Ação contra Temer no TSE entra na reta final, diz jornal

herman_benjamin.jpeg
 
Jornal GGN – O ministro Herman Benjamin, relator da cassação de Michel Temer no Tribunal Superior Eleitoral, tem “dado sinais” de que a ação deve ter um desfecho em pouco tempo. A informação é do Estadão desta quinta (16).
 
De acordo com o jornal, “um desses sinais foi a determinação do ministro de que delatores da Operação Lava Jato ouvidos pela Corte Eleitoral apresentem dentro de 48 horas documentos ou outros dados de corroboração que dizem respeito aos depoimentos já prestados à Justiça Eleitoral.”
 
Além da delação da Odebrecht, o despacho abrange outros colaboradores, como o ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, o ex-diretor da área internacional Nestor Cerveró e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. 
 
A jornalista Mônica Bergamo destacou em sua coluna na Folha que nesta reta final, os advogados de Dilma Rousseff e Temer adotaram estratégias diferentes. A defesa da petista pediu que mais de uma dezena de novas testemunhas fossem ouvidas, sem sucesso. Já os defensores de Temer dispensaram qualquer oitiva adicional.
 
Segundo Bergamo, isso é mais uma prova de que Temer está confiante de que a ação será encerrada rápida e sua cassação será evitada.
 
“Os advogados de Temer disseram que a participação dele na gestão da campanha de 2014 foi residual e que o presidente abria mão, neste momento, de elencar novas testemunhas para defendê-lo. A leitura é que Temer está confiante de que não será punido pelo TSE.”
 
Herman Benjamin manifestou nos bastidores o desejo de que o ministro Henrique Neves, do TSE, possa participar do julgamento. Neves, no entanto, deixará a Corte Eleitoral no dia 16 de abril.
 
O Estadão ainda observou que antes de liberar a ação para julgamento, o ministro relator ainda precisa “fixar prazo para as alegações finais de todas as partes envolvidas no processo, além de aguardar manifestação do Ministério Público Eleitoral.”
 
Assine

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora