Armando Coelho Neto
Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.
[email protected]

A Lava Jato virou curva de rio e encontrou Celso Daniel, por Armando Rodrigues Coelho Neto

A Lava Jato virou curva de rio. Culpa minha

por Armando Rodrigues Coelho Neto

Soube, por vias transversas, que a Lava Jato teria chegado no caso Celso Daniel. Há semanas, nesse espaço, eu escrevi que a grande preocupação dos advogados do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva seria a de que Maria Louca (vide link) já houvesse batido à porta do ilustre magistrado da Lava Jato. Diante disso, só posso concluir que a culpa é minha, por haver lembrado o fato. A operação virou curva de rio, onde tudo que é lixo encalha. Acharam lá, encalhado, o cadáver do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel.

Já que comecei o assunto, tenho que levar adiante. À época, escrevi que estávamos vivendo a cultura das esquizofrênicas teses acadêmicas. Parte-se de uma afirmação e sai-se em busca de fundamentos supostamente científicos para dar suporte à conclusão. Ocorre um crime, elege-se um culpado e sai-se à procura de fatos que possam dar sustentação acusatória, desprezando-se até evidências.

No Caso Celso Daniel houve um casamento entre o Ministério Público e a grande imprensa, sempre golpista. Ambos desprezaram o resultado de duas instituições com tradição de investigar crimes: as polícias Federal e Civil. Acreditaram e repercutiram o trabalho do Ministério Público, desprezando-se inclusive a exploração política do caso. Passaram a tratar um suspeito, Sérgio Gomes, por “Sombra”, um apelido que só era usado pelos inimigos políticos de Celso Daniel.

Achincalharam tanto o tal Sérgio Gomes, que ele só seria inocente se houvesse morrido junto ou se tivesse sofrido ferimentos mais substanciais. Não o conheço nem tenho procuração para defendê-lo. Lamentavelmente, o símbolo da imprensa brasileira continua sendo a da “Escola de Base”, um dos maiores assassinatos morais da imprensa mundial.

A Lava Jato, excetuado os acertos, enquanto curva de rio achou o nome de Celso Daniel e põe em cheque instituições. Fere os brios da Polícia Civil, põe em cheque a credibilidade da polícia do Governo do Estado de São Paulo. Também agride à própria Polícia Federal, que teve pelo menos dois de seus membros muito próximos das investigações.

É inadmissível que o trabalho de duas instituições de peso, com tradição de respeito, sejam enxovalhadas nessa curva de rio. A conclusão é que as duas polícias ou erraram por incompetência ou por má fé, num caso que, a exemplo de outros, ganharam repercussão durante calendário eleitoral.

Em conversa comigo, o delegado federal que apurou o Caso Celso Daniel foi textual quanto à ocorrência de crime comum e nunca provaram o contrário. Disse com todas as letras que o assassinato do prefeito Celso Daniel e as supostas propinas jamais se cruzaram.

Quem era o tal delegado federal? O mesmo que investigou o assassinato de um corregedor da PF, na impoluta era FHC. Trata-se do mesmo que, com mérito, esclareceu de forma impecável o sequestro do irmão Wellington Camargo – irmão de um dos integrantes da dupla Zezé de Camargo e Luciano. Além de ter sido um expoente na caça ao ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, entre outros casos. Resumindo, um policial com história funcional.

O trabalho daquele delegado federal foi endossado por um delegado da Civil, então com mais de 20 anos de serviço, responsável pelos melhores dias do DHPP da SSP/SP. Não posso imaginar que ambos sujariam suas biografias, sem mais nem menos, num caso de grande repercussão pública.

Confesso que não sou especialista em crimes de homicídio. Em toda minha história policial, só investiguei um caso, que foi o do índio Marçal de Souza, um silvícola que saudou o Papa João Paulo II, quando de sua primeira visita ao Brasil. Mas o exame daquele homicídio, na forma como tive acesso, me deixaram perplexo pela postura da dita “grande mídia”. Uma época de relação promíscua entre o ministério Público e a imprensa golpista de sempre. Recorreram à Maria Louca e a um pastor evangélico que nunca foi localizado e nunca se provou que tenha existido.

O mais estranho nessa curva de rio da Operação Lava Jato, é que não tenha aparecido entulhos dos documentos sobre os quais o Governo de São Paulo decretou sigilo, não apareça nenhuma cinza dos documentos queimados do metrô paulista, nada, nadica de nada do que foi apurado pela Operação Macuco e Banestado… Mas, surgiu Celso Daniel e a culpa é minha.

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista e advogado, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo

Armando Coelho Neto

Armando Rodrigues Coelho Neto é jornalista, delegado aposentado da Polícia Federal e ex-representante da Interpol em São Paulo.

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. LULA na Praça do Ferreira, em Fortaleza: emocionante!

    Foi hoje pela manhã, e na hora em que Ele começou a falar, estava chovendo. Todo mundo estava com os cabelos e  blusas molhados, mas ninguém, absolutamente ninguém, arredava o pé. É como se todos dissessem, “a gripe de amanhã eu curo com umas lapadas de pinga” . Eu nunca vi algo semelhante em toda a minha vida:  velhos, crianças, adultos e muitas gente jovem, sim, muitos jovens, aclamando a maior liderança que esse país já teve em todos os tempos: Luis Inácio Lula da Silva, o LULA. E quando o HOMEM começou a falar, a Terra tremeu e começou a girar mais depressa. 

    E o HOMEM, que pensava em se aposentar para viver uma velhice tranquila, falou sobre os feitos de  seu governo, de politica e da  perseguição implacável que vem sofrendo por parte dos bandidos midiáticos, do Ministério Público e de uma PF completamente partidarizados.

    E naquele momento eu tive a convicção de que nada ia ser muito fácil para os golpistas. Lula ainda é a seiva que alimenta o nosso espírito, que embala nossas esperanças, que nos anima.    

    Viva Lula, um dos  políticos mais honestos e o maior presidente da república que este país já teve!

     

    1. Arrepiou!

      É isso aí, Marinalva! Arrepiou! Não será nenhum juizinho de 1a. instância que vai apagar essa estrela que representa o Lula. 

    2. Belas palavras, belo reconhecimento para o homem público.

      Marinalva seu texto me comove e melhora minhas esperanças para um Brasil com melhores valores humanos.

    3. Lula nos deixa orgulhosos….

      Sorte a tua e de outros tantos que puderam participar deste momento historico. 

      Obrigado por ter compartilhado os detalhes conosco. 

  2. Não é não. É que Celso Daniel

    Não é não. É que Celso Daniel é sempre usado como última bala de prata quando os outros recursos (escusos também) não dão resultado. Sinal de que a pressão é grande por parte de quem financia o golpe. Só não se deram conta de que estamos na encruzilhada final. Não há mais mente para conquistar, assim como não havia mais votos para os perdedores. É hora dos pênaltis.

  3. Sérgio “Sombra”

    Prezado Armando, aprecio os seus textos, mas, sem entrar no mérito das demais circunstâncias do caso, Sérgio Gomes não recebeu o peso da suspeição à toa. Em seu depoimento, ele citou dois fatos extremamente inverossímeis: a suposta falha no funcionamento do câmbio hidramático do carro em que estava com Celso Daniel, que teria permitido que os sequestradores o detivessem; e a suposta falha na tranca da porta do veículo, que lhes teria permitido abri-lo por fora para levar o prefeito. Recordo-me que ambas foram devidamente desqualificadas pela fabricante do carro e pela empresa que havia instalado a blindagem e o sistema de segurança do veículo.

    1. Oh!!!!!!!!!
      Por que ninguém
      Oh!!!!!!!!!
      Por que ninguém pensou nisso antes.
      Prova inequívoca da autoria e materialidade.
      Essas polícias…

    2. por  acaso voce nao pode

      por  acaso voce nao pode supor  tambem que  a  falha  no cambio e  porta  que nao  trava  nao  poderia  ter sido  uma  sabotagem. 

      E O  MAIS  INCRIVEL   OS  SEQUESTRADORES  ESTAVAM  EXATAMENTE  NO MESMO LUGAR   ONDE O  CARRO  DEU  PREGO  E  A PORTA NAO FECHAVA.  VOCE  É UM GENIO  

    3. Caríssimo. Registrei um

      Caríssimo. Registrei um detalhe fortuito sobre o Sombra, apelido dado a Sérgio pelos inimigos dele, mas que foi adotado pela imprensa “isenta”. Debater um detalhe no contexto geral das provas fica difícil para mim e para você. A essência da questão é: a PF e a Civil erraram por incompetência ou por maldade? Em qualquer dos dois casos o certo agora é o Sérgio Moro? Também em qualquer dos casos a exploração política é a mesma. No mais, o que se sabe é que um caso encerrado pelo STF pode ser reaberto pelo Moro. Como disse um dos leitores – que outros sejam reabertos. Grato pelo comentário.

  4. Chama o Chapolim
    Daqui a pouco a Lava Jato vai investigar o sequestro de Abílio Diniz. Todos sabem que uma camisa do PT foi encontrada no cativeiro.

  5. Celso Daniel era uma promessa

    Celso Daniel era uma promessa  para  o  PT. e  de  jeito algum  o  PT  queria  ser  vê  livre  daquele  ilustre  prefeito que  hoje  poderia  ate  esta  disputando  a  vice  presidencia com  Lula. 

    Se  o  amigo de  Celso que  viajava com ele  disse que  o cambio do carro  deu  problema  e que  a porta  nao travava  e que era um  carro blindado  demonstrando ai  que  Celso Daniel  ja  vinha  sendo ameaçados.  exatamente por donos de  empresas  de Onibus  e  de coleta  de  lixo  da cidade de  Santo Andre. 

    Agora  o mais  incrivel  é os  sequestradores  estarem exatamente  na  mesma  hora  no lugar  certo  onde o  carro iria  apresentar  avaria. 

    Isso  reforça  que  o  tal do SOMBRA  ja  sabia que  o carro  iria  apresentar  problemas  naquela  regiao  e  os  sequestradores ja  estavam  apostos. 

    No supremo  a  sentença foi dada  e os  dois irmaos de  Celso Daniel  tremeram  pois  estavam mentindo. Será  que  eles  levaram  uma boa  bola  dos  donos de empresas de onibus  e coletas  de  lixo  para jogar a culpa no  PT? .Isso  seria perfeitamente possivel.  veja  porque: Os dois irmaos nao tinham mais nada a perder  pódem  ter sido  ameaçados  pelos  que  mataram seu  irmao e eles com mêdo de morrer  acabaram  cedendo  aos  verdadeiros culpados. 

    A verdade é que o irmao de  Celso Daniel  disse uma coisa  depois  foi pego na  mentira, e ele  poderia  ter sido preso por  perjurio. 

    Eu pessoalmente  acredito que  quem  matou  Celso  Daniel  porque foi um crime  encomendado, foram os  donos  de  empresas de onibus, jgo de bicho, coleta de lixo  e postos d e  gasolina  que  tinham  muito a  perder  se  Celso  Daniel os  denunciasse  como  disse que  faria. 

    Ainda  tem mais, o  tinha  sido a  primeira  vez que o PT  tomou a  prefeitura de uma das mais  importantes  cidades  de  SP. entao eu  pergunto; será que  o  ex PREFEITO QUE  JA  TINHA  AMIZADE  COM  DONOS DE  EMPRESAS DE ONIBUS, COLETA DE LIXO  ETC.  nao  esta  metido  nisso  ai. e  para dispistar jogaram a culpa  no PT.?

     

  6. “História e ficção na narrativa de um escândalo midiático.”

    Ao anular processo, STF corrige erro e livra PT do “fantasma” do caso Celso Daniel qui, 18/12/2014

    Por Paulo Moreira Leite

    (…)
    A teoria do crime encomendado ressurgiu na versão atribuída a um bandido que morreu assassinado antes de dar qualquer depoimento válido a respeito. Engordou nos depoimento de irmãos de Celso Daniel, que tinham uma relação distante com o prefeito. Ganhou reforço de empresários que tinham negócios corruptos com a prefeitura — e mais tarde se apresentaram como vítimas de extorsão — e todo interesse em criminalizar o PT para livrar-se de acusações correspondentes. Num trabalho caudaloso de 409 páginas, Eduaro Luiz Correia analisa a cobertura dos principais meios de comunicação, que compara às técnicas de suspense e emoção dos romances policiais: “História e ficção na narrativa de um escândalo midiático.”

    http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/11218/1/2012_EduardoLuizCorreia.pdf

  7. Celso Daniel era uma promessa

    Celso Daniel era uma promessa  para  o  PT. e  de  jeito algum  o  PT  queria  ser  vê  livre  daquele  ilustre  prefeito que  hoje  poderia  ate  esta  disputando  a  vice  presidencia com  Lula. 

    Se  o  amigo de  Celso que  viajava com ele  disse que  o cambio do carro  deu  problema  e que  a porta  nao travava  e que era um  carro blindado  demonstrando ai  que  Celso Daniel  ja  vinha  sendo ameaçados.  exatamente por donos de  empresas  de Onibus  e  de coleta  de  lixo  da cidade de  Santo Andre. 

    Agora  o mais  incrivel  é os  sequestradores  estarem exatamente  na  mesma  hora  no lugar  certo  onde o  carro iria  apresentar  avaria. 

    Isso  reforça  que  o  tal do SOMBRA  ja  sabia que  o carro  iria  apresentar  problemas  naquela  regiao  e  os  sequestradores ja  estavam  apostos. 

    No supremo  a  sentença foi dada  e os  dois irmaos de  Celso Daniel  tremeram  pois  estavam mentindo. Será  que  eles  levaram  uma boa  bola  dos  donos de empresas de onibus  e coletas  de  lixo  para jogar a culpa no  PT? .Isso  seria perfeitamente possivel.  veja  porque: Os dois irmaos nao tinham mais nada a perder  pódem  ter sido  ameaçados  pelos  que  mataram seu  irmao e eles com mêdo de morrer  acabaram  cedendo  aos  verdadeiros culpados. 

    A verdade é que o irmao de  Celso Daniel  disse uma coisa  depois  foi pego na  mentira, e ele  poderia  ter sido preso por  perjurio. 

    Eu pessoalmente  acredito que  quem  matou  Celso  Daniel  porque foi um crime  encomendado, foram os  donos  de  empresas de onibus, jgo de bicho, coleta de lixo  e postos d e  gasolina  que  tinham  muito a  perder  se  Celso  Daniel os  denunciasse  como  disse que  faria. 

    Ainda  tem mais, o  tinha  sido a  primeira  vez que o PT  tomou a  prefeitura de uma das mais  importantes  cidades  de  SP. entao eu  pergunto; será que  o  ex PREFEITO QUE  JA  TINHA  AMIZADE  COM  DONOS DE  EMPRESAS DE ONIBUS, COLETA DE LIXO  ETC.  nao  esta  metido  nisso  ai. e  para dispistar jogaram a culpa  no PT.?

    Quero deixar bem claro que  esse  caso ja  tinha subido para o  STF  e que  jamais  poderia  ser  aberto por uma  1ª instancia  federal, ainda  mais em outro estado que  nao tem nada  a  ver com o caso  de  Celso Daniel. 

    Se é  por  desafio  de Moro ao  Supremo entao que  se  abra o caso  BANESTADO, PROER,  PASTA ROSA, P-36  e  outros  que  estao no  SUPREMO  ENGAVETADO. vamos  vê  nessa queda de  braços  quem  aguenta. 

    1. Concordo!

      Concordo com tudo que vc disse, Edson Tadeu. Sempre irão usar essa morte do Celso Daniel como trunfo para atingir o PT, mas nunca com a real intenção de se desvendar quem são os verdadeiros mandantes dessa morte. É só ver quem investigou esse fato na época: a Polícia Civil do Alckmin e a PF que ainda estava no governo FHC. Se realmente tivesse alguém do PT envolvido nessa morte, já teriam denunciado em 2002. Não iriam perder essa oportunidade de ouro para acabar com o PT. Acho que sabem quem foi e não é gente do PT. Mesmo porque, é como vc disse, Celso Daniel era uma estrela em ascensão dentro do partido e o PT só teria a perder com sua morte. Além disso ele foi designado pelo Lula para ser o coordenador de sua campanha eleitoral para presidente nas eleições de 2002. Portanto, não faz nenhum sentido dizer que é gente do PT que está por trás de sua morte. Só sendo muito tapado mesmo para acreditar numa fantasia dessa.

    2. Comentário pertinente

      Este comentário é dos mais inteligentes e esclarecedores sobre a morte de Celso Daniel. E outra leitora, de nome Helena, teve a mesma percepção.

      Desejo que advogados e juristas, com base nas informações levantadas por você, Edson Tadeu, provoquem o STF em relação a esse caso. Quem sabe a covardia e omissão dos togados da suprema côrte tenham limite e os ministros tomem medidas concretas contra esse juiz paranaense, que tem cometido crimes de forma reiterada?

  8. O item eh um dos melhores

    O item eh um dos melhores artigos do ano no GGN.  Tem tambem o comentario da Marinalva abaixo, que tambem esta acima de elogios.

  9. Pelo andar da carruagem

    Pelo andar da carruagem, logo Moro vai dar um jeito de descobrir os ossos de Dana de Teffé e vinculár  o crime ao Lula.

    1. Con-fi-den-ci-al!

      Não espalha, mas já está tudo descoberto sobre quem sequestrou o menino Carlinhos no Rio, quem é o verdadeiro mandante da morte de PC Farias em Maceió, quem é de fato o criminoso da Rua Cuba em São Paulo e… (tchannnn!) quem ficou com a grana do assalto ao Banco Central em Fortaleza!

      Aguardem as operações da Lava Jato nas próximas sextas-feiras. Não estou dizendo nada, não está aqui quem falou.

       

      1. Sei de uma senhora, aqui em
        Sei de uma senhora, aqui em Fortaleza, que afirma que o assalto ao Banco Central foi feito por Lula e sua quadrilha.

  10. É pra destruir a imagem

    A mídia golpista não perdeu tempo: revistas e jornais dão o caso na capa, em manchetes garrafais.Nenhuma preocupação com a veracidade dos fatos, com o que já foi investigado; o “negócio” é aproveitar , ao máximo, a “denúncia”. Depois, novamente se verificando a falsidade da “denúncia”, a mídia bandida dá o famoso migué e faz de conta que não é com ela. E é claro fatura com o prejuízo causado à imagem do PT por conta da suspeita que permanecerá no ar. Mais uma vez mídia e “Justiça” dão-se as mãos e agem partidariamente.

  11. Moro também irá investigar o

    Moro também irá investigar o assassinato de Abel, tudo indica que por seu irmão Caim. Na análise do petróleo do pré-sal, foram encontrados vestígios do DNA do cabelo do abel junto a uma estrela do mar, que supõe-se ser do PT, haja vista vetígios de estar um tanto quanto avermelhada ao lado de uma lula.

  12. Marinalva, senti a mesma

    Marinalva, senti a mesma coisa quando assisti o discurso dele na paulista. De arrepiar.

    Vi o significado da palavra líder se tornar carne aos olhos de uma multidão.

    Senti-me grata por ser testemunha histórica de um mito.

    Abs, Luciana  Mota.

     

  13. Que o CNJ determine que, dada

    Que o CNJ determine que, dada a enormidade e complexidade a que chegou, daqui por diante a Lava Jato será tocada por um colegiado de juízes (3, 5… um número ímpar) escolhidos dentre os mais consagradamente isentos pelo próprio CNJ, de forma a que Moro seja apenas um.

    Achou a ideia esdrúxula? De exceção? Mais esdrúxula e de exceção do que têm sido as determinações do Moro?

     

  14. Como em toda campanha do PSDB

    Como em toda campanha do PSDB Celso Daniel tem que ser desenterrado, entendo o gesto desse politico de toga sem escrúpulos e sem freios em sua ânsia de rasgar a CF e praticar vários crimes, dentre eles o de abuso de poder. O direito foi substituido pelo Direito Penal do Inimigo, como se estivesse acontecendo uma guerra nesse pais, talvez, guerra de dominação com a mão leve do Tio Sam, prá que soltar bombas como fazem no Oriente Médio se aqui tem os entreguistas entregam o pais de graça, hum, mas devem receber um por fora porque ninguém é de ferro, não é mesmo.

  15. não esqueça-mos do boicote aos produtos

    não esqueça-mos do boicote aos produtos anunciados nessas midias. este Mês é boicote À SEARA

  16. Reprisando o repisado

    Desde o assassinato do Celso Daniel, em toda véspera de eleição, o assunto volta à tona, que eu me lembre, sempre via um dos 3 patetas que não sabem a diferença entre Engels e Hegel, aqueles ‘jenios’ lá de sum paulo.

  17. Sempre ouvi histórias de 1989

    Sempre ouvi histórias de 1989 (não tenho idade para lembrar daquele ano) sobre como manipularam contra Lula e contra o PT, colocando o boné do PT no sequestrador do Abílio Diniz, por exemplo. Nunca pensei que veria um dia quase que um “boné no Abílio Diniz” por dia ou coisa pior. Imprensa mas muito, muito no fundo do poço.

  18. Cara @dilmabr
    Onde o @MPF_PGR
    Cara @dilmabr
    Onde o @MPF_PGR @justicafederal vem “delação premiada” eu só tenho visto “felação criminosa” entre Sérgio Moro e @RedeGlobo.

  19. [  Fere os brios da Polícia

    [  Fere os brios da Polícia Civil, põe em cheque a credibilidade da polícia do Governo do Estado de São Paulo[  de fato, as polícias dos governos do PSDB são as mais competentes da face da terra, merecedora de prêmios mundiias e não mercem tal coisa

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador