“A minha luta contra corrupção se encerra”, diz Protógenes Queiroz

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Depois do desfecho nas intenções de voltar ao meio político, findadas pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que o condenou por violação de sigilo durante a investigação da Operação Satiagraha, Protógenes Queiroz lamentou: “a minha luta contra corrupção se encerra porque estou abatido no campo de uma guerra desigual”, disse em mensagem ao GGN.

O deputado federal pelo PCdoB considerou parcial o julgamento da Corte, que o condenou por comunicar antecipadamente jornalistas sobre as datas e momentos em que a operação seria deflagrada, durante a investigação das denúncias de crimes financeiros cometidos pelo banco de investimentos Opportunity, no período da privatização da Brasil Telecom.

“Por eu ter levado a prisão o Banqueiro Corrupto Daniel Dantas, que foi condenado a 10 anos de cadeia por corrupção, o STF decidiu contra mim pela perda do cargo de Delegado de Polícia Federal, perda dos direitos políticos e 2 anos e alguns meses de prisão, convertido em prestação de serviços a comunidade”, afirmou Protógenes.

O deputado finaliza a mensagem, demonstrando-se abalado: “aqui nesse país todos (as) que lutamos o bom combate pelo fim da corrupção podem sofrer perdas. Estarei aqui torcendo por vcs que ainda continuam lutando por um Brasil mais justo e que dê exemplo para as futuras gerações”.

Diante da mensagem, o Jornal GGN questionou se o deputado continuaria no país, considerando sua segurança pessoal. “Ainda estou em BSB [Brasília]”, disse. “Apesar de todas as injustiças e maldades, está fincado em meus valores o combate a corrupção. Não pretendo desistir dessa luta. Não vou abandonar os brasileiros! Mesmo que para minha batalha continuar, eu tenha que ser privado da minha própria liberdade. O meu amor a pátria não permitirá que minha voz seja calada”, respondeu.

“A maior injustiça do STF não foi contra mim e sim com os filhos e netos dessa suprema corte que fazem parte do futuro do nosso Brasil”, concluiu Protógenes Queiroz.

Leia mais: STF condena Protógenes Queiroz por atuação na Operação Satiagraha

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

65 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vergonha para a Justiça Brasileira

    Essa entra como um dos maiores destaques para o deserviço e vergonha da Justiça Brasileira.

    Em meio a tantos predadores da nossa nação e do nosso povo, abatem um combatente necessário, o levam à desgraça.

    Isso não será esquecido pelas pessoas justas do nosso país. NÓS sabemos quem livrou a cara de Daniel Dantas, Abdelmassid, Demóstenes, e pediu vistas do processo que proibia a contribuição de empresas para campanhas, nós nunca nos esqueceremos do Gilmar Mendes, essa figura sinistra e nociva à sociedade brasileira.

    Sinto pelo Protógenes. Votei nele. E quem se elege é o Serra, o Alkmin, a bancada da bala.

    O povo ainda está longe de ser bem informado. Ou damos um jeito na mídia ou ela extermina os brasileiros.

  2. Uma pena e uma perda. Um dia,

    Uma pena e uma perda. Um dia, espero, o judiciário vai ser passado a limpo. Quem sabe, com delação premiada de algum ilustre réu, que explique a função da TV Globo na história de todos os vazamentos exclusivos para essa emissora.

  3. E saber que a maioria dos ministros do

    stf foram escolhidos pelo Lula e pela Dilma. Mesmo se a Dilma ganhar, será que ela vai conseguir governar com um judiciário desse naipe?

    1. Caro comentarista, todos os

      Caro comentarista, todos os indicados ao STF,   têm  a sua indicação submetida ao Senado,   os indicados são sabatinados  naquela casa, e apenas depois disso, tem sua indicação aprovada ou não. Todos os ministros indicados pelo governso do PT, foram aprovados por  U N A N I M I D A D E ,  ou seja, foram também aprovados pelos senadores do  PSDB. o Único minsitro que   ocupa uma cadeira no STF  hoje,  que não foi aprovado por  U N A N I M I D A D E   no senado,   foi exatamente o Sr.  Gilmar Mendes, indicado por FHC. 

    2. Isso vai depender da gente;

      Isso vai depender da gente; os caras já tem Mídia, MP, judiciário, o Legislativo ficou pior do que já era… Eles só não tem o Exceutivo e estão se esforçando no limite do golpismo; todos juntos contra a Dilma. Temos que reelegê-la e trabalhar muito mais pesado. Dilma levando, não virão mais com gritinhos, tacando fogo em lixeiras e atacando petistas; virão pegando pesado como vimos pelo resto do mundo.

  4. Esta condenação do Delegado

    Esta condenação do Delegado tem dupla finalidade:

    1- garantir ao banqueiro bandido que ninguém mais vai mexer com ele.

    2- servir de exemplo para os demais Delegados da PF.

    Protógenes não foi apenas condenado pelo STF. Foi crucificado no poste levantado pelo réu com ajuda da imprensa. Mais cedo u mais tarde aqueles que o condenaram terão que se sentar no banco dos réus da história. Nenhuma dúvida tenho disto. 

    1. Francamente Fábio, ‘banco dos

      Francamente Fábio, ‘banco dos réus da história’? Ninguém mais dá bola para isso, tem que penalizar aqui e agora!

  5. O STF brasileiro tem tradição

    O STF brasileiro tem tradição de se apequenar. Como a quase da Justiça brasileira, é uma instância de e para as elites. Lembro, por exemplo, durante a ditadura Vargas, a entrega da mulher do líder comunista Luiz Carlos Prestes ao monstro Hitler. No decorrer da ditadura militar brasileira de 1964, nossa Suprema Corte foi fiel agência dos ditadores de plantão. Com a redemocratização, perdoou os crimes cometidos por seus antigos patrões, situação vigente até hoje. A atuação desse órgão que deveria ser de justiça nos dias atuais confirma sua opção pelo arbítrio e pelo escárneo contra a Nação. Primeiro, engavetando e proibindo as investigações da Satiagraha, concedendo os dois habeas-corpus “de ofício” ao banqueiro ladrão e corruptor, excluindo-o também do processo do chamado Mensalão. O julgamento do dito Mensalão ou Mentirão foi aquele espetáculo que há de envergonhar nossa história séculos afora. E agora, a tragicomédia de punir severamente o ínclito delegado que desnudou as traquinices do banqueiro “brilhante”, segundo FHC. Sempre defendi e defenderei: O STF é umainutilidade muito cara e desnecessária. Um atentado contra o Estado de Direito.

  6. Enquanto isso Daniel Dantas e

    Enquanto isso Daniel Dantas e seus similares continuam por aí, soltos, lépidos e fagueiros. 

    Esse moralismo que grassa no pais com relação a corrupção não passa de um jogo de cena; de um diversionismo para abafar o que efetivamente é responsável por ela: a relação promíscua relação  entre o setor público e privado. Enquanto este é visto e dado como “puro”, “íntegro”, aquele está na raiz de todos os males. 

    Muitos fizeram pior(na hipótese dele ter culpa) que esse ex-delegado e não sofreram nada. E assim caminha a justiça brasileira.

  7. SEGUIR NA LUTA

    Esta condenação do STF ao delegado Protógenes serve para lembrar que o combate aos crimes dos poderosos precisa ser feito com máxima cautela.

    É lamentável que a Suprema Corte adote uma decisão tão drástica contra alguém que teve a coragem de enfrentar um esquema criminoso cuja impunidade tripudia da lei e da cidadania. Principalmente porque diversos outros vazamentos de informações, feitos com o objetivo de favorecer os interesses da direita, permanecem impunes.

    A operação Sathigraha comprovou uma série de delitos praticados na esteira das privatizações privateiras, inclusive com gravação de uma tentativa de suborno em vídeo, e o único punido até agora é justamente quem desmascarou o esquema. Isto é uma coisa lamentável, pois aumenta a sensação de impunidade dos poderosos.

    E parece muito sintomático que esta condenação surja agora, exatamente quando o deputado começou a divulgar a necessidade de investigações e auditorias nos sistemas de apuração e totalização de votos das urnas eletrônicas.

    Cabe recomendar uma atitude atenta e vigilante por parte do PT e do comando da campanha pela reeleição, pois os diversos interesses estrangeiros têm atuado intensamente, conforme mostra o texto Brazil under CIA Pressure, editado em 21/10 no link http://www.strategic-culture.org/news/2014/10/21/brazil-under-cia-pressure.html e traduzido no blog Rede Castor Photo http://redecastorphoto.blogspot.com.br/

    Creio que é tempo de intensificar mais e mais a militância pela reeleição, e também de saber do PT quais as diretrizes para adotar cautelas especiais nos procedimentos de fiscalização, tanto da votação quanto da totalização.

    Cautela e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

    E é recomendável buscar informações também junto ao TSE acerca das auditorias amostrais certificadoras da imunidade do software das urnas. É de se esperar que o PT e os comandantes da campanha estejam ativos nessa frente, e que informem sobre de que modo cada militante pode ajudar concretamente.

  8. Deputado o senhor não tá

    Deputado o senhor não tá sozinho, não! O senhor não é o primiero e nem será o último representante da sociedade que o STF tira do caminho para que os corruptos passem livres. Não desanime, não, Deputado, vamos pra cima deles. Militantes de PT e PCdoB já estão ficando especialistas em manobras do STF. Mais um para a lista dos que precisamos inocentar e recuperar os direitos políticos cassados pela Corte. Mais um pouco e o Brasil vai ter dois Congressos ; um eleito indiretamente pelos ministros do STF/TSE e outro eleito pela sociedade. Sei não, parece que a Corte tá gostando de ser freguesa da blogosfera. Não desanima pq só os melhores é que tem sido alvejados pelos tribunais. Ser condenado por eles é motivo de orgulho para o parlamentar e seus eleitores. Teve um tempo em que o candidato que dizia que foi preso e torturado pela ditadura militar arrebentava a votação; daqui a um tempo o candidato que declarar que foi denunciado pelo MPF e cassado pelo STF, de 2005 em diante, estará eleito…

      1. Sim, almeida. Fui e sou a

        Sim, almeida. Fui e sou a favor dos HC’s.  Pena corporal pra mim é coisa muito séria. Vc jamais me verá defendendo essas maluquices do tipo, cadeia neles! Tem que prender todo mundo, etc… Investigar, denunciar, condenar, apenar… tudo bem mas dessa obsessão em prender pessoas, eu tô fora. Até entendo qdo as pessoas reclamam que quem rouba um pote de manteiga vai em cana e quem rouba bilhões não vai; mas, aí o erro é prender qq um que não represente uma ameaça à sociedade. O que mata corrupto não é ficar preso, é ficar duro. Presos, não ficam mesmo e nem tem que ficar; tem é que devolver o $$$ e serem monitorados para que não sigam cometendo crimes. O que a justiça faz é o oposto, garante a grana e faz p teatro da condenação que, por óbvio, não chegará nunca e mesmo que chegue, não cumpre função nenhuma. Aprendi uma coisa na faculdade que não esqueci nunca mais; se o cara foi preso é pq não é quem vc estava procurando. No caso de DD, ele parece mesmo ser o cara mesmo porém, é, notadamente, uma pessoa que trabalha pra muita gente que ninguém quer enfrentar. Poderia até ficar preso 30 anos que o esquema ao qual ele pertence, encontraria outro para o seu lugar. Não é a pessoa, é o esquema. Isso é uma coisa, outra bem diferente, é a cassação dos direitos políticos de um parlamentar. Protógenes é respeitado por 12 em cada 10 brasileiros, independente de partidos.  Pode até ter vazado alguma coisa para imprensa pq essa é a prática das investigações, aliás, de tudo né? Minha questão é o Tribunal cassar mais uma liderança política legítima para acobertar esquemas e, nesse caso, só aproveitaram a Satiagraha   para puni-lo pelas denúncias contra o TSE.

  9. Máfia +

    Eles venceram, até quando?

    E o povo acompanhando a ladainha Petrobras.

    Li em uma reportagem que a embaixadora dos EUA, no Paraguai, na época que golperam o Fernando Lugo, agora é embaixadora aqui no Brasil.

     

  10. Brilhantismo

    É… Daniel Valente Dantas é mesmo “brilhante”. Pena, para a nação, que o seu brilhantismo tem o dom de sugar a luz de tudo o que toca. Eis o grande, poderoso e misterioso buraco negro que assola o Brasil!

  11. E os tucanos vazadores? Ah,

    E os tucanos vazadores? Ah, esses podem…

    Protógenes, voce é um herói brasileiro.

    Que judiciariozinho esse nosso ein.

  12. Qual foi o crime???

    Qual foi o crime que esse rapaz cometeu pra perder o emprego, e perder os direitos politicos???Enquanto isso aquele juiz coxinha, pedante e “vazador” continua solto no Paraná …

  13. Meliantes Togados

    Triste é o país que em sua Corte Maior, tem em seu quadro Meliantes Togados, dando exemplo diuturnamente de seus atos antidemocráticos e lesivos a todos…mas eles sairão e esperamos que Gilmares e Marcos Aurélios não sejam substituidos por Moros e afins…Presidenta Dilma, com mais 4 anos dará para LIMPAR, desinfetar e ddtizar o Palácio da Justiça, por favor, faça isso pelo BRASIL.

  14. Pessoal, imperativo analizar

    Pessoal, imperativo analizar os autos do processo, aparentemente o STF não está errado, se o delegado Protógenes( em quem votei na eleição passada), realmente armou com a imprensa, não poderá reclamar da sentença imposta, independentemente da culpabilidade e carater do DD, sua atitude pode ter comprometido as investigações.

    abçs

  15. Caro Dr  Protógenes,

    Caro Dr  Protógenes,  infelizmente  prevalece no  Brasil, o favorecimento aos criminosos do colarinho Branco,  que roubam bilhões  dos cofres públicos,  habeas corpus na calada da noite,  engavetamento de uma operação do porte da que prendeu o banqueiro bandido  e assim por diante. Não desanime, a luta contra a corrupção sempre foi e será uma peleja de pequenos contra gigantes, e difícilmente iremos vencê-la. Importa que todos os brasileiro saibam,que V.Sa. é um homem honrado, mesmo que tenha sido condenado pela frieza das leis e a insensibilidade de seus aplicadores, resta-lhe o conforto do reconhecimento do povo brasileiro em  sua maioria. O Senhor lutou o bom combate, embora não tenha sido plena, a sua vitória  foi incontestável, pois  pela primeira vez pudemos ver um banqueiro preso e condenado.  Nosso respeito e nossa solidariedade,  agora nos sabemos que podemos.  

  16. Uma perda grande para a

    Uma perda grande para a justiça brasileira! Sinto muito, esse é o nosso país. “Cada vez que um justo grita, um carrasco vem calar. Quem não presta fica vivo, quem é bom, mandam matar”

  17. Triste fim

    O nobre Deputado perdeu o cargo de Delegado, não conseguiu se reeleger, ficou inelegível por oito anos a contar do cumprimento da pena de 2 anos e 6 meses e o seu trabalho na operação Satiagraha foi anulado pelo STJ. Triste fim para o combativo Protógenes. Tudo isso porque, segundo a sentença, violou o sigilo funcional ao vazar a operação para a tv Globo, quando mostrou, inclusive, o Celso Pitta de pijama em rede nacional…  Já dizia um velho amigo, policial aposentado, que: “só responde ‘bronca’ quem trabalha”. 

    1. Terá que cumprir a pena antes


      Infelizmente, ele só poderá ocupar cargo público, quando cumprir a pena. Enquanto isso os “pilantras” estão livre, leves e soltos.

  18. Foi brincar de linha de passe

    Foi brincar de linha de passe com a imprensa, se deu mal. Foi acreditar que essa imprensa está preocupada com a corrupção… Não sabe, o inocente, que vazamento só contra o pt e adversários dessa mesma imprensa; aí qualquer barabaridade vale. Inclusive pro judiciáro; todos muito chiques…

    1. O Vagalume acertou na

      O Vagalume acertou na môsca.

      O STF é a raiz do atraso ou do câncer nacional. 

      É preciso refazer todo o Judiciário do contrário não vamos a lugar nenhum como nação e sociedade desenvolvida.

  19. O cara errou? sim! Lula

    O cara errou? sim! Lula também achava que a imprensa era sua amiga, a prova disso, que, quando foi eleito presidente da república, correu para se sentar em uma cadeira no JN ao lado do Bonner. Depois disso, toma-lhe porrada. Dilma pode consertar isso, chamando-o para ocupar o cargo no ministério da Justiça no lugar do tucano que lá está. Ai a porca vai torcer o rabo.

  20. Como se explica que Protógenes tenha cometido um crime

    Como se explica que Protógenes tenha cometido um crime tão grave a ponto de ter sua prisão decretada, seu mandato casado, direitos políticos cassados, e o diabo a quatro, issso é um absurdo, as Instituições deste pais estão sob o controle da bandidagem, é essa gente que quer assumir o poder, prá isso, como denuncia o próprio Protógenes, estão usando de fraude das urnas eletrônicas, não podemos aceitar tamanha injustiça, a jiripoca vai piá—————————

     

    MPF/SP não vê crime, nem nulidade, na participação da Abin na Satiagraha—————-

    Publicado por Ministério Público Federal (extraído pelo JusBrasil) – 5 anos atrás

    O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) apresentou ontem, 8 de maio, à 7ª Vara Federal de São Paulo suas conclusões sobre o inquérito da Polícia Federal que investigou a conduta do delegado Protógenes Queiroz à frente da Satiagraha. Os procuradores da República Fábio Elizeu Gaspar, Roberto Antonio Dassié Diana, Ana Carolina Previtalli e Cristiane Bacha Canzian Casagrande concluíram que não há crime na participação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na Satiagraha, entretanto denunciaram o ex-titular das investigações da Operação Satiagraha por dois vazamentos de informações para a Rede Globo e fraude processual.

    Para os procuradores, a participação de agentes da Abin na Satiagraha e o compartilhamento de informações da operação entre a equipe de Protógenes com esses funcionários públicos não configura crime, pois é prevista na lei do Sistema Brasileiro de Inteligencia, o Sisbin. Já a cessão desses servidores, sem formalização do comando da agência, pode em tese ser objeto de investigações de improbidade administrativa, razão pela qual o MPF/SP requereu a remessa para a Procuradoria da República no Distrito Federal (PR/DF), unidade da Federação sede do comando da Abin.

    Para o MPF, o fato de Queiroz ter recorrido à Abin sem informar seus superiores hierárquicos na Polícia Federal também não é crime, apenas uma questão administrativa da PF. Outro problema, avaliam os procuradores, foi a participação nas investigações do agente aposentado do SNI Francisco Ambrósio do Nascimento mediante o pagamento de R$ 1,5 mil mensais. Sobre essa questão, o MPF também requereu o envio para a PR/DF, além de comunicação ao Tribunal de Contas da União.

    Os procuradores ressaltam, entretanto, que as provas colhidas na investigação, durante a fase conduzida por Queiroz, não foram maculadas, pois as investigações nunca saíram do comando da Polícia Federal e toda a atividade desenvolvida pela Abin era supervisionada pelo delegado e sua equipe.

    Denúncia Para os procuradores, entretanto, o delegado Protógenes Queiroz cometeu três crimes no período em que ficou à frente das investigações da Polícia Federal na Satiagraha: duas violações de sigilo funcional e uma fraude processual, alvo de denúncia que acompanha a manifestação.

    O primeiro vazamento, avaliam os procuradores, ocorreu quando Queiroz convidou um produtor da Rede Globo para fazer a gravação em vídeo de um dos encontros ocorridos em São Paulo durante a ação controlada autorizada judicialmente. Nesta ação controlada, foram registradas as ofertas de suborno de dois emissários de Daniel Dantas aos delegados da PF que atuavam no caso.

    O inquérito comprovou a existência de contatos entre Queiroz e o produtor da Globo Robinson Cerantula no dia do encontro gravado pela emissora.

    O MPF não tem dúvida, diante de depoimentos e outras provas, que a informação sobre a ação controlada foi passada por Queiroz ao produtor da Globo e, ao passar esta informação, sigilosa, o delegado incorreu em crime, pois, apesar de confiar no jornalista, colocou a operação em risco porque o jornalista não era obrigado a aguardar a deflagração da operação antes de tornar públicas as imagens.

    A fraude processual, avalia o MPF, ocorreu durante o tratamento dado pela PF à fita. O escrivão da PF Amadeu Ranieri, da equipe de Queiroz, segundo depoimento que prestou à PF, editou a gravação, que foi anexada por seu superior no procedimento sigiloso. Foram suprimidas da edição feita pelo policial as imagens em que apareciam Cerantula e o cinegrafista William Santos, durante a execução da reportagem. O MPF entende que a prova foi alterada para que não se soubesse que a filmagem foi feita pela Rede Globo, incorrendo Queiroz e Ranieri no crime de fraude processual.

    O MPF entende que o delegado deveria ter requisitado equipamentos e pessoal técnico pelas vias formais, ou seja, na própria Polícia Federal. Se teve dificuldade neste sentido, deveria ter comunicado o problema ao MPF e ao juiz. Na manifestação, o MPF ressalta que os jornalistas da Globo não cometeram crime ao registrar a cena solicitada por Queiroz.

    Os procuradores também entendem como violação de sigilo funcional os contatos entre Queiroz e o repórter César Tralli, da Rede Globo, na véspera, e entre o delegado e Cerântula, na manhã da operação. Apesar da confiança do delegado nos jornalistas, os procuradores entendem que passar informações sobre uma operação, antes do início das diligências da PF, é crime. Ao contrário da Abin, a Globo não integra o sistema estatal de inteligência.

    Uma das provas do vazamento, na opinião dos procuradores, foi a gravação e exibição, exclusiva pela Globo, do momento da prisão de alguns investigados, como ocorreu no caso do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, resultando em dano à imagem desses investigados.

    Mais uma vez, na manifestação, os procuradores ressaltam que não há crime na conduta dos jornalistas. Tralli e Cerântula, avalia o MPF, diante das informações recebidas, exerceram seu trabalho de forma correta, registrando os eventos narrados, inclusive sem publicá-los antes das diligências.

    Quanto aos crimes atribuídos ao escrivão Ranieri, o MPF entende que eles ocorreram com a atenuante de que ele cumpria ordens. Nesse sentido, os procuradores pediram a juntada de folha de antecedentes para que seja avaliada a possibilidade da suspensão condicional do processo.

    Vazamento em Brasília Para os procuradores, outro vazamento ocorrido no caso e que deve ser investigado pela Procuradoria da República no Distrito Federal é o que permitiu que a repórter Andrea Michael, da sucursal da “Folha de S. Paulo” em Brasília, publicasse a reportagem Dantas é alvo de outra investigação da PF, em 26 de abril de 2008, na qual o jornal antecipou várias informações sobre a investigação em curso, que acabaram se confirmando posteriormente.

    Há indícios, no inquérito, de que as informações sobre a investigação foram passadas por servidores públicos lotados em Brasília. Em virtude disso, os procuradores solicitaram a remessa dessa parte do inquérito para a Justiça Federal do Distrito Federal, destacando não vislumbrar crime na conduta da jornalista.

    Veja Na manifestação que acompanha a denúncia, os procuradores da República pedem que a Polícia Federal esclareça sobre a existência de provas que demonstrem os fatos publicados na edição de 11 de março de 2009 da revista Veja, cuja manchete foi A tenebrosa máquina de espionagem do doutor Protógenes, uma vez que o relatório final da PF sobre o caso não trata do assunto.

    A revista, que afirma ter tido acesso ao conteúdo do computador apreendido pela Polícia Federal na casa de Queiroz, relata que o delegado investigou clandestinamente autoridades com foro privilegiado, como a ministra Dilma Roussef, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e outros. Os procuradores reiteram duas requisições anteriores para que a PF examine eventual existência dessa rede mencionada pela revista.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República em São Paulo

    11-3269-5068/ 3269-5368

    http://mpf.jusbrasil.com.br/noticias/1051000/mpf-sp-nao-ve-crime-nem-nulidade-na-participacao-da-abin-na-satiagraha

     

  21. O Fausto de Sanctis, já o

    O Fausto de Sanctis, já o colocaram no forno, mesmo ainda ele dando palestras sobre como combater o crime do colarinho branco nos EUA. Ou seja, não é novidade o que aconteceu com Protógenes. 

  22. Não ficção

    Faz lembrar roteiros  cinematográficos, com direção de Martin Scorsese. Entretanto, o mocinho é punido , contrariando a norma cinematográfica  hollywoodiana.

  23. O MPF vai denunciar os vazadores tucanos da Lavajato?

    Que tal prisão perpétua, forca e festa nas praças com os restos mortais. A pena aplicada é desproporcial mesmo para que ele(Protógenes) tenha favorecido a Globo, se for isso, cá prá nós, o juiz federal Sergio Moro que, dizem, poder ter facilitado prá Globo ter acesso a delação combinada vai perder o cargo, vai ser preso, vai perder os direitos politicos também? Interessante se saber que os vazadores tucanos da Lavajato estão todos são e salvos. Releiam com atenção a denúnicia do MPF/SP, a essa palhaçada tinha que vir desse antro tucano chamado reinado tucano de SP:

    (…)

    Denúncia 

    Para os procuradores, entretanto, o delegado Protógenes Queiroz cometeu três crimes no período em que ficou à frente das investigações da Polícia Federal na Satiagraha: duas violações de sigilo funcional e uma fraude processual, alvo de denúncia que acompanha a manifestação.

    O primeiro vazamento, avaliam os procuradores, ocorreu quando Queiroz convidou um produtor da Rede Globo para fazer a gravação em vídeo de um dos encontros ocorridos em São Paulo durante a ação controlada autorizada judicialmente. Nesta ação controlada, foram registradas as ofertas de suborno de dois emissários de Daniel Dantas aos delegados da PF que atuavam no caso.

    O inquérito comprovou a existência de contatos entre Queiroz e o produtor da Globo Robinson Cerantula no dia do encontro gravado pela emissora.

    O MPF não tem dúvida, diante de depoimentos e outras provas, que a informação sobre a ação controlada foi passada por Queiroz ao produtor da Globo e, ao passar esta informação, sigilosa, o delegado incorreu em crime, pois, apesar de confiar no jornalista, colocou a operação em risco porque o jornalista não era obrigado a aguardar a deflagração da operação antes de tornar públicas as imagens.

    A fraude processual, avalia o MPF, ocorreu durante o tratamento dado pela PF à fita. O escrivão da PF Amadeu Ranieri, da equipe de Queiroz, segundo depoimento que prestou à PF, editou a gravação, que foi anexada por seu superior no procedimento sigiloso. Foram suprimidas da edição feita pelo policial as imagens em que apareciam Cerantula e o cinegrafista William Santos, durante a execução da reportagem. O MPF entende que a prova foi alterada para que não se soubesse que a filmagem foi feita pela Rede Globo, incorrendo Queiroz e Ranieri no crime de fraude processual.

    O MPF entende que o delegado deveria ter requisitado equipamentos e pessoal técnico pelas vias formais, ou seja, na própria Polícia Federal. Se teve dificuldade neste sentido, deveria ter comunicado o problema ao MPF e ao juiz. Na manifestação, o MPF ressalta que os jornalistas da Globo não cometeram crime ao registrar a cena solicitada por Queiroz.

    Os procuradores também entendem como violação de sigilo funcional os contatos entre Queiroz e o repórter César Tralli, da Rede Globo, na véspera, e entre o delegado e Cerântula, na manhã da operação. Apesar da confiança do delegado nos jornalistas, os procuradores entendem que passar informações sobre uma operação, antes do início das diligências da PF, é crime. Ao contrário da Abin, a Globo não integra o sistema estatal de inteligência.

    Uma das provas do vazamento, na opinião dos procuradores, foi a gravação e exibição, exclusiva pela Globo, do momento da prisão de alguns investigados, como ocorreu no caso do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, resultando em dano à imagem desses investigados.

    Mais uma vez, na manifestação, os procuradores ressaltam que não há crime na conduta dos jornalistas. Tralli e Cerântula, avalia o MPF, diante das informações recebidas, exerceram seu trabalho de forma correta, registrando os eventos narrados, inclusive sem publicá-los antes das diligências.

    Quanto aos crimes atribuídos ao escrivão Ranieri, o MPF entende que eles ocorreram com a atenuante de que ele cumpria ordens. Nesse sentido, os procuradores pediram a juntada de folha de antecedentes para que seja avaliada a possibilidade da suspensão condicional do processo.

    Vazamento em Brasília 

    Para os procuradores, outro vazamento ocorrido no caso e que deve ser investigado pela Procuradoria da República no Distrito Federal é o que permitiu que a repórter Andrea Michael, da sucursal da “Folha de S. Paulo” em Brasília, publicasse a reportagem Dantas é alvo de outra investigação da PF, em 26 de abril de 2008, na qual o jornal antecipou várias informações sobre a investigação em curso, que acabaram se confirmando posteriormente.

    Há indícios, no inquérito, de que as informações sobre a investigação foram passadas por servidores públicos lotados em Brasília. Em virtude disso, os procuradores solicitaram a remessa dessa parte do inquérito para a Justiça Federal do Distrito Federal, destacando não vislumbrar crime na conduta da jornalista.

    Veja 

    Na manifestação que acompanha a denúncia, os procuradores da República pedem que a Polícia Federal esclareça sobre a existência de provas que demonstrem os fatos publicados na edição de 11 de março de 2009 da revista Veja, cuja manchete foi A tenebrosa máquina de espionagem do doutor Protógenes, uma vez que o relatório final da PF sobre o caso não trata do assunto.

    A revista, que afirma ter tido acesso ao conteúdo do computador apreendido pela Polícia Federal na casa de Queiroz, relata que o delegado investigou clandestinamente autoridades com foro privilegiado, como a ministra Dilma Roussef, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e outros. Os procuradores reiteram duas requisições anteriores para que a PF examine eventual existência dessa rede mencionada pela revista.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República em São Paulo

    11-3269-5068/ 3269-5368

    http://mpf.jusbrasil.com.br/noticias/1051000/mpf-sp-nao-ve-crime-nem-nulidade-na-participacao-da-abin-na-satiagraha

  24. A pior notícia

    Leitores do site GGN:

     

    Esta é a notícia mais triste da minha vida, depois da derrota da emenda das Diretas Já de Dante de Oliveira.

     

    Obrigado STF!  Nunca me esquecerei de vocês!

     

    Sérgio

  25. Nossa! O juiz Moro deve estar

    Nossa! O juiz Moro deve estar preocupado, pela primeira vez (acredito que a última) um vazador é condenado. Ah, mas ele vazou só do PT, né?  Então não vai nem mesmo ser investigado. E os outros que há anos que fazem o papel de chuveiro contra o PT? Fiquem tranquilos, se o vazador for contra o PT em vez de condenação receberá medalhas de honra ao mérito.

  26. Condenação de Protógenes

    A decisão do STF, apesar de legal, expõe de modo perigoso o sistema juridico/poilicial. De um lado Daniel, Carlinhos Cachoeira, Revista Veja, Globo, Folha de São Paulo, O senador Torres, O ministro Gilmar Mendes, a mentira, o dolo, A rapinagem, a farsa, o engodo, a sujeira  humana. Do outro lado a Lei, a honra, a defesa da sociedade. Pergunta-se de que lado esta o STF?

  27. Tai mas uma prova de que quem

    Tai mas uma prova de que quem manda neste pais é o Judiciário.

    Alguem sabe como se faz uma reforma no Poder  Judiciário, quem tem que propor a Reforma , o Executivo, o Legislativo, os proprios Ministros , abaixo assinado da população , mudança na Constituição, Plebescito ?

  28. Só comparando – e aquela

    Só comparando – e aquela filmagem do funcionário dos Correios recebendo R$ 3.000,00 de propina foi feita por quem? 

    Aquela mesma que originou a denúncia do probo Roberto Jefferson, E o que aconteceu com o “cinegrafista” e seu mandante, que por sinal está solto, depois de uma CPI que odarelou?

    1. Ele foi julgado pela Segunda

      Ele foi julgado pela Segunda Turma e não pelo pleno do STF. A Turma é composta por Teori  ( presidente ), Celso de Mello, Gilmar, Lewandovski , Carmen Lúcia. O relator foi Teori , e a condenação foi unânime.Parece, não sei, que a sentença do STF foi mais amena que a proferida pela justiça federal em primeira instância.

       

  29. A grande derrota do combate à corrupção

    Depois desta, qual será o delegado federal ou mesmo estadual que irá se dedicar contra a corrupção?

    Quem?

    Não foi Protógenes quem perdeu.

    Quem perdeu foi todo o povo brasileiro que anatematiza a corrupção.

     

     

  30. Enquanto o Governo Federal

    Enquanto o Governo Federal veste a camisa branca da democracia, permitindo que todos tenham direito de dizerem o que bem querem contra o PT, contra o próprio governo a Justiça veste o manto da ditadura, escolhendo a dedo os que serão perseguidos e expulsos da vida pública, sempre com o viés partidarista, na medida em que usa dois pesos e duas medidas. 

  31. Mais um evento em que se vê a

    Mais um evento em que se vê a mão invisível da maçonaria em ação. Resultado visível. Um a praga nacional.

    1. Realmente os subterraneos

      Realmente os subterraneos estão a todo vapor nessa eleição, é uma decisão estaopafurdia atras da outra; é a sauva pos-moderna.

    2. Essa elite maçom vira-lata,

      Essa elite maçom vira-lata, não se cansa de entregar nossas riquezas. Foram o pau-Brasil, a cana-de-açúcar, o ouro e diamantes, a borracha, o café, o nióbio e outros minérios e não satisfeitos querem entregar o resto das empresas públicas e o nosso petróleo. Essa cambada não tem um pingo de brio. Bando de lacaios.

  32. E o povo paulista preferiu

    E o povo paulista preferiu eleger Tiririca. Acho que a perda do cargo foi totalmente desproporcional. Não cabem embargos para o Pleno do STF? Não pode ser candidato por vários anos, por causa da Lei da Ficha Suja. Fica a lição: não se trabalha com a mídia.

  33. Enquanto isso o delegado

    Enquanto isso o delegado Bruno que combinava com jornalistas o vazamento de informações segue livre, leve e solto sem esquentar sua bicuda cabecinha, o aparelho tucano na PF persiste mesmo 12 anos após a saida de Fernando II o procriador.

  34. Assessor especial

    Com o perfil dele, governadores que confiam no trabalho que ele fez, podem convida-lo a ocupar cargo na segurança pública que combata crimes especializados. Esse conhecimento não deve ser desperdiçado.

  35. A bancada do banqueiro a toda prova

    Parece que Operação Banqueiro não chegou la pelo STF. Uma reforma do Judiciario, a começar pelo STF, seria vivificante para esse Brasil brasileiro carcomido por seus privilegiados. E, como ja disseram, ha vazamentos e Vazamentos… O Moro não esta nem um pouco preocupado. 

  36. Mas o DD não se deu bem nessa

    Não vamos esquecer que o Protógenes foi ABSOLVIDO do crime de fraude processual.

    Então o DD vai ter problemas quando a Satiagraha for julgada no STF. Aliás, QUANDO, Ministro Fux? O processo está há 3 anos na gaveta dele.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador