Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

A maior corrupção da história da humanidade, segundo Simão Bacamarte, por André Araújo

A maior corrupção da história da humanidade, segundo Simão Bacamarte

por André Araújo

Há um famoso professor-radialista em São Paulo que diz ser ele o único honesto do Brasil e que o melhor instrumento para o progresso do País é o camburão, passando nas casas e os moradores já vão entrando porque sabem que são ladrões e que a cadeia é o lugar deles.

Segundo o professor-radialista a corrupção é o único problema do Brasil, não importa a incompetência, a falta de planejamento, o desperdício, as mordomias, os super salários e os mega benefícios, as aposentadorias precoces, a burrice, a estupidez dos administradores públicos, nada disso importa, só a corrupção. E como tal ele aponta a corrupção do PT como a maior da História da Humanidade, a história registrada nos 10.000 anos até nossos dias, vamos então ajudá-lo na pesquisa, centrada apenas nos últimos 100 anos.

O professor lembra o médico psiquiatra Simão Bacamarte do conto de Machado de Assis “O ALIENISTA” que internou a cidade inteira no hospício porque achava que o único são era ele.

LIQUIDAÇÃO DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO SOVIETICA

O imenso patrimônio do Estado soviético incluía a maior base produtora de petróleo do planeta, mais que da Arábia Saudita, a maior indústria de alumínio do mundo, complexos siderúrgicos, a segunda indústria de material bélico, a segunda de bens de capital, o quinto maior sistema hidroelétrico do mundo, além de terras de agricultura, fábricas de fertilizantes. Parte do que o grande Estado socialista possuía, além de hotéis, empresas de aviação, ferrovias, linhas de navegação, mineração em larga escala, um gigantesco e valioso patrimônio que virou propriedade privada da noite para o dia por transferências inexplicáveis, sem qualquer transparência. O que era público passou a ser privado, criando mais de 200 bilionários em dez anos, os chamados “oligarcas”, a maioria dos quais mora em Londres e tem sua base de operações bancárias na ilha de Chipre, onde todos os bancos são  russos.

Muitos dos oligarcas eram antigos altos funcionários do Estado soviético, de gestores de coisa pública passaram a donos, sem leilões, sem planos de privatização, um processo nas sombras, de base legal nula, sem fiscalização, auditoria, compliance, tribunais de contas, tudo secreto como é da tradição da tradicional cultura politica da Rússia desde o tempo dos Czares.

Nesse processo de transferência do público para o privado, que é na essência um processo de corrupção em larga escala, o Estado soviético viu-se subtraído de provavelmente TRÊS A QUATRO TRILHÕES DE DÓLARES de bens. Tome-se como base apenas a indústria do petróleo russa, maior que a saudita. A estatal saudita SAUDI ARAMCO foi avaliada por bancos americanos em DOIS TRILHÕES DE DÓLARES. A antiga URSS viu-se privada não só da indústria petrolífera, de óleo, também da exploração e processamento de gás, a maior do planeta. O que a Arábia Saudita tem em pequena escala, portanto a base petroleira russa é em óleo maior que a saudita (dez milhões de barris/dia contra oito milhões da Arábia), mas tem um plus que é a mega produção de gás natural, que hoje abastece a União Europeia através do Nordstream, o gasoduto sob o Mar Báltico e também gasodutos antigos via Ucrânia. Desconte-se dessa transferência de bens a permanência de parte da indústria de petróleo em mãos estatais, através da RUSSNEFT, empresa estatal, mas que concorre com privadas como a GAZPROM.

Esse processo e sua valoração estão extensamente tratados no estudo da Norwich University, do Reino Unido,“ CONSEQUENCES OF THE COLLAPSE OF THE SOVIET UNION” e também no livro “”HOW THE SOVIET UNION DISAPPEARED, AN ESSAY ON THE CAUSES OF DISSOLUTION”, de Wusta Swaska, disponível na Amazon Books.

O SAQUE DA CHINA PELA FAMILIA SOONG

A China Nacionalista foi comandada de 1928 a 1949 pelo Generalíssimo Chiang Kai Shek. Lado a lado com o célebre general estava a família de sua segunda esposa, Mei-ling, mundialmente conhecida como Madame Chiang Kai Shek. Mei- ling foi educada no aristocrático Wellesley College nos Estados Unidos, era uma chinesa com cultura americana e isso encantou os americanos. Madame Chiang Kai Shek foi capa de TIME duas vezes e de LIFE três vezes, era a lobista oficial do mais corrupto governo do Século XX, o governo da China Nacionalista, o regime que sucedeu ao secular Império que mandou na China por quatro séculos.

A família Soong era a mais poderosa da China entre a queda do Império em 1911 e o fim do regime nacionalista, em 1949.  A partir de Charles Soong, chinês americanizado, a família estabeleceu alianças fundamentais para a história da China moderna. Uma das três filhas de Charles Soong, Quing-ling casou com o dr. Sun Yat-sem, fundador da República da China e seu primeiro presidente, uma República fraca que foi atingida por lutas internas desde o início, foi portanto Primeira Dama da República da China. Viúva de Sun Yat-sem em 1924, rompeu com as irmãs e apoiou os comunistas que estavam no norte da China, o movimento de Mao Tse Tung. Quing-ling Soong se tornou Vice-Presidente da República Popular da China, a China de Mao e pouco antes de morrer, Presidente Honorária da China Comunista, uma ironia da História sendo a irmã mulher do maior inimigo da China Comunista, o Generalíssimo Chiang Kai-Shek, apoiado pelos EUA antes, durante e depois da Segunda Guerra.

Um irmão de Mei-ling, T.V.Soong era banqueiro, foi o homem das finanças do governo nacionalista chinês, Ministro da Fazenda e americanizado como a irmã, era a face ocidental do brutal regime de Chiang Kai Shek, era ele quem recebia o cheque mensal dos americanos para pagar a guerra contra o Japão, dinheiro prontamente embolsado pela família Soong.

Um cunhado de Mei-ling, H.H.Kung, banqueiro e considerado o homem mais rico da China, era o presidente do Banco Central. Essa poderosa família controlava as finanças do regime e toda a economia da China, por duas décadas. O regime de Chiang era extraordinariamente corrupto. Durante a Segunda Guerra o Tesouro americano pagava integralmente a folha de soldos do Exército nacionalista chinês, que deveria lutar contra os japoneses, cerca de dois milhões de soldados. O total da folha era roubado pela gangue do general e para compensar os soldados eram autorizados a saquear o que quisessem dos camponeses. A munição de artilharia que os EUA enviavam para o Exército de Chinag combater os japoneses era vendida pelo grupo de Chiang aos próprios japoneses. Washington confiava cegamente em Chiang apesar das advertências do Adido Militar na China, o célebre General Joseph Stilwell, “Vinegar Joe”, que avisava Roosevelt que a turma de Chiang era uma quadrilha. Não adiantava, os americanos estavam encantados com a Madame, capa da TIME, que falava inglês perfeito e  parecia americana, além de esbanjar elegância. Roosevelt levou o casal como participante da Conferência do Cairo em 1943 para espanto e horror de Churchill, que via o casal como eram, bandidos da pior espécie. Churchill não era fácil de enganar e tinha a ficha da dupla.

A corrupção da China Nacionalista foi abundantemente descrita nas memorias do General Stilwell, que tenho em duas diferentes edições, a mega biografia de Chiang, CHIANG KAI-SHEK-CHINA´S GENERALISSIMO AND THE NATION HE LOST, de Jonathan Fenby, editora Carrol & Graf, 562 paginas dá o quadro geral do regime corrupto dos nacionalistas, assim como a biografia de Madame Chiang, THE LAST EMPRESS, de Hnnah Pakula, editora Simon Schuster, 787 paginas, todos livros de minha biblioteca.

A estimativa em valores atuais do saque da China Nacionalista pelos Chiang e pelos Soong é de US$350 bilhões, grande parte transferidos para a ilha de Formosa, transformada por eles em Taiwan, oficialmente a República da China, em contraposição ao regime de Mao e comandada pela família Chiang por décadas, após a morte do Generalíssimo em 1975, aos 88 anos, pelo filho do Generalíssimo, de sua primeira esposa japonesa, com Mei-ling não teve filhos. O regime de Taiwan foi reconhecido pelos EUA como único governo da China até os acordos Kissinger-Mao de 1973, perdendo esse status pelo reconhecimento da República Popular pelo Governo Nixon, que transferiu a cadeira da China de Taiwan para a China Continental no Conselho de Segurança da ONU, um acontecimento histórico.

Madame Chiang Kai Shek, depois da queda da China Continental para os comunistas foi, evidentemente, morar nos EUA. Morreu aos 105 anos, em 2003, atravessando três séculos, em seu apartamento de Manhattan de 30 quartos e cercada 27 empregados, dinheiro jamais foi problema para a Madame ou para os Soong, o saque do século em um grande Pais.

SAQUES DO IRAQUE E DA LIBIA PELOS DITADORES

O ditador Saddam Hussein e sua família usufruíram do Tesouro iraquiano por 24 anos, dele retirando um valor estimado em 80 bilhões de dólares. Esse valor foi levado para o exterior sob a cobertura de 200 offshores. E no rastro da morte de Saddam e de seus filhos Udday e Qusay perdeu-se a pista desse tesouro, que como costuma acontecer nos colapsos rápidos de regimes cai em mãos de asseclas, associados, procuradores, banqueiros espertos, laranjas, amantes e cortesãos e parte, evidentemente, com a família sucessora.

Três filhas de Saddam sobreviveram  ao naufrágio iraquiano e moram na Jordânia e de lá não podem sair porque tem ordem de captura pelo atual governo do Iraque. Mas os EUA não pressionam nesse sentido, a família Hussein está sob proteção pessoal do Rei Abdulla da Jordânia, vivem bem em Amman com seus séquitos e filhos, todas têm uma penca.

A líder da família é a bonita e bem articulada Raghad Hussein, que tem uma vida de alto luxo em Ammam, fã de cirurgias plásticas e alta moda, com cinco filhos a transmissão da fortuna está assegurada. Raghad tem atividade politica e é curadora do legado do pai, cuja memoria defende publicamente, apesar de Saddam ter executado seu marido. E há uma crença de  que é financiadora do ISIS, cuja base inicial é de soldados do Exército dissolvido de Saddam.

Já Muhamar Khadaffi,  ficou quase quarenta anos no poder, levou ainda mais para suas contas no exterior, cerca de 150 bilhões de dólares, cujo rastro foi em grande parte localizado pelo governo dos EUA, confiscado e transferido para o governo sucessor em Tripoli, que dado o nível de conflito na Libia, onde não há Estado estável, deve ter sido novamente desviado pelos sucessores de Khadafi. O dirigente líbio chegou a ter 14% da FIAT italiana e tinha grandes participações em companhias europeias e em bancos, inclusive no Brasil.

A CORRUPÇÃO NO IRAQUE APÓS A INVASÃO AMERICANA

Outro capítulo de alta corrupção se deu APÓS a invasão americana no Iraque. No caos sem governo que se tornou esse período, 34 bilhões de dólares foram desviados do Ministério do Petróleo do Iraque através de uma série de operações via bancos de Beirute. A complexa história está relatada no livro THE OCCUPATION OF IRAK, de Ali A.Allavi, editora da Universidade de Yale. Allawi não é qualquer autor, foi Ministro da Justiça e Ministro da Defesa durante a ocupação americana e diz que no saque desse valor estavam envolvidos funcionários americanos e iraquianos do regime de ocupação. Lembrando que o primeiro colaboracionista aliciado pelos EUA, Ahmed Chalabi, era um aventureiro e escroque iraquiano residente nos EUA interessado unicamente em dinheiro, fato descoberto tardiamente pelos EUA, que o descartou depois de ter sido cogitado para ser presidente do Iraque sob tutela americana.

A SONANGOL E OS BILIONARIOS DO PETRÓLEO DE ANGOLA

Angola, na sua província de Cabinda, foi a nova grande área de petróleo descoberta na segunda metade do Século XX, tornando-se uma imensa fonte de riqueza para a nova elite de Angola independente. Com uma produção em torno de 1,6 milhões de barris/dia, o governo do MPLA criou uma petrolífera estatal, a SONANGOL, cujos cofres repletos de dólares foram prontamente saqueados pelo longo governo de Jose Eduardo dos Santos, em três décadas de poder absoluto. A exploração do petróleo é executada por contratos de serviços com petroleiras americanas, principalmente Chevron e Exxon, o dinheiro jorra para alegria de Maria Isabel dos Santos, filha do presidente com sua esposa russa, a mulher mais rica da África, segundo a revista FORBES. Mas não é só ela, Ministros do governo do MPLA se tornaram bilionários com o dinheiro da SONANGOL, um deles mora na Av. Vieira Souto em Ipanema e a charmosa Isabel mora em Lisboa, onde tem participação em grandes empresas.

Entre 2010 e 2014 consta ter sumido 32 bilhões de dólares no balanço da SONANGOL, um mistério até hoje não esclarecido mesmo depois de amplamente divulgado. O fato não impediu que em 2016 a EXXON assinasse um grande novo acordo com Angola para exploração do pré-sal angolano, demonstrando que para o Departamento de Justiça dos EUA a PETROBRAS é empresa corrupta e criminosa, tanto que está sendo processada em Washington pelo governo americano, mas a SONANGOL é empresa virtuosa, apesar de saqueada trinta vezes mais que a PETROBRAS, o que mostra a imensa hipocrisia do “compliance” pregado pelos EUA ao mundo. A mesma cartilha que moralistas brasileiros acreditam piamente e levam a sério, fascinados pela pureza do sistema de justiça dos EUA, tão furado como o chapéu do Buffalo Bill, vale o interesse dos EUA e nada mais.

O PETROLÃO E SEUS NÚMEROS

A chamada pelo professor-radialista de “a maior corrupção da história da humanidade” tem uma valoração propositalmente confusa. Quando surgiu o escracho do “petróleo” a então presidente da PETROBRAS, Graça Forster, assustada com o escândalo da mídia, provisionou 84 bilhões de Reais no balanço da empresa, número que ela achou somando o valor dos contratos suspeitos. Ai começa uma confusão de números que continua até hoje. O VALOR DOS CONTRATOS SUSPEITOS NÃO É O VALOR DA CORRUPÇÃO. É um entendimento óbvio, mas a mídia ou de propósito ou por ignorância mistura os dois números. O valor do contrato atingido é um TODO do qual a corrupção é parte que pode ser 3%, 5%, 10% ou até 20% do contrato, MAS não é todo o contrato. Com o desdobramento das investigações o valor dos contratos onde a corrupção foi apontada chegou a R$15 bilhões para ficar em estimativas mais aceitas  Por hipótese e na faixa de segurança vamos dobrar o valor dos contratos afetados para R$30 bilhões e atribuir uma propina média de 10%, já um exagero, chegaremos a R$3 bilhões, o que dá pouco mais de 900 milhões de dólares. Pode variar muito ainda, mas jamais chegará a números expressivos na escala mundial. É uma corrupção pobre em termos de grande Pais, só o caso Siemens na Argentina teve propina de um bilhão de dólares, há abundante literatura sobre esse célebre caso de um sistema de controle de carteiras de identidade no pais vizinho nos anos 90 do século passado.

Nas planilhas da mídia fez-se enorme confusão, dupla e tripla contagem de valores, sempre no viés de exageros e multiplicações irreais, visando aumentar o escândalo pelo brilho dos números superestimados ao infinito. Nenhum levantamento técnico e com métodos de auditoria internacional foi feito para apurar exatamente a afetação da corrupção em determinados contratos da Petrobras. Todas as partes envolvidas, os investigadores para engrandecer seu trabalho, os acionistas minoritários para processar pelo maior valor possível a PETROBRAS visando indenizações, os novos administradores da PETROBRAS para mostrar que encontraram casa arrasada e por milagre a recuperaram em três meses, todos tinham INTERESSE EM AUMENTAR A CORRUPÇÃO que sem duvida existiu mas foi exagerada pelos grupos interessados no aumento. De qualquer modo, mesmo com números superestimados, a corrupção do “petróleo” nem remotamente chegou a números próximos aos casos de macro corrupção da História dos últimos cem anos. Portanto, o que o Simão Bacamarte alega NUNCA seria a “maior corrupção da História da humanidade”, na escala mundial nem chega perto.

Com base no escândalo propagado pela mídia sobre a corrupção na PETROBRAS o valor das ações caiu brutalmente, causando à União, maior acionista, prejuízo várias vezes maior que a corrupção apontada. Se a isso adicionarmos a indenização para acionistas minoritários americanos, de US$2,95 bilhões, ficará evidente que o escracho da corrupção custou dezenas de vezes mais que a própria corrupção. Para o País como um todo o escracho do “petróleo” custou cem ou duzentas vezes mais pela destruição de grandes empresas de expressão internacional, de setores inteiros da economia, pelo consequente desemprego e perda de arrecadação. Boa parte da atual recessão se localiza nessa cruzada que, no caminho da salvação, destruiu o que estava pelo caminho, pessoas, empresas, empregos e setores.

Há um outro ângulo sobre o “petróleo”. Nenhuma das grandes áreas de atividade da PETROBRAS sofreu no processo, especialmente a área de produção do PRE-SAL, que não teve solução de continuidade, ao contrário, com crescentes recordes de produção, o que seria difícil em uma empresa “quebrada” e desorganizada como foi alardeado.

Outro mito na esteira do “petróleo” foi que por causa dele a PETROBRAS quebrou.

Como demonstramos aqui em artigo específico sobre o tema, a PETROBRAS de 2014, do inicio ao meio do processo do “petrolão” até a posse de Pedro Parente na presidência em 1º de junho de 2016, fez seis emissões de BÔNUS em dólares no mercado internacional, TODOS com “oversubscription”, isto é, havia compradores para de três a cinco vezes mais volume do que o que foi oferecido à venda, o que mostra cabalmente que em MOMENTO ALGUM a Petrobras teve remotamente uma situação financeira próxima de quebra. O mercado internacional absorvia suas emissões de bônus com absoluta folga, inclusive um bônus de CEM ANOS de prazo algo que só empresas muito sólidas conseguem vender, o que desmente a versão propagada intensamente pela mídia, especialmente pelo sistema GLOBO e também pelos novos dirigentes da PETROBRAS de que por causa do “petrolão” a PETROBRAS quebrou.

O MITO DA CORRUPÇÃO HISTÓRICA NO BRASIL

De todos os países da América Latina o Brasil é historicamente o menos corrupto. Nosso Imperador Pedro II faleceu em Paris em 1893 em um hotel barato que pagava do próprio bolso, recusando um estipendio oferecido pela República. Nossos Presidentes da República, com raríssimas exceções, saíram do cargo com o patrimônio que entraram. O mais longevo de todos no poder, Getúlio Vargas, deixou como herança um apartamento de classe média no bairro da Tijuca. Outro poderoso, Juscelino Kubtscheck teve dificuldades financeiras de sobrevivência após sair da Presidência, sua viúva teve que vender quadros para se manter. Os Presidentes militares saíram como entraram, alguns empobreceram, como Medici e Figueiredo, o Ministro Andreazza, tido como a 7ª fortuna do mundo pela oposição, teve seu enterro pago por amigos.

Enquanto isso, no México do PRI, os Presidentes eram submetidos a três ditames: o Presidente que sai indica o sucessor, o famoso “dedazo”, o que sai vai morar no exterior para não atrapalhar o que entra, o que sai pode levar para si o equivalente a dois bilhões de dólares como  garantia para o resto da vida. Na Argentina a corrupção é institucional e enorme, Peron saiu do poder em 1953 com o equivalente hoje a 800 milhões de dólares, exilando-se na Espanha em alto estilo de vida. Líderes peronistas saem da vida pública todos milionários e os que estão, como Duhalde, são considerados super ricos. Por toda a América Latina os ditadores ou Presidentes democráticos saem de cena multimilionários, menos no Brasil.

A cruzada moralista brasileira com claros objetivos de Poder misturou deliberadamente dinheiro de campanha com corrupção, por esse critério não sobraria um único politico solto nos Estados Unidos, onde nas campanhas circulam bilhões de dólares sem hipocrisia, lá é tudo legal, com recibo e balancete, através dos Political Actions Committee. Os grandes lobies como o das armas (NRA) ou da comunidade judaica (AIPAC), doam milhões de dólares às claras sem problema, sem moralismos na mídia, sem escrachos de “chocados” como Gerson Camarotti, seu mestre Merval Pereira e outros sacerdotes da moral e ética na politica, aquilo que nem os gregos que inventaram a politica pretenderam porque é contra a natureza das coisas.

No Brasil fez-se a mistura de forma proposital para magnificar a corrupção e mostrar que todos os políticos são corruptos, logo não merecem governar, porque não dar o poder aos “puros” que não são políticos? As “vestais” já apareceram glorificadas pela GLOBO.

MEDINDO A CORRUPÇÃO NA HISTÓRIA

A corrupção politica é um fenômeno das democracias. Nos regimes absolutistas o dinheiro do Estado e do chefe do poder se misturam, portanto não há necessidade de corrupção. Na França absolutista não só o Rei era riquíssimo, também seus Ministros que ficavam para si com parte dos impostos. O Cardeal de Richelieu (Armand Louis du Plessis) , Primeiro Ministro de Luis XIII, era o homem mais rico da França, o Ministro da Fazenda de Luis XIV, Nicolas Fouquet, construiu um palácio monumental, Vaux-le-Vicomte,  com dinheiro dos impostos, provocando a inveja do Rei Luis XIV que por revanche construiu o Palácio de Versalhes.

Nos dias de hoje os Reis e Emires do petróleo tem como seu e da família o dinheiro do Tesouro de que fazem uso sem nenhuma cerimonia, esbanjando parte e guardando o resto.

Os EUA resolveram parte do problema legalizando o dinheiro das campanhas e dos lobbies, tudo o que no Brasil é hoje completamente ilegal e dá cadeia, para alegria dos que detestam a democracia e querem um “salvador da pátria” puro até o dia em que ele senta no Palácio.

Com grande aproximação porque jamais haverá números seguros na corrupção vejamos uma estatística, para atender ao professor-radialista que quer todo o Brasil na cadeia.

Liquidação da União Soviética, QUATRO TRILHÕES DE DOLARES, saque da China Nacionalista pelo grupo Chiang Kai Shek TREZENTOS E CINQUENTA BILHÕES DE DOLARES, saque da Libia por Khadafi, CENTO E CINQUENTA BILHÕES DE DOLARES, saque do Iraque por Saddam Hussein, OITENTA BILHÕES DE DOLARES, saque do Iraque pelo regime pró-americano de ocupação TRINTA E QUATRO BILHÕE DE DOLARES, saque do petróleo de Angola TRINTA E DOIS BILHÕES DE DOLARES, saque do “petrolão” brasileiro NOVECENTOS MILHÕES DE DOLARES.

A “maior corrupção da História da Humanidade” é assim dinheiro de troco na escala mundial, não dá para pagar as 500 penitenciárias novas para abrigar os corruptos do professor-radialista “honesto só eu” que propõe acabar com a política e com os políticos. Infelizmente não é só ele, muitos pensam a mesma coisa na rádio “Partiu pra Cima”, o fascistinha de Veneza, os pobres de Direita, o programa “Viralatas Connection”, os iluministas do Supremo, todos querem um Brasil puro como o hábito de uma freira carmelita e para tanto vale destruir o Pais de alto a baixo. Finalmente teremos um honesto no Palácio do Planalto, Deus nos salve.

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pena que nossa Imprensa

    Pena que nossa Imprensa Oficial não divulga ideias como as suas, André. Hoje há uma censura não oficial que impede o choque de ideias. Em rádio e tv isso é escancarado. Nos jornais, dão uma disfarçada pra mostrar que permitem vozes divergentes (como um Janio de Freitas na folha ) . Acho que a última vez que ouvi uma divergência nua e crua na parte da economia foi na CBN entre o Sadenberg e a Mônica Deboulle (nunca ouvi um locutor gaguejar tanto em pleno ar rs ). 

    1. Muito bem lembrado, Monica de

      Muito bem lembrado, Monica de Bolle bateu de frente com as asneirices do Sardenberg que repetia a cartilha da Globo e a Monica o desmentiu na cara, deixando o sub-Merval sem fala, Monica é uma economista especial, fora de serie,

      1. Esse embate acompanhei na

        Esse embate acompanhei na hora. Levei um susto que nem a pessoa vendo um homem morder o cachorro rs. Mas, depois disso de Boille foi enquadrada, praticamente é uma analista da economia americana. Como a Globo não é amadora como são as outras redes de tV, o RH deve ter tido uma conversinha com ela após esse episódio. NAda como ter contas pra pagar no final do mês rs

        Aproveito pra comentar um outro post seu,o pobre de direita, de como a direita francesa, os Renaults e afins de lá, prefiriram tornar a pátria de napoleão súdita da de Hitler do que ter um governo que não queria. Terminada a guerra, a vida continua normal pra esses traidores do povo francês – enquanto no andar de baixo há as fotos chocantes das mulheres que tinham seus cabelos raspados por terem se envolvido com oficiais alemães durante a guerra. O mesmo ato mas com consequencias diferentes. 

        1. Voce tem razão, de Bolle

          Voce tem razão, de Bolle deixou de falar da economia brasileira, claramente porque sua linha não batia com a linha oficial da Globo, fala basicamente hoje de economia internacional, passando batido para as mazelas de nossa economia, assunto que fica com Miriam Leitão, porta voz oficial de economia da Globo, que entende tanto de economia como eu entendo de apicultura.

          1. E hoje definitivamente

            E hoje definitivamente risquei Debolle. Falando sobre a crise Argentina, ela disse, no final do bloco, que há uma raiva da Argentina com o FMI. Só que ela não falou que essa raiva veio quando o FMI falava que a Argentina era o aluno brilhante, que fazia o dever de caso desde a nefasta dupla Menen-Cavallo, que introduziram a sandice da paridade 1 dólar 1 peso (o que na prática fez o país abdicar de ter moeda, que pra mim é o que define um país ) e quando a farra acabou com 2001, com o curralito, resultando em estádio de sítio, 5 presidentes em sei lá 2 meses, o FMI não deu um centavo pra Argentina e eles, quebrados, se tornaram párias financeiros. Enfim, acho a atitude de Debolle pior do que a da Miriam, porque DeBolle já provou que entende de economia e portanto sabe muito bem a bomba relógio em que está metido o país  – enquanto cada vez mais tenho certeza de que Miriam Leitão acredita piamente nas sandices  que diz. 

      2. Prezado Senhor André

        Prezado Senhor André Araújo.

         

        Sera que estes “jornalistas” realmente creem das bobagens, cartilhas, roteiros que repetem como mantra?

        Como propaganda ideológica faz sentido sociológico/mercadológico para vazios e empolados de capa dura oca, a dúvida é, será que toda a redação cre em literalmente em”partir para cima” como onda raivosa e fascista?

         

  2. As duvidosas fortunas dos “ditadores”

    “Já Muhamar Khadaffi,  ficou quase quarenta anos no poder, levou ainda mais para suas contas no exterior, cerca de 150 bilhões de dólares, cujo rastro foi em grande parte localizado pelo governo dos EUA, confiscado e transferido para o governo sucessor em Tripoli, que dado o nível de conflito na Libia, onde não há Estado estável, deve ter sido novamente desviado pelos sucessores de Khadafi. O dirigente líbio chegou a ter 14% da FIAT italiana e tinha grandes participações em companhias europeias e em bancos, inclusive no Brasil.”

    Tenho dúvida sobre a fidedignidade dos valores dessas fortunas pessoais. Não só da de Khadaffi, quanto dos demais mencionados. Como se sabe, a fortuna desses “ditadores” geralmente é calculada levando em conta o patrimônio das empresas estatais. Lembram do nome de Fidel Castro na lista da Forbes? Uma verdadeira fake news. Tanto é assim que saiu na lista apenas em um ano.

    O líder cubano ironizou a publicação. Veja vídeo a respeito no seguinte link:

    https://www.youtube.com/watch?v=P7ksC4Ex0RQ

    Em relação à fortuna de Khadaffi, assistam ao que diz o falecido ex-presidente venezuelano Hugo Chávez na esclarecedora entrevista publicada no seguinte link:

    https://www.youtube.com/watch?v=g0kDqir8558

    Sinceramente, apesar da notória amizade que Chávez nutria pelo ex-líder líbio, eu considero suas afirmações mais verossímeis que as dos relatos de certos biógrafos estadunidenses, porta-vozes de sabe-se lá quais ocultos interesses!

    1. Não há nenhuma evidencia  de

      Não há nenhuma evidencia  de uma fortuna de Fidel Castro, a revista FORBES não é fonte referencial, eles operam com estimativas deles mesmos e não com referencias historicas.

      Já os casos de Khadafi e Saddam não são de fortunas pessoais estilo FORBES, tem outra raiz, dinheiro separado e retirado da economia para ações politicas, proteção do regime, compra de apoios, etc, que foi em grande parte a nutreza do “perolão”.

      Mesmo no caso de fortunas privadas FORBES erra muito, se baseia exclusivamente em cotação de ações de companhias onde

      esses bilionarios tem ações, é a referencia deles, mas não tem como estimar fortunas de reis, ditadores e presidentes e nem de

      fortunas não referenciadas pela bolsa, como a familia Salomone em São Paulo, que tem 1.000 edificos e não está na FORBES porque não há como avaliar esse tipo de fortuna. Com isso FORBES comete erros, como colocar Eike Batista como a 8ª fortuna do mundo, uma aberração.

       

       

  3. Só veneno!

    A Joven Pan é tão venenosa quanto a Globo, pois é ouvida o dia inteiro pela classe média média ignorante de São Paulo, que elege e reelege os corruptos e incompetentes tucanos há 20 anos.

    1. Apesar de viralatas, eles têm

      Apesar de viralatas, eles têm coleiras, e, portanto, donos. E a gente sabe muito bem quem são os donos deles.

  4. Prezado senhor André

    Prezado senhor André Araújo, 

     

    Excelente dose de pragmatismo na veia. Senso prático e real, mundo real. Nos falta, brasileiros, ouvintes ou leitores de certas emissoras  ou publicações, um lampejo mínimo de raciocinio básico em artmética elementar, álgebra básica.

    Servi no golfo da Guiné e África meridional atlântica no período que causa alarido ao douto professor e demais colegas ‘jornalistas”. Não sabem nem de longe o que é ou foi a experiência brasileira  de projeção de ESTADO.

    Vi canteiros inteiros de empresas brasileiras virarem pó e um amontoado de instalações praticamente abandonadas… Empresas Brasileiras de óleo e gás são como cães sarnentos.

    Fomos substituidos por chineses, franceses, dinamarqueses e pelo grande irmão do norte com suas vestes pudicas de moralismo seletivo e INCENSADO pela mediocridade e a sindrome do umbigo.

       

    1. Certamente os brilhantes

      Certamente os brilhantes “jornalistas” podem explicar…

       

      Como chineses tornaram “insularis” áreas do pré-sal angolano e  compram 70% do petróleo da Sonangol, senhor Francisco Lemos comemora a parceria sino-angolana.

      Não só em Luanda os vestais chineses estão presentes, mas em varios costados África austral afora. Nos dois oceanos, Walvis bay, um classico de como TODOS no mundo são saxões vestais invejados pelo douto professor “jornalista” e muitos mais como exemplos de pureza.

  5. Há muito espero um artigo como este.

    Obrigado André.

    Cobro, há muito tempo,destes merdas que se dizem economistas, uma avaliação desta corrupção que nunca passou daquela que estes grupos da mida roubam dos governos para nos desinformar. E mais importante a avaliação do quanto o golpe nos custou só na petrobras e nas construtoras. Vinte a cinquanta vezes mais.

    A verdadeira desgaça, o enorme saque, nos foi dado justamente por estes da lava jato e do stf, seu avalista, que dizem atacar a corrupção mas deram um prejuiso sobre descomunal  a este pobre país. Mencione-se a parte que deram para os investidores abutres que receberam de bandeja a qualificação da petrobrás de “empresa corrupta” (imbecilidade que só pode ser dirigida) que já nos custou em dinheiro vivo dez bilhões e que vai a muito mais. Que crime!

    Que se mostre à lava jato e ao stf o tamanho do prejuiso que deram ao país e que é astronômico e impagável.

    Depois, com calma e toda a indginação do mundo, se deve fazer um balanço do prejuiso total com a paralização do país e a queda da atividade econõmica que vai durar anos.

    O prejuiso social astronômico do desemprego sem esperanças e a destruição que causou e causará quando avaliado, se preciso, provocará choro e desespero a qualquer brasileiro mas é impagável e imperdoavel para quem o cusou.

    Só isto muda o país. Nunca um golpe foi tão desastroso, destrujidor, tão desgraçado, tão medonho.

  6. Caro André Araújo
    Mais uma

    Caro André Araújo

    Mais uma vez, MAGNIFÍCIO! Vamos ficar viciados em seus posts

    Um complemento, que o notório “estoriador” da rádio jovem pum faz questão de esquecer: Casos da corrupção brasileira:

    PRIVATARIA TUCANA. Negócio do século, empresas com reserva de mercado ou cartelizadas vendidas a preço de esterco: Vale, Telefônicas, Bancos, a preço de ocasião e rendendo comissões. Como resultado, serviços de telefonia imprestáveis e caros; bancos com juros ferozes para seus clientes, a energia elétrica mais cara do mundo. Só a vale foi avaliada por menos de 5% de seu valor. Jênios (bandidos do mesmo naipe da família Soong)

    “JESTÃO” TUCANA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Há 20 anos sendo saqueado (até os postes de rua foram vendidos, e agora vão cemitérios e praças) por piratas que horrorizariam Barbanegra. Rodovias (com os pedágios mais caros do mundo, de US$ 0,12/Km até US$ 0,20/Km), hospitais, escolas, e uma série de serviços públicos. Todos rendendo comissões aos “jestores”. Uma nova modalidade foi inventada por $ábios tucanos: a privatizaram não só dos postes, mas do fluxo de lúmens (as lâmpadas) E por 20 anos (rendendo comissões pelo mesmo período). Sem falar nos esquemas com trens e metrôs

    DIREITOS DA COPA DO MUNDO. O maior câncer nacional (globo), que picou o rodo nos impostos devidos ao abri empresas em paraísos fiscais. E sem falar em esquemas da Lei Rouanet, que o mesmo grupo morde com todos os dentes de tubarão

    DIÁRIAS E MORDOMIAS DO JUDICIÁRIO. A “justissa”  e seu satélite (ministério “púbrico”) que mordem diárias (viagens de 10 dias às “oropa” e aos “isteites” para dar um power point de 20 minutos ou 30 minutos falando merda sem parar). E auxílios de tudo que é tipo (ainda vai aparecer os auxílio supositório para estes safados)

    Se o “estoriador” e a rádio fossem sérios e exercessem jornalismo, falariam de seus amigos patrocinadores. Mas como mordem verbas publicitárias de empresas públicas paulistas e federais, já viu mermão.

    Concluindo, quantos litros de Sonrisal vc toma por dia, André? Cara, não é brincadeira: vc escuta CBN, vê Globonews, escuta Jovem Pan e outras merdas….vc deve estar galvanizado por dentro ou deve estar surdo para não ouvir tanta porcaria 

     

     

  7. livro

    “indenização para acionistas minoritários americanos, de US$2,95 bilhões”

    Um dia, algum jornalista investigativo vai contar a história desses caraminguas. Roubo magistral, com as digitais do Vampirão do Planalto e do seu Parente o morcego, debaixo da barba de todos brasileiros.

    Esses minoritários americanos, dizem, seriam brasileiros que investiam nos fundos o dinheiro ganho por fora e legalmente exportado via CC5.

    Quem viver, verá.

  8. Aqui no Brasil, houve dois

    Aqui no Brasil, houve dois outros megaescândalos de corrupção, bem maiores que o Petrolão. Um foi o Banestado da era FHC, do qual o PT “herdou” o doleiro Youssef e seu know-how (assim como fez o mesmo com Marcos Valério, do “mensalão mineiro”). O outro foi o esquema de manipulação do câmbio que operou entre 2007 e 2013, envolvendo 30 operadores de 15 bancos internacionais, tão descarados que combinavam suas manobras na sala de chat da agência Bloomberg, causando prejuízos acima de R$ 80 bilhões aos exportadores brasileiros. A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) está movendo um processo de R$ 70 bilhões contra eles, mas tudo corre em segredo de justiça na investigação a cargo do CADE e com escassas menções na mídia, por envolver o sacrossanto e intocável sistema financeiro (uma das raras reportagens a respeito saiu no “Estadão” de 5 de abril de 2017).

    1. Muito bem lembrado, esse caso

      Muito bem lembrado, esse caso mereceria uma FORÇA TAREFA da PF e MPF para levantar os dados e abrir um inquerito mas nem se toca no assunto na IMPRENSA porque os bancos são hoje os maiores anunciantes dos grandes grupos DE MIDIA.

  9. Quanto será que ele vale?
    Idiotas, imbecilizados por uma mídia hipócrita. E sabedores do oportunismo lacaio e protegido, dizem e fazem o que até Deus duvida.

  10. Uma aula

    A lástima é saber que aqueles que deveriam ler nunca o farão.

    Quem estiver nas redes sociais deveria compartilhar com o maior número possível de pessoas.

    Eu não tenho paciência para essas redes, mas enviarei para alguns contatos. 

    Conheço vários políticos que saíram de seus mandatos com menos do que entraram e muitos, até mesmo por isso, não se reelegeram. Ouvi muito “são otários”.

  11. Tenho absolutamente claro que

    Tenho absolutamente claro que o problema desse país nunca foi a corrupção, mas a mediocridade (quase) generalizada.

    Penso que Roberto Campos (a despeito de tanta burrice que ele mesmo defendeu e praticou) disse ao menos uma coisa certa na vida: “No Brasil a burrice tem um passado glorioso e um futuro promissor”.

     

  12. André, André.
    Você que tem

    André, André.

    Você que tem tanta cultura não deveria apelar. Você tem argumentos? Use-os. Mas não venha com mentiras e mistificações.

    Lá pelas tantas você mistura a SONAGOL com a Petrobrás dizendo que a petrolífera de Angola é muito mais corrupta que a Petrobrás e nem por isso o governo Norte-americano a processou.

    A Petrobrás nós sabemos que tem ações em bolsa dos EUA.

    Agora diga você se essa SONAGOL tem ações lá também.

    Fico no aguardo.

     

    P.S. Se Angola é assim tão corrupta, por que o BNDES, no governo Lula e Dilma emprestou 2 bilhões de dólares para um país onde o dinheiro some nos bueiros da corrução?

    1. Voce está embaralhando DUAS

      Voce está embaralhando DUAS questões distintas.  Há um processo na SEC, a Comissão de Valores Mobiliarios dos EUA

      contra a PETROBRAS por infração à legislação americana sobre direitos de acionistas. Com base nesse processo os acionistas

      residentes nos EUA moveram uma CLASS ACTION, um processo coletivo para que os acionistas recebessem indenização, que já receberam. Portanto o que se refere ao mercado acionario é o processo da SECURITIES AND EXCHANGE COMMISSION.

      OUTRA AÇÃO, que nada tem a ver com mercado de ações, é pela infração da Lei Foreign Corrupt Practices Act, a lei anti corrupção americana, movida pelo Departamento de Justiça por ser a PETROBRAS uma empresa corrupta, de acordo com provas entregues pelo Brasil voluntariamente.

      O que eu digo é que a SONANGOL, sendo basicamente uma empresa corrupta, tanto a filha do Presidente  uma fortuna listada na FORBES sem nunca ter iniciado um negocio proprio, PASSOU no compliance do Departamento de Justiça quando celebrou um mega acordo com a EXXON em 2016. Acordos desse tipo passam,  bem como de venda de material belico passam pelo escrutinio   do Departamento de Justiça  e a SONANGOL passou limpinha.

    2. Angola é a MAIOR fornecedora

      Angola é a MAIOR fornecedora de petroleo importado pelos EUA, 1,6 milhões de barris dia, a exploração é por companhias americanas concessionarias da SONANGOL, essa é a razão pela qual Angola e SONANGOL não tem problemas com a

      legislação americana anti-corrupção. A PETROBRAS tambem é grande cliente dos EUA, duas das maiores fornecedoras estrangeiras da PETROBRAS são a Halliburton e a Schlumberger, amas americanas (esta ultima de origem francesa mas a base hoje é no Texas) e a PETROBRAS  é  tambem é grande importadora de gasolina dos EUA, 40% de nosso consumo vem dos EUA, nunca seria processada pelo Departamento de Justiça por vontade exclusiva deles,

    3. O fato de haver corrupção em

      O fato de haver corrupção em Angola nada tem a ver com a politica brasileira de expansão economica na Africa, Angola chegou a ter 10% de seu PIB controlado  por empresas brasileiras, a presença economica e geopolitica do Brasil era lá muito forte, ERA porque a cruzada moralista no Brasil liquidou com a influencia brasileira em Angola, como liquidou por toda a America Latina,  fomos substituidos pelos chineses.

      As operações do BNDES foram vinculadas a projetos brasileiros em Angola e ao que eu saiba o crédito não esta em risco porque Angola tem reservas cambiais folgadas.

      1. SERÁ QUE VÃO MANDAR A ESPOSA

        SERÁ QUE VÃO MANDAR A ESPOSA DO PRESIDENTE VIR ATÉ O BRASIL PAGAR EM DINHEIRO VIVO O FINANCIAMENTO?

        PERGUNTAR NÃO OFENDE.

      2. Do Estadão:
        Angola, maior

        Do Estadão:

        Angola, maior devedora do BNDES, não chegou a esse ponto, mas o novo governo, eleito em agosto, anunciou na última quarta-feira um pacote de ajuste que prevê a renegociação da dívida externa para lidar com o tombo nas receitas com as exportações de petróleo.

        Pra você ver. Os EUA que são espertos. De um governo corrupto eles compram petroléo. Já o Brasil vende e dá crédito.

        Quem desses 2 países, Brasil e EUA vão se dar bem quando a corrupção em Angola destruir o país?

         

         

        1. Angola pode renegociar, como

          Angola pode renegociar, como o Brasil já fez dezenas de vezes, mas é solvente, não tem registro de calote. Já Moçambique

          é diferente, não tem petroleo, é muito mais pobre que Angola, ai é credito de risco, o certo seria amarrar creditos brasileiros à receita de exportação de minerio de ferro explorado pela Vale, que tem ao lado de ferro excelnte jazida de carvão mineral de boa qualidade. No caso de Moçambique o credito do BNDES foi mal negociado porque dispensou garantias que Moçambique tinha para oferecer, por exemplo, a receita da venda de eletricidade à Africa do Sul, da qual Moçambique é a maior fornecedora.

    4. Vem cá, e me responde:

      Tu és chato, mal informado ou mal intencionado? O André te enchendo a chapoletada e tu não desistias de tentar vender esta tua premissa bichada.

  13. O André sempre tão polido,

    O André sempre tão polido, dessa vez usa termos fortes como fascistinha… Dá para ver o tamanho da indignação.

  14. Eles e nós

    A Rússia e a China foram  “vítimas” da corrupção,  mas  cresceram e são potências mundiais . Infelizmente a  nossa corrupção se apequenou, estamos na pindaíba.

    1. Para crescer geopoliticamente

      Para crescer geopoliticamente os grandes paises correm riscos, a China financiou a Venezuela de 2006 a 2015 e lá colocou em financiamentos  53 bilhões de dolares, hoje sob alto risco de perda. Os financiamento do BNDES foram concedidos sob a LOGICA GEOPOLITICA e é evidente que tem risco.

      No regime militar o Brasil financiou obras no Iraque, executadas pela Construtora Mender Jr., no valor de US$1,4 bilhão, foi

      fundado um banco, o Banco Brasileiro Iraquiano S.A., uma asoccialção ente o Banco do Brasil  e o Raffidain Bank , banco oficial do Iraque,  para financiar essas obras (estive em Bagdah na cerimonia da fundação do banco). Com a guerra Irã-Iraque o Brasil perdeu 400 milhões de dolares nessa operação, conseguiu recuperar alguma parte muito depois MAS tudo isso estava na logica da expansão geopolitica do Brasil e foi de essencial utilidade quando o Brasil entrou em moratoria e só o Iraque nos fornecia petroleo que podia ser pago com mercadorias brasileiras, o Irque garantiu o Brasil em petroleo por anos.

  15. Ao ler este trecho:

    “Não adiantava, os americanos estavam encantados com a Madame, capa da TIME, que falava inglês perfeito e  parecia americana, além de esbanjar elegância.”

    Lembrei-me de um sociólogo que fala francês (perfeito?) e estampava capas da veja, parecendo um francês (?).

  16. O radiaista em questão é

    O radiaista em questão é apenas um OPORTUNISTA, como aqueles indivíduos que furtam bolsas de mulheres desatentas.  Ele está surfando na onda fascista que ajudou a criar. O fascistinha de Veneza é a mesma coisa, com um pouco de verniz e muito óleo de peroba. Parabéns ao André, mais uma vez.

  17. Magistral artigo de André

    Magistral artigo de André Araújo que desanca os falso moralistas e as vestais da atualidade, junto com seu padroeiro (sic): “São Marco Antonio Vila”.

  18. Prezado André
    Boa

    Prezado André

    Boa tarde

    Escandalos como do Banestado, (134 BI dolars) e da Privataria Tucana não são maiores que o citado escandalo chines?

    Abração

    1. Sim, são muito maiores e ao

      Sim, são muito maiores e ao que consta não há qualquer inquerito em andamento sobre esses episodios.

  19. O genial artigo do André

    O genial artigo do André Araúlo serve como inspiração para que se faça uma pequena visita no quadro da luta entre Trump e o Estado Profundo dentro dos Estados Unidos.

    Robert Muller, o procurador do FBI americano que os noticiários internacionais da rede Globo estão hoje apresentando como sendo o herói que quer tirar Donald Trump da presidência dos Estados Unidos, vem passando por um suadouro tremendo.  Talvez seja por isso que a Globo, dentro do esforço da mídia empresarial global para tentar dar-lhe algum fôlego, achou por bem tentar dizer que ele tem novas denúncias contra Trump. Muller, por coincidência, é o chefe de Andrew Weissman dentro da Força Tarefa que persegue Trump. E Weissman, antes de fazer parte desta força tarefa anti-Trump, era o chefe da seção de fraudes do Departamento de Justiça. Nesta qualidade,  era também o chefe da equipe conjunta para ações latino-americanas que incluía a Lava Jato brasileira. https://www.revistaforum.com.br/2017/12/25/clarin

    Weissman caiu em desgraça e “foi retirado da equipe de caça às bruxas porque transcendeu à luz pública sua parcialidade a favor de Hillary Clinton. Agora cada vez que se menciona a Weissman na imprensa estadunidense é para fazer referência à profunda corrupção que inunda o Departamento de Justiça e o FBI”.

    Quanto a Muller, ele mandou nesta semana um esquadrão de procuradores que inundaram a corte do juiz federal Thomas Selby Ellis III em Alexandria, Virgínia, para abrir um caso contra Paul Manafort, ex-gerente de campanha de Trump, por travessuras de lavagem de dinheiro ainda nos idos de 2005. A resposta do juiz, que não tem palpas na língua e resolveu jogar uma lufada de ar fresco sobre a nebulosa irrealidade da cruzada anti-trump de Muller, foi esta: “Você não se importa com a fraude bancária do Sr. Manafort. Você realmente se importa em obter informações que o Sr. Manafort possa lhe dar, que reflitam sobre o Sr. Trump e levem à sua acusação, impeachment ou qualquer outra coisa”.

    O que Muller conseguiu com sua cruzada virginiana foi um mandado do juiz para que ele esclarecesse oficialmente qual a sua função em uma suposta comissão de investigação e que atribuições teria esta comissão, para então enquadrá-lo como estando extrapolando suas atribuições legais. Muller foi caçar bruxas e caiu na teia de um tremendamente honesto juiz da Virgínia.

    É possível que o juiz mande encerrar o caso contra Manafort por extrapolação de autoridade dos promotores. Isto representará um golpe contra o Conselho Especial de Mueller, implicando em motivo suficiente para sua demissão. http://kunstler.com/clusterfuck-nation/which-hunt/

  20. Quando será

    Que o André lançará seu ” A lanterna na popa”? Estou no aguardo. Como já li, há muito, o original, até releria, mas o André tem de lançar o dele.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador