A Trafigura, a Lava Jato e a corrupção virtuosa dos outros

De uma fonte bem informada

comentário ao artigo “Como a Lava Jato beneficiou o principal concorrente da Petrobras na África

As tradings de petróleo e minérios  são na verdade centrais de corrupção e lavagem de dinheiro. Nasceram e servem com canais para pagar comissões nos países fornecedores. A maior é a suíça  Glencore, a segunda é a Vitol americana e a terceira é a Trafigura, split da Glencore.

Um ex-executivo da PDVSA, de quem fiquei amigo, me disse que o petróleo vendido para a PDVSA americana (CITGO) passava pela Glencore para gerar comissão. Essa é uma grande caixa preta e sobre ela é curioso que as autoridades americanas, que patrulham o mundo inteiro atrás de lavagem de dinheiro e corrupção, nem  tocam.

Minha teoria é que essas tradings TAMBÉM operam para os serviços de inteligência americanos pagando agentes e aliados pelo mundo. Elas são valiosas porque tem todos os contatos na Ásia, na Rússia, na África e na América Latina. Podem pagar milhões de dólares a qualquer momento.

Antes da Segunda Guerra essas “empresas-cooperantes” eram de telegrafo e telefonia. A monografia sobre a celebre ITT (International Telephone and Telegraph), de Anthony Sampson descreve esse esquema onde o governo americano usava empresas para operar na espionagem e esquemas políticos no exterior. Os ingleses já fazem isso há quinhentos anos.

Nesse caso da Trafigura você matou a charada: ela desapareceu da investigação provavelmente a pedido do governo americano, com quem a Lava Jato tem total cooperação.

Luis Nassif

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mais um exemplo de como a

    Mais um exemplo de como a criancice e a ideologia rasteira desses charadeiros da lava jato deve causar boas gargalhadas nas altas rodas da política e da finança mundial.

  2. boiada

    A vaca caminha célere para o precipício. Quase ninguém percebe. 

    O povo só discute o novo namorado de esquerda da mãe dos trigêmeos e o atirador da igreja.

    Essas coisas feias e desagradáveis de política só são comentadas e divulgadas por komunistas bolivarianos.

    Eu repasso para os meus (ex) amigos o que é mais relevante. Nobody lê, tenho cerrteza.

    Na minha rede social o que recebo são campanhas indiguinadas cheias de bandeirinhas do Brasil exortando acabar com o bolsa minha casa dos juizes e deputados e por ai vai.

    Só Deus…

  3. auto corrupção

    As tradings também se prestam a pagar comissões a sócios ou grupos de sócios das próprias empresas exportadoras. Permitem extorquir os sócios minoritários com aparência de distribuição comercial. Compram a preços mais baixos dos exportadores nacionais, revendem por preço maior e distribuem os lucros, muitas vezes devolvendo para contas no exterior em nome dos próprios acionistas controladores das exportadoras.

  4. Glencore, Xtrata, Trafigura…e outras

    No caso da mineração, o negócio destas “mineradoras” é produzir e tirar do país de origem a preço baixo, pagando pouco ou nada de impostos no país de origem, levando a produção para um off-shore, onde comercializam mais caro para o mercado, deixando assim a maior parte dos lucros no paraíso fiscal.

    Trafigura, junto com Mubadala, são donas de 66% do porto que era do Eike Batista, assim como outros ativos que compraram a preço barato no momento da falência do Eike.

  5. Os golpistas do norte

    Os golpistas do norte valem-se de seu poderio militar para fazer a verdade.

    São os maiores pilhadores da história.roubam e fingem defender a democracia.

    A mídia mundial,refém da publicidade espúria,nada denuncia.Como estão Iraque,Líbia,Afeganistão,para ficar nos exemplos mais recentes,depois que essa gente “acabou” com a ditadura e libertou o seu povo das garras de ditadores?

    E como estão as empresas americanas nestes locais?

    A história,como alguém já disse,é escrita pelos vencedores. É verdade! Só não há garantia de que estes golpistas serão sempre os vencedores.Esse é o temor deles.

  6. O vídeo

    O vídeo do moro e o Mariano desapareceu, des-existiu, se escafedeu, do artigo Como A Lava Jato…

    O vídeo do moro e o Mariano desapareceu, des-existiu, se escafedeu, do artigo Como A Lava Jato…

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador