas a força das palavras da presidente já causou tamanha desestabilização, imagine os seus atos…

    O doa-a-quem-doer já começou!

    E o efeito colateral figurará no capítulo da história desta publicação…

  3. Curitiba se mostra cada vez

    Curitiba se mostra cada vez mais parecida com São Paulo. Os tucanos daqui também são dados aos golpes com apoio do PIG.

    Richa, Álvaro e cia ltda vão fazer de tudo para o doleiro tentar envolver o Lula e a Dilma nesse caso.

    Se o PT não cuidar, vai ser o novo mentirão, com a colaboração do juiz Moro. Este parece ser do tipo Gilmar Mendes.

  4. Hoje cheguei no meu trabalho

    Hoje cheguei no meu trabalho e todo mundo estava falando das eleições, falando também da regulamentação da mídia, achando tudo isso um absurdo (é tudo sempre um absurdo), e que o pt está destruindo nossa democracia. A mídia tem muito poder, eles vão colocar a regulamentação contra o próprio governo. É impressionante o que se ouve dessas pessoas – eles simplesmente acham que é censura, não tem nenhuma opinião qualificada, não é preferência política, é desinformação pura. O ódio aumentou muito, vai ser difícil fazer essa regulamentação. O certo seria cortar gastos mesmo, explicar para o povo que o país precisa economizar e não faz sentido colocar R$ 600 milhões na globo, isso pode até ser visto positivamente, o povo não quer saber de gasto de propaganda, quer investimento em segurança, saúde, educação e infraestrutura, é um argumento verdadeira e eficaz. Depois disso, comecem a redistribuir as verbas mais igualitariamente, proporcional a audiência, as outras emissoras vão gostar disso, porque vão deixar de ter uma receita muita abaixo da globo, sendo que agora elas estão mais próximas em audiência, o que seria, inclusive, mais justo. É necessário também, ter um contraponto na mídia, coisa que não se tem. É impressionante como isso faz a diferença – haja vista o caso do escândalo do doleiro, que sempre esteve envolvido com PSDB até o talo e agora com esse juiz partidário estão querendo colocar a conta só no pt de novo. O pt não pode fugir mais disso, ou há pluralidade na informação ou a “informação” vai acabar com a democracia e o pt será o primeiro. É tão impressionante isso que não existe nem um contraponto na internet, não há um grande portal de notícias, entretenimento, etc, que consiga competir com uol, globo, e terra, e é por isso que o país está dividido sim, com muito ódio e indignação seletiva – ou alguém aqui duvida que se a crise hídrica em SP fosse culpa do pt o jornal nacional não seria transmitido ao vivo da Cantareira?

    1. A GLOBO não caiu?
      Imagino

      A GLOBO não caiu?

      Imagino quanta reunião de ultima hora não foi feita para decidirem se iam ou não atras de VEJA.

      Alguém falou na palavra credibilidade, algo que a GLOBO nunca teve… e resolveram posar de imparcial uma vez na vida.

      Mas que o dedo cocçou cocçou…

  5. O que é mais importante são

    O que é mais importante são as respostas para as perguntas a seguir:

    Quem vazou para a VEJA?

    Pelo visto havio conluio do advogado PSDBista coma revista. A OAB ficará em silêncio?

    O Procurador Geral da República não vai entrar no caso?

    O PT vai aceitar tudo isso calado?

    1. Tecnicamente, os ratos estão corretos…

      … publicaram um calúnia, mas dita pelo Youssef.  Então, a Veja está coberta pela “liberdade de informar”, mesmo sendo uma calúnia.

      Agora, se o Youssef sair dessa impune, vai ser o fim do mundo…

      Mas vão aplicar o “domínio do fato” na Dilma…

      Esse é o 3o. turno.

       

  6. “Na quarta-feira 22, diz o

    “Na quarta-feira 22, diz o jornal, um dos advogados de Youssef pediu para “fazer uma retificação no depoimento anterior”.”

    “No último 23 de outubro, no mesmo dia da publicação de Veja, Basto disse ao mesmo jornal O Globo que desconhecia o teor do depoimento dado por Youssef na terça-feira 21.”

     

    Quantos advogados estão defendendo esse cara?

  7. A Veja é terrível…

    …mas pensem um pouco.  Conseguiram criar uma capa com base em algo real.  

    O depoimento de Youssef existiu.  E foram tão espertos que colocaram no texto “Youssef não apresentou provas e elas não foram pedidas”.

    O processo contra a Veja já era.  Mas Youssef tem que ser punido exemplarmente se não apresentar provas do que disse.

    Mas isso vai pro STF… e vai ter “Domínio do Fato” novamente.

     

    1. Como assim, “o processo

      Como assim, “o processo contra a Veja já era”?

      Reproduzindo (arghh!!) o conteúdo da capa da revista:

      “O doleiro Alberto Youssef, caixa do esquema de corrupção na Petrobras, REVELOU à Polícia Federal e ao Ministério Público, na terça-feira passada, que Lula e Dilma Roussef tinha conhecimento das tenebrosas transações na estatal

      ELES SABIAM DE TUDO”

      Não tem ressalva nenhuma sobre a ausência de provas. A capa já é o processo. Eles afirmam CATEGORICAMENTE, que Lula e Dilma SABIAM DE TUDO.

      Além disso, a própria Veja afirma que “apurou” as informações recebidas na terça e somente na quinta teve absoluta certeza da sua veracidade. Acontece que o depoimento foi desmentido na quarta.

      Não é só o mentiroso que deve ser condenado. A revista que espalhou e repercutiu a mentira como se fosse verdade, mesmo sabendo que não havia prova nenhuma, tem sim que ser DURAMENTE responsabilizada.

      Multa milionária nesses crápulas. Fecha logo essa bodega.

  8. Este Sr. Youssef Vai Se Transformar

    Boa tarde.
    … em uma bala de prata reciclável, multiúso? Este senhor, conforme consta, já havia sido “premiado” com a delação premiada (a redundância foi intencional). Qual a credibilidade que tem este senhor e a própria justiça, instrumentalizada pelos partidos amigos do estado acima do Estado e pelo PIG? Quando os depoimentos deste criminoso serão concluídos, enfim? E o coprólito da Veja, o PT vai pra cima ou vai oderelar, digo, amarelar? Chega!!!

  9. Quando a esmola é grande, o

    Quando a esmola é grande, o santo desconfia, diz o velho adágio. Portanto, há que se perguntar, desde sempre, por que realmente a Globo não fez o de sempre, ecoando a matéria da VEJA. Tem alguma coisa a ser esclarecida.

  10. Não é facil, não.

    “Enquanto a retificação do depoimento de Youssef teria ocorrido na quarta-feira, segundo O Globo, Veja afirmou em nota que sua apuração “começou na própria terça-feira, mas só atingiu o grau de certeza e a clareza necessária para publicação na tarde de quinta-feira”.

    Bom, a Veja ja começa mentindo nas datas, e como os jornalistas da Veja poderiam afirmar “clareza e certeza” desse novo depoimento de Youssef ? Não ha clareza e certeza nenhuma nas afirmações de Youssef. 

    Essa capa da Veja me deixou revoltada. Ela me valeu uma briga com meus pais, que até então diziam que iriam votar na Dilma e no domingo, com a repercussão, decidiram votar no Aécio. 

  11. O PSDB não é inocente

    Quem se beneficia da mentira não é inocente. É conivente e cínico por que acusa o outro lado de praticar mentira e infâmia quando na verdade,  se beneficia há do jornalismo de esgoto da revista Veja. Deve haver alguma coisa que possa punis estes delinquentes. 

  12. Vamos ver se a Dilma e o PT

    Vamos ver se a Dilma e o PT vão conseguir domar a burocracia, o poder da Policia Política Federal e da Justiça ao menos nesse caso. Por que até hoje não teve uma só vez que os governos petistas ganharam do aparelhamento do Psdb que se mantém no poder. De tal modo ´escandaloso esse sistema que o promotor De Grandis arquivou por conta o trensalão de São Paulo e nem punido foi.

     

  13. há mais um dado fundamental

    há mais um dado fundamental nessa história.

    se o advogado de youssef foi do governo richa(PSDB), há relação deste com o caso?

    se seguirmos o tal do domínio do fato, então, deus os livre.

    sabe-se que youssef no caso banestado teria dito que um

    político muito cohecido de londrina estaria envolvido naquele escandalo.

    no paraná, todo mundo acredita que seja álvaro dias.

    álvaro dias foi reeleito desta vez senador e o suplente dele

    é o empresário joel malucelli, dono da rádio cbn curitiba.

    a denúncia de youssef contra  dilma e lula não teria

    resultado nenhum sem a cumplicidade da mídia nacionalmente.

    aí entra a cbn curitiba, descaradamente golpista.

    fez inúmeras matérias no domngo da eleição,

    afirmando e negando que youssef teria morrido, rteria sido envenenado,

    estaria bem ou mal no hosptial santa cruz em curitiba.

    dando a notícia da pf que investigria o caso,

    repercutindo a notícia do ministro da justiça

    dizendo que a pf iria investigar tudo, etc e tal.

    o importante não era o estado de saúde do youssef em si nessas matérias.

    o fundamental era encaixar a denúncia

    contra dilma e lula, sempre.

    o dia inteiro.

    e a eleição rolando.

    e os eleitores inflenciados, obviamente.

    e a eleição rolando.

    pareia a o mesmo golpe da band de 89:

    vestiram uma camisa do pt num dos sequestradores

    do empresário abílio diniz e ficaram o dia inteiro reperctindo

    e desdobrando.

    eu vi, estupefato.

    ali senti o motivo de lula ter perdido em 89.

    este domingo.

     golpe seguindo.

    impune.

    segunda e terça-feira, a cbn dá notícias de que o deputado

    plauto míró, do dem, e rossoni, presidente

    da assembleia legislativa, tucano,

    seriam os repercutidores nos seus facebooks dos boatos na

    internet de que youssef teria sido envenenado etc e tal.

    por que isso?

    sentiram medo de que poderiam

    ser punidos e transferiram a culpa para deputados que são imunes?

    é isso?

    até quando?

     

     

     

     

    1. Quando se dá uma situação em

      Quando se dá uma situação em que muitos baianos de diversos setores e diferentes partidos concorrem todos para que algum grave problema que envolva a Bahia tenha solução, mesmo que não seja assim tão honrosa, a isso se chama de uma baianada. Pois apesar de ser um caso nacional este do doleiro e seus depoimentos, pela natureza e diversidade dos envolvidos, acho que estamos diante de uma paranazada, 

  14. Mas o que desejo de todo o

    Mas o que desejo de todo o coração, é que a investigação prossiga (pode ser até a criação da Petrobrás) aí sim teremos o maior escândalo dos séculos, onde aparecerão nomes de todos os envolvidos e não só os do PT. Será que deixarão? Pode ser uma grande arma da Dilma, mesmo que hajam mortos e feridos de todo lado. Guerra é guerra.

     

    1. Coisas diferentes

      São coisas bem diferentes, lenita. No caso da petrobrás o inquerito vai apontar culpados, serão condenados  e haverá devolução de parte do roubado.

      No caso da revistinha foi uma calúnia para fraudar uma eleição para presidente da república. Algo seríssimo. Estes bandidos quae que levam o premio, uma eleição fraudada., Um crime incomensurável. O crime é infinitamente maior. E temos um tse.Nós não podemos nos acostumar com estes roubos, como o pig fez no caso collor e que de maneira bizarra ficou em nada. Isto é gravissimo.

      1. Entendo isso sim. Porém todos

        Entendo isso sim. Porém todos tem a mesma orígem né?, a remessa de dólares das empreiteiras p/ vencer as concorrências na Petrobrás, que é a acusação do Paulo Costa,  a alguns partidos, entre os quais o PT. E a figurinha em pauta o responsável pelo envio dos dólares, diretamente ou por algumas firmas de fachada. Não é isso? Desculpe se não me fiz entender corretamente, pois ando um tanto ou quanto atordoada por imaginar o que ainda vem por aí, no Congresso e senado. O PMDB já mostrou suas garras, agora aumentadas com o PSDB junto. Pobre da Dilma. Mas ela é guerreira e inteligente e pode matar alguns coelhos com poucas tacadas. Apesar do PIG, argh !. Mas entendi a sua colocação, no caso da revista, Folha e rede grobo, um crime eleitoral que merece que alguns sejam colocados atrás das grades mesmo. Um abraço e obrigado pelo esclarecimento.

  15. Nâo querendo ser fatalista

    Nâo querendo ser fatalista mas não será surpresa se da qui a 4 anos o roteiro golpista se repetir: candidato da oposição blidado peal  grande mídia que tentará interferir nas eleições com novas mentiras.

  16. Retificação de depoimento?!

    Em 21 anos de serviço policial nunca vi, ou soube, de que se retificasse depoimentos a posteriori. O fato de o advogado fazer perguntas na fase policial é outra discrepância. Não existe contraditório no inquérito policial, sendo atribuição do advogado apenas estar presente durante a tomada de declarações para se certificar de que não houve coação. Eventualmente, a critério do delegado de polícia, se pergunta se o defensor gostaria de que algo fosse acrescentado ao depoimento. Mas isso é ao final do depoimento, e não 24 horas depois.

    Se havia alguma informação nova a acrescentar ao já declarado, deveria ter sido feita uma reinquirição. Jamais a alteração de um trecho de depoimento já encerrado no dia anterior. E, mais estranho ainda, é ter sido acrescentado ao depoimento um trecho que incrimina a Presidência da República. Só a gravidade disso já deveria ter resultado na imediata negativa por parte da Autoridade Policial que preside o Inquérito, pois não precisa ser o Sherlock Holmes para ver, de pronto, que o pedido tinha motivação escusa.

    Tem mais gente nessa armação, além do doleiro, do advogado e da Veja. Há muito se veem críticas ao Ministro da Justiça, pelo fato de não ter comando sobre os órgãos subordinados a seu Ministério. Parece que foi o caso, já que ninguém arriscaria uma coisa assim se temesse ser responsabilizado administrativa e criminalmente. Em outros tempos, o sujeito sabia que em 24hs estaria transferido para “Dois Dedos” *, como dizemos na PC/RS. 

     

    * Para saber onde fica esse local, coloque os dedos indicador e médio unidos junto a linha de qualquer fronteira nacional. A parte coberta por eles é “Dois Dedos”.

  17. Que que isso?
    Tudo ISSO AINDA

    Que que isso?

    Tudo ISSO AINDA É MUITO FRÁGIL!

    A afirmação de um bandido, retificada OU NÃO TEM QUE TER PROVAS!

    Virou domínio do Fato?

    O que o bandido confirmar vai destituir um presidente?

    É VIAGEM DEMAIS!

    Pode-se inferir que alguém prometa dinheiro e liberdade para o bandido mentir mais um pouco, destitui-se a presidente e quem assumir perdoa o bandido…

    Podia ser assim? E isso seria apenas mais um negócio ou Não?

    Eu acho essa teoria mais VEROSSÍMIL pelo fato que a revista distribuiu exemplares gratuitos!

    Era para derrubar mesmo!

     

  18. Como? Suspeita-se?

    O que não entendo é como e porque foi feita a pergunta. Quem deixou que ela fosse feita desta maneira? Quem vazou? Quem não percebeu que a pergunta era para vazar, pelo conteudo e instante que foi feita. A cumplicidade da revistinha do esgoto (que surpresa!) é evidente pelo desencontrar dos momentos citados. Parece que a revistinha do esgoto já sabia com antecedencia que isso ia acontecer. Assustador os crimes conexos ao fato. Acho que o preso devia estar sob custódia de alguem e este alguem falhou(?) grotescamente.

    Infelizmente sou obrigado a achar que foi um complô que envolveu a todos. Todos cometeram ilicito, 

    Isto tudo se soma ao crime da revistinha de caluniar um candidato, divulgar o fato daquela maneira, de descumprir decisão judicial, de caluniar o juiz na matéria. E o pig reproduziu tudo bem no momento decisivo da eleição. Espero pelo tse.

  19. Bala de prata

    Conclusão: houve a tal bala de prata e ela quase atingiu o coração do país e da Dilma. O grande, poderoso e quase vitorioso  marqueteiro desta eleição foi o senhor Youssef. Por pouco, muito pouco, ele não dá a eleição a um escolhido candidato. Foi estrondosa a sua participação.

    E há responsáveis por isso. É fácl achar.Todo mundo sabe onde estão. Clamo pelo tse.

     

    1. Não acredito que o Youssef

      Não acredito que o Youssef ele mesmo tenha muito a ver com isso. Seus advogados mais parecem intermediários de uma infindável e elaboradíssima negociação. Temos tudo para acreditar que o Youssef a estas alturas está num pau de arara psiccológico estilo paraná e dirá o que lhe “aconselharem” a dizer. Caso retome o moto-próprio, ou suas histórias estarão já tão embaralhadas que não merecerão crédito, ou então poderá correr até perigo, se falar a verdade sobre os últimos acontecimentos. Definitivamente, a justiça tem se comportado de maneira lamentável neste caso.

      1. Youssef, o maior eleitor deste país

        Eles, quem seriam?, tranformaram o youssef no maior eleitor deste país, algo como milhões de votos que quase derrotaram aquela que seria a vencedora e quase não foi. Eles.

        Acorda tse.

  20. Frente a solidez política do

    Frente a solidez política do PT e aliados, a revista e seus parceiros estão, nesse momento, empenhados acima de tudo em vender$$$$$. E, para vender$$$$$$, só falando de ícones como Zé Dirceu, Lula, Dilma, PT, Temer, Petrobrás… já que fazer chamadas de desconhecidos inoperantes marginalizados sem criatividade fracos de ibope bolas muchas e abstratos como: Aécios, Marinas, Aluizios Nunes, Limas Duartes, Fafás de Belens, Rosas M. Murtinhos, Caetanos, Fagners, Fhcs, Serras, Cnbbs, Ebolas, Obamas, Malafaias, Ultrajes Aos Rigores, Rogers, Boecharts, Patrícias Poetas Galvãos Buenos, Ratinhos, Datenas, Gentilis, Aids, Cantareiras, Alckmins, Richas, Beiramares, Gilmares, Aires, Britos, Grals, Casois, Demosteness, Cachoeiras, Alstons, Bonners, Torturadores, Siemenss, Famílias Eduardos Campos, Ivetes…, politicamente falando, por exemplo, com certeza não vendem absolutamente nada. Nesse panorama, a Situação deve preocupar-se em solidificar e ampliar seu eleitorado. E o ideal para a Oposição é “aceitar a derrota” e planejar sua posse em 2018, combatendo a Situaçãos, mas colaborativamente nos tópicos, para herdarem o melhor possível e, prioritáriamente, escolherem um nome o mais desconhecido possível para a próxima, tipo Collors das Alagoas, já que conhecidos ou parcialmente conhecidos em grandes redutos eleitorais  tomam páu em casa. Boa sorte a todos, e que Deus ilumine os íngrimes caminhos, para que todos os trilhem com o mínimo possível de atritos e com o máximo possível de consensos.

  21. A imprensa já não é mais a mesma, está nas garras do Diabo

    A imprensa já não é mais altaneira, é um ser diminuido e cabisbaixo, que não acredita nem mesmo no que escreve.

    Já era.

    Deveriam ir a um bom centro de macumba para ver se se livram destes encostos que os destroem hoje.

    1. A imprensa sempre foi essa

      A imprensa sempre foi essa merda,nunca contribuiu com a Nação,somente atrasou todo e qualquer progresso.

      Que seja extinta!

  22. lei da midia lei da midia lei


    lei da midia lei da midia lei da midia lei da midia lei da midia lei da midia lei da midia lei da midia lei da midia lei da midia lei da midia lei da midia lei da midia lei da midia lei da midia lei da midia lei da midia lei da midia lei da midia lei da midia lei da midia já já já já já já já já já já já já já já já já já já já já já já já já já já já já já já já já já já j´já já já já já já já já já já já já já já já

    1. Difícil Rita. Muito difícil.

      Difícil Rita. Muito difícil. A não ser que a revista de esgoto tenha dado um passo importante p/ facilitar as coisas, cometendo o crime que cometeu. Seria uma BELEZA !

  23. A pergunta é:
    O que a mídia

    A pergunta é:

    O que a mídia poderia oferecer em troca desta adição ao depoimento?

    Resposta:

    Influência.

    A mídia tem o poder de influenciar as decisões de juízes e “limpar” o nome de criminosos perante a sociedade.

    Se Aécio tivesse vencido, o caso cairia no esquecimento. Mas Dilma ganhou, espero que ela não deixe o assunto morrer.

    Doa a quem doer.

  24. Em que caralho de país nós vivemos?

    EM QUE CARALHO DE PAÍS NÓS VIVEMOS?

    E vai ficar tudo por isso mesmo? E na próxima eleição para presidente, a Globo repetirá tudo novamente? Em que porra de país nós vivemos?

    Ouvi de um senhor uma explicação de como é fácil você destruir uma pessoa hoje em dia, num  país onde cabe ao acusado se virar para provar que é inocente.

    A história hipotética usada pelo cidadão à guisa de exemplo foi a seguinte:

    Imagine que alguém produz um vídeo acusando você de PEDOFILIA. No vídeo, o difamador põe inicialmente algumas fotos onde você aparece batendo papo com alguns jovens numa mesa de bar. Em seguida aparece uma criança de 12 anos, um menino de rua que recebeu a importância de R$ 100,00 para participar do vídeo e corroborar a denúncia. Nele, o garoto diz que o cara que se encontra na foto (a sua foto que foi tirada no barzinho, lembra?) passou a mão em sua bunda quando o carro do acusado, um gol 1.6,  se encontrava parado em um semáforo.

    Inicialmente o vídeo se espalha como rastro de pólvora pela internet, pelas redes sociais. De imediato você se torna um criminoso super conhecido, sem condições de se deslocar até mesmo ao seu ambiente de trabalho, porque poderá ser literalmente linchado por uma turba enfurecida que já começa a se aglomerar até mesmo defronte à sua casa. Vinte quatro horas depois você é demitido do seu emprego “por justa causa”.

    Mas você é casado,  tem dois filhos, vive com sua mulher e depende do emprego para continuar sobrevivendo. E agora, José?

    Mas o vídeo continua fazendo o maior sucesso na internet e na noite do segundo dia de terror você constata que mais de um milhão de pessoas já viram a cara do “pedófilo”, que é a sua cara. E para dar o tiro de misericórdia, um sujeito que tem um programa na televisão local, programa semelhante ao do Datena, ao meio dia, logo depois do “Jornal da Cidade, resolve fazer uma reportagem sobre o assunto, exibindo o vídeo “comprovador”.

    E a chamada da edição do programa onde você será a principal estrela, é a seguinte: “garoto de 12 anos diz que pedófilo passou varias vezes a mão em sua bunda no semáforo que fica no cruzamento da rua A com a rua B, no bairro tal, dia tal, etc. e tal, onde o garoto ganhava uns trocados limpando parabrisa de carro.

    Depois de uma armação dessa natureza, com a sua cara sendo exposta a execração pública, você estará fodido para o resto da vida. Eu disse FODIDO. Ou a palavra será “fudido”?. Tanto faz. Nem na próxima reencarnação você deixará de ser culpado.

    Essa é a porra de país em que você vive onde cabe ao acusado o ônus da prova da inocência.   

     

  25. mineiros, pelo visto, não “óiam” a VEJA

    Tendo em vista os últimos resultados eleitorais podemos perceber que a maioria dos mineiros, felizmente a eles, não “óiam” a VEJA. Mostra a evolução daquele Estado, já São Paulo………

    1. Nós, mineiros, já estamos

      Nós, mineiros, já estamos acostumados com esse tipo de fraude sem-vergonha e mal feita da Veja. Aqui  toda a imprensa “oficial” faz a mesma coisa há anos, e não tem nenhuma credibilidade. 

  26. Q raios de lentidao do pt eh

    Q raios de lentidao do pt eh essa q IGNORA O BLOGDO AZEVEDO. Tem q pedir um direito de resposta la tb. Azevedo continua enganando os leitores dele. Se bobear ele tem mais ausiencia q essa revistinha falida

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador