A insólita justiça à brasileira, por Carlos Motta

​A insólita justiça à brasileira

por Carlos Motta

A justiça praticada no Brasil seria cômica se não fosse trágica.

Não há quem não saiba que ela é demorada, cara, e tenha lado, o dos mais poderosos, é claro – um leão com os ratinhos; um ratinho com os leões.

Exercida desde sempre pela turma que ocupa o topo da pirâmide social, enxerga os dos andares de baixo como inferiores, exatamente da mesma maneira que seus companheiros de estamento.

Nossos “doutores” vivem em casas luxuosas, andam em carros luxuosos, vestem roupas luxuosas (compradas em Miami, segundo o atual secretário de Educação paulista, desembargador aposentado), vivem, enfim, no luxo reservado a 1% da  população brasileira.

Intocáveis, consideram-se seres especiais, e exigem ser tratados como tais. 

O Judiciário e o Ministério Público brasileiros são a maior caixa preta que existe.

Seus próprios integrantes se encarregam de fiscalizá-los – de protegê-los, na prática.

E de tempos para cá, resolveram assumir um protagonismo na vida nacional absolutamente incompatível com suas funções.

Falando português claro, querem mandar no país.

Se intrometem em tudo, desde a definição da velocidade do trânsito de veículos em vias públicas até o estabelecimento de uma cruzada destinada a erradicar a corrupção.

Nesse último caso, resolveram até mesmo ir além dos textos legais e criaram uma legislação própria.

Segundo esses novos cânones, o acusado tem de provar que é inocente, quando, no mundo todo, a norma é justamente o oposto – o ônus da prova cabe a quem acusa.

Fora isso, boatos, rumores ou fofocas são aceitas como verdades, desde que elas digam o que os acusadores querem, e prisões preventivas ou temporárias duram meses e anos, como forma de torturar os acusados.

E – acredite quem quiser! – juízes não só julgam, como são parte preponderante da acusação.

Na semana passada um dos mais claros exemplos dessa nova e inusitadaJustiça à brasileira veio a público – a peça acusatória de um dos processos contra o ex-presidente Lula, mais de 300 páginas sem nada de concreto que sustente a tese de que ele é o maior corrupto do universo.

O texto, por si só, é a mais eloquente defesa do ex-presidente, tal a sua inconsistência e banalidade.

O mais interessante, porém, é constatar que a acusação de que Lula é o dono oculto de um apartamento triplex no Guarujá, parte da propina que teria recebido de uma empreiteira, tem a assinatura de um quase imberbe procurador da República que não acha nada demais ter comprado dois apartamentos subsidiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida, como investimento – os dois, se vendidos, proporcionam lucro superior a 60%.

A justiça no Brasil, como se vê, não é apenas caolha: ela é também canalha.

Assine

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A justiça é canalha e o Moro é cínico.

    E o Moro tem a cara de pau de juntar-se como comparsa da rede de sonegação e lavanderias da Globo/Mossack-Fonseca, porta voz dos banqueiros agiotas e extrapolar o paroxismo do cinismo ao afirmar reiteradas vezes que essa associação, em forma de quadrilha, é fundamental para obtenção de apoio da “opinião publicada” da Globo para que ele possa prosseguir investigando “…os poderosos…”!

    Pior. Nessas declarações proferidas na Argentina, embora já esteja muito claro que ele e sua gangue contribuiram fortemente para levar o país à beira do colapso, o cara teve a cara de pau de dizer que a Farsa a Jato fará bem ao Brasil.

    Um escárnio. Eh muita canalhice, cara de pau, cinismo e tudo isso junto e misturado.

    http://brasil.elpais.com/brasil/2017/04/04/politica/1491330324_778413.html

     

  2. nossa justiça burra e a justiça inteligente de outros países…

    se um estudante brasileiro tira 1 em português e 10 em matemática,

    a nossa justiça recomenda que ele estude mais português

    é por isso que os gênios em matemática estão comprando o Brasil

  3. Fora a globo (hor concours) ,

    Fora a globo (hor concours) , o judiciário e MP são as entidades mais escrotas do Brasil. Conseguem vencer a OAB, Congresso Nacional, Senado, PCC e até o restolho do PIG.

  4. JUSTIÇA

    Motta,

    Os “justiceiros” do Brasil, no mínimo, deveriam estar presos e destituídos de seus cargos públicos. Mas não. Aqui eles ganharam status de beneméritos, mesmo com os crimes que a cada dia cometem contra as pessoas e contra o país.

    Se fosse nos EUA, país que a nossa classe média adora, talvez até fossem para a torradeira elétrica pelos crimes de lesa-pátria que perpetraram. Mas, o que lá não poderiam fazer, fazem-no aqui sob mando dos ianques. O quê será que lhes espera após o “serviço” prestado? Vida de nababo em Miami? Eternas férias em Cancún? Por aqui, depois de tudo que aprontam, duvido muito que em futuro breve encontrem condições de às ruas saírem.

    Estão arrebentando com o Brasil e sua gente.

    Mas o seu dia há de chegar.

    E eles têm nomes: FHC, Janot, Moro, PF, MP, Serra, Aécio, Fiesp e etc.

    Jamais os esquecerei. Até os fins de minha vida torcerei e farei de tudo para vê-los na prisão.

    1.  “O quê será que lhes espera

       “O quê será que lhes espera após o “serviço” prestado? Vida de nababo em Miami? Eternas férias em Cancún?”

       

      Queima de arquivo, é o que a CIA costuma fazer. 

  5. O Judiciário teme a volta de

    O Judiciário teme a volta de Lula, que ao ser reeleito, acabaria com todas estas modomias indecorosas que perduram há décadas. Mais experiente, Lula saberá colocar o Judiciario no seu devido lugar e os magistrados que se indisporem sentirão o peso da verddeira Justiça bater sobre suas cabeças. A Justiça deve estar ao lado do povo e contra os poderosos, mas no Brasil essa lógica não prevalece. DIRETAS JÁ!!!!  FORA TEMER!!!

  6. Como a classe politica, o

    Como a classe politica, o judiciario não tem muito credito junto a população. O juiz Sergio Moro, apesar de ser o maior idolo que o conservadorismo brasileiro ja teve desde Carlos Lacerda, nunca apareceu liderando (pelo menos com folga) uma pesquisa para presidente.

    Quando se trata do judiciario, o brasileiro fica com um pé atras. Com toda razão.

  7. Justiça Brasileira

    Além de casas,roupas,carros,jatinhos(que costumam cair pelo litoral dos ricos),viagens e restaurantes luxuosos, os representantes do nosso judiciário não se pejam em frequentar encontros de poderosos empresários e de deixar risonhos registros fotográficos com notórios políticos corruptos.

  8. Especificamente no momeno

    Especificamente no momeno atual, em Curitiba, a justiça deu lugar aos CAÇADORES DE RECOMPENSA, como no velho oeste americano(segundo os filmesque assistimos).

  9. judiciário não é justiça

    no brasil, então, chegam a ser opostos.

    por isso, deve-se considerar uma ação profilática promovendo um expurgo total nos quadros da magistratura e promotorias.

    deve-se, também, intervir na entidade desconhecida que elabora os concursos para investidura nessas funções pois o perfil do aprovado é incompatível com o que se propõe na constituição federal.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador