Advogado de delatores diz que Temer é refém da Lava Jato

Jornal GGN – Temer está refém da Lava Jato. Essa é a opinião de Figueiredo Basto, advogado que tem 20 clientes delatores na Operação. Para ele, o governo interino “não pode ficar a mercê do que é divulgado na imprensa para escolher quem estará ao seu lado”. “O governante tem que bancar seus atos e trabalhar com quem confia”.

Basto disse que é favorável ao acordo de leniência para qualquer investigado. Mas é contra a ideia de que o PT faça um acordo do tipo. “Quando um partido trai seus ideais e eleitores, não é o caso de negociar anistia”. O advogado diz que tem posicionamento político “oposto à doutrina do PT”. “Nunca votei e nunca votaria nele por questão ideológica”.

Da Folha de S. Paulo

Temer é refém da Lava Jato, afirma advogado de delatores

Por Bela Megale

Advogado com o maior número de clientes delatores na Lava Jato, 20, Figueiredo Basto defende que a agenda política do Brasil não pode ser pautada pela operação.

Em entrevista à Folha, ele afirma que o presidente interino, Michel Temer, “está refém” da Lava Jato e diz que o peemedebista deve “bancar seus atos e trabalhar com quem confia”. Temer teve três ministros exonerados em decorrência da delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

*

Folha – A Lava Jato está dificultando que o país saia da crise?

Figueiredo Basto – Passou da hora de o chefe do Executivo se portar de maneira firme e não se preocupar em agradar quem quer que seja no âmbito da Lava Jato. A operação é fundamental para esclarecer crimes. Mas uma coisa é investigar corruptos, outra é influenciar a atividade política do Estado. Política é competência do Legislativo e do Executivo. Hoje o Brasil está imobilizado por falta de coragem de enfrentamento.

O governo Temer está a reboque da operação?

Está refém da opinião pública e da operação. O governante tem que bancar seus atos e trabalhar com quem confia. Não pode ficar à mercê de um órgão ou do que é divulgado na imprensa para escolher quem estará ao seu lado. O mais importante é ter gente competente para trazer governabilidade ao país.

As pessoas têm medo de criticar a operação?

De maneira geral, sim. Mas nem todos os atos da Lava Jato são adequados. Ela pode ser muito boa como um todo, mas tem problemas, falhas. Criticar uma operação é bem diferente de obstruí-la.

O que deve acontecer com a Lava Jato, então?

Enfrentamento não significa que a Lava Jato tem que parar. Mas não podemos ficar reféns de uma operação que não se sabe quando acabará. É preciso mais do que nunca atitude forte e corajosa por parte do Executivo e do Legislativo para dizer não, colocar a hierarquia de uma forma correta, quem manda e quem obedece. Tem muita gente dando palpite em assunto que não podia dar.

Por exemplo?

De quem pode ou não exercer um cargo público, exigências feitas ao legislativo em pautar determinadas matérias.

As 10 medidas de combate a corrupção defendida pela força-tarefa vai nessa linha?

É um exemplo. Não podemos querer influenciar esses poderes, sob pena deles terem suas raízes constitucionais ameaçadas. A operação é fundamental para o país, mas é preciso que se dê ao Estado capacidade de mobilização. Nem todas as pessoas de um governo são corruptas.

Acha que deputados e presidente têm credibilidade para tomar essa frente?

O judiciário hoje é quem mais representa os anseios da sociedade, não por vontade própria, mas por falta de opção. No contexto de dois poderes arruinados pela corrupção, é natural que quem está buscando debelá-la seja visto como salvação. A Lava Jato fez o strip-tease moral do executivo e do legislativo, e eles continuam com dificuldade de se movimentar para sustentar seus anseios. Ainda mantêm figuras como o [presidente do senado] Renan Calheiros (PMDBAL) cargos importantes.

O que acha da ideia proposta por petistas da sigla fazer uma leniência?

Sou contra. Quando um partido trai seus ideais e eleitores, não é o caso de negociar anistia. Isso não falo sobre o PT, mas sobre todos as siglas.

E sobre a delação premiada, todos devem ter direito?

A força-tarefa fez um trabalho brilhante, porém sou contra a ideia de ‘precisamos ter gente punida’. As pessoas já estão punidas, toda colaboração tem aplicação de pena. Sou favorável ao acordo a qualquer investigado. Temos que aprender a graduar as contribuições de acordo com seu valor, e não negá-las. Hoje o que acontece é que quando o MPF escolhe determinadas empresas ou pessoas para fazer a delação, privilegia os maiores e prejudica menores.

Por que é visto como anti-PT?

Não sei, nunca fui filiado a partidos. Acho que é porque fiz colaborações e atingiu o PT. Tanto que eu sou advogado do [senador cassado e ex-petista] Delcídio do Amaral. Meu posicionamento político é oposto a doutrina do PT, nunca votei e nunca votaria nele por questão ideológica. É importante lembrar que a corrupção dele veio antes dos acordos de colaboração. 

Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mas se o estimadíssimo

    Mas se o estimadíssimo ‘doutor’ diz que tem posicionamento político “oposto à doutrina do PT”. “Nunca votei e nunca votaria nele por questão ideológica”, como se atreve a sugerir que tal partido aja assim ou assado?

     

     

  2. E o ressarcimento da

    E o ressarcimento da Petrobras? Como anda? Tudo o que saiu tem que voltar na sua totalidade. Ninguem pode ganhar dinheiro com o crime.

  3. O que pensava Temer ao

    O que pensava Temer ao indicar para os ministérios pessoas – homens – envolvidos em malfeitos? Todos sabiam, e já, de pronto, falavam, comentavam, e divulgavam, como foi o caso de Green Wald para a imprensa estrangeira. Será que ele pensava que seria blindado por ter feito acordos com os tucanos? 

    Essa delação é uma piada. Machado já recebu a dosimetria da pena, que não passa de 04 anos; foi pra sua mansão no Ceará, onde ficará preso com tornozeleira. A BAND mostrou o cárcere dele, filmado de uma aeronave. Parece um condomínimo de tão grande. 

    O sujeto delata um monte de gente, ganha uma prisão confortável, com dias pra acabar e receber indulto, e, por cima, se roubou montanhas, do percentual que ficará em seus cofres, tem o suficiente pra prosseguir milionário, quiçá roubando mais, se sabe o caminho para nunca ser preso, de fato. 

    Enquanto isso, Dirceu já tem sua mãe e irmã despejadas de casas humildes, sem nenhuma propriedade suntuosa, já tendo se desfeito de parte do seu patrimônio com cobrança de multas altíssimas. Como comparar a situação de Dirceu com a de Machado, Youssef, ou de outros ladrões da Petrobrás? 

    1. Cada um faz suas escolhas

      O Dirceu teve sua oportunidade de colaborar com a justiça bem antes do Sérgio Machado. Por que não o fez ?

      E Sérgio Machado é um condenado para o resto da vida. Ele e sua família.

      Não pense que ele terá toda essa tranquilidade que você supõe depois de ter delatado quem delatou.

      Vaccari teria confessado a algumas pessoas que só não colaborou ainda com a justiça porque se o fezesse estaria assinando sua pena de morte. 

  4. PMDB aguardando o novo Patrão

    Acho que, desde mais de 30 anos, fica provado que o PMDB não sabe governar, não gosta, nem tem vocação para isso, mesmo em 1986, com maioria absoluta na câmara e no senado, e com todos os governadores de estado do PMDB, com exceção do Miguel Arraes em Pernambuco. Tinha tudo – bem mais do que hoje, demonstrando uma enorme incompetência ao não ter sido capazes de estruturar uma nação soberana e desenvolvida. Carentes de ideologia e de unidade de ação política fazem hoje uma ponte saudosista “para o passado”, agrupando a velha tchurma de volta, desta vez dentro do Planalto, onde o trabalho naquele local é diferente: conjugar o verbo fazer. Aquele grupo fisiológico sempre esteve agindo no parlamento, na conversa paralela, no toma lá dá cá, raramente dirigindo uma nação e assumindo responsabilidades; assinando embaixo.

    Coadjuvante de tucanos e de petistas, levando o bônus e nunca o ônus de governar. Hoje estão perdidos e desolados e ainda reféns da lava-jato. Temer não sabe nem falar em conferencia de imprensa, muito menos falar para o povão. O PMDB apenas aguarda o novo patrão.

    O PMDB podia ter feito de tudo a final dos anos 80, passando o trator por cima das minorias. Em compensação, com exceção da trajetória ilustre de Ulisses Guimarães e Severo Gomes (falecidos em estranho acidente de helicóptero), o PMDB converteu-se apenas numa agrupação de políticos profissionais, onde o único em comum é o nome da legenda e o prestígio dos acima citados (dentre outras poucas exceções). Esta agrupação, como uma mãe robusta gerou filhotes gordos e bem alimentados: o PSDB, para começar. Ainda, surgiu de dentro do PMDB um núcleo fisiológico chamado de “centrão”, que era mais ou menos como é hoje a tropa de choque de Cunha. Como mãe parideira, dezenas de partidos nanicos nascem do seu ventre, mas, com filhotes já criados dentro daquele ambiente “materno”, o fisiologismo.

    O estado brasileiro foi tomado por assalto desde aquela época, considerando que os nomes principais citados pelo delator Machado são gatunos daquela mesma época (Sarney, Renan, Juca, Lobão e etc.). A volta à democracia trouxe no final dos anos 80, no seu bojo, um bando organizado de políticos esfomeados por dinheiro e poder. Os anões do orçamento; o horror dos fatos daquela década de 90 com aquele servidor público que assassinou a sua esposa; o caso Luiz Estevão (senador pelo PMDB) junto com o Juiz Lalau; o moto-serrando (Hildebrando) Paschoal – como dizia o “Casseta e Planeta”. Paulo Francis morreu de desgosto, denunciando falcatruas da Petrobras, nos anos 90. O Boechato ganhou prêmio na época por reportagens sobre o mesmo tema: corrupção na Petrobras.

    O PMDB é um partido profissional, de profissionais da política, sem ideologia, mas com enorme capilaridade. Há mais de 25 anos que não é vidraça, mas sempre agindo escondido, paralelo, nos cargos de “vice”. Sem assinar nada, mas apenas receber. O PMDB gosta de estar junto, mas sem assumir.

    Hoje o que aqui vemos é o retorno da mesma incompetência e falta de ideologia (tiveram que pegar emprestado o plano tucano), na esperança de colocar os tucanos de volta e aí sim, voltar a ser vice, essa posição maravilhosa e inútil, com todo o tempo para fazer negócios enquanto outro faz a tarefa súcia, trabalhosa e chata de governar, falar para o povo, receber críticas e panelaços, se digladiar com a imprensa e até sofrer impeachment. O vice assina os mesmos decretos da Dilma e não é criminalizado. Que beleza!

    O PMDB, desta vez, ficou nu (como a história do Rei), sem competência para ser executivo ou titular dos cargos que assume (temos o Rio de Janeiro falido). Temer e o PMDB não servem para governar, mas apenas para serem hospedados no programa do eventual parceiro, qualquer seja esse programa ou parceiro, pois, eles correm na paralela, nos cargos, na corrupção. Temer, pessoalmente, demonstra a cada dia que passa que o seu papel era mesmo de mordomo de luxo, embora tenha reclamado tanto na sua “cartinha”. Temer, na política, assim como a sua mulher, era para ser apenas recatado e do lar.

    O PMDB perde – em fim – o seu charme de grande partido, de unidade nacional e etc., e mostra que não serve para “fazer” ou “dirigir” e, o pior de tudo, depois deste fracasso como partido executor de alguma coisa, ninguém mais irá querer o PMDB como vice, nem para prefeitura do interior. O PMDB terá que reinventar-se ou morrer, numa morte triste, sem bandeira, sem ideologia, sem povo.

  5. Que ordinário! Mais um

    Que ordinário! Mais um neoespecialista em nada a dar pitacos de porra nenhuma no país. Quando é que esse aí viaja de vez para Miami?

  6. Se eu entendi direito, o que

    Se eu entendi direito, o que este cara faz é uma apologia a um golpe de estado versão hard em que o ministério público e a PF vão ser controladas assim como a imprensa também. De leve, ele também faz menção a colocar toda a culpa no PT e salvar o resto, ao dizer que é contra a ideia do “precisamos ter gente punida” ao mesmo tempo em que é contra os acordos de leniência. Não me surpreenderei se for este o fim desta história.

  7. Tradução: parem a Lava Jato enquanto só prendeu petistas…

    … e serviu pra alavancar o Impíxi.

    Já está bom assim. A Lava Jato já deteve a pior corrupção de todas – a que ameaçava a Ordem Hierárquica Segregadora e Excludente.

    Só o PT e a esquerda devem ser mantidos reféns. Criminalizados e enxovalhados!

    Quanto aos maiores ladrões, os que pilham este país desde o Descobrimento, esses devem enquadrar a Lava Jato o quanto antes. Devem devolver os concurseiros engomadinhos do MP, PF etc, a sua insignificância. Já fizeram o servicinho de Capitães do Mato que encomendamos pra eles.

    Tá na hora dessa criadagem chic entender qual é o seu devido lugar!

    Tá faltando uma otoridade pra dar soco na mesa e mostrar pra molecada de Curitiba, PGR etc. quem é que manda nessa p…!

     

     

  8. quem controla o poder

    Quem enviou Temer?

    Temer é um empregado do grande capital. Os EUA, a midia nacional,  e a elite nacional enviaram nele, só que eles lêem Maquiavel. Sabem muito bem que não se pode dar poder a alguém sem ter como controlá-lo. Não se pode acender um fogo a menos que se possa apagá-lo. Lula não sabia disso, por isto o PT caiu…

    Caso Temer tente sair fora de controle, a elite, a mídia e os EUA puxam ele de volta através da Lava Jato. Caso ele cumpra bem as ordens que recebeu, e se comporte bem, nada acontecerá a ele, e a Lava Jato o deixará em paz. Simples assim. Nada sairá fora do controle dos donos do poder.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador